quinta-feira, dezembro 19, 2013

TEMA DA SEMANA: Ó Allah, lave o meu coração com água pura da neve e do granizo - 3ª. Parte.

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK

Encontramos nas histórias dos nossos Profetas, muitas passagens onde é referida a importância da água , como fonte da vida e como purificadora . Outros referiram nas suas preces, duma forma directa ou no sentido figurado, a água como purificadora dos corações.

O Profeta Dawud (Aleihi Salam) – David (que a Paz de Deus esteja com ele), pediu a Deus para lhe lavar os seus pecados e para lhe purificar o seu coração: “Tem Misericórdia de mim, ó Deus, por Teu Amor, por Tua Grande Compaixão, apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me (o meu coração) do meu pecado”. Salmo 51:1:2.

Issa (Aleihi Salam), outro Profeta de Deus aconselha o seu povo para serem regrados e preferirem as coisas simples da vida, já que as extravagâncias podem conduzir à arrogância e ao orgulho e esquecerem-se de agradecer ao Deus Sustentador: Issa, filho de Mariam (Aleihi Salam), Jesus, filho de Maria (que a Paz de Deus esteja com eles), referiu: “Ó Israelitas, bebam água pura e comam os produtos verdes da terra e o pão de cevada. Cuidado com o pão de trigo, porque vocês não vão ser suficientemente agradecidos por isso”. Malik’s Muwatta 49.10.27

Ibrahim (Aleihi Salam) – Abraão (que a Paz de Deus esteja com ele), testado por Deus, deixou a sua esposa o seu pequeno filho Ismael no deserto. Ao sentirem os efeitos da sede, enquanto a mãe procurava ajuda percorrendo os pequenos montes de Safa e Marwa, Ismael, com os seus pezinhos e com a ajuda de um anjo, abriu uma pequena cavidade na terra, donde começou a brotar Água de Zam Zam . Ibn Abass (Radyialahu an-hu) narra que o Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Que Allah tenha misericórdia da mãe de Issmail. Se ela não tivesse controlado o caudal, aquela teria sido uma fonte de água que escorreria como um rio!”. Ainda hoje existe essa fonte de água que é consumida todos os anos, por milhões de peregrinos e pelos residentes de Maka. É um verdadeiro milagre de Deus.

Também Deus foi generoso com o povo de Mussa (Aleihi Salam) Moisés (que a Paz de Deus esteja com ele), conforme o seguinte versículo: “E lembrai-vos quando Moisés pediu água para o seu povo; Nós dissemos-lhe: “Bate na rocha com o teu cajado”. Então brotaram da rocha doze nascentes. Cada tribo sabia da qual devia beber. Portanto comei e bebei do sustento proporcionado por Allah. E não deveis praticar o mal ou a corrupção sobre a (face da) terra”. Cur’ane 2:60.

O Cur’ane refere que encontraremos água no akhirat (vida futura):
a)- No inferno, como meio de castigo: “…quanto aos incrédulos……será derramada sobre as suas cabeças, água fervente”. Cur’ane 22:19; 
b)- E no paraíso para deleite e nosso sossego: “…No Paraíso, há rios de água não poluída e rios de leite de sabor inalterável e rios de vinho deliciosos para os que o bebem e rios de mel purificado…” Cur’ane 47:15.

No dia Ressurreição (e da Prestação de Contas), o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), aliviará a sede e a aflição dos seus seguidores, dando-lhes de beber a água da sua Fonte (Água de Kauçar) . Abu Huraira (Radiyalahu an-hu), referiu que Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Por Aquele em cujas Mãos está a minha alma, no Dia da Ressurreição, vou afastar os estranhos da minha fonte, como os camelos estranhos são expulsos de um bebedouro privado”. Bukhari 40:555.

Allahumaghfirli yá Arhama Ráhimin”. Ó Allah, perdoa-me e tenha pena de mim, ó Tu mais Misericordioso de todos os que mostram misericórdia!

In Sha Allah, este tema será concluído na próxima semana.

Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá 19/12/2013 abdul.manga@gmail.com