sexta-feira, março 01, 2013

MÉRITOS POR ALGUMAS AÇÕES NO ISLAM

MÉRITOS DA PROSTRAÇÃO

O Mensageiro de Allah s.a.w. disse: "Uma criatura não se aproxima de Allah com nada mais excelente do que uma prostração escondida".

O Mensageiro de Allah s.a.w. disse: "Não há muçulmano que se prostre diante de Allah sem que Allah o eleve um grau, e com isso afaste dele uma má ação".

O mais perto que uma criatura chega de Allah é quando se prostra. e este é o significado do que Allah disse: "porém, prostra-te e aproxima-te (de Deus)! [96:19]"

Allah s.w.t. disse: "Seus rostos estarão marcados com os traços da prostração. [48:29]". A marca da prostração é a luz da humildade, pois ela brilha na superfície, e este é o significado mais forte.

O Profeta Muhammad s.a.w. disse: "Quando um filho de Adão recita um versículo de prostração e ele se prostra, Shaytan se afasta dele, chorando e dizendo 'Ai de mim! Este homem foi ordenado a se prostrar e assim o fez, e por isso ele tem o Jardim; enquanto que eu fui ordenado a me prostrar diante de Adão mas desobedeci, e por isso tenho o Fogo'."

'Uqbah ibn Muslim disse: "Não há uma qualidade em uma criatura mais amada por Allah do que um homem que ama se encontrar com Allah, e não há hora em que o homem esteja mais próximo de Allah do que quando ele se ajoelha em prostração".

Abu Hurairah disse: "O mais próximo que uma criatura chega de Allah é quando se prostra: então, façam muitas súplicas na prostração.

MÉRITOS DA HUMILDADE

Allah s.w.t. disse: "Ó fiéis, não vos deis à oração, quando vos achardes ébrios, até que saibais o que dizeis" (4:46). Ébrios de uma grande quantidade de preocupação, do amor por esta vida. O que se quer dizer aqui é o sentido literal. Mesmo assim, há uma advertência quanto à estar ébrio com esta vida, pois Ele mostra o defeito nela ao dizer: 'até que saibais o que dizeis', e quantos adoradores existem que não beberam vinho mas ainda assim não sabem o que estão dizendo em sua adoração!

O Profeta s.a.w. disse: "Quem realiza uma adoração de dois rak'ahs, sem ter se sujado nelas com qualquer coisa desta vida tem seus pecados perdoados".

O Profeta s.a.w. disse: "A adoração é humilhar-se e rebaixar-se, chorar e se arrepender, enquanto você abaixa suas mãos dizendo 'oh Allah, oh Allah', pois a adoração de quem não faz isso é defeituosa".

O Profeta s.a.w. disse: "E quando você realizar a adoração, torne-a a adoração de alguém que dá adeus, (i.e. alguém que dá adeus às suas paixões, que dá adeus à sua vida, que está viajando para seu Senhor) pois Allah disse: 'Ó humano, em verdade, esforçar-te-ás afoitamente por compareceres ante o teu Senhor. Logo O encontrarás!' (84:6)"

Abu Bakr ibn AbdAllah disse: "Ó filho de Adão! Quando quiser entrar diante da presença de seu Senhor sem pedir licença e dirigir-se a Ele sem um intermediário, você entra". Perguntaram a ele: "E como se faz isso?" Ele respondeu: "Complete sua ablução e entre em seu local de adoração, e pasme! você está diante de seu Senhor sem pedir licença, e então você se dirige a Ele sem intermediário".

O Profeta s.a.w. disse: "Allah não olha para a adoração na qual um homem não apresenta seu coração junto com seu corpo".

Perguntaram a Khalaf ibn Ayyub: "Os mosquitos não lhe perturbam em sua adoração a ponto de você espantá-los?" Ele respondeu: "Eu não me acostumo a nada que corrompa minha adoração". Perguntaram a ele: "Como você tem paciência com isso?" Ele respondeu: "Eu ouvi que os criminosos exercitam sua paciência sob as chibatadas do Sultão, até que alguém diga 'Este é paciente' e eles se vangloriam disso. Agora, eu me firmo diante de meu Senhor: será que eu deveria, então, me mover por causa de um mosquito?"

Relata-se sobre Muslim ibn Yasir que quando desejava realizar uma adoração, ele dizia para sua família: "Continuem conversando, eu não escuto vocês".

'Ali ibn Abu Talib, quando entrava o horário da adoração, costumava tremer e sua face mudava de cor. Então perguntaram a ele: "O que ha com você, comandante dos crentes?" E ele respondia: "Chegou o horário da 'custódia' no qual Allah apresentou a custódia 'aos céus , à terra e às montanhas, que se negaram e temeram recebê-la' (33:72) e eu a recebi".

Relata-se sobre Ali ibn al-Hussein que quando ele realizava a ablução, ele ficava com uma cor amarela. Então sua família lhe perguntava: "O que acontece com você durante a ablução?" e ele respondia: "Vocês sabem diante de Quem eu desejo estar?".

Relata-se sobre Hatim O Surdo que lhe perguntaram sobre sua adoração e ele disse: "Quando entra o horário da adoração, eu completo a ablução e vou para o local onde faço adoração, e me sento lá até compor meus membros. Então me levanto para a adoração, e coloca a Ka'bah entre minhas sobrancelhas e a Sirat sob meus pés com o Jardim à minha direita, o Inferno à minha esquerda, e o Anjo da Morte atrás de mim, e penso que esta é minha última adoração. Então me firmo, entre o medo e a esperança, e repito o Takbir com precisão e recito uma recitação distinta e me curvo com humildade e faço uma prostração me rebaixando, e me sento sobre a perna esquerda e deito no chão o pé esquerdo, e posiciono meu pé direito apoiado no dedo maior; então continuo com singularidade na devoção e então - não sei se minha oração foi aceita ou não!"

Fonte: http://www.academiaislamica.org.br/artigo/13/Meritos

quinta-feira, fevereiro 28, 2013

O CIÚME E A INVEJA – 3ª. Parte

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK

O ciúme corrói as boas ações, assim como o fogo devora a lenha. (Sunan Abudawud) Como é permitida a chamada mentira doce, por exemplo para aproximarmos duas pessoas que não se falam, também é consentida a inveja e o ciúme em certas circunstâncias. Deus concedeu bens materiais a certos servos, que utilizam a riqueza não só para proveito próprio, mas também para os necessitados, criando condições para que as pessoas possam melhorar as suas vidas. Eles são invejados por outros que também gostariam de fazer o mesmo.

Outros sentirão inveja a certas pessoas que estudaram teologia islâmica e os que se formaram em outras atividades mundanas e que utilizam esses conhecimentos para agir em conformidade, criando condições para outros possam sair da ignorância e melhorarem as suas vidas espirituais e materiais.

Estas invejas não incorrem em pecado, por serem diferentes daquelas que conhecemos, porque a finalidade não é de vermos removidos os privilégios que os outros têm. Ibn Massud (Radiyalahu an-hu) referiu que Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Não é permitida a inveja; excepto a inveja a dois tipos de pessoas: a pessoa a quem Deus deu riquezas e ele as utiliza no bom caminho; e a pessoa a quem Deus deu sabedoria (ou seja o conhecimento religioso) e ele dá as suas decisões em conformidade e transmite essa sabedoria a outros”. Bukhari 24:490 e Muslim 4:1779. 

Issa Aleihi Salam, Jesus que a Paz de Deus esteja com ele, disse: “aquele que aprende, pratica e transmite sabedoria aos outros, será chamado grande no reino dos céus.” Ahmad ibn Hambal, al Zuhd.

Várias pessoas dedicam-se ao mesmo ramo de atividade, numa concorrência sã, muito benéfica para os consumidores. A competição também pode ser utilizada na nossa vida diária, por exemplo, quando vemos alguém auxiliando o seu semelhante ou praticando caridade e os nossos corações também desejarem fazer o mesmo. É lícito o nosso desejo de entrarmos em concorrência, com o intuito de ganharmos a satisfação do nosso Criador. Sobre este assunto é conhecida a concorrência que existiu entre Abu Bakr e Umar (Radiyalahu an-huma), no que se refere aos gastos para a caridade, ambos com a intenção de agradar a Deus.

Umar bin al-Khatab disse: “O Mensageiro de Deus (Salalahu Aleihi Wassalam) incentivou-nos para darmos caridade e isso coincidiu com a existência da minha riqueza. E eu pensei para mim mesmo, que este é o melhor dia para ultrapassar Abu Bakr. Então eu fui com metade da minha riqueza e o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) me perguntou: “O que você deixou para a sua família?!. Respondi: “A mesma quantidade”. Então Abu Bakr veio com tudo o que possuía e o Mensageiro de Deus (Salalahu Aleihi Wassalam) lhe perguntou: “O que você deixou para a sua família?”. Ele respondeu: Eu deixei Allah e o Seu Mensageiro para eles”. Então eu disse: “eu nunca vou ser capaz de ser melhor do que você em qualquer coisa”.
 
Portanto é este tipo de competição que os levará para mais perto de Allah, nosso Senhor e Criador. “…os que aspiram a isso, competem (entre si)”. Curáne 83:26. Outro tipo de ciúmes, acontece quando vemos alguém que conseguiu ultrapassar-nos numa certa actividade, apesar de nos termos esforçado bastante. Na noite de Miraj,

Mussa (Aleihi Salam) – Moisés – que a Paz de Deus esteja com ele, chorou quando se encontrou com Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam). Ao ser-lhe perguntado porque estava chorando, disse: “Ó meu Deus; Tu enviaste este jovem Mensageiro depois de mim, cujos seguidores serão mais a entrarem no paraíso do que os meus”. Bhukari e Muslim.

In Sha Allah, se Deus quiser, no próximo Juma será concluído este tema.

“Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

28/02/2013

abdul.manga@gmail.com

quarta-feira, fevereiro 27, 2013

TIPO DE VÉU USADO PELAS MUÇULMANAS?

O islam recomenda para homens e mulheres uma roupa discreta e que não marque o corpo. Ao contrário do que muitos pensam, essa roupa não reprime, pelo contrário protege. Tudo na Religião Islâmica obedece uma lógica. Isso é simples de compreender. Uma vez que foi a última das grandes mensagens divinas para a humanidade é natural que ela viesse adequando todas as situações não previstas no Judaísmo e Cristianismo. E ainda mais, ela só foi revelada por uma necessidade. Basta qualquer pessoa ver o momento histórico que a humanidade viviam entre os anos 300 e 600 DC. Vamos então aos tipos de véus utilizados atualmente pelas muçulmanas.

Burca - Véu integral que cobre completamente a cabeça e o corpo e tem uma rede na altura dos olhos. Símbolo Talibã, seu uso é obrigatório no Afeganistão, utilizada também no Paquistão, mas não é de uso obrigatório na religião islâmica.

Niqab - Véu integral que cobre completamente o corpo e a cabeça, só os olhos ficam descobertos. Se popularizou em países, como EUA, Inglaterra, Austrália, França e Espanha e países do golfo, principalmente na Arábia Saudita.

Hijab -Significa esconder o olhar, cobre o cabelo e o colo, mas não esconde o rosto. Seu uso é generalizado no mundo muçulmano e o mais utilizado.

Xador- Vestimenta tradicional das mulheres do Irã, sobretudo as praticantes, véu que cobre a cabeça e o corpo, não o rosto.

Khimar - tipo de véu que vai até a cintura, cobrindo todo o tronco, muito usado por muçulmanas do mundo todo. O rosto fica a mostra, mas não os cabelos.

O islamismo não se preocupa apenas com a roupa para os seu seguidores, o bom comportamento é uma recomendação a cada muçulmano e muçulmana.

Essas são algumas das características defendidas pelos sábios e que se percebe no caráter do verdadeiro(a) crente em Allah SW:

a)ter pudor;
b)não fazer mal às pessoas;
c)buscar sempre beneficiar os demais, somente diga a verdade; 
d)poucas palavras e mais ações;
e)poucas falhas;
f)pouca curiosidade;
g)fazer boas ações; 
h)comunicativo, equilibrado, paciente, agradecido, satisfeito com o que tem, tolerante;
i)fiel, casto, não resmungante, não insolente, não intrigador, não faz maledicências;
j) que não seja apressado nem rancoroso, nem avarento nem invejoso, sorridente, alegre;
k) se amar ama por Deus, e se detestar detesta por Deus.

Assalamu Aleikom wa Ramatulahi wa Baraketuhu!

Você sabe porque Celebramos após Ramadan o Eid??

Festa do Sacrifício Eid al-Adha- ( em árabe : عيد الأضحى transliteração: Eid Alatz'ha), ou Eid ul-Adha também conhecido como, Grande Festa ou Festa do Sacrifício, é um festival muçulmano que sucede a realização do hajj , a peregrinação a Meca. É comemorado a partir do décimo dia do mês de Dhu al-Hijjah (no último mês do ano lunar no Calendário islâmico ), e a festa tem duração de quatro dias. É celebrado pelos muçulmanos de todo o planeta em memória da disposição do profeta Ibrahim (Abraão) em sacrificar o seu filho Ismail conforme a vontade de Deus. Ocorre 70 dias após o Ramadã, e as festas coincidem com o Hajj. Está interligada ao Eid al–Fitr, que marca o fim do jejum do Ramadã, uma festa interligada e é a primeira festa. No Eid al-Adha é feito a troca de presentes e o sacrifício de animais onde a carne é dividida com familiares e com o pobres.

A partir do décimo dia do mês, por quatro dias se comemora a Festa do Sacrifício (Eid al-Adha), que é um dos dois principais feriados no Islã. Segundo a tradição islâmica, este feriado marca o sacrifício de Ismael por Abraão (história aparece no Alcorão e uma história paralela do sacrifício de Isaac na Bíblia Hebraica).

História

No Alcorão, o profeta Abraão , que acredita em Deus, teve um sonho em que ele mata o seu filho, e ao contrário da tradição hebraica, que afirma que abraão iria sacrificar Isaac, no alcorão, e conforme a tradição muçulmana, Abraão tem um sonho onde oferece Ismael como um sacrifício a Deus. Ele revela ao filho o sonho e o filho diz ao pai para respeitar a vontade de Deus. O profeta Abraão desloca-se para o Monte Arafat e, em comum acordo com Ismael, prova sua fé se dispondo a sacrificar seu filho a Deus. A partir daqui, semelhante a tradição hebraica, Allah providencia um cordeiro.

A tradição muçulmana afirma que quando Ismael estava com 13 anos e Ibrahim com 99 anos, foi revelado por sonho a respeito do sacrifício que deveria ofertar seu filho. Na tradição cristã, corroborando este fato, Deus pede a Abraão seu único filho por sacrifício. Ismael aquiesceu com o sacrifício de si próprio, e tendo passado pela prova, foram ao Monte Arafat e Allah providenciou o sacrifício substituto. Depois desta provação vencida, e a tradição muçulmana afirma que Deus concedeu que abraão tivesse seu segundo filho, Isaac.

A Adha marca um dos rituais das práticas destaques entre o povo muçulmano. O ensino semelhante na tradição hebraica e cristã é igualmente estimulado, ainda que não seja incentiva festas ou peregrinações. Na cultura cristã, o sacrifício do filho de Abraão é considerada uma tipologia de Cristo Jesus.A diferença na cultura muçulmana é que após as festas do sacrifício, não se apresenta tipologias com a festa cristã, nem se aceita que o sacrifício tenha sido de Isaac, assim inicia-se a peregrinação à Meca, que dura em torno de uma semana.

Forma de celebração

A comemoração, que lembra o sacrifício de Ibrahim, dura até quatro dias. No primeiro dia, homens, mulheres e crianças vestem as melhores roupas que possuem e realizam a salat (a oração) numa grande congregação. Os sacrifícios devem ser oferecidos somente após as orações.

Todos os muçulmanos que possuem meios econômicos devem sacrificar animais como forma de lembrar o acontecimento. Em alguns casos em vez de 1 sacrificam-se 2, 3 ou até centenas. É condição obrigatória que o animal seja macho, adulto e saudável. A carne que resulta destes sacrifícios é distribuída por um terço para familiares, um terço para vizinhos e um terço para os pobres.

Os muçulmanos que vivem em alguns países em que a legislação estabelece que os animais devam ser respeitados ficam impossibilitados de realizar este festival da forma tradicional. Estes muçulmanos optam por fazer donativos a organizações que financiam a guerra aos países do oriente e que executam o sacrifício de pessoas em seu nome e distribuem a carne entre os pobres de um país escolhido pelo doador.

Faz parte dessa comemoração, visitar amigos e familiares. Em algumas nações, por tradição cultural e não pelo Islam, algumas pessoas trocam presentes. Enquanto Eid al-Adha é sempre no mesmo dia do calendário islâmico, a data no calendário gregoriano varia de ano para ano desde que o calendário islâmico é um calendário lunar e o gregoriano é um calendário solar.

Fonte:  Parte da sèrie sobre o Islam - Livro - http://www.academiaislamica.org.br/artigo/5/Voce+sabe+porque+Celebramos+apos+Ramadan+o+EidYY