sábado, fevereiro 27, 2010

Rabi´i al awal, MES DO NASCIMENTO DO PROFETA MUHAMMAD SAAS

Toda pessoa é interrogada em seu túmulo. São feitas três perguntas, se as respostas forem satisfatórias, será salvo, e se não forem será condenado, uma dessas perguntas é: Quem é o seu profeta? Poderão responder corretamente a esta pergunta apenas as pessoas a quem Allah conceder cumprir as condições deste testemunho ao longo de suas vidas e a quem Allah firmar e inspirar em seu túmulo de maneira a colher o benefício deste testemunho na Derradeira Vida, no dia em que não beneficiarão bens nem filhos. E estas condições são:

1- A obediência ao Profeta Muhammad (saas) no que ele ordenou: A obediência ao Profeta (saas) é uma ordem de Allah, exaltado seja, no Alcorão: “Quem obedece ao Mensageiro obedece a Allah” (4:80). Também disse: “Dize: se verdadeiramente amei a Alah segui-me! E Allah vos amará” (3.31). A absoluta entrada no Paraíso está relacionada à absoluta obediência ao Profeta (saas), porque ele disse: “Toda a minha nação entrará Paraíso, exceto quem se recusar”. Perguntaram-lhe: “Ó Mensageiro de Allah, quem haveria de se recusar?”. Respondeu: “Quem me obedecer entrará no Paraíso e quem me desobedecer estará se recusando” (Al Bukhari). Quem ama o Profeta (saas), segue os seus ensinamentos, porque a obediência é fruto do amor, e quem alegar que ama o profeta sem seguir os seus ensinamentos e obedecê-lo é mentiroso em sua alegação.

2- Acreditar no que ele informou: Quem negar algo que foi certificado como parte da mensagem do Profeta (saas) por desejo ou capricho, estará desmentindo a Allah e ao Seu Mensageiro, porque Allah informou que o Seu Mensageiro (saas) não erra nem mente porque tem a guia e a revelação de Allah: “E não fala por capricho. É, tão somente, uma revelação revelada” (53:3-4)

3- Abandonar o que ele proibiu: começando com o pecado mais grave, a idolatria (shirk), passando pelos pecados maiores e os destrutivos, terminando com os pecados menores e as ações detestáveis (makruhat). De acordo com o amor ao Profeta (saas), a fé do muçulmano cresce, e se a sua fé cresce Allah o faz gostar dos atos piedosos, e o faz detestar a incredulidade, a desobediência e o pecado.

4- Não adorar a Allah senão da maneira que Ele estabeleceu através de Seu Profeta (saas): A regra geral nos atos de adoração é a atenção, pois não é permitido adorar a Allah senão da maneira que o Profeta (saas) transmitiu, porque ele disse: “Quem fazer uma ação que não está estabelecida será recusado” (Musslim). Importante: Saiba que o amor ao Profeta (saas) é obrigatória, e não basta apenas amar a ele, mas é imprescindível que ele seja mais querido a ti do que tudo, eu tenho que amá-lo mais do que amo a mim mesmo. E quem gosta de algo ou alguém dá prioridade a ele e age de acordo com suas palavras. Portanto, quem é verdadeiro em seu amor ao Profeta (saas) tem sinais aparentes representados no seguir da sua tradição (sunnah) em suas palavras e ações, obedecendo as suas ordens e abandonando o que ele proibiu, comportando- se de acordo com a sua moral na adversidade e na facilidade, na atividade e na fraqueza. O obedecer e seguir o Profeta (saas) é o fruto do amor por ele e sem o obedecer e o seguir este amor não é verdadeiro.

E o amor pelo Profeta (saas) tem vários sinais, dos quais podemos citar: Lembrar do Profeta freqüentemente e pedir a Allah que a paz e as bênçãos d´Ele estejam com o Profeta, pois quem ama alguém se recorda dele freqüentemente. E dentre estes sinais: Desejar encontrar-se com ele, pois todo amado sente saudades de quem ama. Também: Honrá-lo e respeitá-lo quando for lembrado o seu nome. Disse Isaac: “Os companheiros do Profeta (saas), cada vez que se recordavam dele permaneciam humildes, suas peles se arrepiavam e choravam”.

Também: Detestar que o detesta, ter inimizade contra quem é seu inimigo, evitar quem contraria a sua sunnah e inova na religião entre os inovadores e os hipócritas. Também: Amar a quem ama o Profeta (saas), sua família, suas esposas, seus companheiros, os Muhajirin (imigrantes) e os Anssar (auxiliadores), detestar quem os detesta e declara o ódio contra eles e os insulta. Também: Seguir o seu nobre comportamento e educação, pois sua moral e comportamento eram os mais sublimes. Disse A’ishah (ra): “Seu comportamento era o Alcorão”, ou seja, ele agia exatamente de acordo com as ordens dirigidas a ele no Alcorão.

Quanto às qualidades do Profeta (saas): Ele era o mais valente, principalmente nas lutas, era o mais generoso, e era mais exímio na generosidade no Ramadhan, era o ser humano mais sincero no conselho para a humanidade, o mais tolerante, jamais se vingava para a sua pessoa, mas era o mais exigente e restrito na ordem de Allah, o mais humilde com reverência, o que tinha mais vergonha, o melhor homem no trato com sua família, o ser humano mais misericordioso para com os seus semelhantes... entre muitas outras qualidades.

Rogamos a Allah que nos oriente a seguir o exemplo de Seu mensageiro.

Fonte: Centro Islâmico de Foz do Iguaçu

A ABRANGÊNCIA DA MENSAGEM DE MUHAMMAD(SAAS)

Assalamu Alaikum Ua Rahmatu’LLAHi Ua Baraketuhu.

Louvado seja ALLAH, Senhor do Universo. A ELE agradecemos, a ELE imploramos ajuda e a ELE solicitamos orientação. Testemunho que não há divindade a não ser ALLAH, Único e sem associados. Rogo a ELE que guarde este testemunho para o dia em que nem o dinheiro e nem os filhos terão valor algum. E testemunho que Mohammad (SAAWS) é Seu servo e mensageiro, o escolhido dentre Suas criaturas; divulgou a mensagem, zelou por aquilo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e se esforçou ao máximo pela causa de Deus.

Caros irmãos aprendemos que todas as mensagens anteriores a do Profeta Mohammad (SAAWS) foram mensagens limitadas a determinados povos em um determinado tempo. ALLAH diz na revelação à Noé (AAS): “1- Em verdade, enviamos Noé ao seu povo, (dizendo-lhe): Admoesta o teu povo, antes que o açoite um castigo doloroso! 2-

Disse: Ó povo meu, em verdade, sou um elucidativo admoestador para vós”. ALLAH diz a respeito da mensagem de Jesus (AAS): “E de quando Jesus, filho de Maria, disse: Ó israelitas, em verdade, sou o mensageiro de Deus, enviado a vós, corroborante de tudo quanto a Toráh antecipou no tocante às predições, e alvissareiro de um Mensageiro que virá depois de mim, cujo nome será Ahmad!

Entretanto, quando lhes foram apresentadas as evidências, disseram: Isto é pura magia!”. Porém a mensagem para Mohammad (SAAWS) foi diferente de todas as mensagens anteriores, pois foi uma revelação atemporal, ou seja, para todos os tempos até o dia do juízo final.

E foi enviada para toda a humanidade sem distinção entre povos ou paises; e esta ultima mensagem abrange todos os assuntos de interesse da humanidade como doutrina, adoração, relacionamento social, educação e caráter, jurisprudência, historia da humanidade etc... Portanto, foi abrangente e completa e por tal motivo não haverá mais revelação após a mensagem de Mohammad (SAAWS).O Islam foi a religião de toda a humanidade desde seu primórdio, ou seja, as doutrinas básicas sempre foram as mesmas em todas as mensagens. A principal doutrina é o monoteísmo. Diz ALLAH na surat Yunis “32-Tal é Deus, vosso verdadeiro Senhor; e que há, fora da verdade, senão o erro? Como, então, vos afastais?”

Para ressaltar a importância do Alcorão, ALLAH, louvado seja, faz juramentos em suratas diferentes.

Na surat Al waquia 75-80. “Juro, portanto, pela posição dos astros, Porque é um magnífico juramento - se soubésseis! Este é um Alcorão honorabilíssimo, Num Livro bem guardado, Que não tocam, senão os purificados! É uma revelação do Senhor do Universo.” Juro, pois, pelo que vedes, Na surat Al Haakka ALLAH faz o seguinte juramento. “E pelo que não vedes, Que este (Alcorão) é a palavra do Mensageiro honorável. E não a palavra de um poeta. – Quão pouco credes- Nem tampouco é a palavra de um adivinho. Quão pouco meditais! (Esta) é uma revelação do Senhor do Universo.”

Na surat Aali imran ALLAH diz: “83-Anseiem, acaso, por outra religião, que não a de Deus? Todas as coisas que há nos céus e na terra, quer queiram, quer não, estão-Lhe submetidas, e a Ele retornarão.”

Na surat At Taquir ALLAH diz 15-21: “Juro pelos planetas, Que se mostram e se escondem, E pela noite, quando escurece, E pela aurora, quando afasta a escuridão, Que (o Alcorão) é a palavra de um honorável Mensageiro, Forte, digníssimo, ante o Senhor do Trono. Que deve ser obedecido, e no qual se deve confiar.”

Na surat Ar rad 12-16: “ Ele é Quem mostra o relâmpago como temor e esperança, e faz surgir as nuvens saturadas de chuva. O trovão celebra os Seus louvores e o mesmo fazem os anjos, por temor a Ele, o Qual lança as centelhas, fulminando, assim, quem Lhe apraz enquanto disputam sobe Deus, apesar de Ele ser poderosamente Inexorável.

Somente a Ele são dirigidas as súplicas verdadeiras, e os que invocam, em vez d’Ele, em nada os atenderão; são semelhantes a quem estende a mão até à água, para que a mesma lhe suba à boca, coisa que jamais acontecerá. Sabei que a súplica dos incrédulos é improfícua.

A Deus se prostram aqueles que estão nos céus e na terra, de bom ou mau grado, tal como acontece com as suas sombras, ao amanhece e ao entardecer. Pergunta-lhes: Quem é o Senhor dos céus e da terra? E afirma-lhes: Deus! E dize-lhes: Adotareis, acaso, em vez d’Ele, ídolos, que não podem beneficiar-se sem defender-se? Poderão equiparar-se as trevas e a luz? Atribuem, acaso, a Deus parceiros, que criaram algo como a Sua criação, de tal modo que a criação lhes pareça similar? Dize: Deus é o Criador de todas as coisas, porque Ele é o Único, o Irresistibilíssimo.”

Caros irmãos a mensagem nos foi enviada a 14 séculos, revelou inúmeros milagres científicos, hoje considerados fatos e compreendidos por nos. Portanto somos testemunhas desses milagres, mas cada um de nós deve se questionar a respeito do que tem feito para agradecer a benção do Livro Sagrado, e lembrar-se do esforço que os companheiros realizaram para esta mensagem chegasse até nós e que infelizmente negligenciamos o Alkuran abandonando-o em estantes ou gavetas de nossas casas.

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad. Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações.

Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Senhor do universo.

Que ALLAH (SW), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra. Principalmente às pessoas que nos precederam nesse trabalho e nos serviram como orientadores! Subhanna Allah!(Louvado Seja Allah (SW).

“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB,

Omar Hussein Hallak

sexta-feira, fevereiro 26, 2010

CELEBRANDO O ANIVERSÁRIO DO PROFETA SAAS

Sobre Celebrar o aniversário do Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam)‏

Celebrando o aniversário do Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam)

Ash-Shaykh Al-‘Allāmah Sālih Ibn Fawzān Āl Fawzān

As ordens mencionadas no Qur’ān e na Sunnah para seguirmos as Leis de Allāh e de Seu Mensageiro e as proibições de introduzirmos inovações na religião são bem claras. Allāh diz (tradução dos significados):

“Dize: ‘Se amais Allāh, segui-me, Allāh vos amará e vos perdoará os delitos.’” [Sūrah Āl ‘Imrān, 3:31] *

“Segui o que é descido para vós, de vosso Senhor, e não sigais, em vez dEle, outros protetores. Quão pouco meditais.” [Sūrah Al-A‘rāf, 7:3]

“E, por certo, esta é a Minha senda reta: então, segui-a e não sigais os outros caminhos, pois vos separariam de Seu caminho.” [Sūrah AlAn‘ām, 6:153]

O Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) disse:

“A palavra mais veraz é o Livro de Allāh e a melhor orientação é a orientação de Muhammad; e os piores assuntos são aqueles inventados."

E ele (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) disse:

“Todo aquele que inovar algo neste nosso assunto (i.e., o Islām) que não faça parte dele, terá isso rejeitado.” [Al-Bukhāri e Muslim]

De acordo com uma versão relatada por Muslim:

“Todo aquele que fizer qualquer coisa que não esteja de acordo com este nosso assunto (i.e., o Islām) terá esta coisa rejeitada.”

Entre as repreensíveis inovações que as pessoas inventaram está a celebração do nascimento do Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) - mawlid an-nabi - no mês de Rabī‘ Al-Awwal. Elas celebram esta ocasião de diversas maneiras:

Uma parte delas simplesmente faz desta uma ocasião para se reunir e ler a história do mawlid, e então fazem apresentações de discursos e qasā’id (poesias) para esta ocasião.

Outras preparam comidas, doces, etc., e oferecem-nos às pessoas presentes.

Algumas fazem essas celebrações nas mesquitas, e outras as fazem em suas casas.

Algumas pessoas não se limitam às ações mencionadas acima; elas incluem nessas reuniões atos harām e condenáveis, tal como a mistura entre homens e mulheres, a dança e o canto, ou a prática de atos de shirk - tal como buscar o auxílio do Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam), invocando-o, pedindo seu apoio contra os inimigos e assim por diante.

Seja lá qual for a forma que (essa celebração) tome ou qual sejam as intenções daqueles que a fazem, não há qualquer dúvida de que ela é uma inovação (bid‘ah) inventada e harām, que foi introduzida pelos shī‘ah al-fātimiyyah (xiitas fatímidas), depois dos três melhores séculos do Islām, a fim de corromper a religião dos muçulmanos. Depois deles quem adotou e reintroduziu esta prática foi o rei Al-Mudhafar Abū Sa‘īd Kawkaburi, o rei de Irbil, no fim do século VI ou início do século VII hijri, como mencionado por historiadores como Ibn Khalkān, que Allāh tenha misericórdia deles, dentre outros.

Abū Shāmah, que Allāh tenha misericórdia dele, disse:

“A primeira pessoa a fazer isso em Mūsul foi Shaykh ‘Umar Ibn Muhammad AlMalā, uma das pessoas virtuosas renomadas. Então o governante de Irbil e outros seguiram seu exemplo.”

Ibn Kathīr, que Allāh tenha misericórdia dele, disse em sua biografia de Abū Sa‘īd Kawkaburi:

“Ele costumava observar o mawlid em Rabī‘ Al-Awwal e fazia uma grande celebração nesta ocasião... Alguns daqueles que estiveram presentes no banquete de Al-Mudhafar em algumas ocasiões do mawlid disseram que ele costumava oferecer no banquete cinco mil cabeças de carneiro assadas, dez mil frangos e cem mil pratos grandes, e trinta bandejas de doces... Ele deixava os sufis cantarem do dhuhr até o fajr, e ele próprio dançava com eles.”

Ibn Khalkān, que Allāh tenha misericórdia dele, disse:

“Quando é dia primeiro do mês de Safar eles decoram as cúpulas (partes superiores côncavas de alguns edifícios) com vários tipos de ornamentos extravagantes, e em cada cúpula senta um grupo de cantores e um grupo de titereiros e de músicos, e eles não deixam sequer uma dessas cúpulas sem colocar um grupo (de artistas) ali. As pessoas abandonam o trabalho durante esse período, e elas não fazem qualquer atividade exceto caminhar e assistir ao espetáculo. Quando faltam dois dias para o mawlid, eles trazem um grande número de camelos, vacas e carneiros, mais do que se pode descrever, e eles os acompanham com todos os tambores, cantos e instrumentos musicais que possuem, até que alcançam a praça... Na noite do mawlid, depois do maghrib, há performances de nashīd na cidadela.”

Portanto, esta é a origem da celebração do aniversário do Profeta. Mais recentemente, entretenimentos inúteis, extravagâncias e desperdício de dinheiro e tempo ficaram associados com uma inovação para cuja prática Allāh não enviou qualquer autoridade (i.e., cuja prática não foi prescrita e/ou permitida por Ele).

É dever de todos os muçulmanos reviver a Sunnah e pôr fim à bid‘ah (inovação); eles não devem realizar qualquer ato até que conheçam o veredicto de Allāh a seu respeito.

A celebração do aniversário do Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) é proibida e deve ser rejeitada por diversas razões:

1 - Ela não faz parte da Sunnah do Mensageiro (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) nem da dos khulafā’ (califas) que o sucederam. Por este motivo, ela constitui uma inovação proibida, pois o Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) disse:

“Eu vos insto a seguir minha Sunnah e a sunnah dos califas corretamente orientados (al-khulafā’ ar-rāshidūn) depois de mim; aderi a elas e apegai-vos a elas firmemente. Guardai-vos dos assuntos inventados, pois todo assunto inventado é uma inovação (bid‘ah) e toda inovação é um desvio.” [Ahmad e At-Tirmidhi]

A celebração do mawlid é uma inovação introduzida pelos xiitas fatímidas depois dos três melhores séculos do Islām a fim de corromper a religião dos muçulmanos. Se uma pessoa faz qualquer coisa a fim de se aproximar de Allāh, a qual não tenha sido feita ou prescrita pelo Mensageiro (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) e nem pelos califas que o sucederam, então esta ação implica que ele está
acusando o Mensageiro (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) de não ter explicado completamente a religião para as pessoas, e que ele (a pessoa que faz esta ação) descrê das (seguintes) palavras de Allāh (tradução dos significados):

“Hoje, eu inteirei vossa religião, para vós.” [Sūrah Al-Mā’idah, 5:3]

Isso porque ele está acrescentando algo e alegando que aquilo é parte da religião, algo que o Mensageiro (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) não trouxe.

2 - A celebração do aniversário do Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) é uma imitação dos cristãos, pois eles celebram o nascimento do Messias (‘alayhisalām). Imitá-los é completamente harām. O hadīth nos diz que é proibido imitar os kuffār, e nós fomos ordenados a nos diferenciarmos deles. O Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) disse:

“Todo aquele que imita um povo é um deles.” [Ahmad e Abū Dāwūd] E ele disse:

“Sede diferentes dos mushrikūn (idólatras).” [Muslim]

(Isso se aplica) especialmente às coisas que são símbolos ou rituais de sua religião.

3 - Além de ser uma bid‘ah e uma imitação dos cristãos - ambas práticas proibidas -, celebrar o aniversário do Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) é também algo que leva ao exagero e ao excesso de veneração por ele, o que pode até mesmo chegar à sua invocação (suplicar a ele) e a pedir-se sua ajuda, ao invés de invocar Allāh, como acontece atualmente entre muitos daqueles que praticam a bid‘ah do mawlid, quando estes invocam o Mensageiro (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) ao invés de invocar Allāh, e pedem sua ajuda, e cantam qasā’id (odes) de shirk louvando-o, como a qasīdatul-burdah, etc. O Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) proibiu o exagero em sua exaltação, quando disse:

“Não me glorificais como os cristãos glorificaram o filho de Maria, pois eu sou apenas Seu servo. Referi-vos a mim, portanto, como o servo de Allāh e Seu Mensageiro.” [Al-Bukhāri]

Ou seja, não exagerais em exaltar-me como os cristãos exageraram em exaltar o Messias e veneraram-no até que passaram a adorá-lo ao invés de adorar Allāh. Allāh proibiu-os de fazer isso quando disse (tradução dos significados):

“Ó seguidores do Livro (ou seja, os cristãos)! Não vos excedais em
vossa religião, e não digais acerca de Allah senão a verdade. O
Messias, Jesus, filho de Maria, não é senão o Mensageiro de Allah e
Seu Verbo, que ele lançou a Maria, e espírito vindo dEle.” [Sūrah An-
Nisā’, 4:171]

Nosso Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) proibiu-nos de nos excedermos com relação a ele, a fim de que não nos acontecesse o mesmo que aconteceu a eles. Por este motivo ele disse:

“Guardai-vos do exagero, pois aqueles que vieram antes de vós foram destruídos por causa do exagero.” [An-Nasā’i]

4 - A prática da bid‘ah do aniversário do Profeta abre a porta para outros tipos de inovações e para que, por sua causa, o indivíduo se desvie da Sunnah. Conseqüentemente, você perceberá que os inovadores (al-mubtadi‘ūn) são muito ativos quando se fala de bid‘ah e muito indolentes quando se trata da Sunnah; eles a odeiam e consideram aqueles que a seguem como inimigos, até que toda sua religião é constituída de aniversários (comemorações) e mawālid (pl. de mawlid) inovados.

Os inovadores se dividiram em vários grupos, cada qual comemorando o aniversário de seu imām, tal como o aniversário de Al-Badawi, Ibn ‘Arabi, AdDasūqi e Ash-Shādhili. Mal eles terminam a celebração do aniversário de um, já estão começando a de outro. Isso resulta no exagero com relação a essas pessoas falecidas e com relação a outras, e em invocá-las ao invés de invocar Allāh, crendo que elas podem trazer benefício e causar dano, até que essas pessoas desviam-se da religião de Allāh e voltam para a religião do povo da jāhiliyyah3, sobre quem Allāh diz (tradução dos significados):

“E eles adoram, além de Allah, o que não os prejudica nem os
beneficia, e dizem: ‘Estes são nossos intercessores perante

Allah.’” [Sūrah Yūnus, 10:18]

“E os que tomam protetores, além dEle, dizem: ‘Não os adoramos senão para que eles nos aproximem, bem perto de Allah.’” [Sūrah AzZumar, 39:3]

Os que acreditam que essa bid‘ah deve continuar produzem argumentos capciosos4 (shubuhāt), os quais são mais fracos do que a teia de uma aranha. Esses argumentos capciosos podem ser divididos e refutados da seguinte forma:

1 - Sua alegação de que isso (al-mawlid) é uma veneração do Profeta(sallAllāhu ‘alayhi wa sallam).

A resposta a este argumento é que a maneira (correta) de venerá-lo é prestar obediência a ele, fazer aquilo que ele ordenou e evitar aquilo que proibiu e amálo; ele não deve ser venerado através de inovações, mitos e pecados. A celebração de seu aniversário é algo condenável, pois é um pecado. As pessoas que mais veneraram o Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) foram os Sahābah, que Allāh esteja satisfeito com eles, como é verificado na descrição que ‘Urwah Ibn Mas‘ūd (que Allāh esteja satisfeito com ele) fez aos coraixitas:

“Ó povo, por Allāh que visitei os reis! Eu fui até César, até Cosroes e até Negus5, mas juro por Allāh que jamais vi um rei cujos companheiros o respeitassem,e amassem tanto quanto os companheiros de Muhammad veneram Muhammad. Por Allāh, toda vez que ele cuspia (sua saliva) jamais caía no chão, ela caía na mão de seus companheiros, e então eles esfregavam suas faces e peles com ela. Se ele os instruía a fazerem algo, eles logo faziam o que ele ordenara. Quando ele fazia wudū’, eles praticamente lutavam por sua água. Quando ele falava em sua presença, eles baixavam as vozes; e eles não o encaravam, de tanto respeito.” [Al-Bukhāri]

Ainda assim, a despeito deste grau de veneração, eles jamais tomaram o dia de seu nascimento como um ‘īd (comemoração). Se isso fosse prescrito no Islām eles não teriam negligenciado tal prática.

2 - Usar como evidência o fato de que muitas pessoas em diversos países fazem isso (essa comemoração).

A resposta a este argumento é que apenas é evidência aquilo que é comprovado do Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam), e o que é comprovado do Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) é que as inovações são proibidas em geral, e isto é uma inovação. O que as pessoas fazem, se vai contra a evidência (dalīl), não
prova nada, mesmo que muitas pessoas o façam. Allāh diz (tradução dos significados):

“E, se obedeces à maioria dos que estão na terra, desencaminhar-te-ão do caminho do Allah.” [Sūrah Al-An‘ām, 6:116]

Não obstante, em todas as épocas, e todo o louvor é para Allāh, houve aqueles que denunciaram essa bid‘ah e afirmaram claramente que ela é algo falso. Aqueles que persistiram em segui-la, após a verdade ter-lhes sido explicada, não têm provas em que se apoiar.

Dentre aqueles que denunciaram a celebração dessa ocasião estão: Shaykh AlIslām Ibn Taymiyah, em Iqtidā’ As-Sirāt Al-Mustaqīm; Al-Imām As-Shātibi, em Al-I‘tisām; Ibn Al-Hāj, em Al-Madkhal; Ash-Shaykh Tāj Ad-Dīn ‘Ali Ibn ‘Umar Al-Lakhami, o qual escreveu um livro inteiro denunciando-a (essa bid‘ah); AshShaykh Muhammad Bashīr As-Sahsawāni Al-Hindi, em seu livro Siyānah AlInsān; As-Sayyid Muhammad Rashīd Ridā, que escreveu um ensaio sobre esse tópico; Ash-Shaykh Muhammad Ibn Ibrāhīm Āl Ash-Shaykh, que escreveu um outro ensaio a esse respeito; Ash-Shaykh ‘Abdul-‘Azīz Ibn Bāz; e outros que ainda escrevem todos os anos nas páginas dos jornais e revistas, a fim de denunciar esta bid‘ah, numa época em que a bid‘ah é tão difundida.

3 - Alegar que celebrando o mawlid estão mantendo viva a memória do Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam).

A resposta é que a memória do Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) é mantida viva constantemente pelo muçulmano, como quando seu nome (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) é mencionado no adhān, no iqāmah e nos sermões, e todas as vezes que o muçulmano recita ash-shahādatayn depois de fazer o wudū’ e nas orações, e toda vez que ele exalta o Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) em suas orações e quando ele é mencionado, e toda vez que o muçulmano executa um ato wājib (obrigatório) ou mustahabb (apreciado, recomendável) que foi prescrito pelo Mensageiro (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam). De todas essas maneiras (o muçulmanos) recorda-se dele e uma recompensa equivalente à recompensa daquele que faz aquele ato volta para o Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam). Deste modo, o muçulmano constantemente mantém viva a memória do Mensageiro e tem uma ligação com ele noite e dia ao longo de sua vida, através daquilo que Allāh prescreveu, não apenas no dia do mawlid e através de coisas que são bid‘ah e vão contra a Sunnah, pois essas coisas afastam a pessoa do Mensageiro (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) e o Mensageiro repudiará o indivíduo por causa delas.

O Mensageiro (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) não necessita desta celebração inovada, pois Allāh já lhe conferiu veneração e respeito, como Ele diz (tradução dos significados):

“E não te elevamos a fama?” [Sūrah Ash-Sharh, 94:4]

Pois o nome de Allāh não é mencionado no adhān, iqāmah ou nos sermões, sem que o Mensageiro seja mencionado junto dEle, e isso constitui suficiente veneração, amor e renovação de sua memória, e é um encorajamento suficiente para que o sigamos.

Allāh não fez referência ao nascimento do Mensageiro (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) no Qur’ān, ao invés disso Ele se referiu à sua Missão, e disse (tradução dos significados):

“Com efeito, Allah fez mercê aos crentes, quando lhes enviou um Mensageiro, vindo deles” [Sūrah Āl ‘Imrān, 3:164]

“Ele é Quem enviou aos iletrados um Mensageiro vindo deles” [Sūrah Al-Jumu‘ah, 62:2]

4 - É possível que eles digam que a celebração do aniversário do Profeta foi introduzida por um rei sábio e justo, o qual intencionava aproximar-se de Allāh através disso.

Nossa reposta é que a bid‘ah não é aceitável, independente de quem a cometa. Uma boa intenção não justifica uma má ação, mesmo que uma pessoa morra sábia e virtuosa isso não quer dizer que ela fosse infalível.

5 - Eles dizem que a celebração do mawlid entra na definição de bid‘ah hasanah (inovação boa), pois ela se baseia em agradecer a Allāh por ter-nos enviado o Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam)!

Nossa resposta é que não há nenhum benefício na inovação. O Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) disse:

“Todo aquele que inovar algo neste assunto nosso (i.e., o Islām) que não faça parte dele, terá isso rejeitado.” [Al-Bukhāri]

E ele (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) disse:

“Toda inovação é um extravio.” [Ahmad e At-Tirmidhi]

A regra com relação às inovações é que todas elas constituem extravio, porém esse argumento capcioso sugere que nem toda bid‘ah é um extravio, e que na verdade existem inovações boas.

Ibn Rajab, que Allāh tenha misericórdia dele, disse:

“As palavras do Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) ‘toda inovação é um extravio’ são um comentário conciso porém inclusivo e de total abrangência; elas constituem um dos mais importantes princípios da religião. Elas se assemelham às suas palavras:

‘Todo aquele que inovar algo neste nosso assunto (i.e., o Islām) que não faça parte dele, terá isso rejeitado.’ [Al-Bukhāri]

Qualquer coisa inovada e atribuída ao Islām, a qual não tenha qualquer base na religião, seja lá quem quer que o faça, constitui um extravio e não tem nada a ver com o Islām, seja essa coisa relacionada aos assuntos da crença (‘aqīdah) ou às palavras e atos externos e internos.”

Essas pessoas não têm prova de que exista algo chamado “inovação boa”, exceto as palavras de ‘Umar (radiyAllāhu ‘anhu) concernentes às orações do tarāwīh, quando ele disse:

“Que boa inovação essa.”

Eles também dizem que houve coisas que foram inovadas e que não foram denunciadas pelos salaf6, tal como a compilação do Qur’ān em um volume e a escrita e compilação dos ahādīth.

A resposta a isso é que essas questões têm uma base no Islām, portanto não são invenções.

Umar disse “Que boa bid‘ah (inovação)” significando inovação no sentido lingüístico, não no sentido shar‘i (da jurisprudência islâmica). Tudo aquilo que tiver uma base no Islām, se for descrito como uma inovação, é uma inovação no sentido lingüístico, não no sentido shar‘i, pois a inovação no sentido shar‘i implica em algo que não tem base no Islām.

A compilação do Qur’ān em um livro tem base no Islām, pois o Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) ordenara que o Qur’ān fosse escrito, porém ele estava disperso, então os Sahābah o compilaram em um volume único a fim de protegê-lo e preservá-lo.

O Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) liderou seus companheiros na oração do tarāwīh por algum tempo e então parou de fazê-lo, a fim de que ela (a oração do tarāwīh) não se tornasse uma obrigação para eles. Os Sahābah, que Allāh esteja satisfeito com eles, continuaram a rezá-la individualmente durante a vida do Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) e após sua morte, até que ‘Umar Ibn AlKhattāb (radiyAllāhu ‘anhu) os reuniu atrás de um imām, da mesma maneira que eles costumavam rezar atrás do Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam). Portanto, isso não é uma inovação introduzida na religião.

A compilação das coleções de ahādīth também possui uma base no Islām. O Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) ordenou a alguns de seus companheiros que alguns ahādīth fossem escritos, quando eles lhe solicitaram isso. Em termos gerais, fazer isso na época em que ele estava vivo era proibido, por temor de que o Qur’ān fosse misturado com coisas que não faziam parte dele (dentre os ditos do Profeta - sallAllāhu ‘alayhi wa sallam). Quando o Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam ) morreu, esse temor não mais existia, pois o Qur’ān fora completado e organizado antes de sua morte. Os muçulmanos compilaram a Sunnah depois disso a fim de preservá-la e impedir que ela fosse perdida. Que Allāh os recompense com o bem, em nome do Islām e dos muçulmanos, pois eles protegeram o Livro de seu Senhor e a Sunnah de seu Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) da perda e da adulteração.

Nós também podemos dizer-lhes: Por que este ato de agradecimento - como o chamam - não foi feito pelas melhores gerações, os Sahābah, os Tābi‘ūn e os seguidores do Tābi‘ūn, os quais foram os que mais amaram o Profeta e eram os mais esforçados na prática do bem e na gratidãoe Será que aqueles que introduziram a inovação do mawlid são mais bem orientados do que elese Será que eles são mais gratos a Allāhe Definitivamente não!

6 - Eles podem dizer que a celebração do aniversário do Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) é indicativa de seu amor por ele; ela é uma maneira de demonstrar isso, e demonstrar amor pelo Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) é algo prescrito no Islām!

A resposta a isso é que, sem dúvida, amar o Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) é uma obrigação de todo muçulmano; ele deve amá-lo mais do que a si próprio, do que a seu filho, seu pai e a toda humanidade - que meu pai e minha mãe sejam sacrificados por ele! Todavia, isso não quer dizer que nós devemos introduzir inovações para este fim, pois isso não nos foi prescrito. Amá-lo significa que devemos obedecê-lo e segui-lo, pois esta é uma das maiores manifestações de amor, como é dito:

“Se teu amor é sincero, obedece-o, então; pois o amante obedece àquele que ama.”

Amar o Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) implica em manter sua Sunnah viva, em aderir a ela firmemente, e em evitar palavras e atos que vão contra ela. Sem dúvida tudo aquilo que vai contra a Sunnah é uma inovação condenável (bid‘ah) e um ato claro de desobediência. Isso inclui a celebração de seu aniversário e outros tipos de bid‘ah. O fato de se ter boas intenções não significa que seja permissível introduzir inovações na religião. O Islām é baseado em duas coisas: na pureza de intenção e em seguir o Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam).

Allāh diz (tradução dos significados):

“Sim! Quem entrega a face a Allah, enquanto benfeitor, terá seu prêmio junto de seu Senhor. E nada haverá que temer por eles, e eles não se entristecerão.” [Sūrah Al-Baqarah, 2:112]

Entregar (submeter) a face a Allāh significa ser sincero para com Allāh, e fazer o bem (ser um benfeitor) significa seguir o Mensageiro (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) e implementar sua Sunnah.

7 - Outro de seus argumentos capciosos é dizer que celebrando o mawlid e lendo a biografia do Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) nesta ocasião, eles estão encorajando as pessoas a seguirem o seu (dele) exemplo!

Nós dizemos a eles que ler a biografia do Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) e seguir seu exemplo são coisas requeridas do muçulmano em todos os momentos, durante o ano inteiro e ao longo de toda sua vida. Separar um dia específico para fazer isso, sem ter qualquer evidência para tanto, constitui uma inovação, e “...toda inovação é um extravio”. [Ahmad e At-Tirmidhi]

A bid‘ah não produz qualquer fruto exceto o mal e ela leva a pessoa a se distanciar do Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam); seja lá qual forma ela assuma, é uma inovação condenável. Os muçulmanos devem pôr um fim a ela e a outros tipos de bid‘ah, e ocupar-se em reviver e aderir à Sunnah. Eles não devem ser enganados por aqueles que promovem e defendem esta bid‘ah, pois esse tipo de pessoas está mais interessado em manter as inovações vivas do que em reviver a Sunnah; é possível que elas sequer tenham qualquer interesse na Sunnah. Não é permitido imitar ou seguir o exemplo de qualquer pessoa desse tipo, mesmo que a maioria seja assim.

Ao invés disso, nós devemos seguir o exemplo daqueles que seguem o caminho da Sunnah, dentre os virtuosos salaf e seus seguidores, mesmo que eles sejam poucos. A verdade não é avaliada segundo os homens que a professam, e sim os homens são avaliados de acordo com a verdade.

O Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) disse:

“Todo aquele dentre vós que viver (por um longo tempo) verá muitas diferenças. Eu vos insto a seguir minha Sunnah e a sunnah dos califas corretamente orientados que vêm depois de mim. Apegai-vos firmemente a isso. Guardai-vos dos assuntos inventados, pois toda inovação é um extravio”. [Ahmad e At-Tirmidhi]

Desta maneira, o Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) explicou-nos neste hadīth o que nós devemos fazer quando há diferenças de opinião, assim como explicou que tudo que vai contra a sua Sunnah, sejam palavras ou atos, é uma bid‘ah, e toda bid‘ah é um extravio.

Se percebemos que não há qualquer base para a celebração do aniversário do Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam), seja na Sunnah (do Mensageiro) ou na sunnah dos califas corretamente orientados, então esse é um dos assuntos inventados, uma das inovações que extraviam as pessoas. Este princípio é o que está implicado nesse hadīth e indicado na āyah (tradução dos significados):

“Ó vós que credes! Obedecei a Allah e obedecei ao Mensageiro e às autoridades, dentre vós. E, se disputais por algo, levai-o a Allah e ao Mensageiro, se sois crentes em Allah e no Derradeiro Dia. Isso é melhor e mais belo, em interpretação.” [Sūrah An-Nisā’, 4:59]

Levar algo a Allāh significa consultar Seu Livro a esse respeito, e levar ao Mensageiro (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam), depois de seu falecimento, significa consultar sua Sunnah. O Qur’ān e a Sunnah são o ponto de referência em casos de disputa. Onde no Qur’ān e na Sunnah está indicado que celebrar o aniversário do Profeta é prescrito no Islāme Todo aquele que faça isso (essa celebração) ou que pense que isso é algo bom deve arrepender-se para Allāh desse e de outros tipos de bid‘ah. Esta é a atitude do muçulmano que está buscando a verdade. Porém, todo aquele que for obstinado e arrogante após a prova ter sido estabelecida há de prestar contas a seu Senhor.

Notas do tradutor:

*Todos os versículos foram tirados da “Tradução do sentido do Nobre Alcorão para a Língua portuguesa” do Dr. Helmi Nasr, Professor de Estudos grabes e Islâmicos na Universidade de São Paulo, impressa e distribuída pelo Complexo do Rei Fahd para Impressão do Nobre Alcorão, AlMadīnah Al-Munawwarah, Reino da Arábia Saudita.

1 - Titereiro, titeriteiro: Pessoa que faz apresentações usando marionetes ou títeres.

2 - Literalmente, “não fez descer”.

3 - Jāhiliyyah: A palavra jāhiliyyah (época de ignorância) é um termo que se refere ao período que antecedeu o advento do Islām. Ela é derivada da palavra jahl (ignorância), pois aquilo que os povos dessas épocas pré-islâmicas seguiram (em suas crenças e práticas em geral) ou não era baseado em qualquer fonte de orientação, ou era de revelações anteriores que haviam sido corrompidas e alteradas. Desta maneira, Allāh Altíssimo atribuiu este nome a esse período, como desaprovação daquilo que seu povo possuía de crenças, ações e metodologia.

4 - Capcioso: Que engana; caviloso, enganoso, manhoso; que procura confundir, para levar ao erro; ardiloso, astucioso.

5 - César, Cosroes e Negus: Respectivamente, os soberanos do Império Romano, Persa e da Abissínia.

6 - Salaf: Literalmente, “aqueles que precederam, que vieram antes”. As-Salaf As-Sālih são as pessoas do passado; no sentido específico, as três primeiras gerações de muçulmanos piedosos, que viveram durante e após a revelação do Qur’ān, i.e., os Sahābah (companheiros) do Profeta (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam), os Tābi‘ūn (seguidores dos Sahābah) e os Atbā‘ At-Tābi‘īn (seguidores dos seguidores dos Sahābah - rahimahumullāh); no sentido geral a definição inclui todos aqueles que os seguiram em seu entendimento e prática do Islām.

Disse o Profeta Muhammad (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam): “Os melhores dentre vós são a minha geração, então aqueles que vêm depois deles e então aqueles que vêm depois deles. Então virá depois deles um povo que trairá e não será digno de confiança, testemunharão embora isto não lhes tenha sido pedido, farão votos mas não os cumprirão, e a obesidade aparecerá entre eles." [Sahīh Al-Bukhāri].

Imām Abū Hanīfah (rahimahullāh) disse: “Apegai-vos ao athar (narração) e à tarīqah (caminho) dos Salaf e acautelai-vos com as coisas inventadas, pois todas elas são inovações." [Relatado por As-Suyūti em Sawn Al-Mantaq Wal-Kalām, p. 32].

Aderindo ao caminho dos Salaf e às suas crenças, compreendendo e praticando o Dīn como eles o fizeram, adorando Allāh em Sua Unicidade, de acordo com a Sunnah Autêntica do Mensageiro (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam), como o fizeram os Sahābah, é garantido ao crente o sucesso nesta vida e na próxima. Quando foi perguntado por seus companheiros sobre aqueles que seriam salvos do Fogo, o Mensageiro (sallAllāhu ‘alayhi wa sallam) respondeu: “São aqueles que estão sobre aquilo que eu e meus companheiros estamos.” [Hadīth hasan, relatado por At-Tirmidhi de ‘Amr Ibn Al-‘Ās].

Shaykh Ibn Taymiyah (rahimahullāh) disse: “Não há crítica para aquele que proclama (seguir) o caminho (madhhab) dos Salaf, que se apega e remete a ele. Ao contrário, é obrigatório aceitar isso dele por consenso unânime (ittifāq), pois o caminho dos Salaf é nada menos do que a Verdade (Al-Haqq).” [Majmū‘ Al-Fatāwā, 4:149].

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad. Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações.

Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Senhor do universo.

Que ALLAH (SW), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra. Principalmente às pessoas que nos precederam nesse trabalho e nos serviram como orientadores! Subhanna Allah!(Louvado Seja Allah(SW).


“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB.