quinta-feira, março 13, 2014

A PACIÊNCIA – 1ª. Parte

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a, Misericórdia e as Bênçãos Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) Misericordioso)  JUMA MUBARAK 

inna Llaha maã sabirin. Na verdade, Deus está com os pacientes. Cur’ane, Surat Anfal 8:46. 

A palavra Árabe “Sabr” tem um significado muito abrangente. Significa paciência, firmeza, coragem, perseverança. Significa também abster-se. Ser paciente, implica manter as paixões controladas. Manter a calma, a tranquilidade e não se precipitar no desespero e na confusão. Evitar responder de imediato às provocações e deixar passar algum tempo para se acalmar e refletir. 

Uma palavra mal proferida é como dar um tiro, que pode provocar danos irreparáveis. Manter a calma e a paciência quando alguém fala mal do Islão (hoje tão vulgar). Saber ouvir e saber explicar os fundamentos da religião. Ser paciente é uma grande virtude para um muçulmano. 

Encontramos no Cur’ane e nas tradições do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) muitas referências à palavra “Sabr” (Paciência) e também a outras palavras derivadas. São inúmeros os incentivos para que o muçulmano possa sempre encontrar na ajuda de Deus e na paciência, os caminhos para a resolução de todos os seus problemas. inna Llaha maã sabirin. Na verdade, Deus está com os pacientes. Cur’ane, 8:46.

Podemos considerar que “Sabr” é sinônimo de jejum, porque o Ramadan é um mês da paciência, do sacrifício, e da generosidade. É também um mês da misericórdia e do perdão. Deus o Altíssimo recomendou a paciência a todos os Profetas quando sofriam represálias ao transmitirem as palavras da Unicidade Divina. 

O “Sabr” está também associado ao salat (oração) Ó vós que credes! Procurai ajuda na perseverança (sabr) e na oração, pois Allah está com os perseverantes” Cur’ane 2:153”. “Sabr”, a paciência é também resignação, porque o crente está consciente de que tudo o que existe na terra e nos céus pertence a Deus. Quando perdemos os nossos bens, os nossos filhos e a nossa família, resignados, recitamos: “Inna Lilahi Wa Inna Ileihi Rájiuna – Viemos de Deus e para Ele retornaremos. Cur’ane 2:156. 

A melhor paciência é a demonstrada quando estamos em grandes dificuldades, voltando para Deus, pedindo a Sua Compaixão. É também no cumprimento das nossas obrigações religiosas, afastando-nos de tudo o que é ilícito. Ser paciente, é estar sempre na companhia de Deus, nos bons e nos maus momentos. 

Abu Said al Kudri (Radiyalahu an-hu) referiu que Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Não há presente mais valioso e grandioso (que te podem dar) do que a paciência”. Bhukari. 

O nível mais baixo da paciência é quando perdemos o controle, depois duma tragédia nos bater à porta. Depois de algum tempo, esfriamos, refletimos e ficamos mais calmos. 

Reagir emocionalmente e depois ficar calmo, é sinal de falta da paciência. Se assim for, devemos treinar o Sabr, a Paciência, em todas as situações da nossa vida, como forma também de aumentarmos a nossa fé. 

Anas (Radiyalahu an-hu) referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “A verdadeira paciência é aquela que é demonstrada no primeiro choque da calamidade”. Bhukari 23:389. 

De acordo com Abee Umaamah, disse ainda o Mensageiro de Deus (Salalahu Aleihi Wassalam): “Allah Tabaaraka Wa Ta’aala diz: “Ó filho de Adam (Adão), se permaneceres paciente, contendo-se e esperando a minha recompensa no choque inicial (duma calamidade), Eu te concederei o Paraíso”. Ibn Maajah. 

Rabaná af-rig ãleiná sab-ran wa tawafaná muslimun: “Senhor Nosso, concede-nos a paciência e faze com que morramos submissos a Ti!”. Cur’ane 7:126 
In Sha Allah, continua no próximo Juma. “Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. 

“Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41. 

Cumprimentos 
Abdul Rehman Mangá 
13/03/2014 
abdul.manga@gmail.com

terça-feira, março 11, 2014

Sou mais Cristão hoje do que quando era Bispo Católico Apostólico Brasileiro!

Muitas pessoas ficam admiradas quando me houvem dizer isso. Mas, é muito simples entender isso. E o mais incrível utilizando da Bíblia Sagrada , Livro Sagrado dos Cristãos. 

Por exemplo, a quem os que se dizem cristãos seguem hoje? Jesus (AS) eu posso afirmar que não é. Por exemplo alguém já viu algum cristão tirar seus calçados ao adentrarem em seus templos? Ou será que eles não tem certeza de que seus templos é um lugar sagrado? Pois é , nós muçulmanos tiramos nossos calçados quando entramos nas mesquitas. Eu especialmente tiro meus calçados quando sou convidado a visitar qualquer templo erguido ao Deus Único. Vejamos o que a Bíblia diz a respeito: 

"E Deus disse: 'Não te aproximes daqui. Tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que te encontras é uma terra santa.'" (Êxodo 3:5). Daí vem a pergunta: Eu sou mais correto agora ou quando era Bispo Católico?

Eu nunca me preocupei em fazer ablução antes das minha orações enquanto cristão. Mais uma vez eu contrariava as Escrituras Sagradas: "Moisés, Aarão, e seus filhos lavaram aí as mãos e os pés. Quando entravam na tenda de reunião e se aproximavam do altar, faziam suas abluções, como o Senhor tinha ordenado a Moisés." (Êxodo 40:31-32). 

Quanto ao modo de fazer as orações, eu nunca rezei como Jesus AS, enquanto Bispo Católico, hoje eu sigo Jesus AS de perto inclusive nesse aspecto. Vejamos como orava ou rezava Jesus e os demais Profetas (SAAS):

"Abrão prostrou-se com o rosto por terra. Deus disse-lhe..." (Gênesis 17:3).

"Abraão prostrou-se com o rosto por terra." (Gênesis 17:17).

"Moisés e Aarão deixaram a assembleia e dirigiram-se à entrada da tenda de reunião, onde se prostraram com a face por terra. Apareceu-lhes a glória do Senhor." (Números 20:6).

"Josué prostrou-se com o rosto por terra..." (Josué 5:15).

Adiantou-se um pouco e, prostrando-se com a face por terra, assim rezou..." (Mateus 26:39).

Volto então a repetir a pergunta; eu não sou mais cristão hoje, depois que me tornei muçulmano? 

Hoje eu saúdo meus irmãos e demais pessoas como Jesus AS saudava as pessoas do seu tempo: A paz esteja Convosco.(Assalamu Aleikum). Eu hoje tenho a mesma visão de Deus Louvado Seja da maneira que Jesus AS percebia. Enquanto bispo Católico eu era Trinitarista e Jesus AS sempre reconheceu a grandeza de Deus: "Ouvistes que eu vos disse: Vou, e voltarei a vós. Se me amásseis, alegrar-vos- íeis de que eu vá para o Pai; porque o Pai é maior do que eu." (João 14:28). "E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. Marcos 10:18". 

Outra coisa, eu nunca tive obrigação do Jejum enquanto Bispo Católico: Jesus AS jejuou 40 dias no deserto. Os muçulmanos jejuam o mês inteiro de Ramadan! 

E agora vocês concordam comigo que hoje eu sou mais Cristão (Seguidor de Cristo) do que quando era Bispo Católico?

O Nobre Alcorão, revelado para ao Profeta Muhammad SAAS me conscientizou mais disso quando li: "Ó crentes, genuflecti, prostrai-vos adorai vosso Senhor e praticai o bem, para que prospereis." (O Nobre Alcorão 22:77). Não era assim que Jesus AS fazia?

Jesus AS e todos os outros 124 mil profetas e mensageiros eram muçulmanos (Submissos à Vontade de Deus) Hoje eu verdadeiramente sigo a religião de Jesus AS. A fé que ele difundiu e praticou. Existe alguma dúvida que hoje som mais cristão de quando era um Bispo Católico?

Obrigado Allah SW pelo Islam! Obrigado por não ter exitado quando me chamou para o Islam e retornar a Fé de Abraão e de todos os outro Profetas e Mensageiros. Amin.

Assalamu Aleikom wa Ramatulahi wa Barketuhu