sexta-feira, junho 06, 2014

AS VIRTUDES DE SHA’BAN, o mês de MUHAMMAD (s.a.w. = p.e.c.e.)

É um mês que se situa entre Rajab e Ramadan e que é negligenciado por muitas pessoas. É um mês em que a conta do ser humano se apresenta diante de Deus, e eu desejo que as minhas ações sejam apresentadas estando em jejum».

Costuma-se dizer que o mês de Sha'ban é o Mensageiro e Embaixador do mês de Ramadan. 

Neste mês, Allah (Deus Uno) envia presentes ao Seu servo. 

Comecemos por ver o significado das CINCO letras que formam a palavra Sha'ban, pois esta palavra, na escrita árabe, se soletra com cinco letras: shin, ‘ain, ba’, alif e nun. 

SHIN representa sharaf (a nobreza); 

AIN representa ‘uluww (a sublimidade); 

BA’ representa birr (a devoção); 

ALIF representa ulfa (privacidade harmoniosa); e 

NUN representa nur (a luz radiante). 

Estes são, pois, os presentes de Allah a Seu servo, neste mês. É um mês em que os tesouros são exibidos e abertos, em que as bênçãos são enviadas, em que as faltas são perdoadas, os pecados expia-dos; e é o mês em que se multiplicam as bênçãos sobre o Profeta Muhammad (p.e.c.e.), considerado o melhor dos seres humanos. 

Este é o mês das bênçãos sobre o Profeta eleito, pois Allah diz, textualmente, no Nobre Alcorão: 

Inna ‘llaha wa mala’ikata-hu yussalluna ‘ala ‘n-Nabiyy ya ayyuha ‘lladhina amanu sallu ‘alai-hi wa sallimu taçlima. 

«Na verdade, Allah e os Seus anjos abençoam o Profeta; ó crentes, abençoai-o e saudai-o, reverente-mente». (33:56). 

A bênção de Allah é misericórdia; a dos anjos é mediação e pedido de perdão; e a dos crentes é súplicas e agradecimentos. 

Segundo Mujahid (que Allah esteja satisfeito com ele), disse: 

«A bênção de Allah é prosperidade e virtude; a dos anjos, ajuda e sustento; e a dos crentes, a submis-são e respeito». 

Ibn Ata disse: 

«A bênção de Allah sobre o Profeta Muhammad (p.e.c.e.) é ligação; a dos anjos é o atencioso cuidado; e a dos crentes em segui-lo com amor». 

Ainda há quem disse: 

«A bênção de Allah sobre o Profeta Muhammad (p.e.c.e.) é engrandecê-lo com respeito; a bênção dos anjos sobre o Profeta (p.e.c.e.) é a realização de seu favor atencioso; a bênção da sua comunidade, isto é da sua hummah sobre o Profeta (p.e.c.e.) é a súplica para a intercessão». 

Como o próprio Profeta Muhammad (p.e.c.e.) disse: 

«Quando alguém pronuncia uma só bênção sobre mim, Allah o abençoa dez vezes». 

Por isso, longe de sermos negligentes durante este mês, cada crente, cada momin, consciente, deve aplicar--se a si mesmo e preparar-se para a chegada do mês sagrado de Ramadan, utilizando os dias que ainda faltam para limpar os seus pecados e arrepender-se do que tenha feito no passado. Deve suplicar a Allah neste mês de Sha’ban. Deve-se pedir a Allah S. T. através do dono deste mês, Muhammad (s.a.w.), até que a corrup-ção do nosso coração esteja corrigido e a doença esteja curada. 

Isto deve ser feito sem demora e sem retardá-lo para amanhã, porque os dias só são três: 

ONTEM, que é uma data passada (ajal); 

HOJE, que é o momento para a ação (‘amal); e 

AMANHÃ, que é uma expectativa de esperança (amal). 

Por conseguinte, o ontem é um aviso; o hoje é uma oportunidade; e o amanhã é um risco. 

Da mesma forma, os meses são três: RAJAB, que já passou e não se sabe se voltaremos a ver; RAMA-DAN, que esperamos chegar no futuro que talvez nem todos possamos ver; e no meio, SHA’BAN, que é hoje uma oportunidade para realizarmos as nossas devoções e adorações. 

O último Profeta de Allah, Muhammad (p.e.c.e.), uma vez, deu o seguinte conselho a uma pessoa: 

«Aproveita estas cinco coisas antes de esperar as outras cinco: a juventude antes da velhice; a saúde antes da doença; a riqueza antes da pobreza; o des-canso antes das ocupações; e a vida antes da mor-te». 

A terminar, louvado seja Allah, o Senhor dos mundos, e a paz e bênçãos estejam com o Seu último Mensa-geiro, com a sua família, com os seus companheiros e com os seus seguidores até ao Último Dia.■ 

Obrigado, boas leituras. Wassalam. M. Yiossuf Adamgy - 07/06/2014.

quinta-feira, junho 05, 2014

A L M A D I N A DIA INTERNACIONAL DA CRIANÇA

Por: Sheikh Aminuddin Mohamad - 02.06.2014
 
O Profeta Muhammad (S.A.W.) disse: “A melhor prenda que um pai pode dar aos seus filhos é a boa educação”.

Neste dia 10 de Junho, dia tradicionalmente dedicado à situação da criança (em Moçambique) e dos seus direitos, vamos falar sobre a sua educação.

A educação é um direito fundamental da criança. Contudo, só nos podemos aperceber da sua importância quando os resultados emergirem na sua plenitude, pois se a pessoa mesmo depois de ter adquirido educação, se sentir incapaz de se inserir no meio de gente culta da sociedade, bem como se a sua personalidade não constituir modelo e exemplo para os outros, então a educação que lhe foi transmitida não lhe terá acrescentado nenhum bem, nenhum valor.

Neste século XXI, apesar da tendência de crescimento da educação, o que de alguma forma favorece o progresso do Ser Humano em termos de meios, os indivíduos sensíveis de todos os povos continuam preocupados com a educação das novas gerações por acharem que nos próximos tempos, se quiserem ter presença no Mundo em pé de igualdade com os povos avançados será necessário que os níveis de educação sejam os mais elevados, daí que muitos pais invistam avultadas somas na educação dos seus filhos.

Temos é que analisar se de facto todo o esforço estará a produzir algum benefício, e se as novas gerações estão a mudar para melhor, ou não.

A realidade é que para muitos, a educação atual só lhes aguçou o interesse pelo materialismo, pois quanto a valores humanos, morais e boas tradições, não há progressos. Pelo contrário, há retrocessos, pois os valores sublimes são quase inexistentes na vida das novas gerações. A maioria dos jovens de hoje detêm conhecimentos, mas são pouco cultos e estão longe de constituírem exemplo para os outros. Aliás, muitos de entre eles nem sequer detêm qualidades que deveriam ser intrínsecas a pessoas instruídas. Têm uma linguagem grosseira e com muitos palavrões pelo meio, não sabem como tratar o seu próximo, como tratar os mais velhos, como tratar os seus próprios pais, não têm misericórdia para com os mais novos, não apoiam os mais fracos, não são verazes e não se abstêm da obscenidade. Pelo contrário, nos dias que correm muitos dos supostamente instruídos estão envolvidos em práticas desumanas, na corrupção, no crime e enfim, em coisas que talvez até os mais iletrados não praticam.

A prostituição, o adultério e a imoralidade são venenos fatais para qualquer sociedade civilizada, mas infelizmente encontramos muitos dos ditos educados não só envolvidos, mas mais grave ainda, promovendo tão nefastas práticas. E tais práticas tornaram-se tão comuns nas escolas e na sociedade, que já ninguém se sente incomodado.

Portanto, a questão é: Por que razão os efeitos negativos a nível da sociedade estão a aumentar não obstante o aumento da escolaridade?

Por que razão os valores humanos e morais na sociedade estão a reduzir cada vez mais, e porque é que a educação não consegue transformar os humanos em Verdadeiros Humanos?

Quer parecer que falta algo na educação. A educação atual pode produzir materialistas que com o seu conhecimento produzam vários tipos de coisas, que possam voar, até mesmo chegar à Lua, mas dificilmente poderá produzir um Bom Ser Humano.

Por isso, os pais também devem educar os seus filhos nas suas casas. Devem procurar para eles as melhores escolas onde haja um bom ambiente, onde se ensine moral, humanismo e boas maneiras.

O ambiente dentro e fora de casa, a companhia e as amizades também são determinantes para o futuro da criança, pois isso exerce uma grande influência no seu comportamento, dado que o que estas aprendem agora, reflctir-se-á na edificação do seu futuro. Se apreenderem coisas negativas será inútil esperar delas coisas positivas, pois só se colhe o que se semeia.

Há na nossa sociedade pais alcoólatras ou tóxico dependentes, e a maldição dessa dependência não só destrói as suas vidas como também as vidas das suas famílias, das suas crianças, pois devido ao fato de se gastar no vício tudo o que se ganha, nada lhes resta para dar aos seus filhos. Nem comida, nem tratamento médico, nem livros, nem vestuário, nem casa condigna, etc., o que concorre para que muitas crianças abandonem as escolas, abandonem as suas casas para “procurarem abrigo” na rua, entregando-se à mendicância, e mais grave ainda, transformando-se em potenciais delinquentes. Isto constitui uma grosseira violação aos Direitos das Criança!

As religiões na generalidade recomendam que os pais cumpram com o seu papel para que os filhos tenham êxito na vida. A ênfase que o Isslam dá para o sucesso dos filhos pode ser percebida no Versículo 3 do Capítulo 17 do Al-Qur’án:

“E não mateis vossos filhos por temerdes a miséria, pois Nós lhes daremos o seu sustento, tal como a vós. Na verdade, matá-los é pecado grave”.

Deste versículo aprendemos que matar os filhos, qualquer que seja a forma, é um grande pecado. Hoje em dia já não se mata como se matava em tempos idos, quando por exemplo, os filhos eram enterrados vivos, mas mata-se de outras formas, mais sofisticadas, mas com o mesmo objetivo. Por exemplo o aborto nas suas variadas formas, constitui uma forma de matança, mas hoje na era moderna, em países ditos desenvolvidos, existem clínicas super sofisticadas, licenciadas, que praticam aborto aos milhões anualmente, mas cinicamente dizem defender os Direitos da Criança. Mas afinal qual é o maior Direito da Criança senão a vida? Isto é o cúmulo da hipocrisia!

Os pais têm a obrigação de cuidar das crianças e criá-las da melhor maneira, e não matá-las O direito das crianças à comida, à água, ao vestuário, à assistência médica, etc., é sagrado, e se não forem os pais a providenciar todos esses cuidados quem o fará?
Assalamu Aleikom wa Ramatulahi wa Baraketuhu.

RECOMENDAR O BEM (MA’RUF) E PROIBIR O ILÍCITO (AL-MUNKAR) – 1ª. parte:

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK
1 - Recomendar o Bem e Proibir o Mal. “Yiá Buneiiá, Aquimi Salat……….” “Ó meu filho, faça a oração (na  sua devida hora), recomenda as pessoas para o bem (ma’ruf) , proibi o ilícito (al-munkar) e sofre pacientemente em tudo o que te suceda, porque isto é firmeza”. Cur’ane 31.17.
Allah, Rabbil Ãanlamin, Senhor (Protector e Sustentador) dos mundos, criou o ser humano na mais perfeita das condições. Atribuiu-lhe os critérios do bem e do mal, para que o homem possa reflectir e ser agradecido. Deus também criou tudo o que está na terra e nos céus para benefício do homem, mas alertou-o para se afastar da imoralidade e da corrupção. 

Deus dividiu os seres humanos em povos diferentes, para que se possam conhecer e ajudar-se mutuamente. A diversidade é benéfica e seria enfadonho estarmos todos “vestidos de amarelo”. O Islam é uma religião universal não sectária, que implica ter fé em Deus, praticar e recomendar o bem, afastar e combater o mal. “Os crentes são irmãos uns dos outros…”. Cur’ane 49:10. O Islam é viver em Paz consigo mesmo, com o seu semelhante e também com a natureza.
 
O bem e o mal estarão sempre presentes e em confronto na vida do ser humano. Os crentes que têm fé, temor em Deus e esperança na Misericórdia Divina, fomentarão o bem e afastar-se-ão do mal. Outros embriagados pelos prazeres da  vida terrena, esquecerão a verdadeira vida que lhes espera no além.
 
Deus com a Sua infinita Misericórdia, sabendo das inúmeras tentações que o ser humano está sujeito, alerta-o através de vários versículos do Cur’ane, para praticar e recomendar o bem e também para proibir e afastar-se do ilícito. “Deus ordena a justiça e a benevolência: “Deus ordena a justiça, a caridade, o auxílio aos parentes e veda a obscenidade, o ilícito e a iniquidade. Ele vos exorta que mediteis”. Cur’ane 16:90.

A disseminação do bem (ma’ruf) como barreira para protecção contra o mal (munkar), é um dever religioso aceite por todos os muçulmanos. O crente deve ser exemplar na prática e na recomendação do bem, não de acordo com os seus caprichos ou da vontade de cada povo, mas de acordo com os princípios revelados por Deus e das orientações que nos foram deixadas por todos os Seus profetas e
mensageiros.
Os que tem fé em Deus, dotados de conhecimentos religiosos e que praticam o bem, devem ser sentinelas permanentes para prevenir que outros pratiquem o ilícito (al-munkar), recomendando-os o caminho do mãnruf. “Os crentes e as crentes são protectores uns dos outros; ordenam o bem e proíbem o mal; observam a oração e pagam o zakat; obedecem a Allah e a Seu Mensageiro. Por isso tudo, Allah será Misericordioso para com eles. Na verdade, Allah é Poderoso e Sábio”. Cur’ane 9:7.

In Sha Allah, continua na próxima semana. Rabaná af-rig ãleiná sab-ran wa tawafaná muslimun: “Senhor Nosso, concede-nos a paciência e faze com que morramos submissos a Ti!”. Cur’ane 7:126
“Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41.
Cumprimentos
Abdul Rehman Mangá
05/06/2014