sexta-feira, agosto 22, 2014

Quem são os Muçulmanos?

Prezados Irmãos,

Assalamu Alaikum:

Aquele ou aquela pessoa que se submete, voluntariamente, à Vontade a Deus, é chamado Muçulmano. Não foi o Profeta Muhammad (paz esteja com ele) mas sim Abraão (paz esteja com ele), quem primeiro transmitiu o Islão (submissão à Vontade de Deus) à Humanidade. Posteriormente, cada um dos Profetas e Mensageiros que se lhe seguiu, exortou o povo a compreender de forma inequívoca os mandamentos de Deus. Para o conseguirem, usaram ensinamentos relevantes, adequados à época em que viviam, até que Deus escolheu o último dos Profetas, Muhammad (p.e.c.e.), que trouxe consigo o Último Testamento, conhecido pelo nome de “o Alcorão”. 

Existem ovelhas negras em todas as comunidades. Por isso, não se pode julgar a qualidade do Islão pelos seus seguidores. Se quisermos julgar a qualidade do Islão, então julguem-o pelas suas fontes autênticas, ou seja, o glorioso Alcorão e os Sahi Ahadith (Ditos idôneos do Profeta Muhammad (p.e.c.e.).

Ser muçulmano significa sobretudo crer em Deus, que é «Rab-bil-alamin», Criador e Sustentador de todos os povos e universos. O Alcorão, que é a fonte primária do Islão normativo, diz que a Criação de Deus “tem como finalidade a justiça” e não uma “simples diversão”. A humanidade, formada “no melhor dos moldes” tem sido criada para servir Deus. Segundo o ensinamento Alcorânico, servir a Deus não pode ser diferente de servir a humanidade, ou, em termos islâmicos, aqueles que crêem em Deus devem respeitar ao mesmo tempo os “Haquq Allah” (Direitos de Allah) e os “Haquq al-ibad” (Direitos das criaturas). Cumprir as suas obrigações para com Deus e a humanidade faz parte da virtude, conforme estabelecido no Alcorão, que diz assim:

"A virtude não consiste só em que orientais os vossos rostos até ao Levante ou ao Poente. A verdadeira virtude é a de quem crê em Deus, no Dia do Juízo Final, nos anjos, no Livro e nos profetas; de quem distribuiu os seus bens em caridade por amor a Deus, entre parentes, órfãos, necessitados, viajantes, mendigos e em resgate de escravos; e a dos que observam a oração, pagam zakat, cumprem os com-promissos contraídos, são pacientes na miséria e na adversidade, e em tempo de guerra; esses são os verazes e esses são os piedosos". (Alcorão, 2:177).

Ser muçulmano, hoje em dia, significa ter em conta o imperativo do Alcorão que é o seguinte: “Que não haja nenhuma coerção no Islão”, sabendo que o direito de exercer a livre escolha no âmbito da crença está assumido, sem nenhuma ambiguidade, pelo Alcorão.

Ser muçulmano, hoje em dia, significa, também, dar-se conta de que não alcançamos o Paraíso com a simples profissão do Islão, e que os muçulmanos não têm a exclusividade da graça de Deus, pois o Alcorão nos diz, textualmente:

Os crentes, os judeus, os cristãos e os sabeus, enfim todos os que creem em Deus, no Dia do Juízo Final e praticam o bem, receberão a sua recompensa do seu Senhor; e não serão presas do temor, nem se entristecerão”. (Alcorão, 2:62 e 5:69).

Por último, ser muçulmano, hoje em dia, — e sempre — significa fazer uma reflexão, interna e externa, tendo como finalidade encontrar um estado de paz, que seja o objectivo do Islão. Todavia, a paz não é a ausência de conflitos simplesmente, tal como a saúde não é a ausência de doenças simplesmente. De acordo com a perspectiva Alcorânica, a paz é um estado positivo da segurança em que o indivíduo está livre de toda ansiedade e de qualquer medo. Este estado aparece quando os seres humanos cumprem a ordem divina, que consiste em viver de maneira justa, aprendendo a ser justos consigo mesmos e com os demais. Requer-se um esforço constante para superar o estado de fragmentação a que a maioria dos seres humanos estão sujeitos nesta era tecnológica.

Que a Paz de Allah esteja com todos nós. Obrigado. Wassalam. - M. Yiossuf Adamgy - 28/08/2014.

quinta-feira, agosto 21, 2014

A Importância da Oração (Salát) no Islão

A última exortação que o Profeta Muhammad (p.e.c.e.) fez quando se encontrava em estado de agonia foi : “Cumpri com a Salát! Cumpri com a Salát!”

Prezados Irmãos, 

Assalamu Alaikum: 

Louvado seja Deus, Quem nos guiou favorecendo-nos com a fé e não poderíamos encaminhar-nos sem ser por Ele. Testemunho que não há ninguém digno de ser adorado excepto Deus, Único, sem associados. Testemunho que Muhammad é Seu servo e último Mensageiro. 

Irmãos! O Islão outorgou à Oração (ár. Salât) um grau de importância muito elevado, pois é o pilar mais importante do Islão, depois dos dois testemunhos de fé (Ash-Shahâdatân). 

Abdullah Ibn Umar (r.a.) relatou que o Mensageiro de Deus (p.e.c.e.) disse: “O Islão ergue-se sobre cinco pilares: o testemunho de que não há ninguém digno de adoração excepto Deus (ár. Allah) e que Muhammad é Seu servo e último Mensageiro, a prática da Oração, o jejum de Ramadão, o pagamento do Zakât, e a Peregrinação à Casa Sagrada”. 

A Oração (Salât) é a primeira questão pela qual se perguntará ao servo no Dia do Juízo. Abû Hurairah (r.a.) relatou que o Profeta (p.e.c.e.) disse: “Primeira coisa pela qual se pedirá contas ao ser humano no Dia da Ressurreição será pela sua Oração (Salât). Se tiver cumprido com ela, todas as suas demais obras serão aceites, mas se se descuidou, as suas boas acções terão sido em vão”. 

Salât é o que diferencia o muçulmano do incrédulo. Deus disse: “Mas, se se arrependerem da sua idolatria, observarem a oração prescrita e pagarem o Zakât, então serão vossos irmãos na religião...” (Alcorão, 9:11) 

E Jâbir (r.a.) disse: Ouvi o Profeta (p.e.c.e.) dizer: “Certamente entre o ser humano e o Shirk e o Kufr está o abandono da Oração (Salât).” 

Salât previne de incorrer no extravio. Deus disse: “Recita o que te foi revelado do Livro (Alcorão) e observa a oração, porque a oração preserva de cometer atos imorais e reprováveis...” (Alcorão, 29:45) 

A última exortação que o Profeta (p.e.c.e.) fez quando se encontrava em estado de agonia foi: “Cumpri com a Salât! Cumpri com a Salât!” 

A Salât é um meio de expiação. Deus disse: “E observa, oh Muhammad, as orações prescritas du-rante o dia: Salât Al Fajr, Salât Adh Dhuhr e Salât Al Asr e durante a noite Salât Al Magrib e Salât Al Ishâ', pois as boas obras apagam as más. Certamente isto é uma exortação para quem reflecte.” (Alcorão, 11:114). 

E Abû Hurairah (r.a.) relatou que ouviu o Mensageiro de Allah (p.e.c.e.) dizer: “Imaginai se um rio passasse em frente à porta de vossas casas, e se se lavásseis nele, todos os dias, cinco vezes. Por acaso ficaria alguma imundice?” Responderam (os Sahâba): Claro que não! E o Profeta (p.e.c.e.) disse: “Pois assim é como Allah apaga, com as cinco orações, as faltas.” 

A Salât é luz para o servo crente e piedoso. Abû Mâlik Al Ashari (r.a.) narrou que o Mensageiro de Allah (p.e.c.e.) disse: “A purificação é a metade da fé. Dizer Al hamdulillah (Louvado seja Allah!) equilibra a balança divina (que Allah colocará no Dia do Juízo para pesar as acções). Dizer Subhânallah e Al ham-dulillah (Glorificado e louvado seja Allah!) preenche o espaço que há entre o Céu e a Terra. A oração é luz, a caridade é uma prova, a paciência é lumino-sidade e o Alcorão é uma evidência a favor ou contra vós. Todas as pessoas amanhecem vendendo a sua alma, libertando-se ou condenando-se”. 

Quem cumpre com a Salât, o Zakât e o Jejum alcança o nível dos servos virtuosos e dos mártires. Abû Hurairah (r.a.) relatou: Dois homens da tribo de Qudâah abraçaram o Islão na época do Mensageiro de Allah (p.e.c.e.); um deles morreu numa batalha e o outro faleceu no ano seguinte. Um dia, Tal-hah Ibn Ubaidillah sonhou com o Paraíso e viu que o segundo destes homens era introduzido nele (no Paraíso) antes do mártir; então, surpreendido pelo que tinha visto, perguntou ao Mensageiro de Allah (p.e.c.e.) que, depois de ouvir o relato do sonho, disse-lhe: “Por certo que ele jejuou no mês de Ramadão logo depois do primeiro servo ter falecido; para além disso observou muitos rakaât em orações voluntárias”. 

É uma obrigação cumprir com cada uma das cinco Orações (Salâwat) diárias no seu horário estabelecido. Deus disse: “... A oração foi prescrita aos crentes para ser cumprida em horários determinados”. (Alcorão, 4:103). 

Realizar a Salât no seu horário é a obra que mais agrada a Allah. Abdullah Ibn Massoud (r.a.) relatou: Perguntei ao Mensageiro de Allah (p.e.c.e.): Qual é a obra mais querida por Allah? Respondeu: “A oração na hora determinada”. Perguntei: Depois, qual? E respondeu: “O bom trato com os pais”. Finalmente perguntei: E depois, qual? E respondeu: “O esforço pela causa de Allah”. 

A Salât é preferível ser realizada nas Mesquitas. “Allah permitiu que fossem erigidas e honradas as Mesquitas para que se invoque o Seu nome, e nelas O glorifiquem pela manhã e pela tarde, homens aos quais nem os negócios nem as vendas os distraem da recordação de Allah, da prática da Oração pres-crita e do pagamento do Zakât, pois temem o dia em que os corações e os olhares se transformem...”. (Alcorão, 24:36-37). “Só devem frequentar as Mes-quitas de Deus aqueles que crêem n’Ele e no Dia do Juízo Final, observam a Oração prescrita, pagam o Zakât, e não temem senão a Deus. Certamente, estes são aqueles que se contam entre os encaminhados.” (Alcorão, 9:18). 

E Abû Hurairah (r.a.) relatou que ouviu o Mensageiro de Allah (p.e.c.e.) dizer: “Não há oração mais pesada para os hipócritas que a oração de Ishâ' e a de Fajr; e se soubessem o que há nelas assistiriam ainda que fosse gatinhando”. 

Num Hadith conhecido sobre as sete pessoas a quem Allah protegerá com a Sua sombra no Dia em que não exista mais sombra além da Sua, menciona-se o jovem cujo coração está ligado às Mesquitas. As Mesquitas são as Casas de Allah e todo aquele que ingresse nelas é um hóspede para o seu Senhor. Não há maior felicidade para um servo piedoso que ser hóspede de Allah e permanecer sob a Sua protecção. Abû Hurairah (r.a.) relatou que ouviu o Mensageiro de Allah (p.e.c.e.) dizer: “A Mesquita é a casa de todo o piedoso, e Allah bendiz quem faz da Mesquita a sua casa com a Sua misericórdia e recompensa-o guiando-o pelo caminho que o conduzirá a alcançar a complacência divina com a qual ingressará no Paraíso”. 

Prezados Irmãos! As graças que Deus concede a Seus hóspedes nesta vida são o sossego, a tranquilidade e a felicidade; e na outra vida (no Além) a morada eterna no Paraíso. 

Que Deus nos bendiga com o Grandioso Alcorão e nos guie para que O temamos como merece; 

Que Deus nos perdoe as nossas faltas, pois Ele é Absolvedor, Misericordioso. 

Ó Senhor meu! Rogo-te a indulgência e bem-estar nesta vida e na outra. Rogo-te a indulgência e bem-estar nos meus assuntos religiosos e mundanos, na minha família e nos meus bens. 

Ó Senhor meu! Cobre as minhas debilidades e sossega os meus medos. 

Allah disse no Sagrado Alcorão: “Deus ordena a justiça, a caridade, o auxílio aos parentes próximos; e proíbe a obscenidade, o ilícito e a iniquidade. Assim vos exorta para que reflectis”. (16:90). 

Invocai Allah, o Grandioso, que Ele recordar-vos-á sempre e agradecei-Lhe pelas Suas graças que as incrementará. 

Sabei que Ele está bem informado do que fazeis, temei-o pois, e pedi bênçãos pelo Profeta Muham-mad, e repeti: Allahumma salli ‘al a Muhammadin. 

Obrigado. Wassalam. 

M. Yiossuf Adamgy - 16/08/2014.