terça-feira, maio 27, 2008

Compreenda o Islã e os Muçulmanos

O Que é o ISLÃ?

O ISLÃ, não é uma religião nova, o ISLÃ é a mesma verdade que Deus revelou por meio de seus profetas para toda a humanidade. Para um quinto da população mundial, o ISLÃ é uma religião e um sistema de vida completo. Os muçulmanos seguem uma religião de paz, misericórdia, perdão, e a maioria nada tem a ver com os eventos extremamente graves que ficaram associados com sua fé. O ISLÃ é uma palavra árabe e implica submissão, entrega e obediência voluntária, o ISLÃ significa completa submissão voluntária a Deus, outro significado literal da palavra ISLÃ é Paz, e isto significa que só se pode encontrar a paz física e mental através da submissão e obediência voluntária a Deus, o Senhor do Universo, o Todo-Poderoso.

Quem São Os Muçulmanos?

Bilhões de pessoas de uma vasta classe de raças, nacionalidades e culturas através do globo, desde as Filipinas até a Nigéria estão unidas pela fé islâmica. Aproximadamente 18% vivem no mundo árabe; a maior comunidade islâmica do mundo é a Indonésia; partes substanciais da Ásia e da maior parte da África são muçulmanas, enquanto a minoria significativas são encontradas na União Soviética, China, América e na Europa. Muçulmano é todo aquele que se submete a Deus, de livre e espontânea vontade, um Muçulmano vive em paz e harmonia com toda a criação, por conseguinte, um Muçulmano é a pessoa que em qualquer parte do mundo faça com que toda a sua obediência, dedicação, e lealdade sejam para Deus.

Em Que os Muçulmanos Crêem?
Os muçulmanos crêem em um Único e Incomparável Deus; nos anjos criados por Ele; nos profetas pelos quais Suas revelações foram trazidas à humanidade; no dia do Juízo e na prestação individual de contas pelas ações praticadas; na autoridade total de Deus sobre o destino do homem e na vida após a morte. Os muçulmanos crêem na corrente dos profetas a partir de Adão, incluindo Noé, Abraão, Ismael, Isaac, Jacó, José, Jó, Moisés, Aarão, Davi, Salomão, Elias, Jonas, João Batista e Jesus, que a Paz e a Benção de Deus estejam sobre eles. Mas a mensagem final de Deus para o homem, uma confirmação da mensagem eterna e um resumo de tudo que acontecera anteriormente foi revelado ao profeta Muhammad (que a Paz e a Benção de Deus estejam sobre ele) por intermédio do anjo Gabriel.

Como Alguém Se Torna Muçulmano?

Simplesmente por proferindo; ''Testemunho de que não há outra divindade além de Deus e Testemunho que Muhammad é o Mensageiro de Deus". Com esta declaração o crente anuncia a sua fé em Deus e em todos os mensageiros de Deus, e nas Escrituras que eles trouxeram.

O Que Significa ISLÃ?

A palavra árabe "ISLÃ" significa "submissão". É derivada de uma palavra que significa "paz", num contexto religioso, significa total submissão à vontade de Deus. ''Maometano'', portanto, é uma denominação errada, porque sugere que os muçulmanos adoram a Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) em vez de Deus. Allah é a palavra árabe que significa Deus, usada pelos árabes tanto muçulmanos como cristão.

Porque o ISLÃ Parece Estranho?

O ISLÃ pode parecer exótico ou mesmo extremista no mundo moderno. Talvez isso acontece porque a religião não domina a vida do dia a dia no ocidente de hoje. Enquanto os muçulmanos têm a religião sempre presente em suas mentes, e não fazem distinção entre o secular e o sagrado. Acreditam que a Lei Divina, Chari’ah, deve ser tomada seriamente, por isso, assuntos relacionados com a religião continuam tão importantes.

O ISLÃ e o Cristianismo Têm Origens Diferentes?

Não! Juntamente com o Judaísmo, eles remontam ao Profeta e Patriarca Abraão. Os profetas dessas tres religiões são descendentes diretos de seus dois filhos; Muhammad, descende do primogênito, Ismael.Moisés e Jesus descendem de Isaac (que a Paz e a Benção de Deus estejam sobre eles). Abraão estabeleceu as bases do que chamamos hoje a cidade de Makka, e construiu a Kaaba, em direção da qual todos os muçulmanos se voltam quando oram.

Quem é Muhammad?

O profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) nasceu em Makka no ano 570, em um período em que o Cristianismo não tinha-se estabelecido completamente na Europa. Uma vez que seu pai faleceu antes de seu nascimento, e sua mãe logo depois, ele foi cuidado pelo seu tio, pertencente à respeitada tribo dos coraixitas. À medida que ia crescendo, tornou-se conhecido pela sua retidão, generosidade e sinceridade, a tal ponto que era procurado pela sua capacidade de arbitrar nas disputas. Os historiadores descrevem-no como calmo e meditativo. O profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) possuía uma natureza profundamente religiosa, e abominava a decadência de sua sociedade. Ele adquiriu o hábito de meditar na caverna de Hirá, perto do topo da Montanha da Luz (Jabal al-Nur) em Makka.

Como Ele recebeu a Revelação?

Aos quarenta anos de idade, enquanto estava empenhado em um retiro meditativo, o profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) recebeu sua primeira revelação de Deus por intermédio do anjo Gabriel. Essa revelação, que prosseguiu por vinte e três anos, é conhecida como Alcorão. Este evento, a Hégira (migração), na qual eles se mudaram de Makka para a cidade de Madina, cerca de 260 milhas ao norte, marca o início do calendário muçulmano. Depois de muitos anos, o profeta e seus seguidores retornaram a Makka, onde perdoaram seus inimigos e estabeleceram o ISLÃ definitivamente tão logo ele começou a recitar as palavras que ele ouviu de Gabriel, e a pregar a verdade que Deus havia lhe revelado, ele e seu pequeno grupo de seguidores sofreram perseguições amargas, que se tornaram tão violenta no ano de 622 que Deus lhes ordenou que emigrassem, evento, a Hégira (migração), na qual eles se mudaram de Makka para a cidade de Madina, cerca de 260 milhas ao norte, marca o início do calendário muçulmano. Depois de muitos anos, o profeta e seus seguidores retornaram a Makka, onde perdoaram seus inimigos e estabeleceram o ISLÃ definitivamente.

O Que é a KAABAH?

A Kaaba é o local de adoração que Deus ordenou Abraão e Ismael (que a Paz esteja sobre eles), construírem há aproximadamente 4000 anos atrás. A construção foi feita de pedra, a qual, muitos acreditam, foi o local original de um santuário estabelecido por Adão (que a Paz esteja sobre ele). Deus ordenou a Abraão (que a Paz esteja sobre ele), a convocar toda a humanidade para visitar o local, e quando os peregrinos lá vão, dizem: "Eis-nos aqui, ó Senhor!", em reposta à tal convocação.

Como a Expansão do ISLÃ Afetou o Mundo?

Dentre as razões da rápida e pacífica difusão do ISLÃ está a simplicidade de sua doutrina, o lslã convoca para a crença no Deus Único, merecedor de adoração. Ele também instrui o homem a usar seus poderes de inteligência e observação. Dentro de poucos anos grandes civilizações e universidades floresceram, uma vez que, de acordo com o Profeta (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele): "Procurar o conhecimento é uma obrigação para todo muçulmano e muçulmana.''

A síntese das idéias orientais e ocidentais e os pensamentos novos e antigos geraram grandes avanços na medicina, matemática, física, astronomia, geografia, arquitetura, arte, literatura e história; e também o conceito do zero (que foi vital para o desenvolvimento da matemática), foi transmitido à Europa medieval pelo lslam. Os instrumentos sofisticados, que tornaram possíveis as viagens de descobrimento dos europeus de descobrimento, foram desenvolvidos, incluindo o astrolábio, o quadrante e os bons mapas de navegação.

O Que é o Alcorão?

O Alcorão é um registro das palavras exatas reveladas por Deus por intermédio do Anjo Gabriel ao Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele). Foi memorizado por ele e então ditado aos seus companheiros, e registrado pelos seus escribas, que o conferiram durante sua vida. Nenhuma palavra das suas 114 suratas foi mudada no decorrer dos séculos. Assim, o Alcorão é, em cada detalhe, o único e miraculoso texto que foi revelado a (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) há quatorze séculos atrás. Diz Deus no Alcorão:
''Eis o Livro que é indubitavelmente a orientação dos tementes a Deus, que crêem no incognoscível, observam a oração e gastam daquilo com o que os agraciamos.''

De Que Assuntos Trata o Alcorão?

O Alcorão, a derradeira palavra de Deus revelada, é a principal fonte da fé e da prática de todo muçulmano. Ele trata de todos os assuntos relacionados conosco, como seres humanos: Sabedoria, doutrina, rituais e lei, mas o seu tema básico é o relacionamento entre Deus e Suas criaturas. Ao mesmo tempo, ele proporciona orientação para uma sociedade justa, a conduta humana decente e para um eqüitativo sistema econômico. O Alcorão abrange todos os assuntos relacionados com o ser humano como um todo, vejamos resumidamente esses assuntos:

Primeiro - O Alcorão nos da o conhecimento de Deus; os seus nomes e atributos, dos anjos, dos Livros por Ele revelados, dos mensageiros por Ele enviados, do dia do juízo final e da predestinação. E mostra a nossa obrigação diante dessa crença.

Segundo - Nos mostra as regras do bom comportamento, e as virtudes com as quais os homens devem se moldar.

Terceiro - As regras das práticas que organizam a relação dos homens com Deus (orações, paga do Zakat, jejum, peregrinação, promessas e etc...) e as que regulamentam as relações dos homens entre si, seja individualmente, em grupos ou enquanto nações.

Quarto - As histórias dos povos passados, para que se tire proveito delas, aprendendo com os acertos e com os erros daqueles que nos antecederam.

Há Outras Fontes Sagradas?

Sim; a Sunnah, a prática e o exemplo do Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) é a segunda autoridade para os muçulmanos. Um hadith é a narração fidedigna transmitida do que o Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) disse, fez ou aprovou. Exemplos dos Ditos do Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele): O Profeta disse:

"Deus não tem misericórdia daquele que não tem misericórdia dos outros". "Ninguém de vós crê realmente, antes de desejar a seu irmão o que deseja a sí próprio.'' ''Aquele que se alimenta, enquanto o seu vizinho está passando fome, não é crente.''“ O comerciante honesto está associado aos profetas, aos santos e aos mártires.''

Quais São os Cinco Pilares do ISLÃ?

São a estrutura da vida do muçulmano: A fé, a oração, o interesse pelo necessitado (zakat), a auto-purificação (jejum) e a peregrinação à Makka para quem tiver posses para tal.

1º- A Fé
Não há outra divindade além de Deus e Muhammad é Seu Mensageiro. Esta declaração de fé é chamada de chahada, uma fórmula simples que todo crente pronuncia. Em árabe, a primeira parte é: La ilaha illal-lah, (não há outra divindade além de Deus). A segunda parte da chahada é:Muhammad Rassul-lah, (Muhammad é o Mensageiro de Deus). Uma mensagem de orientação, que veio por intermédio de um homem como nós mesmos.

2º- A Oração

Salat é o nome das orações obrigatórias que são praticadas cinco vezes ao dia, e constituem um elo direto entre o adorador e Deus. As orações são dirigidas por uma pessoa com instrução, que conhece o Alcorão, escolhido pela comunidade. Essas cinco orações diárias contêm, versículos do Alcorão e são recitados em árabe, a linguagem da Revelação, mas as súplicas pessoais podem ser feitas no idioma de cada um. As orações são praticadas na alvorada, ao meio-dia, no meio da tarde, ao crepúsculo e à noite, e assim determinam o ritmo do dia todo. Apesar de ser preferível praticar a oração em conjunto, numa mesquita, o muçulmano pode orar em qualquer lugar, tal como no campo, escritório, na fábrica e universidade, desde que estes locais estejam limpos.

3º- Zakat
Um dos mais importantes princípios do lslã é que todas as coisas pertencem a Deus, e que a riqueza, portanto, está confiada aos seres humanos. A palavra zakat significa tanto "purificação" como "crescimento". Nossas posses são purificadas com a separação de uma parte delas para os necessitados e, a exemplo da poda das plantas, o corte equilibra e estimula novos crescimentos. Cada muçulmano calcula individualmente o seu próprio zakat. Na maioria dos casos isso envolve o pagamento de dois e meio por cento do capital da pessoa. A pessoa piedosa deve também dar tanto quanto possa como caridade (sadaka), e fazê-lo preferivelmente em segredo. Apesar dessa palavra poder ser traduzida como "caridade voluntária", tem um significado mais amplo.

4º- O Jejum
Todo ano, durante o mês de Ramadan, todos os muçulmanos jejuam, desde a alvorada até ao pôr-do-sol, abstendo-se da comida, bebida e das relações sexuais. Aquele que estiver doente for idoso, ou em viagem, e à mulher grávida ou amamentando é-lhes permitido quebrarem o jejum e jejuarem o mesmo número de dias em outra época do ano. Se houver incapacidade física para fazê-lo, devem alimentar uma pessoa necessitada para cada dia não jejuado. As crianças começam a jejuar (e praticar as orações) a partir da puberdade, apesar de muitos começarem mais cedo, o jejum é um método de purificação pessoal. Ao privar-se dos confortos mundanos, mesmo por um período curto, o jejuador adquire verdadeira fé e ao mesmo tempo desenvolve a sua vida espiritual.

5º- A Peregrinação
A peregrinação anual a Makkah (hajj) é uma obrigação somente para aqueles que são física e financeiramente capazes de empreendê-la. Apesar de Makkah estar sempre cheia de visitantes, o hajj anual começa no décimo segundo mês do calendário islâmico; assim o hajj e Ramadan caem algumas vezes no verão, outras no inverno. Os peregrinos vestem roupas simples que eliminam as distinções de classes e cultura; assim todos ficam iguais perante Deus. Os rituais do hajj foram instituídos por Abraão, incluindo o circungiro da Kaaba por sete vezes, e o percorrer sete vezes a distância entre os montes Safa e Marwa, como fez Hagar durante a sua procura por água. Então, os peregrinos se põem em pé no vasto vale de Arafat e se juntam em oração para pedir o perdão a Deus.

Tolera o ISLÃ Outras Crenças?

O Alcorão diz: "Deus nada vos impede quanto àqueles que não vos combateram pela causa da religião e não vos expulsaram, nem que lideis com eles com gentileza e eqüidade, porque Deus aprecia os equitativos" (60ª Surata, versículo 8).
É função da lei islâmica proteger o status privilegiado das minorias, e é por isso que os templos dos não muçulmanos floresceram em todo o mundo islâmico. A história nos fornece muitos exemplos de tolerância islâmica às outras Crenças. Quando o Califa Umar entrou em Jerusalém, no ano 634, ele garantiu a liberdade de culto a todas as comunidades religiosas da cidade. A lei islâmica também permite às minorias instalarem seus próprios tribunais, que cumprem as leis familiares redigidas pelas próprias minorias. De acordo com o lslam, o homem não nasceu com o pecado original. Ele é o legatário de Deus na terra. Toda criança nasce com a ''fitra'', uma disposição inata em prol da virtude, do conhecimento e da beleza.

O Que Os Muçulmanos Pensam A Respeito de Jesus?

Os muçulmanos respeitam e reverenciam Jesus e aguardam a sua segunda vinda. Eles o consideram como um dos maiores mensageiros de Deus. O muçulmano nunca se refere a ele simplesmente como "Jesus", mas sempre acrescenta a frase "a paz esteja com ele". O Alcorão confirma seu nascimento de uma virgem (uma Surata do Alcorão é denominada "Maria") e Maria é considerada a mais pura mulher de toda a criação. O Alcorão descreve a anunciação como segue:

"Recorda-te de quando os anjos disseram: ó Maria, é certo que Deus te elegeu e te purificou, e te preferiu a todas as mulheres da humanidade!... ó Maria, por certo que Deus te anuncia novas felizes com Seu Verbo, cujo nome será Messias, Jesus, filho de Maria, nobre neste mundo e no outro, e se contará entre os diretos de Deus. Falará aos homens ainda infante, bem como na maturidade, e se contará entre os virtuosos.'' (3ª Surata, versículos 42-47).
Jesus (a paz esteja com ele) nasceu miraculosamente por intermédio do mesmo Poder que criou Adão sem o concurso de um pai.
“O exemplo de Jesus, ante Deus, é idêntico ao de Adão, a quem Ele criou da terra; então lhe disse: Seja! E foi’’”.
Durante sua missão profética, Jesus operou muitos milagres. O Alcorão informa que ele disse:
"Apresento-vos um sinal de vosso Senhor: Plasmarei de barro a figura de um pássaro, com o beneplácito de Deus, curarei o cego de nascença e o leproso; ressuscitarei os mortos com a anuência de Deus e vos revelarei o que consumis e o que entesourais em vossas casas”.
Nem Muhammad, nem Jesus (a paz esteja com eles) vieram para mudar a doutrina básica da crença em Um Deus, trazida pelos profetas anteriores, mas para a confirmarem e para renová-la. No Alcorão é narrado que Jesus (a paz esteja com ele) veio para:
"Confirmar-vos a Tora que vos chegou antes de mim, e Para liberar-vos algo que vos está vedado. Eu vim com um sinal de vosso Senhor. Temei a Deus, pois, e obedecei-me."

Como os Muçulmanos Tratam Os Idosos?

No mundo islâmico não há asilo para idosos. A incumbência de se cuidar dos pais nesse período difícil da vida destes é considerado uma honra e benção, e uma oportunidade de elevação espiritual. Deus não só ordena que oremos por nossos pais, mas também que passemos a agir com compaixão ilimitada, lembrando-nos que, quando éramos crianças indefesas, eles nos preferiram a eles próprios. As mães são especialmente honradas. O Alcorão diz:

"O decreto do teu Senhor é que não adoreis senão a Ele; que sejais indulgentes com vossos pais, mesmo que a velhice alcance a um deles ou a ambos, em vossa companhia; não os reproveis nem os repilais; outros sim, dizei-lhes palavras honrosas. E estende sobre eles a asa da humildade, e dize: ó Senhor meu, tem misericórdia de ambos! Como eles tiveram misericórdia de mim, criando-me desde pequenino!”.

Como os Muçulmanos Vêem a Morte?

A exemplo dos judeus e dos cristãos os muçulmanos crêem que a presente vida é apenas uma prova e preparação para o próximo reino da existência. Os artigos básicos da fé incluem: O Dia do Juizo Final, a Ressurreição, o Paraíso e o Inferno. Quando um muçulmano morre, ele ou ela é lavado/a usualmente por um membro da família, enrolado num tecido limpo branco, e enterrado com uma simples prece, preferivelmente no mesmo dia, Os muçulmanos consideram isso um dos atos finais que podem fazer por seus parentes, e uma oportunidade para se lembrarem da sua breve existência aqui na terra. O Profeta Muhammad ensinou que três coisas podem continuar auxiliando uma pessoa mesmo depois da morte: a caridade que ela fez, o conhecimento que ela transmitiu e as orações que são feitas por um filho virtuoso pela alma dos pais. Diz Deus no Alcorão: ''Toda alma provará o gosto da morte...''

Que o ISLÃ Diz a Respeito da Guerra?

A exemplo do cristianismo, o lslam permite a luta em defesa própria, em defesa da religião, ou para a defesa daqueles que foram expulsos à força, de seus lares. Ele impõe estritas regras de combate que incluem proibições quanto a causar danos aos civis, o destruir plantações, árvores e gado. A injustiça triunfará no mundo se boas pessoas não forem preparadas para arriscar suas vidas pela causa justa. O Alcorão diz:
"Combatei pela causa de Deus àqueles que vos combatem; porém, não os provoqueis, porque Deus não estima os agressores”.
“Se eles se inclinarem à paz, inclina-te também a ela e encomenda-te a Deus.’’”.
A guerra, portanto, é o último recurso, o termo jihad significa, literalmente, "esforço" e os muçulmanos crêem que há dois tipos de jihad. O outro jihad é a luta interior que cada um trava contra desejos egoísticos, para conseguir a paz interior.

O ISLÃ no Brasil.

É quase impossível precisarmos acerca dos muçulmanos brasileiros. Há REVERTIDOS emigrantes, profissionais liberais, empresários, trabalhadores em diversas áreas de produção; todos dando sua contribuição para o futuro do Brasil. Essa comunidade complexa está unificada por uma rede nacional de mesquitas. Os muçulmanos chegaram muito cedo ao Brasil. Juntamente com Cabral chegaram Chuhabiddin Bin Májid e o navegador Mussa Bin Sáte. Ouando do tráfico de escravos, no século dezoito, muitos milhares de muçulmanos africanos (hausas, fulanis, yorubás) trabalharam como escravos nas plantações. Essas primeiras comunidades, privadas de suas heranças e famílias, inevitavelmente perdiam sua identidade islâmica à em medida que o tempo passava. Hoje, alguns muçulmanos afro-brasileiros desempenham um importante papel na comunidade islâmica brasileira. O início do século vinte, porém, presenciou o começo de um influxo d árabes muçulmanos, a maioria dos quais se instalaram nos maiores centros industriais. A primeira Mesquita foi inaugurada em 1956 em São Paulo; outras foram sendo construídas, e hoje há mesquitas em todas as grandes capitais dos estados e em algumas cidades do interior. Estima-se que haja aproximadamente um milhão de muçulmanos no Brasil.

Imploramos para Allah (Louvado Seja), que todos os méritos alcançados pela leitura do conteúdo desse opúsculo, sejam revertidos em bênçãos ao Sheik Jihad e todos os seu colaboradores da WAMY(Centro de Divulgação do Islã para América Latina). Isnhallah!

Fonte:Fonte: Centro de Divulgação do Islã para América Latina / http://www.Islambr.com.br. Compilado por Hajj Hamza Abdullah Islã