quarta-feira, setembro 08, 2010

SALÁTUL-IDE (FESTA DO DESJEJUM)

SALÁTUL-IDE 
Por Sheikh Sulaiman H. Fonseca adaptado por Ibrahim Mustafa Ammar

É relatado no Bukhari e Musslim de que Abu Sa’íd Al-Khudri (Que Deus esteja satisfeito com ele) narra que nos dias de Idul-Fitr e Idul-Ad’há, o profeta Muhammad (A paz de Deus esteja com ele) costumava sair para o Mussallah (Idgáh) e a primeira coisa que fazia era o Salát; em seguida, dirigia-se às pessoas para proferir o Khutbah (Exortação) enquanto elas permaneciam sentadas nas suas fi leiras.

MÉTODO DE REALIZAÇÃO
O Salátul-Ide consiste em dois rakátes Sunnat, com alguns Takbir extras em relação aos Salátes habituais. Segundo o Imám Abu Hanifa, ao todo são feitos seis Takbir extras, sendo três no primeiro rakát, logo após o Saná e antes de recitar o Suratul-Fátiha, e outros três no segundo rakát, depois de recitar o Quirát e antes de se dirigir para o Rukú.

De acordo com os Imámes Sháfi , Málik e Ahmad, este Salát contém doze Takbir extras, sendo sete no primeiro rakát, pronunciados tal como no método anterior, e cinco no segundo rakát, também antes de recitar o Suratul-Fátiha.

ONDE EFETUAR O SALÁTUL-IDE?

Este Salát deve ser constituído por um grande ajuntamento e realizado nas imediações da cidade, de forma a demonstrar o dinamismo e vigor dos muçulmanos. 
De acordo com a tradição do Profeta (A paz de Deus esteja com ele), efetuá-lo nas imediações da cidade é melhor e mais virtuoso do que efetuá-lo dentro da cidade [Fatáwa Darul-Ulum, Vol. 5].

Entretanto, como nas grandes cidades é difícil definir um Idgáh nas suas imediações, então é necessário escolher um terreno amplo e aberto para tal. Contudo, deve-se esforçar na medida do possível para preparar um grande ajuntamento, pois isso é melhor em comparação a muitos Idgáh pequenos [Ahssánul-Fatáwa, Vol. 4].

Efetuar este Salát no Idgáh é Sunnat Mu’akkidah e aqueles que assim não o fizerem sem razão válida, são dignos de repreensão e censura e serão considerados pecadores. Caso o Idgáh se localize a uma certa distância e seja inconveniente para idosos e doentes, então é permitido para essas pessoas fazerem-no na Mesquita [Fatáwa Rahimiyah, Vol. 1].

O Salátul-Ide efetuado na Mesquita é válido, pois existem narrações em que os Khalifas Umar e Ussmán (Que Deus esteja satisfeito com eles) assim o fizeram devido à chuva, ou seja, por existir uma razão válida, tal como já foi dito anteriormente. Porém, efectuá-lo no Idgáh é uma tradição do Profeta (A paz de Deus esteja com ele), e fazê-lo noutro lugar sem um motivo válido é o mesmo que contrariar o Sunnat [Fatáwa Darul-Ulum, Vol. 5].

Algumas pessoas acham melhor fazer este Salát na Mesquita alegando que o Profeta (A paz de Deus esteja com ele), optou por um lugar amplo devido à incapacidade da Mesquita An-Nabawi (Mesquita do Profeta) de acomodar todos os Sahábah presentes. Contudo, isto não é correto pois se a causa fosse esta, o Profeta (A paz de Deus esteja com ele),  ordenaria que se fizesse o Salátul-Ide noutras Mesquitas tais como Qubá ou Quiblatain, que já existiam na altura.

Outros optam por juntar os frequentadores nas respectivas Mesquitas e efetuar este Salát sozinhos, talvez pelo simples protagonismo ou por questões de liderança nos diferentes rituais. De fato, o que era costume é que os Sahábah sempre se juntavam num único lugar e realizavam aí as cerimônias de Ide, todos unidos.

O Salátul-Ide era realizado nas imediações da cidade de Madina, num lugar previamente designado como Idgáh; nessa época, não havia paredes à volta, era um lugar amplo e aberto e localizava-se a cerca de 300 metros da Mesquita An-Nabawi [Ma’áriful-Hadice, Vol. 3].

A PRESENÇA DE MULHERES NO IDGÁH

É relatado por Bukhari, Musslim e outros de que o Profeta (A paz de Deus esteja com ele), aconselhava vigorosamente às mulheres a estarem presentes no Idgáh. Umme Atiyya (RTA) narra que elas eram aconselhadas (e numa outra narração consta que o Profeta (A paz de Deus esteja com ele), as aconselhava) a trazer para o Idgáh as adolescentes, as caseiras (mulheres que permanecem a maior parte do tempo em casa) e as menstruadas e estas (menstruadas) não se juntavam ao Salát [Bukhari].

Numa outra narração consta que o Profeta (A paz de Deus esteja com ele), trazia para o Idgáh as adolescentes, as castas, as caseiras e as menstruadas e estas últimas não se juntavam ao Salát mas presenciavam o ajuntamento dos muçulmanos [Musslim, Tirmizhi]. Ibn Abbass  narra ainda que o Profeta (A paz de Deus esteja com ele),  trazia as suas esposas e filhas para os dois Ides [Ibn Májah, Baihaqui].

E de acordo com um Hadice relatado por Nassaí, o Profeta (A paz de Deus esteja com ele), declarou que deixassem que as adolescentes, as caseiras e as menstruadas se apresentassem no Idgáh, e que estas últimas se abstivessem do Salát.

Consta ainda numa narração considerada autêntica e mencionada no Mussannaf Ibn Abi Shaiba em que Abu Bakr (Que Deus esteja satisfeito com ele) afirma que é direito de toda a mulher presenciar os dois Ides. Portanto, depreende-se destas narrações autênticas de que faz parte do Sunnat a mulher participar nas cerimônias do dia de Ide tais como escutar o Khutbah, participar no Duá e, para aquela que não estiver no seu período menstrual, juntar-se ao Salátul-Ide. Entretanto, a mulher deve prestar muita atenção em não sair de casa sem cumprir devidamente o Hijáb e nem sair toda maquiada, ornamentada ou perfumada, para não atrair a atenção de homens estranhos pois isso é expressamente proibido. Assim sendo, efetuar o Salátul-Ide na Mesquita impede à mulher que esteja no seu período menstrual de presenciar as outras práticas para além do Salát, pois nesta condição ela não pode frequentar a Mesquita.

De fato, o Sunnat é efetuar este Salát no Idgáh tal como o Profeta (A paz de Deus esteja com ele) sempre fez e aconselhou também às mulheres a participarem. Infelizmente, estas duas comprovadas tradições do profeta Muhammad (A paz de Deus esteja com ele) tendem a desaparecer devido ao desleixo de alguns dirigentes e teólogos muçulmanos, pois são iniciativas que não dependem da vontade apenas dos crentes. Vamos esforçar-nos para corrigir estas práticas, pois o Profeta (A paz de Deus esteja com ele) disse: «Aquele que assegurar o meu Sunnat na altura da corrupção, receberá a recompensa de mártir». [Musstadrak Hákim].

Louvado seja Allah. Louvamo-Lo, Glorificado e Exaltado seja. Pedimos Sua ajuda, indulgência e diretriz. Pedimos-lhe refúgio contra os malefícios das nossas almas e as maldades das nossas ações. Que Deus abençoe e dê paz ao Profeta Mohammad, a melhor das criaturas e o Mensageiro escolhido de Deus, assim como aos seus familiares e aos seus companheiros e seguidores até o Juizo Final. Amém.

“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24