sexta-feira, novembro 29, 2013

A Discriminação Religiosa /Por: M. Yiossuf Adamgy

Em Nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso!

 Repassamos para conhecimento dos nossos irmãos e leitores um fato relevante levantado pelo irmão Muhhamad Yiossuf Admgy de Potugal e que nós consideramos que é do interesse de todos, religiosos ou não. Um trabalho elaborado com fatos e dados, portanto muito próximo da realidade. Um número em especial me chamou a atenção. Que a maior população islâmica da América do Sul fica na Argentina e são cerca de 800 mil muçulmanos. É que eu já ouvi que no Brasil somos mais de  Um Milhão! Espero que um irmão mais bem informado pode nos confirmar essa informação. Pois bem, vamos a matéria do nosso irmão e que Allah SW aceite o serviço dele e os nossos em favor dos esclarecimentos sobre Sua Religião, a Religião de todos os Profetas e mensageiros, desde Adão a Muhammad (SAAS).

Prezados Irmãos,

Assalamu Alaikum Wa ráhmatullahi Wa barakatuh:

Enquanto o secularismo e o materialismo estão a assumir um papel dominante, as religiões estão a tornar-se irrelevantes para a maioria das pessoas do Ocidente.

O fundamentalismo secular arrasta-se pela Europa – quase que não há mais lugar para Deus no discurso político.

Como resultado, os não-cristãos ou mesmo denominações minoritárias dentro do Cristianismo sofrem discriminação religiosa.

O Islão, por causa de sua incondicional dedicação à Ordem Divina, sofre mais em termos de sua imagem e tratamento.

A Islamofobia, como o Anti-Semitismo no passado, tornou-se um fenômeno amplo. Crianças muçulmanas frequentemente sofrem preconceito excessivo e mau tratamento em muitos lugares por causa de seu contexto religioso. A situação pode agravar-se se práticas cultu-rais entre os muçulmanos forem projectadas como islâmicas. Um adolescente muçulmano deve estar pre-parado com um entendimento razoável do Islão para poder explicar e argumentar. A ignorância é a causa original do mau-entendimento (incompreensão) e even-tual tratamento desigual de um pelo outro.

Vejamos os preconceitos já existentes, actualmente:

— Por que motivo pode um Judeu deixar crescer a barba, em obediência à religião que pratica, mas um Muçulmano ao fazê-lo é denominado de extremista e de terrorista?

— Por que motivo pode uma freira cobrir-se da cabeça aos pés, em devoção a Deus, mas uma Muçulmana ao fazê-lo é tida como uma mulher oprimida?

— Quando uma mulher Ocidental decide ficar em casa, para ocupar-se das tarefas domésticas e cuidar dos filhos, é respeitada pelo facto de sacrificar-se pelo bem da sua família. Mas, quando é uma Muçulmana a fazê-lo, no Ocidente dizem que esta mulher necessita ser libertada.

— Qualquer jovem universitária pode vestir-se seja de que maneira for, ela tem os seus direitos e é livre. Mas, caso uma jovem Muçulmana pretenda usar o Hijab, então, é impedida de entrar na Universidade que frequenta!

— Quando uma criança se dedica a algo, diz-se que tem potencial. Mas, quando uma criança se consagra ao Islão, então, é um caso perdido!

— Quando um Cristão ou um Judeu assassinam alguém, a religião não é mencionada. Mas, quando um Muçulmano é acusado de um crime, é o Islão que é posto em causa! É “terrorismo islâmico”...

— Quando alguém sacrifica a sua própria vida para salvar a de outros, considera-se que teve um gesto no-bre e é respeitado por isso. Mas, quando um Pales-

tiniano o faz, para evitar que o seu filho seja assassinado, o seu irmão de armas derrubado, a sua mãe violada, a sua casa destruída e a sua Mesquita conspurcada – então, ele é apelidado de terrorista! Porquê? Porque ele é Muçulmano!

— Quando há um problema, aceita-se qualquer solução! Caso a solução se encontre no Islão, recusa-se a vê-la!

— Quando alguém conduz mal uma boa viatura, em perfeitas condições, ninguém culpa a viatura. Mas, quando um Muçulmano comete um erro ou trata mal alguém, as pessoas dizem: "A culpa é do Islão"! É “terrorismo islâmico”...

Sem terem em conta a história e a tradição do Islão, ainda há muitas pessoas, infelizmente, que a respeito do Islão acreditam em tudo o que dizem os jornais e outros órgãos da Comunicação Social.

Por isso, O MEU APELO A TODOS, em geral, é: informem--se realmente a respeito do Islão e do que diz o Alcorão.

Não é em vão que o Islão é a religião que mais cresce no mundo: 15% ao ano. São hoje mais de 1,6 biliões de pessoas (quase 8 milhões só nos EUA). Uma em cada cinco pessoas na Terra é muçulmana, outro nome dado aos seguidores do Islão.

Os muçulmanos compõem agora 23% da população mundial, de acordo com um novo relatório do Fórum sobre a Religião e a Vida Pública do Pew Research Center, 1,57 mil milhões dos 6,8 mil milhões de pessoas no planeta são muçulmanos – sendo que 60% vivem na Ásia, mas apenas um quinto no Médio Oriente e Norte de África.

No entanto, metade dos 20 países e territórios que compõem o Médio Oriente têm uma população muçulmana superior a 95%. Existem quatro milhões de muçulmanos a residir nos territórios palestinianos e aproximadamente um milhão em Israel, onde totalizam 17% da população.

Cinco países, apenas um dos quais no Médio Oriente/Norte da África, mas quatro na Ásia, são o lar de quase 50% de todos os muçulmanos no mundo – Indonésia (cerca de 203 milhões e quase 14% da população muçulmana do mundo), Paquistão (cerca de 174 milhões e 11,1%), Índia (cerca de 161 milhões e 13,4%), Bangladesh (cerca de 145 milhões e 9,3%) e Egipto (cerca de 79 milhões e 5%).

“Estes são os países que não consideramos, de todo, como sendo muçulmanos e, no entanto, têm um número considerável de muçulmanos,” disse o Director Adjunto da Pesquisa do Pew Forum, Alan Cooperman, apontando para a Índia, Rússia e China como exemplos.

A apoiar a afirmação de Cooperman, cerca de um quinto dos muçulmanos, ou 317 milhões, vive em países onde são uma minoria, principalmente na Índia (161 milhões de muçulmanos, ou seja 13,4% da população total), Etiópia (28 milhões de muçulmanos, compondo 33,9% da população) e China (22 milhões, compondo 1,6% da população).

Na Europa, no entanto, os muçulmanos são apenas 5,2% da população ou 38 milhões de pessoas (presumindo a não inclusão da Turquia). O Reino Unido tem a sexta maior população de muçulmanos na Europa (atrás da Rússia, Alemanha, França, Albânia e Kosovo), 1.647.000 muçulmanos, que constituem 2,7% da população britânica e 0,l% do total da população em todo o mundo muçulmano. Este valor relativamente baixo despreza os mitos e o alarmismo provocado à volta da chamada “Islamização da Europa", perpetrados pela extrema-direita do continente.

Embora a maioria dos muçulmanos na Europa Ocidental seja imigrante de primeira ou segunda geração, de países como Turquia e grandes quantidades do norte da África ou da Ásia do Sul, a maioria residente na Rússia, Albânia, Kosovo, Bósnia-Herzegovina e Bulgária tem vivido nos seus respectivos países durante séculos, o que significa que 60% dos muçulmanos da Europa são nativos.

Dos cerca dos 4,6 milhões de muçulmanos que vivem na América do Norte e do Sul, mais de metade, ou seja cerca de 2,5 milhões, residem nos Estados Unidos, com um número significativo também a viver no Canadá. A Argentina, com cerca de 800 mil muçulmanos, abriga o maior número de muçulmanos na América do Sul.

Os investigadores também tentaram distinguir entre as duas principais vertentes do Islão – sunitas e xiitas – mas foram prejudicados, pois muitos demógrafos nacionais não distinguem entre os dois.

No entanto, concluíram que entre 10 a 13% dos muçulmanos (154-200 milhões são xiitas e os restantes 87-90% pertenciam à escola sunita. O grosso dos sunitas, 68-80%, residem apenas em 4 países: Índia, Paquistão, Indonésia e Iraque.

Os investigadores do Pew Forum analisaram cerca de 1500 fontes, incluindo relatórios de censos, estudos demográficos e inquéritos gerais às populações, com base nos melhores dados disponíveis de 232 países e territórios. No entanto, a maioria dos dados utilizados é de entre 2000 e 2005 e alguns remontam até 1971. Com base no rápido crescimento de muçulmanos em todo o mundo, provocado por elevadas taxas de natalidade e de conversão, estes dados estão, na sua maioria, desatualizados e é muito provável que o verdadeiro número de muçulmanos seja muito maior do que o sugerido pelo estudo e esteja em franco crescimento.

Parece que enquanto o coração do mundo muçulmano bate no Médio Oriente, onde o Profeta Muhammad (p.e.c.e.) viveu há quase quinze séculos atrás, no mundo de hoje os muçulmanos percorrem o mundo inteiro, mantendo uma presença significativa em todos os continentes, especialmente da Ásia. Amaney Jamal, um Professor Assistente de Política da Universidade de Princeton, disse: "A ideia de que os muçulmanos são árabes e de que os árabes são muçulmanos é completamente obliterada por este relatório".

O investigador sénior Brian Grim disse que o número total foi uma surpresa: “Começamos este trabalho porque a estimativa sobre o número de muçulmanos em todo o mundo variava imenso, de 1 mil milhão até 1,8 mil milhões… de uma forma geral, o número é mais elevado do que esperava.”

O Pew Forum diz que estas descobertas são uma introdução para um estudo projectado, que irá estudar a forma como cresceram as populações muçulmanas em todo o mundo e que forma assumirão no futuro.

Wassalam. ■

Obrigado, boas leituras.

M. Yiossuf Adamgy

quinta-feira, novembro 28, 2013

TEMA DA SEMANA: A CIRCUNCISÃO

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso)  JUMA MUBARAK

No passado dia 23 de Novembro de 2013, fui convidado pelo Diretor do Serviço de Urologia do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia – Porto, no âmbito das Jornadas de Urologia, para dar o meu testemunho acerca da circuncisão na Religião islâmica . Aproveitei o tempo concedido para falar acerca do tema e tecer algumas considerações acerca do islão. Muitos dos presentes me confessaram que se encontravam completamente “anestesiados” pelas notícias transmitidas pela nossa comunicação social.

Um dos pilares da fé islâmica é acreditar em todos os Profetas que Deus enviou para a humanidade. Segundo “Gênesis”, Deus prometeu transformar Isaac e Ismael, filhos do Profeta Abraão, em grandes nações. Somos Judeus porque acreditamos em todos os Profetas do Judaísmo, desde Abraão até Moisés. Somos Cristãos porque acreditamos em João Baptista e Jesus e somos finalmente muçulmanos porque acreditamos em Muhammad, o último Profeta enviado também para toda a humanidade. Que a Paz de Deus esteja com todos os Profetas.

Os direitos das crianças estão consagrados nas recomendações que os nossos

Profetas nos deixaram e que nos foram transmitidos pelo Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam). O nascimento duma criança, seja ela menina ou menino, é uma alegria e uma bênção para os pais. A religião islâmica contém ensinamentos que abrangem todas as etapas da vida, que se iniciam desde o nascimento até à morte. O islão é um autêntico código de vida.

A criança tem diversos direitos por parte dos seus pais. Após o nascimento, corte umbilical e limpeza, ela ouve o Azan – o chamamento para a oração, que é efetuada nos dois ouvidos da criança. Assim, as primeiras palavras que a criança ouve, é o nome de Deus, os Seus atributos que enaltecem a grandeza do Criador, o convite para a oração, o convite para a felicidade. Outra tradição é efectuar o TAHNIK: Um pouco de suco duma tâmara ou uma fruta doce, é colocada na boca da criança. Os companheiros do Profeta tinham um grande amor por ele. Quando nascia uma criança, levavam-na para junto dele. O Profeta fazia o Tahnik e depois fazia uma prece para a criança. Quando a criança atinge os 7 dias, o cabelo é raspado e o valor do peso equivalente em ouro deve ser repartido pelos pobres, demonstrando felicidade da chegada de mais um membro na família. Para completar a obrigação dos pais, a criança do sexo masculino deve ser circuncisada.

Seguimos as tradições antigas, referidas nos livros do Antigo Testamento, do Cur’ane e da Sunnah (tradições do Profeta Muhammad), nomeadamente: à circuncisão masculina; à proibição da carne de porco e do sangue; para a nossa alimentação, o abate dos animais em nome de Deus. A circuncisão , denominada de “Al-Khitán ” ou “Al Tahara” , que significa “a purificação”, é rigorosamente observada entre os homens muçulmanos. 

Não existe uma idade própria para se efetuar a circuncisão. No entanto, é aconselhável que a criança seja circuncidada, o mais cedo possível, de preferência a partir do sétimo dia, porque é nessa idade que as feridas cicatrizam com rapidez. O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) assim o fez aos seus netos. A circuncisão masculina é o símbolo da aliança divina. Os Muçulmanos são o maior grupo religioso a circuncidar os meninos. É uma tradição do Profeta Abraão (Que a Paz de Deus esteja com ele), tronco comum das 3 religiões monoteístas. Como sinal de aliança com Deus, o Profeta Abraão e os homens da sua casa submeteram-se à circuncisão, segundo consta no Gênesis, “Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado”. Para além dos Judeus, os Cristãos Coptas também adotam a circuncisão masculina como prática religiosa.

Após a era de Issa (Aleihi Salam), Jesus que a Paz de Deus esteja com ele, os Cristãos continuaram a utilizar a circuncisão, seguindo o exemplo dos seus antepassados Judeus. Mais tarde, Pedro e Paulo levantaram a questão se os novos Cristãos deveriam ou não manter a tradição. A posição de Paulo de Tarso acabou por vencer. Considerou ele de que não era suficiente estar circuncidado na carne, se a alma permanecesse pecadora. E disse ele: “Nós colocamos a nossa glória em Jesus e não na carne”. Para além de terem levantado a proibição do consumo da carne de porco, referido no Antigo Testamento, assim os Cristãos deixaram mais uma das tradições de todos os Profetas, a circuncisão.

Outros povos também adoptam a circuncisão nas suas tradições e costumes, sem quaisquer conexões religiosas. É uma prática tão antiga, que remonta aos antigos habitantes do Egipto, na altura dos faraós, apesar de não professarem qualquer religião monoteísta. Atualmente, no continente africano, vários grupos étnicos africanos seguem a circuncisão animista . Em algumas ilhas do pacífico a circuncisão é um rito mitológico .

Refere uma lenda , nascida de tribos que não seguiam a circuncisão por questões religiosas: “um jovem e a sua irmã foram ao bosque colher frutas. Após terem cortado cachos de bananas, o jovem aproveitou para descansar à sombra duma árvore, enquanto a irmã continuava com a colheita. Ao descer da árvore, a irmã deixou cair o cutelo que cortou o prepúcio do irmão. Mais tarde, curado, o jovem casou e a esposa ficou bem impressionada com o desempenho do marido. Orgulhosa, ela foi contar às suas amigas, o que provocou inveja por parte dos outros homens da aldeia. Assim, todas as raparigas só queriam casar-se com jovens circuncidados”. Esta é uma simples lenda. A origem da circuncisão é de facto muito antiga e cada cultura tem a sua própria justificação. E o Islão segue a tradição de todos os Profetas de Deus.

Os muçulmanos seguem o Cur’ane e a Sunnah (a tradição) do Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam). A circuncisão destaca-se da Sunnah do Profeta e ele a considerou “uma tradição (sunnah) de todos os Profetas”. A circuncisão é a remoção do prepúcio e um fator importante para a higiene . Evita-se a humidade, que permite ao agente infeccioso mais tempo de sobrevivência, propício ao cultivo de bactérias e facilidade de infiltrações no organismo. Ajuda na prevenção da sífilis e outras doenças associadas. Não é por acaso que nos países onde predominam as doenças venéreas e a sida, os circuncidados têm mais chances de não se contagiarem.

No islão, a higiene é metade da fé . A lavagem das partes privadas após as necessidades fisiológicas é obrigatória. O muçulmano para rezar, deve estar limpo de todas as impurezas. Uma das razões para a circuncisão, é a facilidade de limpeza, a remoção de todas as impurezas que poderiam ficar retidas no prepúcio. Para o muçulmano, a circuncisão pode também ser também considerada como uma introdução à religião islâmica, uma questão de higiene e uma medida de prevenção contra infecções e doenças.

No que se refere às questões relacionadas com a higiene, o Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi wassalam) referiu: “De entre as coisas relacionadas com o Fitra (instinto natural) humano, constam; bochechar com água, usar água para limpar as narinas, aparar o bigode, limpar os dentes, cortar as unhas, remover os pelos axilares e púbicos e a circuncisão”. (Ahmad).

No islão, não existem pessoas especializadas para efetuarem a circuncisão. Nos países onde os muçulmanos são a maioria, ela é efetuada em hospitais públicos ou em clinicas privadas. Os muçulmanos que vivem nos países onde não predomina a religião islâmica, não têm acesso aos hospitais públicos para a circuncisão. As autoridades desses países, não a consideram como prioritária, fazendo com que outros sem posses financeiras recorram a curiosos, com graves consequências para a saúde das crianças. É também o caso de Portugal, onde não conseguimos acesso aos hospitais públicos para a concretização desta prática religiosa. Por isso vimos apelando às nossas autoridades, para que nos permitam efetuar a circuncisão através dos hospitais públicos.

A circuncisão dos adultos é muito complicada, dado que o órgão tende a aumentar e a diminuir de volume, o que provoca muitas dores e atrasos na cicatrização. É o caso dos adultos convertidos ao islão, que segundo a opinião de muitos teólogos, não são obrigados a submeterem-se à circuncisão. Apesar disso, a realidade mostra-nos que a maioria se submete voluntariamente à operação.

Alguns povos sujeitam as mulheres à circuncisão . Uns alegam motivos religiosos e outros continuam com as tradições dos seus antepassados. É uma prática primitiva que viola os fundamentos de qualquer religião e dos direitos humanos em geral”.

Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem" . Surat Yácin 3:17. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!” . 10.10. “Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. 14:41.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

28/11/2013

domingo, novembro 24, 2013

CARIDADE E A POBREZA NO ISLAM

Centro Islâmico de Brasília-DF -Khutuba : Sheikh Othaman Sharif - Resumo do Khutuba

O Louvor é para Allah(SWT). Nós O exaltamos, imploramos Sua ajuda e rogamos pelo Seu perdão. Aquele a quem Allah orientar não se desviará, e aquele a quem Allah permite que se desvie ninguém poderá orientá-lo. Testemunho que não há outra divindade além de Allah, o Único, e que Ele não tem parceiros. E testemunho que o Muhammad(SAAW) é Seu servo e mensageiro, que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele, com seus familiares, seguidores e companheiros até o Dia do Juízo Final.

Meus irmãos e irmãs muçulmanos, nosso assunto trata sobre a pobreza e a prática da caridade no Islam. Uma das súplicas do Profeta Muhammad(SAAW) era o amor aos pobres e necessitados como meio para a satisfação de Allah(SWT), a obtenção do Paraíso e a salvação do Fogo do Inferno. Certamente, a caridade apaga a cólera de Allah(SWT), e o Islam é a religião da união. Por isso, Allah(SWT) ordenou os crentes a gastarem pela Sua causa.

É certo que Allah(SWT) não precisa das nossas caridades nem dos nossos bens, porque Ele é Quem nos concedeu os bens. Mas constitui em uma prova para nós, uma elevação da nossa posição e para que a sociedade se una e o rico sinta o que o pobre sente, com todos vivendo felizes.

O Islam veio para eliminar a pobreza. O Profeta (SAAW) disse: “A pobreza chega a ser incredulidade.” Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AT-TAUBAH vers 111: “Por certo, Allah comprou aos crentes suas pessoas e suas riquezas, pelo preço por que terão o Paraíso.” 

A alma humana tende para o amor ao dinheiro. O Profeta (SAAW) disse no hadith narrado por Ibn Abbás (R): “Se o filho de Adão tivesse um vale de ouro, teria desejado ter dois vales; porém (na sua morte), nada além de terra lhe encherá a boca. Ainda assim, Deus perdoará a todo aquele que se arrepender.”

Por isso: Allah(SWT) ordenou os crentes a gastarem para poderem purificar a si mesmos da avareza, que constitui em enfermidade psicológica que elimina a pureza do ser humano. E disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL- BAQARA vers 261: “ O exemplo dos que despendem suas riquezas no caminho de Allah é como o de um grão que germina sete espigas; em cada espiga , há cem grãos. E Allah multiplica a recompensa a quem quer. E Allah é Munificente, Onisciente. “ 

Também na Surat AT-TAUBAH ver 103: “Toma de suas riquezas uma caridade, com que os purifiques e os dignifiques.” Se nos livramos da avareza, iremos nos elevar ao nível dos anjos. Isso só acontece com a assiduidade nos gastos pela causa de Allah, tendo consciência do que Allah lhe reserva. Ele não deve se alegrar quando os seus bens são aumentados, ou se entristecer quando são diminuídos O Profeta (SAAW) ensinou a sua comunidade a gastar pela causa de Allah(SWT). Ele distribuía sem temer a pobreza. Isso foi motivo de ingresso de muitas pessoas na luz do Islam. Anas Ibn Málik (R) afirma que, no Islam, sempre que uma pessoa pedia algo para o Profeta (SAAW), ele lha dava. Portanto, através do gasto pela causa de Allah(SWT) os sentimentos mudam, a sociedade ganha pessoas benevolentes que gostam de dar em caridade, vinculando a sociedade. Dessa forma, o pobre não inveja o rico, os roubos e os crimes não proliferam, pois a pobreza pode causar no meio da sociedade problemas como roubos, discórdias, desesperos causando assim desequilibro. Ao praticar a caridade para que os crimes sejam eliminados e a paz e a tranqüilidade se espalhar na sociedade. Isso só poderá ocorrer se os muçulmanos se conscientizarem. O crente deve ter sempre esperança no que ALLAH(SWT), determinou para seu servo, devemos lembrar e crer no que ALLAH(SWT), nos guardou e testa seu servo para ver suas ações. Aceitar o que ALLAH(SWT) determina para nosso destino tanto como oprimidos ou opressores.

Salamo Aleikom

(SWT) SUBAHANA WA TAALA (LOUVADO SEJA ALLAH)

(SAAW) SALA ALLAHU ALEIREM WA SALAM ( QUE A PAZ DE ALLAH ESTEJA COM ELE)

(R.A)= RADY ALLAHU AANHO( QUE ALLAH ESTEJA SATISFEITO COM ELE)

ALLAH= DEUS

HADITH= DITOS DO PROFETA MUHAMMAD(SAAW)

Estamos conscientes de que a tradução do sentido tanto da khutuba (Sermão) quanto do Alcorão Sagrado, seja qual for a precisão, é quase sempre inadequada para realçar o magnífico sentido do texto , a tradução pode conter falhas ou lapsos como todo ato humano. (Que Allah (SWT) nós perdoe).