terça-feira, maio 26, 2009

A Etiqueta do Profeta (SAAS)

1. Quando o Profeta chegava à porta de alguém, não a encarava diretamente, mas olhava para o canto direito ou esquerdo, e dizia: “Assalamu alaikum, assalamu alaikum (Que a paz esteja contigo).” [Sahih, transmitido por Ahmad.]

2. Quando o Profeta (S) enviava um dos seus companheiros numa missão, dizia-lhe: “Leva-lhes as boas novas, e não amedrontes as pessoas; torna fáceis as coisas e não as tornes difíceis.” [Sahih, transmitido por Abu Dawud.]

3. “O Profeta (S) costumava aceitar presentes e recompensar aqueles que os davam.” [Al Bukhari.]

4. “O Profeta (S) costumava mudar os nomes de conotações indecentes.” [Sahih, transmitido por Al Tirmidhi.]

5. Quando o Profeta visitava uma pessoa doente, dizia-lhe: “Não te amofines; a enfermidade irá servir como purgadora dos teus pecados, pela vontade de Allah (inchá Allah).” [Al Bukhari.]

6. Sempre que o Profeta (S) queria beber, fazia-o em três intervalos respiratórios, e dizia: “Este proceder é mais saudável, mais refrescante, e mais saciável.” [Sahih, transmitido por Ibn Maja.]

7. “Quando o Profeta (S) caminhava, seus companheiros caminhavam na frente dele, deixando as costas dele para os anjos.” [Sahih, transmitido por Ibn Maja.]

8. “O Profeta (S) e as mulheres não se davam as mãos na hora de estas prestarem juramento de fidelidade (ou noutras horas).” [Hasan, transmitido por Ahmad.]

9. “O Profeta (S) costumava realizar tarefas como comer, beber, fazer ablução e vestir-se, usando a mão direita; usava-a também para dar e receber (algo). E usava a mão esquerda para outros fins.” [Sahih, transmitido por Ahmad.]

10. “Se o Profeta (S) pegasse um membro da sua domesticidade mentindo, afastava-se dele (ignorando-o), até que ele se arrependesse.” [Sahih, transmitido por Ahmad.]

11. Aicha (R) narrou: “Um homem pediu permissão para ver o Profeta (S) e este disse: ‘Deixa-o entrar; maldito seja o filho maligno do povo! ’ ou ‘Maldito seja o irmão maligno do povo! ’ Quando o homem entrou, o Profeta se dirigiu a ele num tom brando. Depois que o homem foi embora, eu disse para o Profeta: ‘Tu disseste o que disseste, e te dirigiste a ele num tom brando! ’ O Profeta disse: ‘O pior dos indivíduos, aos olhos de Allah, é aquele que as pessoas ignoram ou dele se afastam, por medo dos seus malfeitos. ’” [Al Bukhari na obra Kitab al Adáb.]1

Os eruditos interpretam a mudança de tom na voz do Profeta, entre quando o homem estava presente, e quando estava ausente, como um meio de ganhar o coração dele, para que o seu povo abraçasse o Islam.


-- “Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações.

Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Allah(SW) do universo. Que ALLAH (SW), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra. Principalmente às pessoas que nos precederam nesse trabalho e nos serviram como orientadores! Subhanna Allah!(Louvado Seja Allah(SW).

Pequena Explanação Sobre a Ifância de Mohammad (SAAS)

Assalamu Alaikum Ua Rahmatu’LLAH Ua Baraketuhu. ( Que a paz, a benção e a misericórdia de Allah esteja convosco).

Louvado seja ALLAH, Senhor do Universo. A ELE agradecemos, a ELE imploramos ajuda e solicitamos orientação. Testemunho que não há divindade a não ser ALLAH, Único e sem associados. E testemunho que Mohammad é Seu servo e mensageiro, que a paz e benção de ALLAH estejam com ele com seus familiares e companheiros.

Diz ALLAH O Altíssimo na surat An Nissaá: “64 - Jamais enviaríamos um mensageiro que não devesse ser obedecido, com a anuência de ALLAH. Se, quando se condenaram, tivessem recorrido a ti e houvessem implorado o perdão de ALLAH, e o Mensageiro tivesse pedido perdão por eles, encontrariam ALLAH, Remissório, Misericordiosíssimo.”

Caros irmãos e irmãs, vamos falar um pouco sobre a abençoada infância do Profeta Mohammad (s). ALLAH desejou que o profeta Mohammad (s) nascesse órfão de pai; e isto ocorreu para que Mohammad (s) sempre buscasse o auxilio e socorro do Criador O Altíssimo ao invés de seu pai. E por isso que mais tarde, durante a revelação da mensagem, na fase mais difícil e triste de sua vida foi revelada a surata :

"ADH DHUHA"
1. Pelas horas da manhã,
2. E pela noite, quando é serena,
3. Que o teu Senhor não te abandonou, nem te odiou.
4. E sem dúvida que a outra vida será melhor, para ti, do que a presente.
5. Logo o teu Senhor te agraciará, de um modo que te satisfaça.
6. Porventura, não te encontrou órgão e te amparou?
7. Não te encontrou extraviado e te encaminhou?
8. Não te achou necessitado e te enriqueceu?
9. Portanto, não maltrates o órfão,
10. Nem tampouco repudies o mendigo,
11. Mas divulga a mercê do teu Senhor, em teu discurso.

O Profeta Mohammad (s) foi amamentado nos primeiros dias de sua vida pela sua mãe (Amina), no entanto era costume daquele povo, como sinal de luxo da nobreza entregar o filho para uma senhora de alguma tribo distante de Meca para ser amamentado de forma permanente até o desmame final. O objetivo disto era, porque os coraixitas amavam a sua língua. Não era reconhecido como líder a pessoa que não fosse eloqüente na língua. Por isso, preocupavam em melhorar a sua língua logo durante a infância, mas isso não era possível na cidade, não só por causa dos estrangeiros que se deslocavam sempre para lá em negócios, como também por causa dos escravos não árabes que lá viviam, e as crianças residentes na cidade misturavam-se com eles. Dessa forma, era impossível melhorar a sua língua. Por isso os coraixitas escolheram certas tribos, cuja língua fosse eloqüente, para que as mulheres dessas tribos viessem a Macca buscar as crianças coraixitas a fim de viver com elas nas aldeias.

Aí, eram amamentadas por elas, aperfeiçoavam sua língua e viviam num ambiente impoluto. A questão não era só posta no caso da língua, mas também no caso da saúde. E Mohamad diria mais tarde aos seus companheiros numa narrativa: “Eu sou o mais influente entre vós, porque sou um dos coraixitas e porque foi nutrido em Banú Saád Bin Bakr”. Portanto a mãe de Mohamad (Amina) estava a espera da vinda das mulheres da tribo Banu Saad, a fim de entregar a alguma delas o seu filho. Quando elas chegaram, Mohamad, por ser órfão, não lhes traiu muito, porque elas esperavam sempre serem bem pagas pelos pais das crianças e ninguém aceitou Mohamad.

Uma delas, era a Halima Bint Abu Zuaib (de Banu Saad) que também recusou levar Mohamad. A Halima, por estar em circunstancias de pobreza a ser magra, mãe nenhuma quis dar seu filho para a amamentação, pois pensavam: Como é que ela poderia amamentar uma criança, se ela própria precisava de leite? Assim Halima ficou sem criança e Mohamad, o órfão, sem ama.

Então quando todas as mulheres da tribo (Banu Saad) estavam para regressar para as suas casas, Halima disse ao seu marido: “Haris, por Deus! Eu detesto ir embora com as minhas companheiras sem levar sequer uma criança para amamentar. Eu irei outra vez conversar com a mãe daquele órfão e aceita-lo”. O seu marido respondeu: “Se tu o levares não haverá censura de minha parte; talvez Deus nos abençoe por tu o levares conosco para o deserto”.

A própria Halima relatou que desde que ela aceitara Mohamad para amamentá-lo, eles começaram a ter chuva de bênçãos de todo o tipo, o seu gado cresceu mais forte e multiplicou-se e tudo a sua volta prosperou. Desta forma Mohamad foi amamentado dois anos completos por Halima e durante este período ela notou varias coisas milagrosas de Mohamad.

O ar puro do deserto e uma vida aberta fez bem a ele, desenvolvendo-o com saúde. Passados dois anos, ocasião de desmamar, Halima levou Mohamad para Macca, para entregá-lo a sua mãe. Mas devido a uma epidemia em Macca, a mãe dele (Amina) ordenou para que Halima voltasse a levá-lo para o deserto. Ela assim o fez como muito prazer, pois ela seu marido e seus filhos amavam muito Mohammad. Levou-o de novo para o deserto, onde permaneceu mais dois anos livre da poluição física e moral da cidade.

Já passavam pouco mais de quatro anos que Mohamad vivia com Halima.
Num certo dia estavam todas as crianças a brincar, quando viram que dois homens muito bonitos, com roupa branca e limpa, aproximaram-se e levaram Mohamad para um lado. Ao verem isso, as outras crianças assustaram-se e fugiram para casa onde narraram o evento aos pais e logo Halima e seu marido Haris correram para o local. Quando lá chegaram viram que Mohamad estava sozinho e sorrindo, mas havia uma luz no seu rosto. E perguntaram-lhe o que havia ocorrido e quem eram aqueles homens. Mohamad respondeu com tom inocente, contando toda a historia:

“Eram dois homens vestidos de branco, que me deitaram no chão e a seguir cortaram-me ate aqui (mostrando o peito), e depois me tiraram uma coisa que eu não sei o que é”. Existem narrações nos livros de que, nessa altura, vieram dois anjos na forma humana, e um deles (Gabriel) abriu o coração de Mohamad, tirou dele o centro de maldades e tornou a fechá-lo. Halima e seu marido Haris decidiram levar a criança e entregar a mãe em Meca.
Malik Bin Saasaa narra que na noite em que ocorreu o Miraj, o Profeta estava nas proximidades do poço de Zamzam descansando. Era uma noite calma, ele estava quase a adormecer quando viu o Anjo Gabril com outros Anjos aparecerem, levaram-no para junto do poço de Zamzam, abriram seu peito, tiraram seu coração e lavaram-no com água de Zamzam. Em seguida encheram o seu peito de fé e de luz e depois o fecharam.

Diz ALLAH na surat Ax Xarah
1. Acaso, não confortamos o teu peito,
2. E aliviamos o teu fardo,
3. Que feria as tuas costas,
4. E enaltecemos a tua reputação?
5. Em verdade, com a adversidade está a facilidade!
6. Certamente, com a adversidade está a facilidade!
7. Assim, pois, quando estiveres livre (dos teus afazeres), continua a prédica,
8. E volta para o teu Senhor (toda) a atenção.

Abdul Muttalib tomou seu neto sob sua proteção e tornou no centro sua atenção. Na altura, o avô era chefe de Macca.
Mas a satisfação não durou muito. Amina já tinha saudades da sua família em Madina e quis levar o filho para apresentar aos tios e tias maternos. Para isso levou-o com a sua serva Umm Aiman (a serva deixada pelo pai de Mohamad, Abdallah).
Quando chegaram, Amina mostrou Mohamad a casa onde seu pai morreu e o lugar onde foi sepultado.

Depois de permanecerem um mês em Madina, Amina adoeceu e no caminho de volta para Meca antes de falecer pediu para seu filho se tornar um homem honrado desta forma Mohammad despediu-se de sua mãe. Amina foi sepultada num local Chamado Al Abwa’a entre Medina e Meca. E assim ALLAH começou a pôr em prova esta criança órfã antes mesmo de completar 7 anos de idade. Mohamad, agora, ficou só com Umm Aiman, a serva, que o levou a Macca para entregá-lo ao seu avô Abdul Muttalib. Durante o regresso Um Aiman chorava muito por tristeza e pena daquele menino que agora estava sob seus cuidados. Mohammad ao perceber seu sofrimento disse-lhe: Ó Um Aiman Você é agora a minha mãe. Seu avô Abdul Muttalib encontra-se muito velho e fraco. O avô cuidou do neto apenas dois anos e depois faleceu. E desta vez quem assumiu a guarda de Mohammad foi seu Tio Abu Talib. E assim foi a infância do ultimo dos mensageiros de ALLAH (s).

Caros irmãos e irmãs, mesmo com tantas dificuldades e sofrimentos, O Profeta Mohammad perseverou e lutou com coragem porque confiava em ALLAH e finalmente teve o sucesso.
Que ALLAH nos abençoe com o conhecimento da Sirah Annabawuiah “Vida do Profeta” e com o conhecimento de Seu Livro Sagrado O Alcorão.

UA SALAMU ALAIKUM !!! - “Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24


BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações.

Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Allah(SW) do universo. Que ALLAH (SW), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra. Principalmente às pessoas que nos precederam nesse trabalho e nos serviram como orientadores! Subhanna Allah!(Louvado Seja Allah(SW).