sábado, abril 30, 2011

DÚVIDAS? O ALCORÃO RESPONDE

Louvor é para Allah. Nós O exaltamos, imploramos Sua ajuda e rogamos pelo Seu perdão. Aquele a quem Allah orienta não se desviará, e aquele a quem Allah permite que se desvie ninguém poderá orientá-lo. Testemunho que não há outra divindade além de Allah, o Único, e que Ele não tem parceiros. E testemunho que Mohammad é Seu servo e mensageiro, que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele, com seus familiares e companheiros, e todos que seguirem seus passos até o Dia Derradeiro. Diz Allah em Seu Nobre Livro: Ó vós que credes! Temei a Allah como se deve temê-lO e não morrais se não como muçulmanos. A verdadeira palavra está no Alcorão. A melhor orientação é a do Profeta Mohammad (s). A pior coisa é A Inovação, e toda inovação é desorientação. E toda desorientação leva ao Inferno

É comum agente ver pessoas, principalmente as mal preparadas e intrigantes, falando horrores do islamismo sem o menor conhecimento teológico ou histórico.

Sabemos, que as trê religiões monoteístas, Judaísmo, Cristianismo e Islamismo são resultado do cumprimento das promessas de Allah SW para com líderes religiosos como Abraão, Moisés, Jesus e Mohammad (SAAS).

Vejam algumas semelhanças entre elas:

1) PROFESSAM UM ÚNICO DEUS CRIADOR:


2 - CONSIDERAM ABRAÃO COMO UM PATRIARCA:


3 - NÃO ADMITEM A IDOLATRIA:


4 - ACREDITAM NA RESSURREIÇÃO E JUÍZO FINAL: E


5 - ACREDITAM NA EXISTÊNCIA DOS ANJOS

Vejamos alguns pontos enigmáticos entre as três religiões, segundo o iluminado teólogo cristão Onir Francisco Damas:

JUDAÍSMO

• Tem a “TORÁ” (Pentateuco) como Livro Sagrado de regra de Fé e de Prática;

• Pratica o Jejum e a Oração como forma de Santificação e Arma contra o Mau;

• Tem a Circuncisão como a principal prática de identificação com a Religião (Gn 17: 9 a 14);

• Não considera JESUS como Profeta, e, sim como um Impostor, mas vai reconhecê-lo em breve (Ap 1: 7 );

• Tem a Cidade de Jerusalém como a sua Cidade Sagrada de Adoração a ALLAH (SUBHANA WATAALA) (João 4: 20);

• Tem sua origem em ABRAÃO, através de Isaque (Gn 20: 12), Jacó e Judá como Promessa de ALLAH (SUBHANA WATAALA) (Gênesis 12: 1 a 9 );

• Foi estabelecido pela vontade de ALLAH (SUBHANA WATAALA) através, principalmente, de Moisés (Êxodo 24: 1 a 11);

• Tem nos 12 filhos de Jacó, descendentes de Abraão, o Povo integrante de sua formação Religiosa;

ISLAMISMO

• Tem o ALCORÃO como Livro Sagrado de regra de Fé e de Prática

• Pratica o Jejum e a Oração como forma de Santificação e Arma contra o Mau

• Tem a Oração 5 (cinco ) vezes ao dia, voltado para Meca, como uma das principais práticas de identificação com a Religião;

• Considera JESUS como um Profeta e Mensageiro de ALLAH (SUBHANA WATAALA) e também o Messias, acreditam inclusive na sua 2ª volta e não faz distinção entre os demais Profetas e Mensageiros (Surata Al Bakara 285)” O Mensageiro crê no que foi revelado por seu Senhor e todos os fiéis crêem em Allah, em Seus anjos, em Seus Livros e em Seus mensageiros. Nós não fazemos distinção entre os Seus mensageiros.;

• Tem três cidades que são consideradas sagradas, Jerusalém, Meca e Medinah;

• Tem a circuncisão como ato de fé;

• Tem sua origem em ABRAÃO, como Promessa de ALLAH (SUBHANA WATAALA), através de ISMAEL (Gn 20: 13 e 18) e o Profeta MOHAMMAD (MAOMÉ);

• Foi estabelecido pela vontade de ALLAH (SUBHANA WATAALA) através, principalmente, do Profeta MOHAMMAD (MAOMÉ);

• Tem, principalmente, e inicialmente, da descendência de Abraão, nos l2 filhos de Ismael, o Povo integrante de sua formação Religiosa

CRISTIANISMO

• Tem a Bíblia (Velho Testamento e Novo Testamento) como Livro de regra de Fé e de Prática;

• Pratica o Jejum e a Oração como forma de Santificação e Arma contra o Mau;

• Tem o Batismo nas Águas (Marcos 16: 16) e a Santa Ceia (Marcos 14: 22 a 25) como práticas de identificação com a Religião;

• Considera JESUS como o maior Profeta, e o próprio ALLAH (SUBHANA WATAALA) encarnado, na 2ª Pessoa da Trindade, identificado também como o Filho de ALLAH (SUBHANA WATAALA), pelo Seu nascimento profético do ventre da Virgem Maria;

• Tem a Igreja de Cristo como o Lugar Sagrado de Adoração a ALLAH (SUBHANA WATAALA);

• Tem sua origem como promessa a Abraão, concretizada em JESUS (Gênesis 12: 3);

• Foi estabelecido pela vontade de ALLAH (SUBHANA WATAALA), através do Cordeiro (JESUS) que foi morto, profeticamente, Antes da Fundação do Mundo, conforme referências a seguir:

- 1ª Pedro 1: 20
- Apocalipse 13: 8

- João 17: 24

• Tem nos 12 Apóstolos de Jesus, descendentes de Abraão, a formação do Cristianismo;

FATOS RELEVANTES:

ALLAH (SUBHANA WATAALA) fez uma Aliança Perpétua com Abraão (Gênesis 17: 2);

ALLAH (SUBHANA WATAALA) diz que Abraão será pai de numerosas nações (Gênesis 17: 4 e 5)
ALLAH (SUBHANA WATAALA) diz que a descendência de Abraão herdaria a Benção da Aliança Divina (Gênesis 17: 7);

ALLAH (SUBHANA WATAALA) fez a Aliança com Abraão antes de Ismael nascer, logo, ALLAH (SUBHANA WATAALA) não poderia quebrar sua promessa, e, Ismael está incluído no contexto, porém, o Messias foi prometido a descendência de ISAQUE (Gênesis 17: 19 e 21 ; Gênesis 21: 12 );

ALLAH (SUBHANA WATAALA) prometeu a Abraão fazer de ISMAEL um grande Povo e uma grande Nação (Gênesis 17: 18 e 20; Gênesis 21: 13 e 18), logo, uma das características de uma Nação é sua Religião predominante, logo, os Árabes Ismaelitas através do Profeta MOHAMMAD (MAOMÉ) e o Islamismo não podem ser ignorados, sob pena de ignorar a Promessa de ALLAH (SUBHANA WATAALA) para Abraão e Ismael, em Gênesis 17: 20 e Gênesis 21: 13 a 21;

Segundo a Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia – Volume 3 – Página 387 – Editora Candeia – Subtítulo “ISMAELITAS” – “MOHAMMAD (MAOMÉ) dizia-se descendente de Ismael. Visto que, historicamente falando, os Árabes têm sido cuidadosos sobre suas genealogias, a exemplo dos Judeus, daí não haver dúvidas quanto a essa reivindicação. E a miscigenação entre várias Tribos, especialmente com os Joctanitas e os Queturaítas, faz-se correto chamarmos os Árabes de Ismaelitas”.

Frente evidências descritas acima podemos concluir, que o JUDAÍSMO e o ISLAMISMO estão ligados à pessoa do Patriarca ABRAÃO, através dos seus filhos Isaque e Ismael, que deram origem aos Povos Judeus e Árabes Ismaelitas, respectivamente;

Podemos observar também, um fato enigmático dessas 3 (TRÊS) Religiões: Judaísmo, Islamismo e Cristianismo terem em comum o mesmo número 12 (doze) de descendentes de ABRAÃO, conforme veremos em detalhes mais adiante, ligados às suas respectivas existências, e, com Profetas específicos: Moisés, MOHAMMAD (MAOMÉ) e Jesus Cristo;

O maior simbolismo sobrenatural envolvendo o JUDAÍSMO, ISLAMISMO e CRISTIANISMO está no mistério que envolve a morte de cada um de seus Líderes Profetas;

A morte e o destino do corpo de Moisés, MOHAMMAD (MAOMÉ) e Jesus Cristo possuem características de mistério;

Moisés morreu e o Judaísmo afirma que seu corpo foi sepultado por ALLAH (SUBHANA WATAALA), misteriosamente, dando a entender que foi transladado para o Céu; (Deuteronômio 34: 5 e 6 ) – nunca foi encontrado;

Detalhe enigmático do aparecimento de Moisés com Elias no Monte da Transfiguração (Lucas 9: 30), reforçam a hipótese de que Moisés foi TRANSLADADO, já que Elias foi Transladado conforme 2ª Reis 2: 11

MOHAMMAD (MAOMÉ) o Islamismo afirma a sua ascensão ao Céu ainda em vida (Surata A Viagem Noturna)” 1.Glorificado seja Aquele que, durante a noite, transportou o Seu servo, tirando-o da Sagrada Mesquita (em Makka) e levando-o à Mesquita de Alacsa (em Jerusalém), cujo recinto bendizemos, para mostrar-lhe alguns dos Nossos sinais. Sabei que Ele é Oniouvinte, o Onividente”, mas teve morte natural e está sepultado na Mesquita do Profeta na cidade de Medinah (Reino da Arábia Saudita).

Jesus Cristo morreu e ressuscitou e sua ascensão ao Céu está registrada em Lucas 24: 50 e 51 e Atos 1: 9.

CITAÇÕES E DIVERGÊNCIAS TEOLÓGICAS
Existem várias citações em comum na Bíblia e Alcorão, como exemplos: Adão e Eva; Noé; Moisés; Abraão; Davi; Jesus, Maria mãe de Jesus, entre outros;

Analisando as divergências literais entre a BÍBLIA e o ALCORÃO, em relação às muitas citações em comum, podemos afirmar que tudo está enigmaticamente e misteriosamente relacionado com o desentendimento de SARA e HAGAR e a “RIXA” entre ISMAEL e ISAQUE, conforme Gênesis 16: 1 a 14 e Gênesis 21: 19;

As divergências não invalidam o conteúdo Divino tanto da Bíblia como do Alcorão no objetivo a ser alcançado;

Os desencontros, tantos Teológicos como Políticos estão próximos da solução final com o retorno do Messias – Jesus Cristo, muito em breve;
O Alcorão reconhece a posse da terra de Canaã para Israel, incluindo Jerusalém, por lógica, conforme a 5ª Surata: 20 e 21; 17ª Surata: 104

5ª SURATA: 20 e 21 – TERRA DE CANAÃ

20 Recorda-lhes de quando Moisés disse ao seu povo: Ó povo meu, lembrai-vos das mercês e ALLAH (SUBHANA WATAALA) para convosco, quando fez surgir, dentre vós, profetas, e vos fez reis e vos concedeu o que não havia concedido a nenhum dos vosso contemporâneos.

21 Ó povo meu, entrai na terra Sagrada que ALLAH (SUBHANA WATAALA) vos assinalou, e não retrocedais, porque se retrocederdes, sereis desventurados.

17ª SURATA: 104 – TERRA DE CANAÃ

104 E depois disso dissemos aos israelitas: Habitai a Terra, porque, quando chegar a Segunda cominação, reunir-vos-emos em grupos heterogêneos.

Os desentendimentos, divergências e brigas estão próximos do fim, com a Volta do Messias, citados tanto na Bíblia como no Alcorão ( 3ª Surata: 45 ) ( 114ª Surata: 148 ) ( ( João 4: 25 e 26 );

3ª SURATA: 45 – MESSIAS

45 E quando os anjos disseram: Ó Maria, por certo que ALLAH (SUBHANA WATAALA) te anuncia o Seu Verbo, cujo nome será o Messias, Jesus, filho de Maria, nobre neste mundo e no outro, e que se contará entre os diletos de ALLAH (SUBHANA WATAALA).

114ª SURATA: 148 – MESSIAS

148. Messias; a forma hebraica e árabe é Massih. Cristo (em grego Christos), que quer dizer “o ungido”. Os reis e os sacerdotes eram ungidos para que aquilo simbolizasse a consagração dos seus destinos especiais.

Alcorão Fonte digital: Centro Cultural Beneficente Árabe Islâmico de Foz do Iguaçu

Pode parecer esdrúxulo tal interpretação, mas Teologia envolve Mistério, Enigmas, Maldições por desobediências, e, Bênçãos por obediência, por exemplos, além de outros;

Não esquecer que a Bíblia Sagrada chegou até nós através da Tradição Oral, Escritores e Tradutores, ao longo do Tempo, tendo sofrido algumas influências durante as diversas fases, porém não perdeu seu conteúdo e propósito Divino;

Da mesma forma o ALCORÃO foi inicialmente memorizado, até ser escriturado e organizado conforme sua apresentação atual, porém não perdeu seu conteúdo e propósito Divino, apesar de divergir, em detalhes, em relação à Bíblia, nas passagens em comum.

BÊNÇÃOS:

- O Judaísmo é uma Bênção e tem promessa de Bênçãos futura, através do Messias, pela genealogia de Isaque, filho de Abraão;

- O Islamismo é uma Bênção e tem promessa de Bênçãos futura, através do Profeta MOHAMMAD (MAOMÉ), pela genealogia de ISMAEL, filho de Abraão. Jesus é citado , misteriosamente e enigmaticamente, como A Palavra de ALLAH (SUBHANA WATAALA) ( Verbo ), no Alcorão;( 3ª Surata: 45 ) ( 4ª Surata: 171 )

3ª SURATA: 45 – VERBO = A PALAVRA DE ALLAH (SUBHANA WATAALA)

45 E quando os anjos disseram: Ó Maria, por certo que ALLAH (SUBHANA WATAALA) te anuncia o Seu Verbo, cujo nome será o Messias(148), Jesus, filho de Maria, nobre neste mundo e no outro, e que se contará entre os diletos de ALLAH (SUBHANA WATAALA).

- O Cristianismo é uma Benção, e tem promessas de Bênçãos através de Jesus, pela descendência e promessas a Abraão.

Na Bíblia, Jesus Cristo é chamado de Verbo ( João 1: 1 a 14 ) que é o mesmo chamado de “A Palavra de ALLAH (SUBHANA WATAALA)” em Apocalipse 19: 13 :

João 1: 1 – “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com ALLAH (SUBHANA WATAALA), e o Verbo era ALLAH (SUBHANA WATAALA)”

Apocalipse 19: 13 – “E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de ALLAH (SUBHANA WATAALA)”

IDOLATRIA:

- O Judaísmo não permite a IDOLATRIA que é um pecado para à Perdição Eterna ( Ap 22: 15 )

- O Islamismo, através do Profeta MOHAMMAD (MAOMÉ), acabou com a IDOLATRIA que envolvia os Povos Árabes

- O Cristianismo combate a prática da IDOLATRIA

JESUS:

- O Judaísmo é um canal Teológico pelo seu Monoteísmo e fidelidade ao único ALLAH (SUBHANA WATAALA), apesar de estar, temporariamente, em desobediência, pela rejeição a Jesus;

- O Islamismo é um canal Teológico pelo seu Monoteísmo e fidelidade ao único ALLAH (SUBHANA WATAALA), mas que enigmaticamente e misteriosamente conhece Jesus apenas como um grande Profeta;;

- O Cristianismo conhece e entende quem Jesus é : O Messias

MESSIAS:
Da mesma forma como os JUDEUS ( Isaque) e os Árabes ( Ismael ), filhos de Abraão, têm Promessas Futuras de ALLAH (SUBHANA WATAALA), assim também, o JUDAÍSMO e o ISLAMISMO, têm Promessas Futuras, através de JESUS – O MESSIAS -, pela descendência genealógica de Abraão, que envolve, profeticamente, ISAQUE , ISMAEL e JESUS, conforme referências a seguir:

DETALHES ENIGMÁTICOS:

- Promessas de ALLAH (SUBHANA WATAALA) para Isaque : Gênesis 17: 19 e 21 ; Gênesis 21: 12

Os JUDEUS além das Bênçãos Espirituais são possuidores de Bênçãos Materiais amplamente conhecidas em todas as atividades econômicas em todo o Mundo – São notórias as evidências do domínio de grandes riquezas nas mais diversas atividades, ao redor do Planeta;

- Promessas de ALLAH (SUBHANA WATAALA) para Ismael : Gênesis 17: 18 e 20 ; Gênesis 21: 13 e 18

Os Árabes além das Bênçãos Espirituais são possuidores de Bênçãos Materiais amplamente conhecidas no subsolo de seus Países – Petróleo; As maiores reservas de Petróleo estão no Subsolo dos Países Árabes;

Quando JESUS – O MESSIAS – acabar com a briga (desentendimento) que começou em Gênesis 21: 9, entre Irmãos – ISAQUE (JUDEUS (SUBHANA WATAALA) ) e ISMAEL (Árabes) – ao voltar para implantar o Reino Milenial, vai unir o Judaísmo e o Islamismo, ao Cristianismo Messiânico Milenial ( Zacarias 14: 9 )

Zacarias 14: 9 – O Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia um só será o Senhor, e um só será o seu nome.

O SENHOR é Jesus, o Messias.

PARA REFLEXÃO:

Em relação à Salvação, em Cristo Jesus, o Judaísmo ( Isaque ) e o Islamismo ( Ismael ) têm a futura Bênção da Salvação, pela pessoa do Messias, em Abraão, o Patriarca de ambos;

Quando do retorno do Messias profetizado na Bíblia e no Alcorão, tanto os JUDEUS como os Árabes O reconhecerão E TODOS OS DESENTENTIMENTOS E DIVERGÊNCIAS SERÃO ESCLARECIDOS E APAZIGUADOS;

Precisa ficar entendido que o Judaísmo tem em MOISÉS o seu grande Profeta;

Precisa ficar entendido que o Islamismo tem no Profeta MOHAMMAD (MAOMÉ) o seu grande Profeta;

Ambos, Judaísmo ( Isaque ) e Islamismo ( Ismael ), existem da descendência de Abraão, o Grande Patriarca, tanto do Judaísmo, como do Islamismo;

Se não fosse Abraão, os Árabes Ismaelitas não existiriam, e, nem a sua Herança Profética de ALLAH (SUBHANA WATAALA);

Se não fosse o Islamismo, hoje, a descendência de Abraão nos Árabes, seriam todos Idólatras, e, sem esperança de Salvação, pois, foi o Profeta MOHAMMAD (MAOMÉ), por inspiração Divina, quem os libertou da Doutrina Idólatra predominante no povo Árabe de sua época;

Se não fosse o Judaísmo, o Cristianismo não existiria, por força da existência de Abraão, Moisés, Jacó, Isaque, Judá, e, principalmente, de Jesus, e, seus 12 Apóstolos

O Judaísmo foi estabelecido para receber o Messias, profetizado em Gênesis 3: 15, que foi rejeitado pelos JUDEUS (SUBHANA WATAALA);

A Ordem de ALLAH (SUBHANA WATAALA) ressoa na palavra Profética de Amós 4: 12 –” …prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu ALLAH (SUBHANA WATAALA)” – O MESSIAS;

O Judaísmo e o Islamismo têm raízes em Abraão, através de Ismael e Isaque, em face das Promessas Proféticas de ALLAH (SUBHANA WATAALA) ( Gênesis 21: 12, 13 e 18 );

O Islamismo é uma providência Divina, como SALVAÇÃO e Promessa de ALLAH (SUBHANA WATAALA), principalmente, para os Árabes da descendência de Abraão, através do BEM e do MAL praticado ao longo da vida, porém levados a julgamento no Juízo Final; ( 2ª Surata 286 ) ( 3ª Surata 30 );

2ª SURATA: 286 – O BEM E O MAL

286 ALLAH (SUBHANA WATAALA) não impõe a nenhuma alma uma carga superior às suas forças. Beneficiar-se-á com o bem quem o tiver feito e sofrerá mal quem o tiver cometido. Ó Senhor nosso, não nos condenes, se nos esquecermos ou nos equivocarmos! Ó Senhor nosso, não nos imponhas carga, como a que impuseste a nossos antepassados! Ó Senhor nosso, não nos sobrecarregues com o que não podemos suportar! Tolera-nos! Perdoa-nos! Tem misericórdia de nós! Tu és nosso Protetor! Concede-nos a vitória sobre os incrédulos!

3ª SURATA: 30 – O BEM E O MAL

30 No dia em que cada alma se confrontar com todo o bem que tiver feito e com todo o mal que tiver cometido, ansiará para que haja uma grande distância entre ela e ele (o mal). ALLAH (SUBHANA WATAALA) vos exorta a d’Ele vos lembrardes, porque ALLAH (SUBHANA WATAALA) é Compassivo para com os Seus servos.

Precisa ficar claro que a Palavra de ALLAH (SUBHANA WATAALA) faz afirmações sobre a descendência de Abraão de forma geral, em todos os seus filhos, gerados por suas 3 (três) esposas, SARA, HAGAR E QUETURA nas seguintes referências bíblicas:

Gênesis 13: 14 a 18
Gênesis 15: 1 a 11

Gênesis 15: 12 a 21

Gênesis 17: 1 a 8

Gênesis 17: 15 a 22

Gênesis 21: 8 a 21

Gênesis 22: 1 a 19

As Promessas de ALLAH (SUBHANA WATAALA) a ISMAEL e a ISAQUE são específicas e envolvem a formação de dois grandes Povos, em forma de Nações; ( Gênesis 21: 12, 13 e 18 );

ESCLARECIMENTO

Mateus 25: 32 = E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas

Nações Politicamente = Conjunto dos habitantes de um território que têm a mesma origem e a mesma língua, estão ligados por tradições, interesses e aspirações comuns e subordinados a um poder central que mantém a unidade do grupo ( Dicionário Aurélio)

NAÇÕES = Teologicamente, Nação Religiosa é o conjunto de Povos de diferentes regiões que professam uma mesma Fé, sem considerar as divisões por pensamentos doutrinários

No assunto em questão os judaizantes, os mulçumanos, os cristãos, formam respectivamente :

Nação Judaizante;

Nação Islâmica;

Nação Cristã.

NAÇÃO tem como uma das características de identificação a sua Religião predominante, que no caso dos descendentes de ISAQUE é o Judaísmo e, principalmente, no caso dos descendentes de ISMAEL é o Islamismo;

A Nação Cristã existe por força da rejeição a JESUS, pelo Judaísmo;

Demais Nações = conjunto de pessoas que no caso teológico estarão diante do Trono Branco e que responderão individualmente pelos seus Atos em vida, conforme João 5: 29:

”Os que tiverem feito o Bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o Mal, para a ressurreição do Juízo ( João 5: 29 );

A Oliveira Natural, caracterizada pelos JUDEUS, deu lugar, por força de enxerto, ao ZAMBUJEIRO (Oliveira Brava), caracterizado pelos Gentios, isto é, o Judaísmo deu lugar ao Cristianismo, até que o tempo dos Gentios se completem ( Romanos 11: 11 a 32 ).

DETALHES ENIGMÁTICOS

Os JUDEUS são descendência de Abraão, possuem Promessa de Bênçãos Materiais e Salvação através do Messias, que continuam esperando;

Os JUDEUS (Israel), são originários de 12 (doze) filhos de Jacó, filho de Isaque, filho de Abraão;

1 Crônicas 2: 1 e 2:

ESTES são os filhos de Israel: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulom; 2:2 Dã, José e Benjamim, Naftali, Gade e Aser.

Os Árabes Ismaelitas são originários de 12 (doze) filhos de Ismael, filho de Abraão – DOZE Príncipes, profeticamente, anunciados por ALLAH (SUBHANA WATAALA), em Gênesis 17: 20

Gênesis 17: 20 – Quanto a Ismael, eu te ouvi: abençoá-lo-ei, fa-lo-ei feculdo e o multiplicarei extraordinariamente, gerará doze príncipes, e dele farei uma grande nação

Preste atenção no detalhe, acima, enigmático e transcendental, quando ALLAH (SUBHANA WATAALA), literalmente e diretamente, afirma que ISMAEL seria pai de 12 filhos, mesmo número dos filhos de ISRAEL ( Jacó ) :

Gênesis 25: 12 a 18:

25:12 Estas, porém, são as gerações de Ismael filho de Abraão, que a serva de Sara, Agar, egípcia, deu a Abraão.

25:13 E estes são os nomes dos filhos de Ismael, pelos seus nomes, segundo as suas gerações: O primogênito de Ismael era Nebaiote, depois Quedar, Adbeel e Mibsão,

25:14 Misma, Dumá, Massá,
25:15 Hadade, Tema, Jetur, Nafis e Quedemá.

25:16 Estes são os filhos de Ismael, e estes são os seus nomes pelas suas vilas e pelos seus castelos; doze príncipes segundo as suas famílias.

25:17 E estes são os anos da vida de Ismael, cento e trinta e sete anos, e ele expirou e, morrendo, foi congregado ao seu povo.

25:18 E habitaram desde Havilá até Sur, que está em frente do Egito, como quem vai para a Assíria; e fez o seu assento diante da face de todos os seus irmãos.

Preste atenção no detalhe enigmático caracterizado pelo fato do Cristianismo ter sua formação através de 12 (DOZE ) descendentes de Abraão :

Marcos 3: 13 a 19

3:13 E subiu ao monte, e chamou para si os que ele quis; e vieram a ele.

3:14 E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar,

3:15 E para que tivessem o poder de curar as enfermidades e expulsar os demônios:

3:16 A Simão, a quem pôs o nome de Pedro,

3:17 E a Tiago, filho de Zebedeu, e a João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão;

3:18 E a André, e a Filipe, e a Bartolomeu, e a Mateus, e a Tomé, e a Tiago, filho de Alfeu, e a Tadeu, e a Simão o Zelote,

3:19 E a Judas Iscariotes, o que o entregou.

Jesus chamou 12 Discípulos, sendo que 1 (um ) se perdeu.

- Paulo foi chamado, por Jesus, na Estrada de Damasco, e tomou o lugar de Judas Iscariotes ( Atos 9: 1 a 30 ); A “chamada” de Paulo foi sobrenatural, como foi sobrenatural o seu Ministério;

- O sorteio que os 11 Discípulos fizeram para escolher o substituto de Judas, não foi vontade de ALLAH (SUBHANA WATAALA), tanto é que MATIAS, o escolhido, não se destacou. ( Atos 1: 15 a 26 )

Preste mais atenção ainda no detalhe de que o Judaísmo o Islamismo e o Cristianismo professam um único ALLAH (SUBHANA WATAALA), além de outros pontos dogmáticos em comum, e, todos, abominam a Idolatria, acreditam na Ressurreição e no Juízo Final;

Referências sobre abominação à Idolatria:

- Judaísmo: Êxodo 20: 4 ; Êxodo 34: 17

- Islamismo: 2ª Surata 24

- Cristianismo: 1ª João 5: 21 ; Atos 17: 16

AS CONVENIÊNCIAS HUMANAS DESCARACTERIZAM OS PROPÓSITOS DE ALLAH (SUBHANA WATAALA)

- O Judaísmo é descaracterizado, em parte, pela ação e conveniência dos homens

- O Islamismo é descaracterizado, em parte, pela ação e conveniência dos homens
- O Cristianismo é descaracterizado, em parte, pela ação e conveniência dos homens
O Judaísmo é providência Divina de Salvação para o Povo Judeu, sob as condições estabelecidas nas Escrituras QUE ADOTAM, e, em relação ao Bem e o Mal individualmente praticado, julgado no JUÍZO FINAL ( Daniel 7: 9 e 10 ). Não esquecer que os JUDEUS rejeitaram o Messias;
O Islamismo é providência Divina de Salvação como Promessa para o Povo Árabe Ismaelita, sob as condições estabelecidas nas Escrituras QUE ADOTAM, e, em relação ao Bem e o Mal individualmente praticado, julgado no JUÍZO FINAL; ( 2ª Surata 286 ) ( 3ª Surata 30 ). Não esquecer que os árabes possuem promessas herdadas em Abraão.

O Cristianismo é providência de Salvação como Promessa de ALLAH (SUBHANA WATAALA) para TODOS os que aceitam a JESUS CRISTO, como único e Eterno Salvador, tendo o seu nome escrito no Livro da Vida, e, ficando livre de comparecer diante do Trono Branco – Juízo Final; ( Ap 21: 27 ) ( Ap 20: 15 )

Os JUDEUS (SUBHANA WATAALA) e Árabes acreditam no Juízo Final, conforme ensina a Torá e o Alcorão, em relação ao Bem e o Mal, mas poderão antecipar sua Salvação aceitando Jesus Cristo – o MESSIAS – como o Único e Eterno Salvador ( Ap 21: 6 ), por Promessa a Abraão;

A pergunta que os Teólogos não gostam de responder sobre os que nunca conheceram a Verdade desde a Criação até o presente e morreram, e morrem sem Cristo, é respondida superficialmente em Romanos 2:1 a16 (At 17:30).

Precisa ficar entendido que todos os GENTIOS que viveram ou venham a viver sem ter conhecimento da Salvação em Cristo Jesus, serão julgados pela Justiça Divina, segundo o Bem e o Mal que praticaram, e, terão que comparecer diante do Trono Branco, no Juízo Final ( Apocalipse 20: 11 a 15 )

- Existe um Julgamento Final, logo, existe uma Balança da Justiça de ALLAH (SUBHANA WATAALA), caracterizada pela afirmação em Daniel 5: 27 – “pesado foste na balança, e achado em falta”, além das afirmações em Romanos 2: 1 a 16 ; Atos 17: 30 ; Ap 20: 11 a 15 ; O Alcorão também fala do Juízo Final;

O Julgamento Final para os que viveram antes de Cristo, e os que nunca receberam o Evangelho da Salvação em Cristo, a resposta está que serão avaliados segundo o BEM e o MAL que tenham praticado conforme podemos entender generalizadamente em Deuteronômio 1: 39, bem como, as afirmações de Jesus sobre o estado de inocência e “Salvação” das crianças ( Mc 10: 14 e 15 ), e o estado de consciência alcançado para escolher e fazer o Bem e o Mal, pelos demais ( João 5: 29 );

“Os que tiverem feito o Bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o Mal, para a ressurreição do Juízo ( João 5: 29 );

O desentendimento entre JUDEUS (SUBHANA WATAALA) e Árabes começou em Gênesis 21: 1 a 21, através de Sara e Hagar e consequentemente de Ismael e Isaque, misteriosamente e enigmaticamente, mas está próximo de terminar pelo Amor de ALLAH (SUBHANA WATAALA) a Abraão, em Cristo Jesus
Em ABRAÃO está a promessa Profética de Salvação para os JUDEUS (SUBHANA WATAALA), Árabes e demais povos gentios :

Gênesis 12: 3b – …em ti serão benditas todas as famílias da terra” – em Abraão
A Teologia é a Ciência dos Enigmas de ALLAH (SUBHANA WATAALA). Quando acreditamos que Isaque e Ismael estão cobertos pelas Bênçãos de ALLAH (SUBHANA WATAALA) com Promessas Espirituais e Materiais, temos que entender que detalhe aparentemente insignificante como o desentendimento de SARA mãe de Isaque e HAGAR mãe de Ismael influenciaram Isaque e Ismael e criaram, misteriosamente, um desentendimento enigmático que se manifesta ao longo do Tempo, caracterizado por Guerras, disputa de espaço Geográfico, e, se manifesta nas interpretações Teológicas em comum das Escrituras que compõem as passagens do Judaísmo e Islamismo, além de outros, bem como, única explicação para entendermos o que acontece no Cenário Mundial entre JUDEUS e ÁRABES ( Gn 16: 1 a 16 ) ( Gn 17: 1 a 27 ) ( Gn 18: 1 a 15 ) ( Gn 21: 1 a 21 ) ( Gn 22: 1 a 19 ) ( Gn 25: 1 a 18 );

O motivo das Escrituras Sagradas da Bíblia registrarem a presença, APENAS, de Isaque e Ismael no sepultamento de Abraão tem o simbolismo Profético de mostrar que JUDEUS e Árabes estarão ( em breve ) unidos pela dor em comum, no final da Grande Tribulação:
- Os JUDEUS ( Judaizantes ) por terem rejeitado o Messias – Jesus;

- Os Árabes Ismaelitas ( Muçulmanos ) por reconhecerem Jesus apenas como um grande Profeta;

Gênesis 25: 7 a 9

25:7 Estes, pois, são os dias dos anos da vida de Abraão, que viveu cento e setenta e cinco anos.

25:8 E Abraão expirou, morrendo em boa velhice, velho e farto de dias; e foi congregado ao seu povo;

25:9 E Isaque e Ismael, seus filhos, sepultaram-no na cova de Macpela, no campo de Efrom, filho de Zoar, heteu, que estava em frente de Manre;

ABRAÃO era um dos personagens mais importantes de sua época e Região e possuía muitos filhos, parentes e amigos, logo, o registro apenas de Isaque e Ismael em seu sepultamento somente tem explicação como uma Mensagem Enigmática e Profética, como explicada acima, quando estarão unidos pela dor em comum, na pessoa dos JUDEUS (SUBHANA WATAALA) e Árabes;

PROMESSA DE ALLAH (SUBHANA WATAALA) PARA A HUMANIDADE EM ABRAÃO:

Gênesis

12:1 ORA, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.

12:2 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.

12:3 E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

PROMESSA DE ALLAH (SUBHANA WATAALA) PARA ISAQUE, FILHO DE ABRAÃO:

Gênesis

17:19 E disse ALLAH (SUBHANA WATAALA): Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua para a sua descendência depois dele.

17:21 A minha aliança, porém, estabelecerei com Isaque, o qual Sara dará à luz neste tempo determinado, no ano seguinte.

21:12 Porém ALLAH (SUBHANA WATAALA) disse a Abraão: Não te pareça mal aos teus olhos acerca do moço e acerca da tua serva; em tudo o que Sara te diz, ouve a sua voz; porque em Isaque será chamada a tua descendência.

PROMESSA DE ALLAH (SUBHANA WATAALA) PARA ISMAEL, FILHO DE ABRAÃO:

Gênesis

17:18 E disse Abraão a ALLAH (SUBHANA WATAALA): Quem dera que viva Ismael diante de teu rosto!

17:20 E quanto a Ismael, também te tenho ouvido; eis aqui o tenho abençoado, e fá-lo-ei frutificar, e fá-lo-ei multiplicar grandissimamente; doze príncipes gerará, e dele farei uma grande nação.
21:13 Mas também do filho desta serva farei uma nação, porquanto é tua descendência.

21:18 Ergue-te, levanta o menino e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação.

Uma grande Nação = Nação Árabe em relação a mesma Religião Islâmica

O Islamismo é o cumprimento da Promessa profética e enigmática de ALLAH (SUBHANA WATAALA) para Ismael em Gênesis 17: 20; Gênesis 21: 13 e 18.

CONFIRMAÇÃO DAS PROMESSAS DE ALLAH (SUBHANA WATAALA), PARA A DESCENDÊNCIA DE ABRAÃO:

22:15 Então o anjo do SENHOR bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus,

22:16 E disse: Por mim mesmo jurei, diz o SENHOR: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho,

22:17 Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos;

22:18 E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.

A descendência de Abraão está disseminada no Povo Judeu e Povo Árabe, como podemos observar em Gênesis 25: 1 a 26, através de suas esposas SARA, HAGAR e QUETURA, todos sob as Promessas de ALLAH (SUBHANA WATAALA) a Abraão, tudo sob a ótica material e Salvação e Juízo Final, em Cristo Jesus.

Quantos aos propósitos de ALLAH (SUBHANA WATAALA) para a Obra da Salvação Eterna, ELE usa os pequenos e imperfeitos Homens, para que ninguém se vanglorie.

PARA REFLEXÃO

* ALLAH (SUBHANA WATAALA) e o Homem utilizam a mesma “peneira” para separar os seus escolhidos;

* ALLAH (SUBHANA WATAALA) USA o que passa na “peneira”;

* O Homem ESCOLHE o que fica na “peneira”;

* Quanto “menor”, mais útil para ALLAH (SUBHANA WATAALA);

* Quanto maior, mais importante para o Homem

CONCLUSÃO

OS LIVROS ENIGMÁTICOS

( Apocalipse 20: 11 a 15 )

20: 11 – E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.

20: 12 – E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.

“…e abriram-se os livros;…” – Quais livros ?!

-Não tenho dúvidas em afirmar que se trata do Velho Testamento; Novo Testamento; Alcorão; Além de uma forma enigmática dos registros do bem e do mal de cada ser humano, individualmente.

“…e abriu-se outro livro, que é o da vida;…

- Este Livro contem os Salvos desde Adão até o final do Milênio, incluindo os que reviveram quando da 1ª Ressurreição que começou em Mateus 27: 52 e 53, passando por 1ª Coríntios 15: 52 e contextualizada em Apocalipse 20: 5 e 6.

“…e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros”…

- Para que haja julgamento é necessário Leis, Estatutos, Regras, Regulamentos, Penalidades, Etc, bem como, os fatos registrados, logo, trata-se do:

Velho Testamento para o Judeu Judaizante, e todo o convertido ao Judaísmo, que não fizeram parte da 1ª Ressurreição conforme podemos entender em Mateus 27: 52 e 53,
Velho Testamento e Novo Testamento para todo convertido ao Cristianismo que não fez parte da 1ª Ressurreição e nem tem seu nome escrito no Livro da Vida ,e, o conhecedor da Bíblia – A Palavra de ALLAH (SUBHANA WATAALA) – e, o Alcorão para o Muçulmano, e o convertido ao Islamismo.

Quem não estiver ligado pelos Livros Sagrados (Velho Testamento, Novo Testamento, Alcorão ) será julgado segunda a Justiça de ALLAH (SUBHANA WATAALA) caracterizada pela Balança em Daniel 5: 27 “Pesado foste na balança e foste achado em falta”, contextualizado em João 5: 29 “…e os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação ” – 2ª Morte.

“…segundo as suas obras”

- Certamente essas Obras estão relacionadas com o Bem e o Mal, conforme João 5: 29

20: 13 – E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras

- Fica claro a afirmação de que serão julgados segundo as suas obras boas ou más.

20: 14 – E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo; esta é a segunda morte;

- A Segunda Morte está relacionada com o desaparecimento da “natureza” espiritual, conforme ampla explicação no Artigo ” A Origem do Mau”.

20: 15 – E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo

- Não tenho dúvidas em afirmar que este versículo enigmático está relacionado, principalmente, com o Cristão que não foi “aprovado” e perdeu a Vida Eterna; Este versículo contextualiza com o de Apocalipse 3: 5 que mostra a possibilidade de se perder a Salvação após ter o nome riscado do Livro da Vida

Pense Nisso:

A 1ª Ressurreição caracteriza-se em premiar àqueles que se destacaram na Obra de ALLAH (SUBHANA WATAALA) desde Adão até o Final da Grande Tribulação, conforme podemos entender pelas referência em Mateus 27: 52 e 53; 1ª Coríntios 15: 52, contextualizado em Apocalipse 20: 5 e 6;

A 1ª Ressurreição está caracterizada em três fases e teve início em Mateus 27: 52 e 53, quando Jesus ressuscitou tendo sido ressuscitados àqueles que ALLAH (SUBHANA WATAALA) achou dignos até aquele momento.

TRONO BRANCO – O JUÍZO FINAL
Existem três Categorias de Pessoas que irão comparecer indubitavelmente perante o Trono Branco no Juízo Final ( Apocalipse 20: 11 a 15 ) :

- Os Judeus conforme a sua Doutrina Religiosa contextualizada no Torá e os Profetas ( Joel 3: 1 a 21 ) ( Daniel 7: 9 e 10 ), bem como, todos os que se converterem ao Judaísmo;

- Os Árabes Mulçumanos, conforme a sua Doutrina Religiosa contextualizada no Alcorão ( 58ª Surata versículo 6 e 7) ( 10ª Surata versículo 61) (21ª Surata versículo 47), bem como, todos os que se converterem ao Islamismo;

- Os demais Povos, a partir de Adão e Eva – Os Gentios NÃO Cristãos, conforme as Escrituras Sagradas em João 5: 27 a 29, contextualizada em Apocalipse 20: 11 a 15;

Não comparecerão perante o Trono Branco no Juízo Final :

- Todos os Judeus, Árabes e demais Povos que se convertem a JESUS tendo escrito o seu nome no Livro da Vida do Cordeiro ( Apocalipse 20: 4 a 6 ) ( Apocalipse 22: 14 );

- Os que tiverem sido arrebatados, como Enoque ( Gênesis 5: 24 ) e Elias ( 2ª Reis 2: 11 ), por exemplos, assim como, todos os que fizerem parte do Arrebatamento da Igreja, profetizado por Jesus em Mateus 24: 37 a 44;

- Os que fizerem parte da 1ª Ressurreição segundo a Justiça de ALLAH (SUBHANA WATAALA) desde Adão e Eva até o que diz Apocalipse 20: 4 a 6, passando por Mateus 27: 52 e 53 e 1ª Coríntios 15: 52;

- Todos enfim que tiverem o seu nome escrito no Livro da Vida do Cordeiro, NÃO comparecerão para serem julgados perante o Trono Branco – Juízo Final; ( Apocalipse 21: 27 );

- Precisa ficar entendido que a partir de Adão e Eva certamente existe aqueles que segundo a Justiça Divina, têm os seus nomes escritos no Livro da Vida do Cordeiro;

- Como exemplos podemos citar: Noé, Moisés, Abraão, Jacó, Sara, Débora, Ruth, Ester, Maria mãe de Jesus, apenas como exemplos, indiscutíveis, segundo a sua história bíblica;

- Precisa ficar entendido que os INOCENTES segundo a Onisciente Justiça de ALLAH (SUBHANA WATAALA), tendo as Crianças como principal segmento, não comparecerão perante o Trono Branco – Juízo Final, tomando por base as palavras de Jesus em Marcos 10: 13 a 15:

10:13 E traziam-lhe meninos para que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam aos que lhos traziam.

10:14 Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de ALLAH (SUBHANA WATAALA).

10:15 Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de ALLAH (SUBHANA WATAALA) como menino, de maneira nenhuma entrará nele

INOCENTES = ( Vivos ou Mortos ) Além das crianças em idade de pureza, àqueles segundo a Onisciência de ALLAH (SUBHANA WATAALA);

Quando humanamente procuramos analisar as diversas situações envolvendo a vida de um ser humano desde o seu nascimento até a tenra idade, envolvendo a Região do Planeta onde vive sob condições Sociais, Econômicas, Educação, bem como, conhecimento, ou não, da Palavra de ALLAH (SUBHANA WATAALA), enfim, tudo que influi no seu desenvolvimento material e espiritual, tendo como objetivo a sua Salvação Eterna, chegamos à conclusão que somente o Criador Divino Onisciente, Onipotente e Onipresente está por Soberano de seu Julgamento.

CONCLUSÃO FINAL

Todos os esforços humanos para promover a Paz ( duradoura ) entre JUDEUS e Árabes serão inúteis;

Precisa ficar entendido que somente o MESSIAS promoverá a Paz entre JUDEUS e Árabes, por força de sua Autoridade e Profético reconhecimento ( Zacarias 14: 9 )

O Juízo Final tem por objetivo, principalmente, mostrar o porquê de cada um ter seu destino no Lago de Fogo, bem como, o porquê de ter sido aprovado para o Reino Celestial;

Aquele que NÃO for achado escrito no Livro da Vida será lançado no Lago de Fogo ( Ap 20: 15 ) – a Segunda Morte ( Ap 21: 8 ) – Sobre a 2ª Morte, ver Artigo “A Origem do Mau”, no Site : http://www.assuntospolemicosdabiblia.com/

Então, nós muçulmanos acreditamos nos profetas e nas revelaçãoe dos livros. Mas, temos no Alcorão todas as respostas que precisamos, até porque Ele é a última revelação e sintetiza todas as outras. A seguir vários questionamentos serão respontidos pelo Alcorão e que Allah SW tenha misericórdia de nós e nos aumente a compreensão , Inshallah¹
1- Quem e o criador?
(40:64)

Deus foi Quem fez a terra como berço, o céu como teto, modelou e aperfeiçoou as vossas configurações, e vos agraciou com todo o bem. Tal é Deus, vosso Senhor. Bendito seja Deus, Senhor do Universo!

(39:6)
Criou-vos de uma só pessoa (Adão); então, criou, da mesma, a sua esposa (Hawwa) (Eva), e vos criou oito espécies de gado (ovelha, macho e fêmea; cabra, macho e fêmea; camelo macho e fêmea e bois macho e fêmea). Configura-vos paulatinamente no ventre de vossas mães, entre três trevas (criação apos criação). Tal é Deus, vosso Senhor; d’Ele é a soberania. (La illah illa Allah), Não há mais divindade, além d’Ele.

(7:54)

Vosso Senhor é Deus, Que criou os céus e a terra em seis dias, assumindo, em seguida, o Trono. Ele ensombrasse o dia com a noite, que o sucede incessantemente. O sol, a lua e as estrelas estão submetidas ao Seu comando. Acaso, não Lhe pertencem a criação e o poder? Bendito seja Deus, Senhor do Universo.

(10:32)
Tal é Deus, vosso verdadeiro Senhor; e que há, fora da verdade, senão o erro? Como, então, vos afastais?

2-Quem é Allah?

(59:23-24)

Ele é Deus; não há mais divindade além d’Ele, Soberano, Augusto, Pacífico, Salvador, Zeloso, Poderoso, Compulsor, Supremo! Glorificado seja Deus, de tudo quanto (Lhe) associam!

Ele é Deus, Criador, Onifeitor, Formador. Seus são os mais sublimes atributos. Tudo quanto existe nos céus e na terra glorifica-O, porque é o Poderoso, o Prudentíssimo.

(20:14)

Sou Deus. Não há divindade além de Mim! Adora-Me, pois, e observa a oração, para celebrar o Meu nome
(2:255)

Deus! Não há mais divindade além d’Ele, Vivente, Subsistente, a Quem jamais alcança a inatividade ou o sono; d’Ele é tudo quanto existe nos céus e na terra. Quem poderá interceder junto a Ele, sem a Sua anuência? Ele conhece tanto o passado como o futuro, e eles (humanos) nada conhecem a Sua ciência, senão o que Ele permite. O Seu Trono abrange os céus e a terra, cuja preservação não O abate, porque é o Ingente, o Altíssimo.

(35:13)

Ele insere a noite no dia e o dia na noite e rege o sol e a lua; cada um percorrerá o seu curso até um término prefixado. Tal é Deus para vós, vosso Senhor, e é d’Ele o Reino. Quanto aos que invocais em vez d’Ele, não possuem o mínimo que seja de poder.

(3:18)
Deus dá testemunho de que não há mais divindade além d’Ele; os anjos e os sábios O confirmam Justiceiro; não há mais divindades além d’Ele, o Poderoso, o Prudentíssimo.

(3:51)

Sabei que Deus é meu Senhor e vosso. Adorai-O, pois. Essa é a senda reta.

3-Tu pensas que Allah te criou por diversão e sem nenhum objetivo?

(3:115)

Pensais, porventura, que vos criamos por diversão e que jamais retornareis a Nós.

4 – Com que propósito Deus criou a Humanidade?

(51:56)

E Eu (Allah) não Criei Espíritos, Demónios e a Humanidade, excepto para que devessem Me Adorar (Únicamente).

5- O que é que Allah nos manda fazer?
(4:58)

Deus manda restituir a seu dono o que vos está confiado; quando julgardes vossos semelhantes, fazei-o eqüidade. Quão excelente é isso a que Deus vos exorta! Ele é Oniouvinte, Onividente.

(6:151)
Dize (ainda mais): Vinde, para que eu vos prescreva o que vosso Senhor vos vedou: Não Lhe atribuais parceiros; tratai com benevolência vossos pais; não sejais filicidas, por temor á miséria- Nós vos sustentaremos, tão bem quanto aos vossos filhos -; não vos aproximeis das obscenidades, tanto pública, como privadamente, e não mateis, senão legitimamente, o que Deus proibiu matar. Eis o que Ele vos prescreve, para que raciocineis.

6- De onde devemos procurar orientação?

(1:1-6) Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Deus, Senhor do Universo,
Clemente, o Misericordioso,

Soberano do Dia do Juízo.

Só a Ti adoramos e só de Ti imploramos ajuda!
Guia-nos à senda reta

7- A quem devemos invocar perante um desastre?

(29: 65)

Quando embarcam nos navios, invocam Deus sinceramente; porém, quando, a salvo, chegam à terra, eis que (Lhe) atribuem parceiros,
(10-12 )

E se o infortúnio açoita o homem, ele Nos implora, quer esteja deitado, sentado ou em pé. Porém, quando o libertamos de seu infortúnio, ei-lo que caminha, como se não Nos tivesse implorado quando o infortúnio o açoitava. Assim foram abrilhantados os atos dos transgressores (por Satanás).

8- O que aconteceu às nações precedentes quando desobedeceram a Allah?

(29:40)

Porém, castigamos cada um, por seus pecados; sobre alguns deles desencadeamos um furacão; a outros, fulminou-os o estrondo; a outros, fizemo-los serem tragados pela terra e, a outros, afogamo-los. É inconcebível que Deus os houvesse condenado; outrossim, condenaram-se a si mesmos.

9- Allah guarda e conserva o Quran da deturpação?

(15:9)

Nos exatamente revelamos a Mensagem e somos na verdade o Seu Preservador (da corrupção)

10- A quem devemos adorar?

(20-14)

Sou Deus. Não há divindade além de Mim! Adora-Me, pois, e observa a oração, para celebrar o Meu nome.
11- Qual é a religião perante Allah?

(3-19)

Para Deus a religião é o Islam. E os adeptos do Livro (os Judeus e Cristãos) só discordaram por inveja, depois que a verdade lhes foi revelada. Porém, quem nega os versículos (provas evidentes, sinais, revelações, etc.) de Deus, saiba que Deus é Destro em ajustar contas.

12- Qual é a religião que é aceite perante Allah?

(3:85)

E quem quer que almeje (impingir) outra religião, que não seja o Islã, (aquela) jamais será aceite e, no outro mundo, essa pessoa contar-se-á entre os desventurados.

13- De onde vem o Alcorão?

(42:3 )

Assim te revela, (O Mohammad صلى الله عليه وسلم) como (o fez) àqueles que te precederam, Deus, o Poderoso, o Prudentíssimo.

(6:114 )

Dize: (O Mohammad صلى الله عليه وسلم ) Poderia eu anelar outro árbitro que não fosse Deus, quando foi Ele Quem vos revelou o Livro (Alcorão) detalhado? Aqueles a quem revelamos o Livro (Evangelho) sabem que ele é uma revelação verdadeira, que emana do teu Senhor. Não sejas, pois, dos que duvidam.

14 – Por que Allah enviou mensageiros?

(4:64)
Jamais enviaríamos um mensageiro que não devesse ser obedecido, com a anuência de Deus.

15- Será que temos que acreditar em todos mensageiros?
(2:285)

O Mensageiro crê no que foi revelado por seu Senhor e todos os fiéis crêem em Deus, em Seus anjos, em Seus Livros e em Seus mensageiros. Nós não fazemos distinção entre os Seus mensageiros. Disseram: Escutamos e obedecemos. Só anelamos a Tua indulgência, ó Senhor nosso! A Ti será o retorno!

16- O que aconteceu com as escrituras precedentes?

(4:46)

Entre os judeus, há aqueles que deturpam as palavras, quanto ao seu significado. Dizem: Ouvimos e nos rebelamos. Dizem ainda: "Issmah ghaira mussmaen, wa ráina, distorcendo-lhes, assim, os sentidos, difamando a religião. Porém, se tivessem dito: Ouvimos e obedecemos. Escuta-nos e digna-nos com a Tua atenção ("anzurna" em vez de "Ráina"), teria sido melhor e mais propício para eles. Porém, Deus os amaldiçoa por sua perfídia, porque não crêem, senão pouquíssimos deles.

(5:13)

Porém, pela violação de sua promessa, amaldiçoamo-los e endurecemos os seus corações. Eles deturparam as palavras (do Livro) e se esqueceram de grande parte que lhes foi revelado; não cessas de descobrir a perfídia de todos eles, salvo de uma pequena parte; porém, indulta-os e perdoa-lhes os erros, porque Deus aprecia os benfeitores.

17- Quem é o Último mensageiro?

(3:144)

Mohammad não é senão um Mensageiro, a quem outros mensageiros precederam. Porventura, se morresse ou fosse morto, voltaríeis à incredulidade? Mas quem voltar a ela em nada prejudicará Deus; e Deus recompensará os agradecidos.

18- Para quem foi enviado o mensageiro (Muhammad)?

(34:28)

E não te enviamos, senão como universal (Mensageiro), alvissareiro e admoestador para os humanos; porém, a maioria dos humanos o ignora.

19- O que é que Deus preparou para aqueles que crêem entre os judeus e os cristãos?

(57:28)

Ó fiéis, temei a Deus e crede em Seu Mensageiro (O Muhammad)! (em Moises os Judeus e os Cristãos em Jesus) Ele vos concederá dupla porção da Sua misericórdia, dar-vos-á uma luz, com que vos encaminhará e vos perdoará; e Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo.

20- Que semelhança do Jesus ante Deus?

(3-59)
O exemplo de Jesus, ante Deus, é idêntico ao de Adão, que Ele criou do pó, então lhe disse: Seja! e foi.

21- O que é que Allah disse acerca da Maria?
(3:42-47)

Recorda-te de quando os anjos disseram: Ó Maria, é certo que Deus te elegeu e te purificou, e te preferiu a todas as mulheres da humanidade!

Ó Maria, consagra-te ao Senhor! Prostra-te e genuflecte, com os genuflexos!

Estes são alguns relatos do incognoscível, que te revelamos (ó Mensageiro). Tu não estavas presente com eles (os judeus) quando, com setas, tiravam a sorte para decidir quem se encarregaria de Maria; tampouco estavam presentes quando rivalizavam entre si.

(Recorda-te) quando os anjos disseram: Ó Maria, por certo que Deus te anuncia o Seu Verbo, cujo nome será o Messias, Jesus, filho de Maria, nobre neste mundo e no outro, e que se contará entre os diletos de Deus.

Falará aos homens, ainda no berço, bem como na maturidade, e se contará entre os virtuosos.

Perguntou: Ó Senhor meu, como poderei ter um filho, se mortal algum jamais me tocou? Disse-lhe o anjo: Assim será. Deus cria o que deseja, posto que quando decreta algo, diz: Seja! e é.
22- Será que Jesus foi crucificado e morreu na cruz?

(4:157-158)

E por dizerem: Matamos o Messias, Jesus, filho de Maria, o Mensageiro de Deus, embora não sendo, na realidade, certo que o mataram, nem o crucificaram, senão que isso lhes foi simulado. E aqueles que discordam, quanto a isso, estão na dúvida, porque não possuem conhecimento algum, abstraindo-se tão-somente em conjecturas; porém, o fato é que não o mataram.

Outrossim, Deus fê-lo ascender até Ele, porque é Poderoso, Prudentíssimo.

23- O Jesus foi filho de Deus ?

(112:1-4)

Dize: (O Mohammad) Ele é Deus, o Único

Deus! O Absoluto!

Jamais gerou ou foi gerado!

E ninguém é comparável a Ele
24– Como pode estar Seguro?

(6:82)

Os fiéis que não obscurecerem a sua fé com injustiças obterão a segurança e serão iluminados.

25- O que é a vida mundana?

(57:20)

Sabei que a vida terrena é tão-somente jogo e diversão, veleidades, mútua vanglória e rivalidade, com respeito à multiplicação de bens e filhos; é como a chuva, que compraz aos cultivadores, por vivificar a plantação; logo, completa-se o seu crescimento e a verás amarelada e transformada em feno. Na outra vida haverá castigos severos (para os mal feitores e os desobedientes), indulgência e complacência de Deus. Que é vida terrena, senão um prazer ilusório?

26- Tudo quanto possuís das bênçãos e desfrutais, é de Allah?

(16:53)

Todas as mercês de que desfrutais emanam d’Ele; e quando vos açoita a adversidade, só a Ele rogais.

27- Como poderia garantir as bênçãos de Allah?

(14:7)

E (recorda) de quando o vosso Senhor vos proclamou: Se Me agradecerdes (aceitando a fé e não adorando outro somente Deus), multiplicar-vos-ei (de minhas bênçãos); se Me desagradecerdes, sem dúvida que o Meu castigo será severíssimo.

28- Como poderia proteger-se de um tormento doloroso?

(61:10-11)

Ó fiéis, quereis que vos indique uma troca que vos livre de um castigo doloroso?

É que creiais em Deus e em Seu Mensageiro, (Muhammad صلى الله عليه وسلم ).

29- O que acontecerá a quem depositar sua confiança em Deus?

(65:3)

E o agraciará, de onde menos esperar. Quanto àquele que se encomendar a Deus, saiba que Ele será Suficiente, porque Deus cumpre o que promete. Certamente Deus predestinou uma proporção para cada coisa.

30- Qual é o destino dos descrentes?

(57:15)

Assim, pois, hoje não se aceitará resgate algum por vós (hipócritas), nem pelos incrédulos (em a Unicidade) de Allah A vossa morada será o fogo, que é o que merecestes. E que funesto destino!

31- Qual é o destino dos crentes?

(4:57)

Quanto aos fiéis (na unicidade de Allah), que praticam o bem, introduzi-lo-emos em jardins, abaixo dos quais correm rios, onde morarão eternamente, onde terão esposas imaculadas, e os faremos desfrutar de uma densa sombra.

32- Como é que pode ser feliz?

(16:97)

Quem praticar o bem, seja homem ou mulher, e for fiel, Le concederemos uma vida agradável e premiaremos com uma recompensa, de acordo com a melhor das ações.

“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Fontes: www.assuntospolemicosdabiblia.com - Alcorão, Biblia

terça-feira, abril 26, 2011

Sábit b. Cais al Ansari - O único homem, na história, a fazer o seu testamento após a sua morte.‏

Ahmad Yassine
O islamismo tem  histórias fantásticas, que envolvem homens mais fantásticos ainda. Não da para conhecer a história de Sábit b. Cais al Ansari  e ser a mesma pessoa, pois , ele foi  o único homem, na história, a fazer o seu testamento após a sua morte.

O Sábit b. Cais foi um dos chefes proeminentes da tribo dos Al Khazraj, bem como um dos mais nobres homens da cidade de Yaçrib. Era brilhante, intuitivo, eloqüente, e possuia uma bela voz. Era um orador marcante que podia cativar a audiência e sobressair-se a todos os competidores.

Em adição, foi um dos primeiros yaçribenses a se converterem ao Islam. Seu coração foi tomado pelo Alcorão, desde a primeira vez que o ouviu ser recitado por um pregador maquense, o Musab b. Umayr. Os magníficos ritmos do Alcorão, o brilho dos seus significados, a profundidade da sua diretriz e a verdade dos seus ensinamentos eram recebidos por ele como a chuva é recebida por um solo sedento. Foi da vontade de Deus o fato de que o Sábit b. Cais abrisse imediatamente o seu coração para a fé; e Ele o levou à proeminência, fazendo com que o Companheiro em questão jurasse sua aliança ao Profeta Mohammad (SAAS).

Quando o Profeta (SAAS) empreendeu a hijra1 para Madina, o Sábit b. Cais foi um dos que faziam parte dum grande grupo de guerreiros montados que se adiantaram para dar a ele uma recepção honrosa. Na apresentação de boas-vindas ao Profeta (SAAS) e seu companheiro, Abu Bakr al Siddik, o Sábit b. Cais se pôs à frente para fazer um discurso. Ele começou tecendo louvores e dando graças a Deus, e orando pela paz e bênção sobre o Seu Profeta. Terminou o discurso, dizendo:

1. Hijra (Hégira) = migração. Hégira foi a histórica migração feita pelos primeiros muçulmanos, de Makka, seus lares, para Madina, onde se assentaram para praticarem suas crenças com liberdade e dignidade.

“Ó Mensageiro de Deus, nós nos compromissamos a te defender como nos defendemos a nós mesmos, nossas mulheres e nossas crianças. Qual irá ser a nossa recompensa por isso?”

“O Paraíso”, respondeu o Profeta (SAAS).

Logo que as pessoas ouviram a palavra “Paraíso”, exultaram. Tendo os rostos a brilharem de alegria, declararam:

“Estamos muito felizes com tal recompensa, ó Mensageiro de Deus, muito felizes mesmo!”

Daquele dia em diante, o Profeta (SAAS) fez do Sábit b. Cais o seu discursador oficial, assim como o Hassan b. Sábit era o seu poeta2 oficial. Quando as delegações de beduínos chagavam para competir com ele na jactância das suas glórias tribais ou na demonstração dos seus dotes de eloqüência em oratória e poesia, o Profeta (SAAS) designava o Sábit b. Cais para competir com os oradores, e o Hassan b. Sábit para bater os poetas.

Sábit b. Cais era um crédulo profundamente reverente com um intenso respeito pelo seu Senhor e grande temor a Ele. Era ainda muito circunspecto, evitando qualquer coisa que fosse desagradar o Todo-Poderoso Deus.

2. A primitiva forma de arte dos árabes foi a literatura, cujas páginas eram recitadas extemporaneamente, e transmitidas de memória. Essa tradição oral permaneceu em vigor por séculos.

Um dia, o Profeta o viu num terrível estado. Parecia entristecido, arrasado e temeroso, por isso lhe perguntou:

“Qual é o problema, ó Abu Mohammad3?”

“Temo que arruinei a minha Vida Futura!” respondeu o Sábit b. Cais.

“Por que?” perguntou o Profeta (SAAS).

“O Todo-Poderoso Deus nos proíbe o amar sermos louvados por coisas que fizemos, e eu acho que amo o louvor; e Ele nos proíbe a vaidade, e eu acho que amo a pompa!” respondeu Sábit.

O Profeta (SAAS) argumentou com o Sábit, fazendo-o ver que não era nem arrogante nem vanglorioso, até que, por fim, perguntou ao Sábit:

“Será que ficarás feliz se eu te disser que irás viver sendo louvado por todos, e que irás morrer como mártir, e entrar no Paraíso?”

Aquela profetização encheu o Sábit de deleite, e ele respondeu, exultante:

“Certamente que ficarei, ó Mensageiro de Deus, certamente que ficarei!”

“Pois esse irá ser o teu futuro”, disse o Profeta (SAAS).

Entre os versículos revelados por Deus, está o seguinte:

“Ó crentes, não altereis as vossas vozes acima da voz do Profeta, nem lhe faleis em voz alta, como fazeis entre vós, para não tornardes sem efeito as vossas obras, involuntariamente” (49:2).

3. Abu Mohammad – “pai de Mohammad”. Era, e ainda é, muito comum os árabes tratarem uns aos outros pelos seus patronímicos, numa demonstração de respeito.

Após o Sábit b. Cais ouvir aquilo, deu-se à reclusão, e passou a evitar a companhia, em público, do Mensageiro de Deus (SAAS), muito embora o amasse profundamente, e fosse muito apegado a ele. Passou a não sair da sua casa para nada, a não ser para realizar as orações rituais na mesquita. Depois de um certo tempo, o Profeta (SAAS) passou a notar a ausência dele, e perguntou se alguém podia verificar o que estava acontecendo com ele. Um homem dos Ansar se voluntariou a fazer aquilo, e foi a casa do Sábit, encontrando-o deprimido e melancólico. Perguntou-lhe:

“Qual é o problema, ó Abu Mohammad?”

“Algo terrível!” respondeu Sábit.

“Que poderia ser?” perguntou o homem.

“Tu sabes que eu tenho uma voz profunda e marcante”, disse o Sábit, “e minha voz quase sempre encobre a voz do Mensageiro de Deus (SAAS). Tu sabes o que foi revelado no Alcorão. Assim, apenas posso concluir que as minhas possíveis boas obras tenham sido em vão, e que irei ser uma das pessoas do Fogo do Inferno.”

O homem voltou para o Profeta (SAAS) e o informou sobre o que havia visto e ouvido na casa do Sábit b. Cais. Então o Profeta (SAAS) disse a ele:

“Vai novamente a ele, e dize-lhe isto:

“‘Tu não és uma das pessoas do Fogo; outrossim és uma das pessoas do Paraíso.’”

Aquela feliz ponta de notícia que o Profeta (SAAS) transmitiu ao Sábit foi como uma fonte de júbilo e de esperança para ele, para o resto da sua vida. Ele ia para a guerra ao lado do Mensageiro de Deus (SAAS) em todas as batalhas ; só não foi para a batalha de Badr. Sempre se arremessava aos mais ferozes duelos na esperança de obter o martírio prometido a ele pelo Mensageiro de Deus (SAAS). Embora, às vezes, parecia que ele estava a uma braça de atingir a sua sina, esta sempre o decepcionava.

Mais tarde, durante a autoridade do primeiro califa, Abu Bakr al Siddik, aconteceram as guerras de ridda4 entre os muçulmanos e o falso profeta Musaylima. No tempo, o Sábit b. Cais era comandante das forças dos Ansar, ao passo que o Salim, o liberto de Abu Huzayfa, era o comandante das forças dos Muhajirn, e o Khalid b. al Walid era chefe do exército, na sua totalidade.

Em todas as batalhas, a vantagem e os trunfos sempre estiveram do lado do inimigo, o Musaylima. Naquela altura, a batalha se mostrava tão ruim para os muçulmanos, que as forças inimigas chegaram a irromper pelo acampamento do Khalid b. Walid. Os inimigos derrubaram a sua tenda, e quase mataram a mulher dele, a Umm Tamim.

O Sábit b. Cais havia visto o suficiente do enfraquecimento dos muçulmanos. O ouvi-los repreenderem-se e se culparem mutuamente encheu-o de frustração. Os beduínos culpavam os citadinos, dizendo que estes não sabiam comportar-se em batalha, ao passo que estes acusavam os beduínos de covardia. Aquilo era mais do que o Sábit podia suportar.

Então ele se untou com especiarias odoríferas, enrolou-se numa mortalha, postou-se onde todos o podiam ver, e anunciou:

4. Ridda – apostasia, ou seja, a pessoa deixar deliberadamente de lado o Islam, após tê-lo aceito de seu próprio acordo.

“Muçulmanos, ouvi-me! Este não é o modo com que usávamos empreender a batalha quando estávamos com o Mensageiro de Deus! Que vergonha a maneira com que deixastes o inimigo se tornar intrépido contra vós! e que vergonha o modo como vos acostumastes à submissão perante ele!”

Então ele ergueu o olhar para o céu, e orou:

“Oh Deus, venho perante Ti, inocente quanto a heresia deste povo (querendo dizer, os inimigos); e venho perante Ti, inocente dos erros deste povo (querendo dizer, os muçulmanos)!”

Então ele se arremessou para a batalha, ombro a ombro com estes outros heróis: Al Bara b. Málik al Ansara, Zaid b. al Khattab, os irmãos do futuro califa Ômar b. al Khattab, e Salim, o liberto de Abu Huzayfa. Feito um leão caçador, o Sábit os dirigiu na batalha, lutando tão ferozmente, que chegou a reacender a bravura e o valor dos muçulmanos, e a encher de medo os corações dos seus inimigos. Ele duelava com os inimigos em todas as direções, lutando com todas as armas, e suportando um ferimento trás outro, até que foi vencido, e caiu no campo de batalha. Morreu com a satisfação de lhe haver sido concedido o martírio, tal como o seu querido amigo, o Profeta (SAAS), tinha predito, e satisfeito por ver que havia ajudado os muçulmanos a obterem a vitória que Deus lhes concedera. O Sábit estava usando uma valiosa cota de malha. Um dos muçulmanos passou perto do seu corpo, tirou-lhe a indumentária e a pegou para si. Na noite seguinte à sua morte, um dos soldados muçulmanos teve um sonho no qual viu o Sábit, que lhe disse:

“Eu sou o Sábit b. Cais; tu me reconheces?”

“Sim”, respondeu o homem.

“Tenho um legado a fazer, e quero que tu lhe dês andamento. Toma cuidado em dizeres que este é um sonho insignificante que não deve ser levado a sério. Depois que fui morto, ontem, um dos muçulmanos passou perto de mim”; disse o Sábit, que descreveu o homem, e continuou: “ele pegou a minha indumentária, levou-a para a sua tenda, na extremidade do acampamento, e a escondeu sob o caldeirão, cobrindo-a com uma sela. Vai ter com o Khalid b. al Walid, e dize-lhe:

“‘Manda alguém ir ter com o homem para pegar a minha indumentária. Ela ainda está onde ele a pôs.’

“E tenho outro legado a fazer. Toma cuidado em dizer que isto é apenas um sonho que não deve ser levado a sério. Dize para o Khalid:

“‘Quando fores ter com o califa do Profeta (SAAS), em Madina, dize-lhe que tenho uma dívida. Dize-lhe também que meus dois escravos estão livres. Certifica-te de que ele irá pagar a minha dívida e libertar os meus escravos.”

Quando o homem acordou, foi ter com o Khalid b. al Walid, e lhe contou sobre o sonho. Então o Khalid mandou alguém ir apanhar a indumentária, e eis que ele a encontrou no lugar descrito no sonho, e a levou de volta. Depois, quando o Khalid foi para Madina, contou para o califa a estória do Sábit b. Cais e dos seus legados. Abu Bakr al Siddik deu andamento aos legados, sendo que, desde aquela vez, jamais existiu outra pessoa que fizesse seu testamento após a sua morte, e cuidou para que ele fosse cumprido.

Que Deus esteja aprazido com o Sábit b. Cais, e lhe conceda felicidade, e lhe dê um lar no mais elevado céu!

“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB,

Contribuição do irmão: Omar Hussein Hallak