domingo, março 20, 2016

O que é o Domingo de Ramos que a Igreja Católica comemora hoje?

Bem, na verdade ele marca o início da Semana Santa, semana que os cristãos recordam a condenação, morte e a ressurreição de Jesus Cristo (AS).

Embora não exista por parte de nós muçulmanos nenhuma ligação com esse acontecimento, nós vivemos em um país de maioria cristã, por isso é bom ter um pouco de conhecimento do fato e portar-se com respeito e educação aos acontecimentos, a como muitos cristão se portam diante das nossas festas Id Fitr, Id Adha, Ramadan...

Outra lição que podemos tirar desse episódio é como o ser humano é influenciado e manipulado por forças muitas vezes antagônicas ao que ele realmente pensa. Veja o que diz o evangelho segundo São Mateus quanto esse dia: 
"21.8 a 11: E muitíssima gente estendia as suas vestes pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores e os espalhavam pelo caminho. 9 E as multidões, tanto as que iam adiante como as que o seguiam, clamavam, dizendo: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas! 10 E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, dizendo: Quem é este? 11 E a multidão dizia: Este é JESUS, o Profeta de Nazaré da Galiléia".

Essa mesma turba que o aclamou Rei, Filho de Davi, Profeta da Galileia, alguns dias depois o trocou por um ladrão, agitador, condenado por provocar revolta, roubo e assassinato, chamado de Barrabás.

Em Mateus 27:15 a 17 ,diz: Por ocasião da festa era costume do governador soltar um prisioneiro escolhido pela multidão. 16 Eles tinham, naquela ocasião, um prisioneiro muito conhecido, chamado Barrabás. 17 Pilatos perguntou à multidão que ali se havia reunido: “Qual deles vocês querem que lhes solte: Barrabás ou Jesus, chamado Cristo?”.

A multidão não teve dúvidas: Solte Barrabás e olhando para Jesus AS disseram: Crucifique-o!

Hoje eu entendo melhor essa decisão. Ninguém quer sair de sua zona de conforto! E o povo foi pela decisão mais cômoda, que muitas vezes não é a mais correta.

Barrabás roubava para conseguir dinheiro, mas não faria nenhuma pergunta sobre como você faz pra ganhar o seu. Ele não se importaria se você honra a Deus com seu estilo de vida ou não. Para ele, você poderia até ter outros deuses, ser judeu, mas também seguir outras religiões, afinal; para ele, todos os caminhos levam a Deus e no final tudo se dá um jeito. Se você perguntasse a Barrabás o que fazer para alcançar a salvação, ele jamais questionaria e com certeza afirmaria, Deus é um Só!, Esse negócio de pecado é invenção humana. Ele também não incomodaria ninguém dizendo que é preciso amar, perdoar e orar por aquela pessoa que você não suporta e que deseja o seu mal. Barrabás não pediria para você abandonar os prazeres da vida mundana, afinal, para ele,o sacrifício é algo impensável, pois o importante é buscar a satisfação pessoal, mesmo que seja através dos meios ilícitos.

Alguém não familiarizado com o Islã pode se surpreender ao saber que os muçulmanos também amam Jesus. Um muçulmano não falará o nome de Jesus sem respeitosamente acrescentar as palavras “que a paz esteja sobre ele”. No Islã, Jesus é um homem amado e estimado e um Profeta e Mensageiro que chamou seu povo à adoração do Verdadeiro Deus Único.

Muçulmanos e cristãos compartilham algumas das crenças sobre Jesus. Ambos acreditam que Jesus nasceu da Virgem Maria e ambos acreditam que Jesus foi o Messias enviado para o povo de Israel. Ambos também acreditam que Jesus voltará a terra nos últimos dias. Entretanto, um detalhe importante separa seus mundos. Os muçulmanos acreditam que certamente Jesus não é Deus, não é o filho de Deus e não é parte de uma Trindade de Deus.

No Alcorão, Deus falou diretamente aos cristãos quando disse:

“Ó Povo do Livro! Não exagereis em vossa religião e não digais de Deus senão a verdade. O Messias, Jesus, filho de Maria, foi tão-somente um mensageiro de Deus e Seu Verbo, com o qual Ele agraciou Maria por intermédio do Seu Espírito. Crede, pois, em Deus e em Seus mensageiros. Não digais: ‘Trindade!’ Abstende-vos disso, que será melhor para vós; Sabei que Deus é Uno. Glorificado seja! Longe está a hipótese de ter tido um filho. A Ele pertence tudo quanto há nos céus e na terra, e Deus é mais do que suficiente Guardião.” (Alcorão 4:171).

Os muçulmanos acreditam que Jesus era o servo de Deus, e um Mensageiro enviado para os israelitas de seu tempo. Ele realizou milagres pela vontade e permissão de Deus. As palavras do Profeta Muhammad resumem de forma clara a importância de Jesus no Islã:

“Quem testemunhar que não existe divindade exceto Deus, sem parceiros ou associados, e que Muhammad é Seu servo e Mensageiro, e que Jesus é Seu servo e Mensageiro, uma palavra que Deus concedeu à Maria e um espírito criado por Ele, que o Paraíso é real, e que o Inferno é real, Deus admitirá através de um dos oito portais do Paraíso.” (Saheeh Bukhari e Saheeh Muslim).

A paz, as bênçãos e a misericórdia de Allah esteja com todos hoje e sempre!