segunda-feira, janeiro 11, 2010

ALLAH LOUVADO SEJA AMA OS VERAZES

O Louvor é para Allah. Nós O exaltamos, imploramos Sua ajuda e rogamos pelo Seu perdão. Nele buscamos refúgio do mal em nossas almas e de nossos pecados. Aquele a quem Allah orienta não se desviará, e aquele a quem Allah permite que se desvie ninguém poderá orientá-lo. Testemunho que não há outra divindade além de Allah, o Único, e que Ele não tem parceiros. E testemunho que Mohammad é Seu servo e mensageiro; divulgou a mensagem, orientou a nação e se esforçou pela causa de Deus até o último dia de sua vida. Que a paz e bênçãos de Allah estejam com Seu servo e mensageiro, com seus familiares e companheiros, e todos que seguirem seus passos até o Dia Derradeiro. Diz Allah em Seu Nobre Livro: Ó vós que credes! Temei a Allah como se deve temê-lO e não morrais se não como muçulmanos.

A verdadeira palavra está no Alcorão. A melhor orientação é a do Profeta Mohammad (s). A pior coisa é A Inovação, e toda inovação é desorientação. E toda desorientação leva ao Inferno.

A demais! Irmãos e irmãs no Islam, O Imam nas últimas semanas vem abordando pontos importantes do caráter de um muçulmano. Ele anteriormente falou sobre a proibição da hipocrisia, semana passada falou sobre o controle do ego e hoje, ele deu seqüência ao assunto e abordou A Veracidade, em Arabe Assidik. Deus criou o universo e fez do homem o legatário na Terra. E Deus estabeleceu normas e regras que quando praticadas dignificam as pessoas. É por este motivo que Deus exige de Seus servos a edificação de suas vidas sobre os alicerces da verdade, de fazerem da verdade e da honestidade a prática de suas vidas, usando tão somente da verdade nas suas conversas, entendimentos, julgamentos e relações comerciais.

Quando um povo perde este sentido claro surge neles a insensibilidade e a aspereza, afastando-o do caminho correto. Por esta razão, o pilar forte e sólido do caráter muçulmano é a honestidade. É dever de todo muçulmano e muçulmana aliar-se à verdade

em todos os assuntos e de examinar todas as coisas através das lentes da verdade.

Deus louvado seja disse: “Ó crentes, temei a Deus e permanecei com os verazes!” (9:119)

E disse também a respeito do Dia do Juízo Final: “... ‘Este é um dia em que beneficiará aos verídicos sua veracidade. Eles terão jardins, abaixo dos quais correm os rios; nesses serão eternos para todo o sempre.’ Allah se agradará deles, e eles se agradarão dEle. Esse é o magnífico triunfo.”

E disse também: “Dentre os crentes há homens que cumpriram o que haviam pactuado com Allah. Então, dentre eles, houve quem cumprisse seu voto (morreu como mártir). E, dentre eles, há quem espere. E não mudam mudança alguma.”

E o Profeta Mohammad (s) nos aconselhou dizendo: “Sejam verazes! A veracidade conduz à bondade, e a bondade conduz ao Paraíso. De sorte que se um homem disser constantemente a verdade, Deus o inscreverá como realmente veraz. A mentira conduz à perversidade e a perversidade conduz ao Fogo. Deste modo, se um homem disser sempre mentiras, Deus o inscreverá como irremediavelmente como mentiroso.”

E o Profeta Mohammad (s) disse em outra narrativa: “Apegai-vos à veracidade nem que ela conduza à perdição; pois na veracidade está a salvação. E afastai-vos da mentira nem que ela conduza à salvação; pois a mentira conduz à perdição.”

Algumas tentações são tão profundas que o homem se envolve nelas completamente. Elas são como doenças que exigem um tratamento prolongado; elas são como o medo e a covardia, que sempre inibem o progresso do covarde ou como a ganância que torna o homem mesquinho e avarento.

Quando algumas pessoas se juntam ao jihad para acompanhar os soldados, elas veem trémulas e amedrontadas. Ou algumas outras pessoas, que ficam aterradas ao calcular o valor que têm que pagar a título de zakat. Qual a comparação entre essas naturezas covardes e miseráveis com aquelas naturezas valentes e generosas que enfrentam a morte rindo ou que gastam as suas fortunas pela causa de Deus espontaneamente e com boa vontade!

Aqui poderemos ainda encontrar justificativas para tais pessoas na medida que elas se tornam presas dos seus temores e dúvidas, quando são convocadas para fazerem algum sacrifício. Mas não pode existir absolutamente nenhuma justificativa para aqueles que transformam sua mentira em hábito e que durante todas as suas vidas enganam as pessoas com suas falsidades.

O Mensageiro de Deus disse: “Todos os defeitos podem ser encontrados num muçulmano, menos a desonestidade e a falsidade.” (Ahmad)

Perguntaram ao Mensageiro de Deus se algum muçulmano poderia ser um covarde. Ele respondeu, “Sim.” Perguntaram-lhe: “Pode um muçulmano ser mesquinho?” Ele disse que sim, que ele poderia ser mesquinho. E novamente perguntaram a ele: “Pode um muçulmano ser mentiroso?” Ele respondeu: “Não!”. (Málik)

As respostas do Profeta mostram que estes fatores de deficiência e fraqueza penetram na natureza de algumas pessoas, e quando estas (pessoas) são convocadas a cumprirem seu dever ou pagar o que é devido a Deus e aos Seus servos, então esses fatores os influenciam negativamente. Mas isto não quer dizer que a mesquinhez é tolerada, nem que a covardia é um mal menor.

Queridos irmãos e irmãs no Islam! A veracidade é a ação das pessoas que habitarão o Paraíso. Disse O Imam Ahmad que certa vez um homem perguntou ao Mensageiro de Deus: Ó Mensageiro de Deus, qual ação conduz ao Paraíso? Respondeu: A veracidade. Se o servo for veraz sem dúvida alguma será bondoso, e a bondade conduz a crença, e se o servo crer adentrará o Paraíso. O mesmo homem perguntou: Ó Mensageiro de Deus, qual ação conduz ao Inferno? Respondeu: A mentira. Se o servo for mentiroso sem dúvida alguma será perverso, e a perversidade conduz a descrença. E a descrença conduz ao Inferno.”

E Abu Huraira ® relatou que o Profeta (s) disse: “Às vezes uma pessoa diz, sem se dar conta, algo que agrada Deus; em troca, Deus eleva-lhe a condição em vários graus (recompensa-a); e ás vezes uma pessoa diz, sem meditar, algo que desagrada a Deus, coisa que o leva ao Inferno.”

Abu Said Alkudari ® relatou que o Mensageiro de Deus (s) disse: “Quando o filho de Adão (0 homem) se levanta pela manhã, todas as partes de seu corpo dizem para sua língua: ‘Teme a Deus, em relação a nós, porque nós te seguiremos; se agires corretamente, nós também o faremos; se agires erroneamente, nós também assim agiremos.’”

E Moaz, outro companheiro do Profeta, contou que perguntou ao Profeta (s) que lhe dissesse qual a ação que o ajudaria a entrar no Paraíso e o manteria afastado do Inferno. O Profeta (s) respondeu: “Estas inquirindo sobre uma questão de grande importância, porém, isso é fácil para quem Deus lhe facilita. Adora a Deus, e não lhe associes nada nem ninguém; pratica a oração, paga o zakat, observa o jejum de Ramadan e faze a peregrinação à Casa de Deus.” Depois o Profeta (s) acrescentou: “Acaso não desejas que te indique as portas da excelência e da virtude? O jejum é um escudo (contra as tentações), a caridade (em nome de Deus) mitiga os pecados como a água apaga o fogo. Similarmente, a oração da meia noite (também apaga os pecados).” E em seguida, recitou o seguinte versículo:

“Cujos corpos não relutam em se afastar dos leitos para invocarem ao seu Senhor com temor e esperança, e fazem caridade daquilo com que lhes agraciamos. Nenhuma alma sabe que deleite para os olhos lhes estarão reservados, em recompensa de quanto fizeram.” (32: 16 e 17)

Então o Profeta (s) acrescentou: “Acaso não desejas que te fale acerca das raízes da religião, e dos seus pilares, e do seu ápice?” Disse Moaz ®: “Claro que sim, ó Mensageiro de Deus!” O Profeta (s) disse: “A cabeça da fé é o Islam; seu suporte é a oração, seu ápice é o jihad.” Voltou a perguntar: Acaso não desejas que te diga quem controla tudo isso? Respondeu: Claro que sim, ó Mensageiro de Deus! Nesse momento, O Profeta estirou a sua nobre língua, e disse: “Mantém-na sob controle!” Perguntou Moaz: “Ó Mensageiro de Deus, seremos chamados a prestar contas pelo que dizemos?” Respondeu o Profeta (s): “Oxalá tua mãe te tivesse perdido! As pessoas serão arrastadas ao Inferno, tão somente em virtude do resultado da suas línguas, (isto é, do que falam).

O muçulmano deve também tomar muito cuidado nas suas relações comerciais; infelizmente a base do comércio, nos dias de hoje é a ganância sem limites. O comerciante deseja vender pelo preso mais alto, enquanto o consumidor quer comprá-lo a bem dizer de graça. É a riqueza que controla as atividades de compra e venda, nos mercados e em outros campos. O Islam detesta esse tipo de negócios enganosos, o debate e a disputa insensatos que os envolvem.

O Profeta disse: “Os compradores e os vendedores estão livres até que não se separem (enquanto não estão juntos), e se eles agiram com honestidade, e explicaram as deficiências ou defeitos de suas mercadorias, então Deus os abençoará com a prosperidade. E se ambos tentaram tratar desonestamente e esconder os defeitos, então é mais provável que possam até conseguir algum lucro, mas a prosperidade escapará ao seu comércio.”

Em outra narrativa foi dito: “Se encerra a prosperidade de ambos os negociantes. A afirmação inverídica e falsa ajudará a vender a mercadoria, mas reduzirá seu lucro.” (Ahmad)

Os compradores que vão aos comerciantes geralmente ignoram a verdadeira condição, e acreditam no que quer que o negociante lhes diga. O procedimento honesto é de não tirar vantagem indevida da simplicidade dos homens com o propósito de obter um preço dobrado ou para esconder algum defeito.

O Mensageiro de Deus (s) certa vez indagou:

“Que desonestidade seria maior do que a de quando estiverdes conversando com um vosso irmão e ele possa imaginar que estejais dizendo a verdade, mas na verdade estiverdes enganando-o com mentiras?” (Bukhári)

Apesar da mentira ser basicamente ilícita (haram), porém em casos excepcionais é permissível sob certas circunstancias. Os pontos principais são aqueles que se dissermos uma mentira seria com o objetivo de atingirmos algo lícito, e o mesmo não poderia ser atingido sem se recorrer à mentira. Mas, se objetivo pode ser atingido sem isso, então mentir é ilícito (haram). Por exemplo, se um muçulmano tem sob sua guarda a propriedade de alguém, e algum tirano ou ladrão quer usurpá-la, para a proteção da mesma o guardião da propriedade deve mentir. A esse respeito foi relatado por Ummu Kulsum ® numa narrativa confirmada por Bukhari e Muslim que o Mensageiro de Deus nunca permitiu a alguém mentir, exceto em três casos: Na guerra, efetivar a paz ou reconciliar duas pessoas brigadas, e em caso de conversa entre marido e mulher.” Dar exemplos....

De modo geral, e para concluir, a falsidade e a Mentira têm camadas sobre camadas de escuridão. A ocultação da verdade, como também tentar provar ser verdade o que é falso são pecados gravíssimos. Em certos assuntos específicos só causa danos a uns poucos indivíduos, mas em assuntos públicos, se torna um sério e mortal perigo contra toda a nação.

Por esta razão, o Profeta aconselhou clara e energicamente que nos mantivéssemos afastados mentira e nos admoestou contra ela. E garantiu para os verazes o Paraíso.

Que Allah, proteja a nação muçulmana dos falsos, perversos e mentirosos e nos guie no caminho da verdade para o conforto do Paraíso. Amin! Ua Salamu Alaikum!

--
“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Que Allah SW possa cobrir de bênçãos os irmãos da Mesquita de Cuiabá e o seu Iman pela contribuição dessa rica mensagem. Só aplicando devidamente as orientações alcorânicas e as Sunnah do Profeta SAA, os muçulmanos continuarão fortes e unidos, em busca de um mundo melhor e a certeza do Paraiso amém!