sexta-feira, fevereiro 03, 2012

Chegamos aos 300 Artigos - Alahu Akbar

Todos os louvores são para Allah o Único, que jamais gerou ou foi gerado,o Clemente e Misericordioso, todas as honras para o nosso querido Profeta Muhmmad SAAS, que aceitou com humildade e competência às determinações de Allah SW, devolveu à luz à humanidade e a esperança real da recondução do homem ao Paraíso. Que Allah SW esteja satisfeito com Ele e lhe permita interceder por nós no dia do Juízo Final. 

Irmãos muçulmanos e caríssimos leitores, para um analfabeto em teologia islâmica como eu alcançar a marca de 300 artigos e mais de 22 mil acessos a um blogger islâmico em um país de maioria absoluta cristã, é mais que uma façanha, é realmente um milagre. Eu quero dividir com todos os meus colaboradores essa vitória, aliás, ela é sem dúvidas muito mais de vocês do que minha. Vou evitar citar nomes para não ser injusto com ninguém, mas, vocês que colaboram com nosso blogger de uma forma ou de outra estão de parabéns. E também aqueles que criticam, são eles que nos auxiliam no aprimoramento do nosso trabalho. Meus sinceros agradecimentos a todos. Que Allah SW os agraciem com algo melhor, inshallah.

Quando iniciei meus estudos islâmicos em fevereiro do ano 2000, jamais pensei que seria se quer muçulmano. Era mais um que seria lançado ao meu currículo. Nessa época eu exercia a função de Analista Pleno do Banco do Brasil S.A e de Bispo Auxiliar da Diocese da Igreja Católica Apostólica Brasileira de Brasília Distrito Federal. A minha consagração humana estava no auge. Carreira bancária em ascensão e o principado eclesiástico alcançado. Contudo uma escuridão espiritual tomava conta de todo o meu ser. Minha paz era inquieta e acompanhada de prazeres da vida mundana. 

Quando procurei o Centro Islâmico de Brasília, fui recebido pelo Sheikh Mohammad Rasmy Zidan, um egípcio de poucas palavras e muito conhecimento. Isso foi em um sábado por volta das 11:00 da manhã. Nosso contato foi rápido e lhe perguntei se poderia voltar a tarde. Nessa mesma tarde já os acompanhei no Salat Mahrib e nunca mais parei de rezar. 


O Centro Islâmico de Brasília na época possuía um Sheikh Tradutor Nasser Abujoh Farah, de nacionalidade brasileira e formação libanesa. Falava fluentemente o português e o árabe, daí a interação ficou perfeita e meus estudo fluíram como as águas do Nilo no deserto. Quatro meses de estudos e práticas das orações foram suficientes para que eu pedisse licença das minhas funções episcopais e nunca mais celebrei missas, batizados, crismas e casamentos e etc.

Após 2 anos de estudos e práticas, finalmente no dia 15 de fevereiro de 2002, eu fiz a minha profissão de fé (Shahada) e me tornei muçulmano pela graça de Allah SW.

Essa foi a decisão mais acertada de minha vida. Naquele instante eu pude compreender as palavras de Issa(Jesus) Aleih Salam, para Nicodemos um judeu importante do seu tempo:  " Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (João 3:3). Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? (João 3:4). O Reino de Deus de que falou Jesus é o Paraíso celestial, um lugar esplêndido e glorioso que não se pode ver com estes olhos mas que foi revelado por Allah SW e todos os seus Profetas e Mensageiros, através das mensagens divinas ( Torah, Salmos, Evangelho e Alcorão Sagrado).


Veja o que diz o Alcorão na Surata dos Arrebatadores versículos 40 e 41 "40 -Ao contrário, quem tiver temido o comparecimento ante o seu Senhor e se tiver refreado em relação à luxúria, 41.Terá o Paraíso por abrigo".

A partir daí eu tive a consciência de que Allah SW é o Senhor Supremo do Universo e que Ele encaminha a quem quiser encaminhar, e agradeço-O todos os dias por esse resgate. 

A consolidação de minha conversão aconteceu com o Hajj (peregrinação a Meka um dos pilares do Islam). Saímos de São Paulo no dia 25 de dezembro de 2006. As pessoas da minha família comemorando o nascimento de Issa (Jesus) Aleik Salam e eu comemorando o meu renascimento. Meu retorno foi no dia 17 de janeiro de 2007. Cheguei com a saúde um pouco debilitada, mas, a alma limpa e pronta para os novos desafios. E aqui estamos nós, divulgando o islamismo, com alegria, muito amor e com a certeza de que estamos seguindo a Verdadeira Religião de Allah SW. A adoração iniciada por Ibrahim (Abraão) seguida por Ismael, Isaque, Noé, Moisés, Jesus e Mohammad (SAAS) é a mesma adoração que hoje praticamos. 

A Surata Ibrahim versículo 4 diz: "Jamais enviamos mensageiro algum, senão com a fala de seu povo, para elucidá-lo. Porém, Deus permite que se desvie quem quer, e encaminha quem Lhe apraz, porque Ele é o Poderoso, o Prudentíssimo". 


E no versículo 23 da mesma Surata Allah Sw nos informa: ."Os fiéis que tiverem praticado o bem serão introduzidos em jardins, abaixo dos quais correm os rios, onde morarão eternamente, com o beneplácito do seu Senhor. Ali, a sua saudação será: Paz!"

Meus querido irmãos muçulmanos, sei que sou o menor do reino de Allah SW, mas, imploro que não vos negligencieis com a Religião que Allah SW nos revelou através do Rassulolah SAAS. Cuidado com as ofertas benevolentes e envolventes do Haiet Dúnia(vida mundana). Temei a Allah SW e não deixem de seguir os passos do nosso Profeta SAAS. Diz Allah em Seu Nobre Livro: "Ó vós que credes! Temei a Allah como se deve temê-lO e não morrais se não como muçulmanos". 

A verdadeira palavra está no Alcorão. A melhor orientação é a do Profeta Mohammad (SAAS). A pior coisa é A Inovação, e toda inovação é desorientação. E toda desorientação leva ao Inferno.

Você querido leitor que ainda não abraçou o islamismo procure conhecer a Religião de Allah SW revelada para toda a humanidade! Deixe que Allah SW governe sua vida por inteiro. Allah SW gosta de ouvir as súplicas de suas criaturas. Não associem nenhuma outra divindade a Allah SW. Faça como Issa (Jesus) Aleih Salam, quando alguém queria lhe dar algum crédito de seu feitos Ele dizia." Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai. —João 10:17, 18". 

Jesus e todos os demais Profetas e Mensageiros eram muçulmanos. Todos eles adoravam a um Deus Único. Veja essa declaração do próprio Jesus:" Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma. (João 5:19)".
"E tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis. —Mateus 21:22". Ai eu pergunto pedir em oração a quem? Claro que é a Allah SW ( Deus todo poderoso, louvado seja o seu nome).


Vou terminar esse artigo contando para vocês um história que ouvi em uma Sala Vip no Aeroporto de Brasília DF:
"Um grande empresário que voava quase todos os dias tinha pavor de avião. Não tinha um único dia que se sentia seguro dentro de uma aeronave. Um dia ao adentrar na sala de embarque viu uma criança brincando tranquilamente aguardando a hora do embarque. Ele se aproximou do menino e disse: Você não tem medo de voar? E a criança respondeu não. Minutos depois já dentro do avião ele depara novamente com aquela mesma criança que continuava brincando tranquilamente. Ele voltou a perguntar: Por que você não tem medo de voar? E a criança respondeu sorridente... Porque meu pai é o Piloto!".

Faça isso queridos irmãos e leitores, entregue a direção da nave que conduz a sua vida para o melhor dos pilotos, Allah SW! É assim que nos sentimos quando nos convertemos ao Islamismo. Sem medo de ser feliz! E com a certeza de que nossa ações são limitadas, mas, as ações de Allah SW são ilimitadas.

Assalamu Aleikom War Matulahi wa Baraketu

quinta-feira, fevereiro 02, 2012

O QUIÁMAT – A RESSURREIÇÂO TERCEIRA PARTE

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) JUMA MUBARAK.

“Pelo Dia da Ressurreição!”…. “Porventura, Ele não será capaz de ressuscitar os mortos?”. Cur’ane 75: 1 e 40. 

Tudo que faz parte do universo, incluindo os seres vivos, não são eternos. Tudo tem um período de vida pré definido por Deus. Tudo que subsiste na terra e no universo, foi criado (não existia antes). Tudo veio do nada? O nada não gere nada. Mas tudo o que foi criado, terá o seu fim, conforme este versículo do Cur’ane: “Tudo o que existe na terra perecerá. E só subsistirá o Rosto do teu Senhor, o Majestoso, o Honorabilíssimo”. 55:26-27. 

Depois de morrermos, quantos anos vamos permanecer nas nossas sepulturas? 100, 1.000, 100.000, 1.000.000 anos?. O corpo morre e ao longo dos anos transformar-se-á outra vez em pó. Esse pó espalhar-se-á por todos os continentes, arrastado pelos ventos e pelas infiltrações das águas das chuvas. Alguns dos corpos foram queimados e as cinzas espalhadas. Outros foram devorados por animais. Outros afogados, serviram de banquete para os seres marinhos.

Quando pela segunda vez, Issrafil (anjo Rafael) soprar a trompeta, todos acordarão dos seus túmulos. O pó que era corpo, encontra-se separado, perdido e dividido em terras distantes. Deus fará reunir todas as partículas e fará ressuscitar o corpo, na sua forma original, que ele tinha há milhares e milhares de anos!!. “Porventura, Deus não será capaz de ressuscitar os mortos?”. Cur’ane 75:40. Quem duvida do que Deus é Capaz? Eis aqui alguns exemplos: - Lembra-te quando Issa (Aleihi Salam) – Jesus, que a Paz de Deus esteja com ele, moldou com barro, a forma de um pássaro e com a permissão de Deus, o fez voar?!. 

- Lembra-te também quando Ibrahim (Aleihi Salam) – Abraão, que a Paz de Deus esteja com ele, pediu a Deus para lhe mostrar como é que Deus voltava dar a vida a uma criatura morta?!. E quando Ibrahim disse: “Meu Senhor! Mostra-me como ressuscitas os mortos”. Deus disse; “Tu (ainda) não crês?” Ele respondeu: “Sim, mas pergunto para tranquilizar o meu coração”. Deus disse: “Toma quatro pássaros, despedaça-os e coloca uma porção deles em cada montanha e em seguida, chama-os: eles virão para ti, rapidamente. E fica sabendo que Deus é Poderoso e Sábio.” Cur’ane 2:260.  Depois de proceder como Deus ordenou, chamou os pássaros pelos respectivos nomes e imediatamente as partes separadas juntaram-se, formando os corpos originais e começaram a voar para junto dele. 


 - Os discípulos foram ter com Issa – Jesus (que a Paz de Deus esteja com ele) e disseram: “Mostra-nos o nosso antepassado Sem, filho de Noé, para que Deus aumente a nossa certeza (da fé)”. Issa (Aleihi Salam), foi com eles ao túmulo de Sem e chamou: “Sem, filho de Noé, responde, com a permissão de Deus”. Sem levantou-se com a ajuda de Deus, erguendo-se como uma palmeira alta. Issa (Que a Paz de Deus esteja com ele), perguntou-lhe: “Sem, quanto tempo viveste?”. Ele respondeu: “Vivi durante quatro mil anos. Durante dois mil fui profeta e vivi mais dois mil”. Issa perguntou-lhe ainda: “Como era o mundo aos teus olhos?”. Sem respondeu: “Como uma casa de duas portas, entrei por uma e saí pela outra”. Abd Al Malik Ibn Hisham, kitab al-Tijan e Ibn Abi Dunya, kitab Dhamm al-Dunya.

- O Profeta Uzair (Ezra), Que a Paz de Deus esteja com ele, foi um homem piedoso e sábio. Um dia, como de costume, dirigiu-se ao campo. Ao chegar a um lugar deserto avistou uma cidade em ruínas. Sentiu calor e entrou na cidade. Desmontou do seu jumento, tomou os figos e uvas da sua cesta. Debaixo duma sombra, ele começou a comeu da provisão. Levantou-se para olhar o que restava das ruínas e encontrou ossadas de pessoas que morreram há muito tempo. Então ele exclamou: “ Oh!, como poderá Allah ressuscitar esta cidade (e as suas pessoas), depois da sua morte?” Cur’ane 2:259. A sua exclamação não foi por motivos de dúvidas, mas somente por curiosidade. Deus enviou o Anjo da morte para lhe tirar a vida. Ele permaneceu morto durante 100 anos. Passado este tempo, Deus enviou um Anjo para reavivar o seu coração e os seus olhos, para ele sentir e ver como Deus dá a vida e a morte e da morte dá a vida. O Anjo perguntou-lhe: “Quanto tempo estiveste a dormir?”. Ele respondeu: “um dia ou uma parte do dia”. Ao dizer isto, ele estava convencido de que teria adormecido no início da tarde e acordado no final da tarde. O Anjo disse-lhe: “Não, você permaneceu adormecido (morto) durante 100 anos”. Ele então comeu da comida que tinha preparado antes de ser submetido a este longo sono (morte). Então o Anjo deu vida ao jumento e Deus disse: “Olha para a tua comida e para a tua bebida; vê que ainda não se deterioraram; e olha para o teu jumento; e para que nós possamos fazer de ti um testemunho para os humanos, observa como dispomos os seus ossos e logo os revestimos de carne”. Quando isso se tornou bem claro para ele, disse: “Eu sei (agora) que Allah é Omnipotente!”. Cur’ane 2:259 e Imam Ibn Khatir.

Sem nos apercebermos, todos os dias temos a experiência da morte e da vida. Quando dormimos, morremos e quando acordamos, Deus nos faz regressar à vida. 

Hudhaifa (Radiyalahu an-hu), narrou que sempre que o Profeta pretendia ir dormir, recitava o seguinte: “ALLAHUMMA BISSMIKA AMUTO WA AH-YÁ” – Ó Allah, em teu nome eu morro e acordo. E quando ele acordava, ele recitava: “ALHAMDULILAHI LAZIÍ AH-YANA BÃNDA MÁ AMÁTANÁ WA ILEIHI NUUSHUR”

– Todo o Louvor para Allah, que nos deu a vida, depois de nos causar a morte e para Ele será a ressurreição”. Bhukari 75:336. In Sha Allah, continua no próximo Juma. Um bom dia de Juma!

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

02/02//2012

terça-feira, janeiro 31, 2012

Oração Noturna - Depois do Salat Icha

Em nome de Allah (SWT), o Clemente, o Misericordioso. Louvado seja Allah (SWT), criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.


Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Mohamed (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Que Allah (SWT) abençõe e dê paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

Meus irmãos nosso assunto de hoje é sobre a oração noturna ; disse Allah(SWT), no alcorão karim na surat AL ISRA vers 78 ao 80 : « Observa a oração, desde o declínio do sol até ã chegada da noite, e cumpre a recitação matinal, porque é sempre testemunhada. E pratica, durante a noite, orações voluntárias. Talvez assim teu Senhor te conceda uma posição louvável. E dize : Ó Senhor meu, faze com que eu entre com honradez e saia com honradez ; concede-me, de Tua parte, uma autoridade para, socorrer(-me). »

A oração noturna é uma oração suplementar depois da oração ICHA e se estende até a oração do alvorada FAJER

O profeta (SAAW), praticava essa oração com oito genuflexão(RAKAH) e três WITER , totalizando onze genufleção. Em outras vezes o profeta praticava dez RAKAH com mais três WITER , totalizando assim treze genuflexão, esta era a suna que era praticada pelo profeta Mohamad(SAAW). Mas quem não conseguir praticar desta forma pode pratica-las orando duas genuflexão com mais três WITER, e que Allah(SWT), aceita nossas orações.

Allah(SWT), disse : Meu servo, faz duas RAKAH a noite para iluminar a escuridão do túmulo ; e faz jejum em dias quentes para proteger do calor do dia da ressurreição(ALKIAMA), e faz o haj para ter o perdão dos seus pecados. 

O profeta Mohamad(SAAW), disse : que uma oração na mesquita sagrada de Meka vale por 100.000 orações e que na mesquita de Madina equivale a 1.000 orações e na mesquita de Al Aqsa (Jerusalém) equivale a 500 orações se comparada em outros lugares, e uma oração no campo de batalha equivale a um milhão de orações em outros lugares.

E uma das melhores orações são duas RAKAH suplementar durante a noite, para conseguir se levantar a noite para praticar essa oração, antes temos que ter a intenção ao deitar de querer praticar essa oração, desta forma Allah(SWT), nos facilitará para levantarmos para pratica-la durante a noite. 


O profeta(SAAW), disse : se o muçulmano antes de se deitar, tiver a intenção de levantar durante a noite para praticar a oração, e não conseguir acordar , seu sono será abençoado, e Allah(SWT), escreverá para ele a recompesa total como se tivesse praticado a oração noturna.

O companheiro do profeta(SAAW) , chamado Slimane Alfarisi disse : que os muçulmanos depois da oração do AICHA se dividem em três partes : 

  • os primeiros os que fazem a oração noturna para Allah(SWT); 
  • os segundos os que permanecem na noite cometendo pecados; 
  • os terceiros os que vão dormir a noite seguindo o conselho do profeta, de ficar calados e permanecer em suas casa, e chorar pelos seu pecados.
As esposas do profeta Mohamad(SAAW), narravam que elas preparavam o lugar do profeta deitar todas as noites com um lençol dobrado duas vezes em sobre o chão. Certa vez Aicha(RAA),dobrou o lençol em quatro para dar mais conforto ao profeta, o profeta , quando percebeu que estava mais alto que o chão, mandou retirar, dizendo que desta forma ele perderia a oração noturna, pois não precisava de tanto conforto para dormir.

Certa vez um companheiro do profeta chamado Rabiah que estava a serviço do profeta(SAAW), um dia o profeta perguntou a ele , sobre o que ele deseja para que o profeta suplica-se a Allah ; Rabiah respondeu que ele só queria estar na companhia do profeta no paraíso, o profeta respondeu, então me ajude a manter essa quantidade de orações suplementares.

Salamo Aleikom  (Khutub proferida na Mesquita de Brasília DF em 27/01/2012)

O Conhecimento

Assalamu Alaikum

Louvor é para Allah. Nós O exaltamos, imploramos Sua ajuda e rogamos pelo Seu perdão. Aquele a quem Allah orienta não se desviará, e aquele a quem Allah permite que se desvie ninguém poderá orientá-lo. Testemunho que não há outra divindade além de Allah, o Único, e que Ele não tem parceiros. E testemunho que Mohammad é Seu servo e mensageiro, que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele, com seus familiares e companheiros, e todos que seguirem seus passos até o Dia Derradeiro. Diz Allah em Seu Nobre Livro: Ó vós que credes! Temei a Allah como se deve temê-lO e não morrais se não como muçulmanos. A verdadeira palavra está no Alcorão. A melhor orientação é a do Profeta Mohammad (s). A pior coisa é A Inovação, e toda inovação é desorientação. E toda desorientação leva ao Inferno.

A demais! Irmãos e irmãs no Islam, Allah louvado seja diz em Seu nobre livro no capitulo das Abelhas 43.Antes de ti não enviamos senão homens, que inspiramos. Perguntai-o, pois, aos adeptos da Mensagem, se o ignorais!

Os sábios no Alcorão disseram que os adeptos da Mensagem, a que se refere este versículo, são os sábios dentre os judeus e os cristãos. Mas vale esclarecer que apesar deste versículo estar relacionado aos judeus e aos cristãos especificamente; é obrigação de todo muçulmano buscar conhecimento nos assuntos religiosos de uma forma geral. E quando se deparar com alguma questão que ignora ou desconhece o muçulmano deve buscar auxilio com os sábios, como o Imam de sua mesquita ou uma pessoa que tenha conhecimento ou formação na jurisprudência islâmica. 

No entanto e infelizmente nos dias de hoje há quem alega ter conhecimento e na verdade é ignorante no que se diz respeito à religião. E por isso deve-se tomar muito cuidado com a fonte de conhecimento que buscamos. Sabe-se que a referência que o muçulmano tem para arbitrar em todos os assuntos é a jurisprudência islâmica; e ela está baseada em duas fontes de conhecimento O Alcorão e a tradição de nosso querido Profeta Mohammad (s). Portanto não é aceite nenhuma ação, por melhor que seja a intenção, a não ser que esteja de acordo com a jurisprudência islâmica.

A esse respeito diz Allah no capitulo d’As Mulheres 59. Ó fiéis, obedecei a Deus, ao Mensageiro e às autoridades, dentre vós! Se disputardes sobre qualquer questão, recorrei a Deus e ao Mensageiro, se crerdes em Deus e no Dia do Juízo Final, porque isso vos será preferível e de melhor alvitre.

Quando um Imam ou um Sábio dá um parecer sobre alguma questão que lhe é perguntada, ele adota o Alcorão e a Tradição do Profeta Mohammad (s) como referência para apresentar a resposta ou julgar uma questão. E o que lícito e adotado como lícito e o que é ilícito é adotado como ilícito. A esse respeito o Mensageiro (s) disse: “O lícito é claro, e o ilícito é claro; entre eles há algumas coisas ambíguas que as pessoas não conhecem. Aquele que evita as coisas duvidosas salvaguarda sua fé e sua honra; aquele que se envolve com as coisas duvidosas cai em atividades ilícitas. O seu caso é como do pastor que pastoreia seu rebanho nas vizinhanças de uma reserva exclusiva de pastagens, mas está sempre apreensivo de que algum dos animais possa invadir a pastagem. Sabei que cada rei tem uma demarcação exclusiva e proibida, e a demarcação proibida por Deus são as coisas ilícitas. Sabei também que há no corpo humano um pedaço de carne; quando este está saudável, todo o corpo fica saudável, e quando está doente, todo o corpo fica doente. É o coração.”

É por isso, queridos irmãos e irmãs, que quando se trata de religião não existe opinião particular. No Islam é inaceitável julgar alguma questão de acordo com nossa opinião particular. Allah, louvado seja, é Quem julga. E aqui perguntamos: Existe quem julgue melhor que Deus, e perguntamos ainda, existe quem entendeu as leis de Deus melhor que o nosso querido Profeta Mohammad (s)? É claro que não. Portanto devemos considerar o seguinte versículo do capitulo dos Aposentos: 1.Ó fiéis, não vos antecipeis a Deus e ao Seu Mensageiro, e temei a Deus, porque Deus é Oniouvinte, Sapientíssimo.

É bom senso, que quando estamos doentes, buscamos o melhor médico especialista para tratar nossa doença; ou quando estamos construindo procuramos um renomado engenheiro e arquiteto para desenvolver e acompanhar uma obra. E da mesma forma deve-se buscar a fonte pura e confiável quando se diz respeito os assuntos e questões religiosas. Não é aceito como argumento as seguintes frases, “sempre fizemos assim”, ou “foi assim que nossos antepassados e nossos pais nos ensinaram”ou então “a mais de trinta anos fazemos assim...” Subhana Allah! Essa era resposta dos incrédulos para todos os Profetas e Mensageiros que Allah enviou para seus respectivos povos. Toda vez que algo ia contra seus anseios e desejos usavam essas frases como argumento. E isto não permitido para o muçulmano.

Porque o muçulmano consciente e temente a Deus aceita, e de bom grado, as palavras de Allah e as ações de Seu Mensageiro (s) como norma para todas as questões de sua vida. 

A esse respeito Allah diz no capitulo A Luz: 51.A resposta dos fiéis, ao serem convocados ante Deus e Seu Mensageiro, para que julguem entre eles, será: Escutamos e obedecemos! E serão venturosos. 52.Aqueles que obedecerem a Deus e ao Seu Mensageiro e temerem a Deus e a Ele se submeterem, serão os ganhadores!

Abu Musa ® relatou que o Profeta Mohammad (s) argumentou: “O caso da diretriz e do conhecimento com os quais Deus me dotou (e enviou para o vosso esclarecimento) é como a chuva que cai sobre a terra; parte desta terra é boa e fértil, onde o capim seco torna-se verde e cresce uma vegetação fresca; e parte dela é seca e armazena a água, e Deus a torna benéfica para os seres humanos; eles bebem dela até se fartarem, e a usam para o cultivo. Essa água também atinge um pedaço de terra que é uma planície aberta e ampla, onde a água não é retida nem tampouco pode ajudar a produzir capim. Similar é o caso daqueles que entendem o conhecimento da religião que Deus enviou (para o povo) por meu intermédio, e se beneficiam disso; e também daqueles que o aprendem e o ensinam para os outros. Outro exemplo é o daqueles que nem sequer levantaram as cabeças para aprender, e não aceitaram a diretriz de Deus, enviada a eles por meu intermédio.”

Abu Bakr era o homem sobre quem o peso da liderança caiu, no período mais sensível da história dos muçulmanos, assim que a notícia da morte do Profeta Muhammad (s), se espalhou, numerosas tribos se rebelaram e se recusaram a pagar o Zakat, alegando que ele era devido somente ao Profeta Muhammad (s).

Ao mesmo tempo, começaram a surgir numerosos impostores, alegando que a condição de profeta tinha passado para eles, além disso, o Império Romano do Oriente e o Império Persa começaram a ameaçar o recém-nascido estado islâmico de Madina. Diante de tais circunstancias, muitos companheiros do Profeta Muhammad (s), inclusive Omar, aconselharam Abu Bakr (que Deus esteja satisfeito com ele) fazer concessões aos sonegadores do Zakat, pelo menos uma vez. O novo califa não concordou, ele insistia em que era uma lei divina que não podia ser desrespeitada, que não havia diferença entre as obrigações do Zakat e o Salat e que qualquer acordo com as injunções de Deus acabariam por corromper as bases do Islam.

E em outra ocasião, e desta vez no califado de Omar ®, uma mulher admitiu perante o Califa ter praticado adultério. E Omar decretou a sua sentença. Então veio o Imam Ali, que Allah se compraza dele, pediu que o Califa pergunta-se a ela o que a levou a praticar o adultério. Ela respondeu que ela e seus filhos passavam fome à dias e quando foi pedir auxilio ao seu vizinho ele condicionou a ajuda em troca do adultério. E disse que temia a morte de seus filhos e por isso se submeteu ao homem. Então O Imamu Ali explicou que não poderiam sentenciar a mulher à morte por que Allah diz no Alcorão: Exceto aqueles que forem obrigados. E assim a mulher foi libertada. 

E para finalizar queridos irmãos e irmãs na fé, Allah, O Altíssimo , diz em Seu Livro: E dize: Ó meu Senhor aumente-me em sabedoria(taha 114). Verificamos que Deus não ordenou o Profeta (s) a pedir aumento em nenhum outro ponto além da sabedoria. Isto porque a sabedoria é a chave de todas as virtudes Com o conhecimento, o indivíduo estará protegido da idolatria e de todos os males e pecados... com o conhecimento se completa a boa conduta. Portanto devemos buscar o conhecimento e aplicar-lo em nossas vidas. O conhecimento sobre o Islam esta no Alcorão que nunca foi alterado porque Deus prometeu protege-lo, e esta nos ditos do Profeta (s). E os islam é aquele que o Profeta (s) ensinou, e nunca deve ser inovado ou alterado algo dele. Que Allah nos ilumine com o conhecimento de Seu Livro e o Conhecimento da Tradição de Seu Profeta (s). Amin! Ua Salamu Alikum!

“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB,

Omar Hussein Hallak