quinta-feira, novembro 21, 2013

A L M A D I N A OS NOSSOS FILHOS – ENTRE O PRESENTE E O FUTURO

Por: Sheikh Aminuddin Mohamad - 18.11.2013

O seio familiar é a primeira escola da vida, pois é nele que as crianças assimilam hábitos, tradições e comportamentos, daí que o Isslam atribua uma grande importância à educação e ao crescimento das crianças, desde pequeninos até atingirem a idade juvenil, aliás, até ao fim da vida.

Da mesma forma que os pais de hoje eram os filhos de ontem, os filhos de hoje serão os pais do amanhã.

Os direitos dos filhos assumem duas vertentes, sendo uma, ligada aos campos sentimental, compassivo e simpático, e outra ligada ao campo educacional, que lhes permite crescerem em bases sólidas e sãs, longe da falsidade e da superstição.

A simpatia e o carinho para com as crianças têm um efeito profundo, pois favorecem o desenvolvimento das suas faculdades mentais. A falta de simpatia e compaixão para com elas, isto é, a rudeza e o mau trato, expõem-nas à rebeldia, à desobediência e à malvadez.

Todos os filhos devem receber um tratamento indiferenciado, não se devendo dar prioridade a uns acima dos outros. Por exemplo, não se deve favorecer aos rapazes em detrimento das raparigas, nem favorecer estas em detrimento daqueles. Não se deve igualmente favorecer algumas raparigas ou mesmo rapazes, em detrimento de outras raparigas ou rapazes, pois tal pode gerar reacções bastante negativas nas relações entre eles, afectando sobremaneira as ligações uterinas e de compaixão, disseminando nos seus corações o ódio e a inveja.

Os pais devem sempre que possível acompanhar de perto o dia-a-dia dos seus filhos, prestando atenção ao seu comportamento por forma a orientá-los da melhor forma caso necessário, pois assim evita-se que adquiram maus hábitos.

É recomendável que não se deixe que os filhos ou educandos dependam apenas da educação transmitida nas escolas. Não se deve igualmente deixá-los a mercê de serventes ou empregados, pois a componente mais importante da educação dos filhos é da responsabilidade dos pais, sendo uma obrigação destes em relação aos seus filhos e um direito dos filhos sobre seus pais. E isso tem prioridade sobre outros direitos materiais como por exemplo a comida, a bebida, o vestuário, a casa, etc., pois ao se transmitirem valores sãos, cria-se e desenvolve-se um bom ser, corrigindo a sua alma, o que valoriza o Ser Humano.

O melhor e mais valioso legado que os pais podem transmitir aos seus filhos é fazê-los crescer alicerçados na verdade.

As pessoas sãs não precisam que se lhes fale do valor dos pais, pois basta que olhem de relance para o seu passado, para as diferentes fases por que passaram, desde o período em que cada um estava no ventre da sua mãe ao longo de nove meses, a fase do seu aleitamento, o que os pais passaram durante noites a fio, acordados, sacrificando o seu descanso para o conforto e bem-estar do seus filho.

Este é um sacrifício silente, sem igual no Mundo, pelo que é em reconhecimento desse sacrifício que o Isslam advoga que o direito dos pais vem logo a seguir ao direito de Deus, sendo por isso que devemos estar gratos a Deus e aos nossos pais. Só um ingrato pode ignorar esse facto.

O Al-Qur’án lembra-nos uma fase importante da vida, considerando-a uma oportunidade para retribuirmos todo o bem que nos foi concedido. É a fase em que os pais atingem a velhice, sendo durante essa fase que eles devem ser bem tratados. Tão relevante é a dedicação dos pais para com os filhos quando pequenos, que o Al-Qur’án afirma que mesmo que façamos tudo por eles, jamais conseguiremos pagar o direito que lhes assiste, sendo portanto na fase da sua velhice que devemos orar a seu favor dizendo “Ó meu Senhor! Tem pena dos meus pais, assim como eles tiveram e me criaram desde pequenino”.

A fase de juventude é de entre as mais importantes fases da vida, pois ela representa a força, o vigor, o movimento e a actividade.

Deus colocou a fase da juventude no meio, entre duas fases, ambas com uma característica comum: a fraqueza.

A primeira fase é a da criancice, desde o nascimento, pois nessa fase a criança nasce fraca, sem portanto, capacidade de andar, falar ou entender.

A segunda fase é a da velhice, pois nela também, o estado do Ser Humano transforma-se de forte para fraco. A memória enfraquece e o corpo fica debilitado. Na generalidade cada um de nós começa fraco, a seguir fica forte e no fim volta novamente ao seu estado de fraqueza.

A fase da juventude é considerada a fase mais crítica da vida do Ser Humano, pois os jovens possuem instintos férteis, capazes de se adaptarem facilmente a valores nobres, tornando os seus corações limpos e não poluídos por maus hábitos, nem tradições perniciosas, daí que eles possam sem grandes dificuldades aceitar bons conselhos. Deve-se aproveitar essa fase, antes que eles se envolvam em maus hábitos e estes se enraízem neles, pois nessa altura a sua cura torna-se mais difícil.

Os jovens em qualquer sociedade são a esperança do futuro. Eles são os homens e líderes do amanhã, sendo por isso que é importante que nos preocupemos com o seu crescimento, são, para que não se desviem da senda recta.

Para tal, é necessário que extirpemos tudo o que possa causar o seu desvio, se quisermos que o futuro seja brilhante.

Se os nossos jovens crescem envolvidos no consumo de drogas, na prostituição, no alcoolismo, em práticas devassas e em hábitos detestáveis como o uso de brincos e tranças pelos rapazes, que tipo de líderes teremos amanhã?

Assalamu Aleikom wa Ramatulahi wa Baraketuhu!

segunda-feira, novembro 18, 2013

A IMIGRAÇÃO DO PROFETA MUHAMMAD PARA MADINA

Centro Islâmico de Brasília-DF

Khutuba : Sheikh Othaman Sharif

Em nome de Allah , O Clemente, O Misericordioso. Louvado seja Allah , criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Mohammad (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Não reparas em que Allah conhece tudo quanto existe nos céus e na terra ? não há confidência entre três pessoas, sem que Ele seja a quarta delas ; nem entre cinco, sem que Ele seja a sexta ; nem que haja menos ou mais do que isso, sem que Ele esteja com elas, onde quer que se achem. Logo, no Dia da Ressurreicão, os inteirará de tudo quanto fizerem, porque Allah é Onisciente.

Que Allah (SWT) abençõe e de paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

Meus irmãos e irmãs muçulmanos, nosso assunto trata a respeito da imigração do Profeta Muhammad(SAAW) para cidade de Madina, quando o Profeta se encontrava-se em Mekkah, muitas tribos viajavam para perigrinação a Kaaba, e dentro dessas tribos o Profeta conseguiu abrigo com os habitantes de Madina, no qual tinham como vizinhos judeus e cristãos, e tinham noção da mensagem divina da chegada do Profeta, e assim o povo de Madina resolveram dar um passo a frente dos outros, e consequentemente abraçando o Islam. Isso ocorreu no ano de 622 d.c dando início ao calendário muçulmano HIJRA, que é marcado com a saída do Profeta Muhammad(SAAW) de Mekkah, que ocorreu no primeiro mês do calendário muçulmano MUHRAM. Esse fato ocorreu em função da perseguição feita pelos incrédulos e idolatras que não reconheciam o Islam. Disse Allah no Alcorão Sagrado na Surat AL-ANFAL vers 30 : « E lembra-te, Muhammad, de quando os que renegam a Fé usaram de estratagemas contra ti, para aprisionar-te ou matar-te ou fazer-te sair de Makkah. E usaram de estratagemas, e Allah usou de estrategemas.

 E Allah é o Melhor em estratagema. » Assim com a chegada do Profeta Muhammad(SAAW) em Madina ele encontrou vários obstáculos para firmar a mensagem de Allah(SWT), dentre algum fatos foram os judeus, que semeava a discordia entre as tribos vizinhas, causando lutas sangrentas e causando desconfiança e ódio entre ele. Muitos judeus estavam aguardando seu Profeta prometido, que previa as suas Escrituras, que iria aparecer em Madinah, muitos de seus eruditas tinham migrado para Madina, com a expectativa de ver um Profeta. Mas para sua surpresa, apesar de muitos deles reconhecidos Muhammad(SAAW), como Profeta de Allah, o fato que ele não era descendente de judeu, levo-os a rejeitá-lo e sua mensagem. 

Allah(SWT) nos informa no Alcorão Sagrado que os judeus estavam plenamente conscientes de que o Profeta Muhammad(SAWW) era o Profeta. Na Surat AL-BAQARA vers 146 : « Aqueles, aos quais concedemos o Livro, conhecem-no como conhecem a seus filhos, e, por certo, um grupo deles oculta a verdade, enquanto sabe. » 

Temos uma história convincente de conversão de Abdullah Ibn Salam, um rabino judeu para o Islam, o que demonstra claramente que ele, como estudioso judeu, um rabino e um homem culto estava plenamente consciente de que o Profeta Muhammad(SAAW) era o mensageiro de Allah(SWT). No entanto, outros, embora reconhecendo o Profeta , afastou-se dele com inimizade. Safiyah, a esposa do Profeta Muhammad(SAAW), e a filha de Huyai Ibn Akhatab, o chefe da tribo judaica de Bani Al-Nadir, narrou uma história que demonstra que seu pai estava plenamente consciente de que Muhammad era o Profeta de Allah, mas declaram ser inimigo do Profeta. Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AR-RAD vers 36 : « E aqueles, a quem concedêramos o Livro, jubilam com o que foi descido para ti. E entre os partidos, há quem negue parte dele. Dize : « Apenas, foi-me ordenado adorar a Allah e nada associar-lhe. A Ele convoco os homens e a Ele será meu retorno. » 

No entanto, o Profeta Muhammad(SAAW) desejou que todos os que viviam em Madina que vivessem em paz e harmonia uns com outros, independente de suas diferenças de crença e religião. E para manter essa paz foram feitos vários tratados para viverem em harmonia, mas infelizmente, muitos judeus não pouparam nenhum esforço para irritar os muçulmanos, mesmo depois de firmarem os tratados. Como eles não acreditaram em Jesus filho de Maria(AS) no passado, agora não acreditavam no Profeta Muhammad(SAAW), E até hoje continuam menosprezando a mensagem do Islam e negando o Profeta Muhammad(SAAW), apesar de terem sido dado plenos poderes para praticar sua própria religião sem a obrigação de se converter ao islamismo. Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AR-RAD vers 43 : « E os que renegam a Fé dizem : « Tu não és enviado de Allah. » Dize : « Basta Allah, por testemunha, entre mim e vós, e quem tem ciência de Livro. »

Salamo Aleikom

SWT) SUBAHANA WA TAALA (LOUVADO SEJA ALLAH)

(SAAW) SALA ALLAHU ALEIREM WA SALAM ( QUE A PAZ DE ALLAH ESTEJA COM ELE)

(AS)= ALEIRE SALAM(QUE A PAZ ESTEJA COM ELE)

ALLAH= DEUS

Obs: Estamos conscientes de que a tradução do sentido tanto da khutuba (Sermão) quanto do Alcorão Sagrado, seja qual for a precisão, é quase sempre inadequada para realçar o magnífico sentido do texto , a tradução pode conter falhas ou lapsos como todo ato humano. (Que Allah (SWT) nós perdoe).

Assalamu Aleikom wa Ramatulahi wa Baraketuhu!