segunda-feira, julho 06, 2009

O DIA DA RESSURREIÇÃO - SEGUNDA PARTE

O Toque da Trombeta

As Sur em árabe é o nome dado à trombeta feita de um chifre. O Profeta SAAS foi questionado a respeito disso e ele explicou que é o que é entendido no idioma árabe.
Abdullah Ibn ‘Amru Ibn Al ‘As disse: “Um beduíno se aproximou do Profeta SAAS e lhe disse:

O que é a trombeta?’

E o Profeta SAAS disse: ‘é um chifre pelo qual se assopra’.(At Tirmidhi – Hadith com isnad Sahih).

Como sabemos, chegará o dia em que Allah SWT destruirá todos os seres vivos existentes exceto aqueles que Ele queira manter. Quando chegar esse dia a trombeta será tocada e este toque acabará com toda a vida nos céus e na terra. Allah SWT disse:

“E a trombeta soará; e aqueles que estão nos céus e na terra expirarão com exceção daqueles que Allah queira (conservar). Logo, soará pela segunda vez e, ei-los ressuscitados, pasmados!” 39:68.

Este toque da trombeta será devastador e aniquilante. Allah SWT nos disse também:
“Não esperam nada, a não ser um estrondo que os fulmine enquanto estão disputando.” 36:48-49.

O Mensageiro de Allah SAAS nos falou sobre a rapidez com a qual serão aniquilados os seres humanos quando chegar a hora. Ele disse:

“A Hora chegará e 2 homens que irão estender sua tela não poderão nem comercializa-la nem recolhe-la. Quando chegar a Hora haverá um homem que terá acabado de ordenhar sua camela e não poderá levar o leite até a boca para bebe-lo. Quando chegar a hora haverá alguém que terá preparado água para os seus animais e não poderá faze-los beber. Quando chegar a Hora haverá quem levantou a comida até a boca e não poderá come-la.” (Sahih Bukhari)

Quem tocará a trombeta?

Há consenso dos sábios com relação a isso. Quem tocará a trombeta será o Anjo Israfil. O Mensageiro de Allah nos informou que este anjo está sempre pronto para tocar a trombeta desde que Allah SWT o criou. O Profeta SAAS disse: “Desde que foi nomeado o encarregado de tocar a trombeta, este sempre mantém a vista em direção ao Trono, temendo que lhe seja dado a ordem enquanto ele pisca os olhos. Seus olhos são como dois astros brilhantes.” (Al Hakim – Isnad Sahih).

Nessa época que estamos, tão próxima a Hora, Israfil está cada vez mais disposto e preparado para soprar a trombeta. Abu Sai’d al Khudri narrou que o Mensageiro de Allah SAAS disse:

“Como posso deleitar-me? Se o encarregado da trombeta já levou-a até os lábios! E já inclinou a sua frente! E aguçou seu ouvido, esperando que lhe seja ordenado assoprar?” Os muçulmanos disseram: “Oh Mensageiro de Allah e o que devemos dizer?” Ele disse: “Digam: Hasbuna Allah wa ne’ma al wakil, tawakalna ‘ala Allah rabbuna (Allah nos Basta e que excelente guardião Ele é, nos encomendamos a Allah, nosso Senhor)” (At Tirmidhi –Isnad Sahih)

O dia em que tocará a trombeta

A informação que o Profeta SAAS nos passou é que a Hora chegará numa sexta-feira. Segundo um relato de Abu Huraira o Profeta SAAS disse: “O melhor dia em que saiu o sol é a sexta-feira, nela Adão AS foi criado, nela foi introduzido no Paraíso e nela ele foi tirado do Paraíso, e a Hora não chegará senão em uma sexta-feira.” (Muslim). No relato de Anas o Profeta SAAS disse: “Foram-me mostrados todos os dias e foi-me mostrado a sexta-feira. Ela tem a aparência de um espelho branco com um ponto negro no centro. Eu disse: “O que é este ponto?”Alguém disse: “A Hora”. (Isnad Sahih).

Em outra narração de Abu Huraira ainda temos: “O Mensageiro de Allah SAAS disse: ‘O melhor dia em que o sol já saiu foi na sexta-feira. Nela Adão foi criado, nela ele desceu, nela ele foi perdoado e nela morreu. E nela será a Hora, e não há nenhum animal que não esteja temeroso na sexta-feira desde que amanhece até a saída do sol, preocupado com a Hora, exceto os homens e os gênios.” (At Tirmidhi- Hadith Hasan Sahih)

Quantas vezes será tocará a Trombeta?

Aparentemente Israfil tocará a trombeta 2 vezes. Na primeira vez causará a destruição e na segunda causará a ressurreição. Allah SWT disse no Quran:

“E a trombeta soará; e aqueles que estão nos céus e na terra expirarão, com exceção daqueles que Allah queira (conservar). Logo, soará pela segunda vez e, ei-los ressuscitados, pasmados!” 39:68.

O Quran denomina o primeiro toque da trombeta como Rajifah e o segundo como Radifah. Allah SWT disse:

“No dia em que tudo o que poderá se comover, estará em comoção, E em que acontecerá, pela segunda vez (a comoção)” 79:6-7.

Alguns sábios afirmam que serão 3 toques da trombeta, que o primeiro toque seria o toque aterrorizante, o segundo toque seria o toque a aniquilação e o terceiro o da ressurreição. E Allahu ‘Alam.

A Ressurreição (Al Ba’ath)

Al Ba’ath é um termo que faz referência à restauração dos corpos e a ressurreição dos servos perante Allah no Dia da Ressurreição.

Allah SWT nos informou acerca do impressionante cenário da ressurreição dizendo no Quran:
“E a trombeta será soada, e ei-los que sairão dos seus sepulcros e se apressarão para o seu Senhor.” 36:51.

Alguns ahadith no Sahih Muslim nos informam que antes do segundo toque da trombeta descerá uma chuva do céu que fará brotar os corpos das criaturas. Então o surgimento dos corpos da terra depois que Allah fizer descer a chuva que os faz brotar é como o surgimento das plantas depois que cai a chuva. Por isso Allah SWT freqüentemente no Quran faz comparações entre a ressurreição e a vivificação da terra depois da chuva. Allah SWT diz:

“Ele é Quem envia os ventos alvissareiros, por Sua misericórdia, portadores de densas nuvens, que impulsiona até uma comarca árida e delas faz descer a água, mediante a qual produzimos toda a classe de frutos. Do mesmo modo ressuscitamos os mortos, para que mediteis” 7:57

Nós sabemos que as plantas se formam de pequenas sementes que são colocadas na terra. Com a descida da chuva a vida entra nelas e elas lançam suas raízes dentro da terra e seus ramos para o céu, tendo assim uma planta completa. Os corpos dos humanos se formarão no dia da Ressurreição de um pequeno osso e crescerão como as plantas quando chegar a chuva. Esse osso é um osso chamado Cóccix que é um osso que fica na base da coluna vertebral. Abu Huraira narrou que o mensageiro de Allah SAAS disse: “Entre ambos toques da trombeta haverão 40; logo descerá água do céu e surgirão como brotam as plantas. Todo corpo humano será restos desfeitos, exceto um osso: o Cóccix , dele Allah regenerará as criaturas no Dia da Ressurreição”. (Bukhari e Muslim)

Em outra narração temos: “O mensageiro de Allah disse: ‘A terra consumirá completamente o homem exceto seu cóccix , dele foi criado e dele será regenerado.” (Muslim).

A titulo de observação, vale ressaltar que os corpos dos profetas não se corrompem nem são consumidos pela terra como os demais. O Profeta SAAS disse: “Allah proibiu a terra de consumir os corpos dos Profetas” (Abu Daud).

O corpo das pessoas serão regenerados com algumas diferenças. Entre as diferenças está a de que as pessoas não morrerão mais, independentemente do que lhe ocorrer. Allah SWT disse:

“A morte o espreitará por todas as partes, mas ele não morrerá, e terá pela frente um severíssimo castigo!” 14:17

Outra diferença que podemos apontar é a de que os humanos poderão ver o que não viam antes, pois poderá ver os anjos e gênios.

Todas as criaturas serão reunidas em um local Allah SWT denominou o Dia da Ressurreição também como o Dia da Reunião. O poder de Allah abarca todas as criaturas, para a Allah nada é impossível. Allah pode aniquilar suas criaturas e faze-las surgir novamente, mesmo que tenham perecido no vazio do espaço, ou nas profundidades da terra, ou se foram devorados por aves de rapina ou pelos peixes no mar, ou tenham sido enterrados na terra, todos esses casos para Allah são iguais. Allah SWT disse:

“Empenhai-vos na prática das boas Ações, porquanto, onde quer que vos acheis, Allah vos fará comparecer, a todos, perante Ele, porque Allah é Onipotente.” 2:148
Allah não se esquece de nenhuma criatura, Allah, O Criador conhece muito bem suas criaturas. Allah SWT disse:

“Sabei que tudo quanto existe nos céus e na terra comparecerá, como servo, ante o Misericordioso. Ele já os destacou e os enumerou com exatidão.Cada um deles comparecerá, solitário, ante Ele, no Dia da Ressurreição.” 19:93-95

Até mesmo os animais serão congregados. Allah SWT disse

“Não existem seres alguns que andem sobre a terra, nem aves que voem, que não constituam nações semelhantes a vós. Nada omitimos no Livro; então, serão congregados ante seu Senhor” 6:38.

Abu Huraira disse: “Allah reunirá todas as criaturas no Dia da Ressurreição. As bestas, as aves, os animais terrestres, todos. E a justiça de Allah chega ao extremo de acertar contas entre uma ovelha chifrada contra aquela que lhe atacou. Logo dirá: ‘Seja terra! ’. Por isso Allah nos menciona as palavras dos Kuffar no Quran: “Sabei que vos temos advertido do castigo iminente, o dia em que o homem verá as obras das suas mãos, e o incrédulo dirá: Oxalá me tivesse convertido em pó!”(78:40) e outros versículos similares.

Como as pessoas serão reunidas?

Ibn Abbas narrou que o profeta SAAS disse: “Certamente vocês serão reunidos desnudos, descalços e incircuncisos” E logo recitou o versículo: “Será o dia em que enrolaremos o céu como um rolo de pergaminho. Do mesmo modo que originamos a criação, reproduzi-la-emos. É porque é uma promessa que fazemos, e certamente a cumpriremos.” (21:104) . Quando Aisha ouviu as palavras do Profeta disse: “Oh Mensageiro de Allah! Homens e mulheres juntos? Olhando uns para os outros?” O Mensageiro de Allah SAAS disse: “Aisha o assunto será muito grave para que estejam uns olhando para os outros.” (Bukhari e Muslim)

Logo as pessoas serão vestidas, os benfeitores com roupas dignas e os malfeitores com roupas asquerosas. A primeira pessoa a ser vestida no dia da Ressurreição será o Profeta Ibrahim AS. Ibn Abbas relatou que o Mensageiro de Allah SAAS disse: “Certamente a primeira das criaturas a ser vestida no Dia da Ressurreição será Ibrahim, Al Khalil”.
A terra onde as pessoas serão reunidas

Allah SWT disse:

“No dia em que a terra for trocada por outra (coisa) que não seja terra, como também os céus, quando os homens comparecerem ante Allah, Único, Irresistível” 14:48
O Mensageiro de Allah SAAS nos informou sobre as características dessa terra onde seremos reunidos. Sahl Ibn Sa’ad disse: “Ouvi o Mensageiro de Allah SAAS dizer: “ Na ressurreição a humanidade será reunida em uma terra esbranquiçada como um pão de Naqi (farinha de trigo sem impurezas).” (Bukhari e Muslim)

Os Horrores do Dia da Ressurreição

O Dia da Ressurreição será um dia de horrores extremos, os humanos jamais verão um dia igual.

Vejamos agora as evidencias disso:

1) Allah descreveu esse dia como um dia muito importante. Basta que nosso Senhor o descreva como importante para ser muito mais importante do que possamos imaginar e mais grave do
que possamos pensar. Allah SWT disse:

“Porventura, não consideram que serão ressuscitados, Para o Dia terrível? Dia em que os seres comparecerão perante o Senhor do Universo?” 83:4-6

Em outros versículos Allah o descreve como um dia pesado, nefasto e insuportável.

“Em verdade, (quanto aos outros) preferem a efêmera vida terrena e tentam afastar a lembrança de um dia (que será) pesado.” 76:27

“Esse dia será um dia nefasto, Insuportável para os incrédulos.” 74:9-10

2) O terror e o medo dominarão os humanos nesse dia. A mãe que amamenta e se sacrificaria pelo seu filho nesse dia o rejeitará e a grávida nesse dia abortará. As pessoas estarão como embriagadas que perderam a razão. Allah SWT disse:

“Ó humanos, temei a vosso Senhor, porque a convulsão da Hora será logo terrível. No dia em que a presenciardes, cada nutriente esquecerá o filho que amamenta; toda a gestante abortará; tu verás os homens como ébrios, embora não o estejam, porque o castigo de Allah será severíssimo” 22:1-2

Pelo extremo terror daquele Dia os olhos dos opressores estarão tensos sem piscar ou olhar para a direita ou esquerda pelos seus horrores. E pelo extremo temor, os corações estarão como vazios de todo raciocínio ou sentido. Allah SWT disse:

“E não creiais que Allah está desatento a tudo quanto cometem os iníquos. Ele somente os tolera, até ao dia em que seus olhos ficarão atônitos, Correndo a toda a brida, com as cabeças hirtas, com os olhares inexpressivos e os corações vazios.” 14:42-43

Pelo extremo terror, os corações dos injustos subirão até suas gargantas. Allah SWT disse:

“Admoesta-os com o dia iminente quando, angustiados, os corações lhes subirão às gargantas.Os iníquos não terão amigos íntimos, nem intercessores que possam obedecer.” 40:18

Em outros versículos Allah SWT nos diz:

“Nesse dia, os corações baterão agitados, Enquanto os olhares estarão humildes.” 79:8-9

Para ter uma idéia basta-nos saber que o bebê que não tem pecado algum verá seu cabelo se embranquecer de tanto horror que verá nesse dia. Allah SWT disse:

“Se não crerdes, como, então, vos precavereis, no dia em que envelhecerão as crianças. E o céu se fenderá? Sabei que a Sua promessa se cumprirá!” 73:17-18

3) Os laços consangüíneos se romperão no dia da ressurreição, Allah SWT disse:
“Porém, quando for soada a trombeta, nesse dia não haverá mais linhagem entre eles, nem se consultarão entre si.” 23:101.

Nesse dia cada pessoa se preocupará por si mesma e não se interessará pelos outros, nem pelas pessoas mais queridas para ele. Allah SWT disse:

“Porém, quando retumbar o toque ensurdecedor, Nesse dia, o homem fugirá do seu irmão, Da sua mãe e do seu pai, Da sua esposa e dos seus filhos.Nesse dia, a cada qual bastará a preocupação consigo mesmo.” 80:33-37

4) Os incrédulos estarão dispostos a entregar qualquer coisa para se livrarem do castigo, de possuir tudo que há na terra e oferecer para se libertar do castigo. Allah SWT disse:

“Se todo o ser iníquo possuísse tudo quanto existe na terra, tudo daria para a sua redenção.

Sentirão o arrependimento quando virem o castigo. Então serão julgados eqüitativamente e não serão injustiçados.” 10:54

“Aqueles que atendem ao chamado do seu Senhor obterão o bem; e aqueles que não atendem, ainda que possuíssem tudo quanto existe na terra, ou outro tanto, tentariam (em troca do que possuem) redimir-se com ele. Estes terão pior cômputo e sua morada será o inferno. Que funesta morada!” 13:18

“Os incrédulos que morrerem na incredulidade jamais serão redimidos, ainda que ofereçam, em resgate, todo o ouro que possa caber na terra. Estes sofrerão um doloroso castigo e não terão socorredores.” 3:91

Num hadith sahih bukhari, Anas ibn Malik relatou que o Profeta SAAS disse: “Será trazido o kafir no Dia da Ressurreição e lhe será dito: ‘Se tivesses bens a ponto de encher a terra de ouro oferecerias para se salvar? ’ O kafir dirá: ‘Sim’ e lhe será dito: ‘Eu havia lhe pedido muito menos do que isso’!”

A situação do kafir chegará ao extremo de ele desejar entregar as pessoas mais queridas para ele ao fogo para se livrar:

“Ainda que sejam colocados um perante o outro. Nesse dia, o pecador quererá redimir-se do castigo, com o sacrifício dos seus filhos, Da sua esposa, do seu irmão, Dos seus parentes, que o amparavam, E de tudo quanto existe na terra, como se isso, então, pudesse libertá-lo (do castigo). Qual! (Este) é o fogo infernal” 70:11-15

5) A outra evidencia é a gravidade de tal dia quanto à sua duração. Allah SWT disse:

“Até Ele ascenderão os anjos com o Espírito (o anjo Gabriel) em um dia cuja duração será de cinqüenta mil anos. Persevera, pois (ó Mensageiro), dignamente! Em verdade, eles o vêem muito remoto, Ao passo que Nós o vemos iminentes” (70:4-7).

Será tão larga a duração que as pessoas pensarão que não ficaram na vida mundana mais do que

Uma hora Allah disse:

“Recorda-lhes o dia em que Ele os congregará, como se não houvessem permanecido no mundo mais do que uma hora do dia; reconhecer-se-ão entre si. Então, aqueles que tiverem negado o comparecimento ante Allah, serão desventurados e jamais serão encaminhados” 10:45

E disse:

“No dia em que a virem, parecer-lhes-á não terem permanecido no mundo mais do que um entardecer ou um amanhecer da mesma.” 79:46.

“E no dia em que chegar a Hora, os pecadores jurarão que não permaneceram nos sepulcros mais do que uma hora. Como se equivocarão!” 30:55.

Outra evidência de como se considerará curta a vida terrena quando se estiver na outra vida está nas palavras de Allahu Ta’ala:

“Dirá: Quantos anos haveis permanecido na terra? Responderão: Permanecemos um dia ou uma parte de um dia. Interrogai, pois, os encarregados dos cômputos. Dirá: Não permanecestes senão muito pouco; se vós soubésseis!” 23:112-114.

Alguns dos horrores do Dia do Juízo.

O Quran nos fala acerca dos terrores desse dia. Os mais terríveis desses horrores será a destruição completa do cosmos que afetará a terra, o sol, as estrelas e a lua. Nosso Senhor nos informa que a terra se sacudirá e será convertida em pó; as montanhas serão lançadas ao vazio e sairão voando; os mares entrarão em fervente ebulição; o céu será sacudido; o sol será enrolado e desaparecerá; a lua se eclipsará e as estrelas cairão e sua luz se extinguirá. O Universo inteiro se colapsará. Vejamos em detalhes essas situações:

1)A tomada da terra e o enrolamento dos céus:

Allah SWT disse:

“E eles não aquilatam Allah como deveriam! No Dia da Ressurreição, a terra, integralmente, caberá na concavidade de Sua Mão, e os céus estarão envolvidos pela Sua mão direita.

Glorificado e exaltado seja de tudo quanto Lhe associam!” 39:67

E também disse:

“Será o dia em que enrolaremos o céu como um rolo de pergaminho. Do mesmo modo que originamos a criação, reproduzi-la-emos. É porque é uma promessa que fazemos, e certamente a cumpriremos” 21:104.

Abu Huraira narrou que o Mensageiro de Allah disse: “Allah segurará a terra no dia da ressurreição e dobrará o céu com Sua destra. Logo dirá: “Eu sou o Soberano! Onde estão os soberanos da terra?” (Bukhari e Muslim)

2) A destruição da Terra e o lançamento das montanhas

Allah SWT nos disse que quando houver o toque da Trombeta, nossa terra tão estável e suas montanhas tão firmes e pesadas serão pulverizadas de uma só vez. Allah disse:

“Porém, quando soar um só toque da trombeta, E a terra e as montanhas forem desintegradas e trituradas de um só golpe, Nesse dia, acontecerá o evento inevitável. E o céu se fenderá, e estará frágil” 69:13-16.

“Qual! Quando a terra for triturada fortemente” 89:21.

“Será o dia em que haverão de tremer a terra e as montanhas, e haverão de se converter, as montanhas, em dunas dispersas.” 73:14

Ou seja, areia tão fina que caem quando é tomado um punhado, depois de haverem sido tão duras as pedras.

Em outros versículos Allah compara as montanhas com a lã

“E as montanhas, desintegradas, tal qual (flocos de) lã (tingida)” 70:9.

“E as montanhas como lã cardada!” 101:5.

Allah SWT disse também:

“E perguntar-te-ão acerca das montanhas. Dize-lhes: Meu Senhor as desintegrará, E as deixará como um plano e estéril, Em que não verás saliências, nem reentrâncias.” 20:105-107

3) A ebulição dos mares

Os mares que cobrem maior extensão da nossa terra alojam uma infinidade de espécies vivas e em suas águas vão e vêm barcos e navios, entrará em ebulição no Dia da Ressurreição. Hoje nós conhecemos o terrível efeito devastador da explosão de pequenos átomos muito menores do que uma molécula de água. Então imaginem: Como será o efeito da explosão de todas as moléculas de
água dos mares?

Allah SWT disse:

“Quando os oceanos forem despejados” 82:3

“Quando os mares transbordarem” 81:6

4) O enrolamento do Sol, o eclipse da Lua e a queda das estrelas.

mesmo sol que vemos todas as manhãs e que nos enche de luz e de energia indispensável para a nossa vida e de todos os seres vivos da terra será enrolado e colapsará perdendo sua luz.

Allah disse:

“Quando o sol for enrolado” 81:1.

Enquanto a lua que cada mês vemos nascer e crescer até se converter na brilhante lua cheia será fendida e perderá seu brilho. Allah disse:

“(Responde-lhes): Quando vos forem deslumbradas as vistas, E se eclipsar a lua” 75:7-8.

As estrelas que iluminam as noites também colapsarão e se perderão. Allah disse:

“Quando os planetas se dispersarem” 82:2

“Quando as estrelas forem extintas” 81:2

Vejamos outros versículos

“Quando o inferno for aceso, E quando o jardim for aproximado, Então, saberá , cada alma, o que está apresentando.” (81:12-14).

“Saberá cada alma o que fez e o que deixou de fazer” 82:5.

“Quando as almas forem reunidas” 81:7.

Segundo os exegetas do Quran esse último versículo significa que cada homem será reunido com seus irmãos de fé, os judeus com os judeus, os cristãos com os cristãos e assim todos aqueles que adoravam outros ao invés de Allah tb serão agrupados, bem como os hipócritas com os hipócritas e os crentes serão agrupados com os crentes.

Para encerrar nossa aula de hoje vejamos a descrição feita deste Dia pelo autor de um livro chamado “A Imaginação e os Horrores” escrito por Al Hatrith al Muhasibi, e tentemos nos imaginar na situação em que estaremos nesse Dia tão aterrorizante.


“Quando completar a espera dos mortos, e os céus e a terra estejam sem seus ocupantes vivos, quando nenhum ouvido possa ouvir e nenhum olho possa ver, quando ficar só o Altíssimo, O Compulsor como sempre esteve: Eterno, Único em toda Sua Grandeza e Gloria.

Logo teu espírito surpreendido pelo chamado de um pregoeiro que chamará a todas as criaturas a apresentarem-se perante Allah SWT com humildade e submissão. Imagine-se quando este chamado ressoar em teu ouvido e tua mente e entenderes que deverás se apresentar perante o Altíssimo, o Soberano.

Quando teu coração se sobressalte e teus cabelos se tornem brancos, porque será um só grito para você se apresentar perante o Glorioso, o Honrado, O Grandioso, o Soberano. E enquanto você se sobressalta pelo chamado, verás logo que a terra se abrirá perante ti e te levantarás cheio de terra dos pés a cabeça da terra do teu túmulo para ficar em pé. Estarás dirigindo tua vista ao pregoeiro e ao mesmo tempo estarão se revolvendo todas as criaturas numa grande confusão, sujos com a terra que os aprisionou por um longo tempo.

Imagine a situação que estarão todos em seu estremecimento e seu horror, tu e todos os demais. Imagine-se na tua desnudes, tua humilhação, tua solidão, tuas penas, tuas tristezas e tua preocupação entre toda a multidão de criaturas. Desnudos, descalços, silenciosos e reunidos com humilhação, com passividade, com medo e horror. Não ouvirás senão o som dos pássaros e a alargada voz do pregoeiro. Todas as criaturas se dirigirão até a voz e tu estarás entre eles, caminhando com humildade e submissão.

Quando chegares ao lugar de espera, verás todas as pessoas apertadas juntas, homens e gênios, desnudos e descalços. A soberania será tirada dos reis da terra ficando só a humilhação e a submissão. Os reis serão os mais humildes entre os reunidos e serão os de menor posição, depois de haver sido dominador e opressor com os servos de Allah em Sua terra.

Logo virão as bestas dos campos e dos montes, agachando a cabeça em submissão, porque é o Dia da Ressurreição. Depois de abandonar seu comportamento selvagem e orgulhosamente solitários virão submissas pelo Dia da Reunião, e sem haver cometido pecado ou falta alguma, imagine-as, pois, chegando submissas para este Grande Dia, o Dia da Ressurreição.

As feras virão, depois de terem sido ferozes e soberbas, cabisbaixas e submissas pelo Dia da Ressurreição. Virão até se colocarem atrás os seres humanos com submissão, passividade e sossego ante o Soberano, O Compulsor. E se apresentarão os shayatin (demônios), depois da sua soberbia e rebeldia, temerosos pela humilhação de ser apresentados perante Allah que os reuniu depois de muitas atribulações e distinções em suas formas, natureza e inimizade de uns contra os outros. A Ressurreição os reuniu e os humilhou.

Quando se completar o número de habitantes da terra- homens, gênios, demônios, animais selvagens, as feras, os gados e outras bestas- nesse momento as estrelas do céus cairão encima deles e o sol e a lua serão extinguidos. A terra obscurecerá porque sua luz foi extinta. Enquanto tu e as demais criaturas estejam de pé, o céu inferior, com toda a sua grandeza, girará sobre as cabeças de todos, e tu verás com teus próprios olhos essa terrível cena. Então o céu se dobrará, apesar de sua espessura ser a distância de 500 anos de viagem. E que terrível estrondo ocasionará em teus ouvidos ao dobrar-se! Logo o céu se partirá em pedaços pelos horrores do Dia da ressurreição e os anjos estarão de pé em seus extremos .

Imagine o horror quando o céu com toda a sua imensidade fique em pedaços! Teu Senhor o derreterá ate que pareça prata derretida com um pouco de amarelo pelo horror do Dia da Ressurreição. Allah, O Grande, o Majestoso, disse:

“(Será) quando o céu se fender e derreter; e se avermelhar como um ungüento.” 55:37
“Nesse dia, o céu estará como metal fundido, E as montanhas, desintegradas, tal qual (flocos de) lã (tingida)” 70:8-9.

Os anjos do céu inferior estarão a seus extremos e logo os verás descer e serem reunidos na terra para a rendição de contas. Os verás descer dos lados do céu, com seus corpos imensos, com sua elevada posição, com suas vozes potentes glorificando ao Soberano, o Altíssimo, Que os fez descer com sossego até a terra para a prestação de contas e o interrogatório perante Ele.

Imagine-os descendo das nuvens com suas grandiosas posições, com seus imensos corpos, suas potentes vozes e suas encerradas filas, todos sossegados com humildade por encontrarem-se com Allah SWT.

Que terror se apoderará de ti e das demais criaturas temendo que venham para arrebatá-los. As criaturas perguntarão aos anjos: “Entre vocês está nosso senhor” Os anjos se estremecerão em honra ao seu Amo ao ser perguntados se Ele é um deles e clamarão com suas vozes declarando muito mais do que as pessoas da terra imaginam: “Glorificado seja nosso Senhor! Ele não está entre nós, Ele virá.” E ficarão em seus lugares ao redor das demais criaturas com as cabeças inclinadas em humildade. Imagine-os cobrindo-se com suas asas e inclinando suas cabeças em humildade, apesar de seu grande tamanho, temerosos ante a presença de Seu Senhor. Assim será em cada um dos sete céus, com seus habitantes rodeando as criaturas viventes em filas e posições.

Quando os habitantes dos sete céus e das sete terras tiverem chegado, o calor do sol será magnificado em proporção de 10 anos e o sol será aproximado a uma distância de um arco ou dois arcos de suas cabeças. E não haverá sombra alguma para protegê-los, exceto a sombra do Trono do Senhor dos Mundos.

Alguns ficarão sobre a sombra do Trono e outros serão expostos ao calor do sol, estes sofrerão do calor do sol e se derreterão sofrendo extremos padecimentos pelo seu calor. Então todas as nações serão reunidas se apertando e se empurrando uns aos outros e com suas gargantas secas e arranhadas pela sede, e o calor do sol somado ao suor corporal e a temperatura quente dos demais seres humanos.

O suor sairá de seus corpos até que cubra a terra e seus corpos segundo a posição que tenham perante Allah, se são destinados ao paraíso ou ao inferno. A alguns o suor chegará até as canelas, outros até o joelho e a outros ate chegar aos lóbulos de suas orelhas. A alguns cobrirá quase que completamente, a outros de forma média e a outros menos.

Abdullah narrou que o Profeta SAAS disse: “Certamente o kafir terá suor até a boca, como uma renda, ao longo desse dia.” Ali disse: “Pela larga espera de pé até que diga : ‘Oh senhor libera-me disso, mesmo que seja me enviando ao fogo.’” Imagine-se com a tua alma cheia de temor e suor cobrindo-te e o terror que te invadirá. Sentirás teu peito apertado constrangido pelo temor, o suor e o horror, e as pessoas estarão esperando junto a ti o veredicto final: ao Paraíso ou ao Inferno.

Isso acontecerá até que chegues ao seu limite e a espera será larga sem que seja falado nem se veja os vossos assuntos. Que dirás, pois, se as pessoas ficarão de pé durante 50 000 anos sem comer nem beber até que as gargantas sequem de sede? Até que suas entranhas estejam ardendo pela fome. Quando crerem que não poderão agüentar nada mais falarão entre eles buscando o mais próximo aos seu Senhor para que interceda por eles e lhes libere desse sofrimento seja enviando-os ao Paraíso ou ao Inferno. Irão ate Adam , logo Nuh, a Ibrahim, Mussa, Issa.

E todos dirão: “Hoje nosso Senhor tem uma Ira como nunca teve antes nem terá depois.” Cada um deles mencionará a extrema Ira de Allah e dirá estar preocupado com seus próprios assuntos dizendo: “Minha alma, minha alma.” E cada um estará preocupado com seus próprios assuntos em vez de interceder perante seu Senhor, para poder salvar sua alma.

Imagine pois as vozes de todos os seres humanos juntos, cada um clamando pela sua própria alma, clamando: “Minha alma, minha alma.” Imagine-se clamando junto a eles pela sua alma preocupando-te com a tua salvação do castigo do teu Senhor .

Que dirias, pois, de ver os escolhidos por Allah, Adam, Ibrahim, Mussa, Issa com toda a proximidade e posição perante Allah SWT, clamando: “Minha alma, minha alma” por temor ao castigo de Allah? Como estarás tu em relação a eles, ocupando-te da salvação de tua alma e desse Dia, com teu temor e tua ansiedade? Quando os humanos perderem toda a esperança de intercessão se dirigirá ao Profeta Muhamad e lhe pedirão que interceda ante seu Senhor e ele responderá.

Colocar-se-á de pé perante seu Senhor e lhe pedirá permissão, e Ele concederá, e o profeta se lançara em prostração ante Ele e lhe serão revelados louvores e glorificações que Allah SWT merece. Tudo isso sucederá ante teus olhos e ouvidos até que teu Senhor responderá ao Profeta SAAS apressando a prestação de contas e o veredito final!

“BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad. Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações.

Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Senhor do universo. Que ALLAH (SW), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra. Principalmente às pessoas que nos precederam nesse trabalho e nos serviram como orientadores! Subhanna Allah!(Louvado Seja Allah(SW).
"Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele." 8:24

Salam Alaikum Ua Rahmatullah ua Barakatu

Fontes: Alcorão Sagrado – SUNNAH RASSULLO ALLAH