terça-feira, março 24, 2020

NÃO AMALDIÇOE O CORONAVÍRUS COVID-19


  • Pois, este minúsculo vírus trouxe de volta a humanidade.
  • Trouxe de volta as pessoas ao seu Criador e à sua moral.
  • Fechou bares, boates, bordéis, cassinos.
  • Reduziu as taxas de juros.
  • Reuniu famílias.
  • Travou o comportamento obsceno.
  • Travou de as pessoas comerem animais mortos e proibidos.
  • Até agora, transferiu um terço das despesas militares para a assistência médica.
  • Países árabes proibiram de fumar a "Shisha" vulgo "Narguilah".
  • Coronavírus está empurrando as pessoas a fazer preces.
  • Mina os ditadores e os seus poderes.

Os humanos agora estão adorando ao Criador, em vez de progresso e tecnologia. Está forçando as autoridades a olhar para as suas prisões e os prisioneiros. Está ensinando aos seres humanos como proceder ao espirrar, ao bocejar e ao tossir, como foi ensinado pelo Profeta Muhammad SAWS há mais de 1441 anos.

O coronavírus está nos fazendo ficar em casa, vivendo uma vida simples e agradecermos ao Criador, por nos acordar para a realidade e por nos dar a oportunidade de pedir o perdão e a ajuda do Criador.

HÁ UMA GRANDE LIÇÃO PARA AQUELES QUE RACIOCINAM.
Fonte: Whatsap: Mensagem de um ex-deputado do Egito

SERENIZE SEU CORAÇÃO

"Não é frieza, é confiança. É reverência ao Poder do Criador".

Quando Ele "fala" , faço minha parte e me calo..."Inimigos externos" pra mim são sinais que devo deixar as lutas materiais de molho para dialogar mais tempo com os "inimigos internos" como o medo, o egoísmo, a desesperança, o apego, a raiva, os julgamentos severos... e outros tantos.

O tempo não é de procurar culpados, nem teimosias imaturas e pirracinhas infantis, e sim de confiar, faxinar por dentro, equilibrar...Os sinais estão muito claros, e para mim, o momento atual não foi tão imprevisto assim.

Tem um ditado popular que fala que "pelo andar da carruagem" , já se sabe o que vem dentro".E com a humanidade não é diferente. Do jeito que estamos nos distanciando do outro e de nós,a possibilidade de uma " balançada " já era prevista para muitos de nós.

E a hora do" balanço" chegou. Cabe a nós mantermos os cuidados, a obediência sensata, a calma e esperar passar. Porque vai passar. Ficar se debatendo é lutar na areia movediça.
Não é nada fácil ? Não , não é! Mas esse é o verdadeiro Empoderamento ( para mim).Poder sobre sua mente,seus sentimentos, sobre o que lhe cabe, e nada mais! Nós não temos controle de nada. E talvez seja isso que esteja apavorando mais o homem....talvez!

As lições estão sempre sendo disponibilizadas pelo Universo...só não aprende quem não sentar no banquinho da humildade , olhar pra dentro e reorganizar as gavetas da alma...

Não reclame tanto por ficar um tempinho em casa. Agradeça! Muitos não tem nem casa pra ficar ...tem coisas muito" piores "por aí!

(Texto de Luciene Rosa)

domingo, março 22, 2020

O que os Muçulmanos (os submissos à Vontade de Deus) podem alcançar na Era do Coronavírus?

Prezados Irmãos,

Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalam alaikum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade.

Alguém poderia argumentar que, entre coisas como enfatizar a compaixão, dar esmolas e atenção às necessidades dos pobres e incapacitados, o Islão pode oferecer um sentido especial do julgamento que estamos a enfrentar. Os bairros estão trancados, as fronteiras são fechadas e as escolas e os locais de trabalho são encerradas - essas são rupturas sísmicas à labuta usual da vida moderna que nos atingiu em cascata, de maneiras novas e profundas.

De repente, exposto diante de nós, está uma realidade com a qual temos sido tímidos demais para enfrentar: o modo como nós permitimos, passivamente, que as nossas vidas se tornem imersas e emaranhadas - ao ponto de dependência - numa ordem vasta e elaborada de instruções que diminuem a nossa humanidade. Abruptamente, apesar de nossa dependência infantil dessa ordem, somos instruídos a "ficar em casa" com as nossas famílias - e talvez mais detestadamente, com nós mesmos.

Enquanto muitos reagiram à imposição deste purgatório coletivo com angústia e apreensão, 'ficar em casa' é, de facto, uma enorme misericórdia.

Não sabemos por quanto tempo devemos suportar essa sentença - um mês, talvez três -, mas por um tempo, pelo menos, recebemos um "tempo de descanso" para retornar às nossas raízes e semear as planícies áridas de nossos cansados corações com as sementes da oração e da fé. Um tempo para retornar a Deus, contar as Suas bênçãos e valorizar, com pais e filhos, as medidas comuns de graça que compartilhamos. Al hamdulillah (Louvado seja Deus).

Um tempo para penitência e prostração, para dhikr (recordação) e invocação, e para agradecer.

Esse "tempo de descanso" é conhecido na nossa tradição como "khalwa" ou retiro espiritual. Foi praticado por nosso amado Profeta, paz e bênçãos sobre ele, que periodicamente se retirava da sociedade de Makkah (Meca) para retiro espiritual na caverna de Ḥirā, onde a primeira Revelação Alcorânica foi recebida.

O motivo da caverna aparece, novamente, em contexto semelhante na Surat al-Kahf (A Caverna), com os sete 'fityān' (jovens cavalheirescos): “Quando os jovens se refugiaram na caverna, disseram: ‘Ó Senhor nosso! Concede-nos uma misericórdia (especial) da Tua parte e prepara-nos a ter uma orientação recta acerca de nosso caso'.”(Alcorão, 18:10).

O simbolismo da caverna, que está alojado no ventre da terra, ainda é, de alguma forma, acessível (servindo como um refúgio conveniente para procurar retiro do mundo e permanecer próximo a ele) reflete o dualismo da vida espiritual, que tem sido descrito como a "interiorização do exterior".

Este Versículo Alcorânico tem dois conceitos, o retiro (khalwa) e a 'exteriorização do interior' (jalwa). O primeiro conota o retiro espiritual, onde pela oração e invocação interiorizamos e reconciliamos as impressões rebeldes do mundo sobre nós, reduzindo-as à unidade.

O segundo conota um florescimento subsequente do coração em paz com o seu Senhor, uma efusão externa de realidades interiores, iluminadas pelo Divino. Deus diz no Alcorão: "E distancia-te daqueles que tomam a sua religião por brincadeira e divertimento, e aos quais a vida mundana enganou". (6:70).

Desconectados da natureza como somos, o confinamento nos nossos lares vem como uma dispensação atual da caverna - alojada no meio do nosso contexto social, mas totalmente desconectada dela. Estamos em casa com as nossas famílias, nós mesmos e o nosso Senhor - um confinamento de morar com os dons da vida que Deus concedeu, enquanto desconectados das diversões das pessoas rebeldes e das distrações da vida moderna. Com sincera contemplação e oração, talvez a graça e o ser de Deus sejam revelados, mais uma vez, às nossas almas distraídas e auto-absorvidas.

Poderíamos dizer que é providencial, então, que o corona vírus tenha nos visitado este confinamento - este khalwa (retiro) - durante o mês sagrado de Rajab, o começo do nosso rejuvenescimento espiritual anual (até o mês sagrado do Ramadão) e um tempo em que as sementes da oração e devoção são semeadas na esperança de vendo-os florescer. Assim, talvez a nossa postura durante o tempo do corona vírus não deva ser de angústia e resignação, mas de alegria e esperança.

Que o nosso retiro seja um tempo de florescimento humano - de oração e contemplação, leitura e aprendizagem, reflexão e escrita, caridade e ação de esmolas, servindo aos pais, idosos e necessitados, ensinando e brincando com as crianças. E imerjamos de nosso confinamento - um mês, ou talvez três  com a luz de Deus firmemente empoleirada nos nossos corações. In cha Allah (se Deus quiser). 

Obrigado. Wassalam (Paz). - M. Yiossuf Adamgy

Diretor da Revista Islâmica Portuguesa AL FURQÁN