terça-feira, junho 04, 2019

EID MUBARAKA IN SHA ALLAH

Findou o jejum de Ramadão, uma vez mais nas nossas vidas, deixando-nos aqueles presentes subtis que são as sementes que irão brotar e crescer, in cha Allah, para muitos de nós. A privação da nossa comida e bebida, durante o dia, recordou-nos que a nossa vida neste mundo não é senão um jejum ainda maior, que somos seres dependentes, criados com um nascimento, uma morte e uma ressurreição.


Relembro que o jejum de Ramadão é uma i'bada, uma profunda forma de adoração, de oração interior que fazemos com todo o nosso ser, com os nossos corpos evidentes e com as nossas almas inconclusivas, sustentadas em todos os momentos pelo Alento do Rahman, o nosso Senhor, o Senhor dos Universos.

O jejum tem-nos ajudado a recuperar o nosso sentir do mundo. Estimulou as nossas percepções e refinou os nossos pensamentos. Serviu-nos para podermos avaliar as nossas vidas num sentido mais ajustado, a fim de se poder recuperar o prazer e a satisfação do espírito.

Findou o Ramadão e, agora, entramos no mês de Xaual.

Entretanto, o mês de jejum deixou-nos com as seguintes recordações:

1. O Ramadão deixou-nos e nós deixámo-lo:

2. Deixou-nos com todas as bênçãos de Allah;

3. O Ramadão deixou-nos com a Misericórdia de Allah;

4. Deixou-nos com o perdão de Allah;

5. O mês de Jejum deixou-nos com a orientação de Allah;

6. Deixou-nos com a “taqwa” (autodomínio);

7. O Ramadão deixou connosco um sentido de orgulho e de dignidade;

8. O Ramadão deixou-nos com um sentimento de obediência para com Allah, um sentimento de total compromisso, e um sentimento de lealdade e de fidelidade para com Allah.

9. Deus prescreveu o Ramadão como mês de jejum com o propósito de nos ensinar a ser:

a) - Unidos e disciplinados;

b) - Decentes e organizados;

c) - Generosos e preocupados com o próximo;

d) - Amáveis, Simpáticos e tolerantes;

e) - E, sobretudo, ser respeitosos para com Allah.

Peço a Deus, sinceramente, que nos faça mais conscientes d’Ele, que nos agracie com a sua Recordação, que nos preencha de sentido as nossas vidas, que aumente a nossa alegria e que nos torne humildes, solidários, e que remova as nossas aflições, as preocupações das nossas famílias, da nossa sociedade, do nosso país e de todas as nações deste conturbado mundo transitório.


Feliz Eid de Ramadão.