terça-feira, julho 14, 2009

O Dia da Ressurreição Terceira Parte

No mundo em que vivemos contamos com três grupos de pessoas: os kuffar (os incrédulos), os crentes pecadores, e os crentes corretos. No dia da Ressurreição cada povo terá o tratamento merecido, vejamos de acordo com o Quran Sagrado o destino de cada um.

Comecemos primeiramente com o Estado dos kuffar

Sua humilhação, arrependimento e desespero:

O Quran sagrado nos menciona muitos dos horrores e pavores que os pecadores passarão nesse dia. Vejamos detalhadamente o estado dos incrédulos nesse dia:

1) Allah SWT disse descrevendo a situação dos kuffar ao sair dos seus túmulos:

“Dia em que sairão apressados dos seus sepulcros, como se corressem para uma meta. Seus olhares serão de humilhação, cobertos de ignomínia. Assim será o dia que lhes foi prometido.” (70:43)

Essa aya nos mostra a velocidade com a qual os incrédulos sairão dos seus túmulos dirigindo-se até a voz que os chama tal como se apressavam até seus ídolos nessa vida. Mas dessa vez não irão com alegria como quando se dirigiam até seus ídolos e sim com humilhação e com os olhares temerosos, exatamente com Allah lhes havia advertido nessa vida.

2) Allah SWT tb disse:

“Afasta-te, pois, deles (ó Mensageiro), e recorda o dia em que o (anjo) convocador convocará os humanos a algo terrível. Sairão dos sepulcros, com os olhos humildes, como se fossem uma nuvem de gafanhotos dispersa, Dirigindo-se, rapidamente, até ao convocador; os incrédulos dirão: Este é um dia terrível!” (54:6-8) .

Essa aya descreve o mesmo que a que lemos anteriormente, mas agora Allah nos da uma cena mais clara, dizendo que eles parecerão gafanhotos dispersas e tb nos mostra que os kuffar reconhecerão a situação difícil em que eles se encontrarão.

3) Outra aya nos informa que os kuffar clamarão pela sua desgraça ao ser tocada a trombeta, perguntando-se quem havia os acordado. Allah SWT disse:

“E a trombeta será soada, e ei-los que sairão dos seus sepulcros e se apressarão para o seu Senhor. Dirão: Ai de nós! Quem nos despertou do nosso repouso? (Ser-lhes-á respondido): Isto foi o que prometeu o Clemente, e os mensageiros disseram a verdade.” (36:51-52)
Havia um homem muito sábio chamado Abu Mahkam al Jisri, ele costumava reunir-se com seus irmãos e depois de recitar essa aya chorou e disse:

“A ressurreição lhes fará enlouquecer. Se as pessoas estivessem realmente dormindo, como se deduz pelas suas palavras, não clamariam pela sua desgraça. Depois disso, em cada lugar onde forem interrogados, eles clamarão com mais medo e ansiedade. Não poderão evitar os grandes horrores do Dia da ressurreição. Estiveram tanto tempo no tumulo sofrendo de castigos e dores, mas não clamaram pela sua desgraça, mas clamaram quando foram enviados a algo pior que o anterior. Se não fosse o Dia da ressurreição tão terrível, não teriam considerado simplesmente um sono o estado anterior que padeciam em seus túmulos. Certamente no Quran há evidencias quanto a isso: “Mas, quando chegar o grande evento” (79:34).” Logo, chorava até umedecer a sua barba.

4) Tem outros versículos do quran que somam mais detalhes quanto a situação dos kuffar no dia da ressurreição. Allah SWT disse:

“E não creiais que Allah está desatento a tudo quanto cometem os iníquos. Ele somente os tolera, até ao dia em que seus olhos ficarão atônitos, Correndo a toda a brida, com as cabeças hirtas, com os olhares inexpressivos e os corações vazios.” (14:42:43).

O Professor Said Qutb disse quanto ao tafsir dessas ayas que não quer dizer que o Profeta SAAS pense que Allah está desatento quanto ao que fazem os pecadores e sim que para alguns, isso poderia parecer assim para aqueles que vêem os kuffar desfrutando da vida e ouve o castigo prometido por Allah sem que ele caia sobre eles nessa vida. Essas ayas nos mostram que há um prazo depois do qual Allah os castigará finalmente e nesse momento não haverá escapatória desse castigo. O dia em que eles forem julgados será terrível, seus olhares estarão fixos e estáticos. O horror terá se apoderado de seus olhares não piscarão nem se moverão.

5) O Quran descreve tb o pavor que se apoderará das almas dos kuffar nesse dia:

“Admoesta-os com o dia iminente quando, angustiados, os corações lhes subirão às gargantas. Os iníquos não terão amigos íntimos, nem intercessores que possam obedecer.” (40:18) .

Ou seja, um pavor tão grande que fará com que os corações aterrorizados pressionem a garganta tirando-lhes o ar e impedindo-os de respirar e expressar sua dor e horror. Essa pressão ficarã em seus peitos como um grande peso e não encontrarão nenhum amigo que lhe mostre simpatia nem um intercessor que possa dizer algo em seu favor.

6) No dia do Juízo os pecadores e incrédulos que renegaram a Allah e aqueles cuja soberbia os impediu de adorar seu Criador e obedecê-lo, serão encadeados uns com os outros e seus rostos serão abrasados pelo fogo infernal. Allah SWT disse no Quran:

“No dia em que a terra for trocada por outra (coisa) que não seja terra, como também os céus, quando os homens comparecerem ante Allah, Único, Irresistível, Verás os pecadores, nesse dia, cingidos por correntes. As suas roupas serão de alcatrão, e o fogo envolverá os seus rostos.” (14:48:50) .

7) No Sahih Muslim temos um relato de Al Miqdad Ibn Al Asuad que disse: “Ouvi o Mensageiro de Allah dizer:

‘O sol se aproximará dos homens no Dia da Ressurreição até ficar aproximadamente a um mil deles. Sulaim Ibn Amir disse: ‘Por Allah que não sei se o que ele quis dizer com um mil, se se refere a medida de distancia na terra (uma milha) ou ao artefato que se usa para aplicar o kohl no olho.’”

Em outra hadith Abu Huraira narrou que o Mensageiro de Allah disse: “As pessoas suarão tanto no dia da ressurreição que seu suor penetrará setenta braças na terra e lhes alcançará até suas orelhas.”

Ou seja, se nesse dia eles não tivesse um corpo indestrutível, pois depois da morte não poderão mais morrer, com certeza teriam derretido e se evaporariam.

8) Quando os kuffar vejam o castigo e a humilhação que açoitará os incrédulos e os idolatras começarão a se lamentar e se arrepender, a lamentação será tanta que Allah denominou esse dia como Yaum Al Hasrah (O Dia da Lamentação). Allah diz no Quran:

“Será o dia em que o iníquo morderá as mãos e dirá: Oxalá tivesse seguido a senda do Mensageiro! Ai e mim! Oxalá não tivesse tomado fulano por amigo, Porque me desviou da Mensagem, depois de ela me ter chegado. Ah! Satanás mostra-se aviltante para com os homens!” (25:27-29) .

9) Nesse dia os kuffar terão a certeza de que seus pecados serão imperdoáveis e que suas desculpas não serão aceitas e perderão toda a esperança de ter a misericordia de Allah:

“E no dia em que chegar a Hora do Juízo, os pecadores se desesperarão. E não acharão intercessores, entre os seus parceiros, e eles (próprios) renegarão seus parceiros.” (30:12) .

10) Eles desejarão se converter em pó e que Allah os destrua:

“Nesse dia, os incrédulos, que desobedeceram ao Mensageiro, ansiarão para que sejam nivelados com a terra, mas saibam que nada podem ocultar de Allah.” (4:42) .

“Sabei que vos temos advertido do castigo iminente, o dia em que o homem verá as obras das suas mãos, e o incrédulo dirá: Oxalá me tivesse convertido em pó!” (78:40) .

A invalidez das suas obras:

As obras dos kuffar são de 2 tipos:

1) As obras de rebeldia, transgressão e corrupção na terra, essas obras não trarão nenhum benefício para eles, quanto a isso Allah SWT disse no Quran:
“Ou (estará) como nas trevas de um profundo oceano, coberto por ondas; ondas, cobertas por nuvens escuras, que se sobrepõem umas às outras; quando (o homem) estende a sua mão, mal pode divisá-la. Pois a quem Deus não fornece luz, jamais a terá.” (24:40).

2) As obras que eles crêem que servirão de algo para agradar a Allah, tal como caridades, boas relações com os familiares,etc. Quanto a essas obras Allah SWT disse no Quran:

“Quanto aos incrédulos, as suas ações são como uma miragem no deserto; o sedento crerá ser água e, quando se aproximar dela, não encontrará coisa alguma. Porém, verá ante ele Allah, que lhe pedirá contas, porque Allah é Expedito no cômputo.” (24:39)
“O exemplo deles, ao despenderem neste mundo, é como o exemplo de um povo condenado, cujas semeaduras são açoitadas e arrasadas por um vento glacial. Mas não é Allah que os condena, mas sim eles próprios.” (3:117)

Esse grupo de pessoas, pensa que está no caminho certo e serão surpreendidos no dia da ressurreição por que suas obras foram invalidadas e de nada lhes valerá. Entre estes estão os devotos cristãos e judeus depois da vinda do Profeta Muhamad SAAS, pois eles pensam estar encaminhados, mas na verdade eles são os perdedores, pois renegam o último dos mensageiros de Allah e Seu livro revelado e também renegam muitas coisas que foram enviadas a eles mesmos, e sua crença foi distorcida e modificada da foram como eles quiseram. E tb os que se autodenominam muçulmanos e que adoram a outros exceto Allah. Allah SWT disse:

“Dize-lhes: Quereis que vos inteire de quem são os mais desmerecedores, por suas obras? São aqueles cujos esforços se desvaneceram na vida terrena, não obstante crerem haver praticado o bem.” (18:103-106) .

Allah SWT também disse no Quran:

“E quem quer que almeje (impingir) outra religião, que não seja o Islam, (aquela) jamais será aceita e, no outro mundo, essa pessoa contar-se-á entre os desventurados.” (3:85)
Vejamos agora as disputas que ocorrerão entre os kuffar, os inimigos de Allah, a disputa entre os moradores do inferno:

1) A disputa entre os adoradores e seus ídolos
Allah SWT disse:

“E o inferno será descoberto para os ímpios.Então lhes será dito: Onde estão os que adoráveis, Em vez de Allah? Poderão, acaso, socorrer-vos ou socorrem-se a si mesmos? E serão arrojados nele, juntamente com os sedutores. E com todos os exércitos de Lúcifer. Quanto, então, dirão, enquanto disputam entre si: Por Allah, estávamos em um evidente erro, Quando vos igualávamos ao Senhor do Universo. E os nossos sedutores eram apenas aqueles que estavam afundados em pecados. E não temos intercessor algum, Nem amigo íntimo. Ah, se pudéssemos voltar atrás!, seríamos dos fiéis!”(26:91-99)

Agora com relação às pessoas piedosas e boas que foram adoradas no lugar de Allah, estes desmentirão as alegações dos kuffar.Como por exemplo temos os anjos. Allah SWT disse:

“Um dia os congregará a todos, e logo perguntará aos anjos: São estes, acaso, os que vos adoravam? Responderão: Glorificado sejas! Tu és nosso Protetor, em vez deles! Qual! Adoravam os gênios! A maioria deles acreditava neles.” (34:40-41)

E também o caso do nosso amado Profeta Jesus (Isa Ibn Mariam). Allah disse no Quran:
“E recordar-te de quando Allah disse: Ó Jesus, filho de Maria! Foste tu quem disseste aos homens: Tomai a mim e a minha mãe por duas divindades, em vez de Allah? Respondeu:

Glorificado sejas! É inconcebível que eu tenha dito o que por direito não me corresponde. Se tivesse dito, tê-lo-ias sabido, porque Tu conheces a natureza da minha mente, ao passo que ignoro o que encerra a Tua. Somente Tu és Conhecedor do incognoscível. Não lhes disse, senão o que me ordenaste: Adorai a Allah, meu Senhor e vosso! E enquanto permaneci entre eles, fui testemunha contra eles; e quando quiseste encerrar os meus dias na terra, foste Tu o seu Único observador, (5:116-11)”.

2) A disputa entre os seguidores e seus lideres:

Essa será a disputa entre os seguidores e os lideres do desvio, como os intelectuais que propuseram teorias desviadas e princípios contrários ao Islam.
Allah SWT diz a respeito no Quran:

“E para isso bastará um só grito; e ei-los começando a ver! Exclamarão: Ai de nós! Eis o Dia do Juízo. (Ser-lhes-á dito): Este é o Dia da Discriminação, que negáveis. (E será dito aos anjos):

Congregai os iníquos com suas esposas e tudo quanto adoravam, Em vez de Allah, e conduzi-os até à senda do inferno! E detende-os lá, porque serão interrogados: Por que não vos socorreis mutuamente?

Porém, nesse dia, submeter-se-ão (ao juízo). E começarão a reprovar-se reciprocamente. Dirão: Fostes vós, os da mão direita, que usáveis vir a nós. Responder-lhes-ão (seus sedutores): Qual!

Não fostes fiéis! E não exercemos autoridade alguma sobre vós. Ademais, éreis transgressores. E a palavra de nosso Senhor provou ser verdadeira sobre nós, e provaremos (o castigo).

Seduzimos-vos, então, porque fôramos seduzidos. Em verdade, nesse dia, todos compartilharão do tormento. Sabei que trataremos assim os pecadores. Porque quando lhes era dito: Não há mais divindade além de Allah! ensoberbeciam-se. (37:19-35) “.

3) A disputa entre os fracos e os seus lideres

Essa é a disputa entre os reis, os chefes e os lideres que se impunham sobre os homens e os forçavam a apóia-los e aqueles que os apoiavam e ajudavam. Allah SWT disse:
“Todos comparecerão ante Allah! E os fracos dirão aos que se ensoberbeceram: Já que fomos
vossos seguidores, podereis, porventura, livrar-nos do castigo de Allah? Responder-lhes-ão: Seu Allah nos houvesse encaminhado, o mesmo teríamos feito convosco; quer nos desesperemos, quer sejamos pacientes, não teremos escapatória” (14:21)

“No dia em que seus rostos forem virados para o fogo, dirão: Oxalá tivéssemos obedecido a Allah e ao Mensageiro! E dirão (mais): Ó Senhor nosso, em verdade, obedecíamos aos nossos chefes, os quais nos desviaram da (verdadeira) senda. Ó Senhor nosso, redobra-lhes o castigo e amaldiçoa-os reiteradamente!” (33:66-68)”.

4)A disputa entre o incrédulo e o demônio que lhe acompanhava
“Seu acompanhante (sedutor) dirá: Ó Senhor nosso, eu não o fiz transgredir; porém, ele é que estava em um erro profundo. Dir-lhes-á (Allah): Não disputeis em Minha presença, uma vez que nos enviei antecipadamente a advertência. A palavra é insubstituível perante Mim, e jamais sou injusto para com os Meus servos.” (50:23-29).

5)A disputa entre o incrédulo e os membros do seu corpo.

O Mensageiro de Allah SAAS disse:

“Quando o homem se encontrar com seu Senhor, Allah lhe dirá: ‘Acaso eu não te honrei? Não te fiz um líder? Não te dei uma esposa? Não dispus a ti os cavalos e os camelos e não te dei liderança sobre eles? ’ E o homem dirá: ‘Claro que sim, Oh Senhor! ’ Allah dirá: ‘Você acreditava que ia se encontrar Comigo? ’ e o homem responderá: ‘não’ então Allah dirá a ele: ‘Então agora te esquecerei assim como se esqueceste de Mim’. Logo virá outro homem e lhe será dito o mesmo, e logo um terceiro e lhe será dito o mesmo. Este último dirá: ‘ Acreditei em Ti, em Teu Mensageiro, em Teu livro, rezei, jejuei e dei caridade’ e se elogiará o Maximo que possa. Allah dirá: ‘Acaso não enviamos uma testemunha contra ti?’ e o homem pensará: ‘Quem poderá ser testemunha contra mim?’ Então lhe será selada a boca e será dito à sua coxa que fale, sua coxa, sua boca e seus ossos falarão o que ele fazia, deixando-o sem desculpas. Esse é o caso do hipócrita, e sobre ele recairá a Ira de Allah.” (Sahih Muslim).

Allah SWT disse:

“E no dia em que os adversários de Deus forem congregados, desfilarão em direção ao fogo
infernal. Até que, quando chegarem a ele, seus ouvidos, seus olhos e suas peles, testemunharão contra eles a respeito de tudo quanto tiverem cometido. E perguntarão às suas peles; Por que testemunhastes contra nós? Responderão: Deus foi Quem nos fez falar; Ele faz falar todas as coisas! Ele vos criou anteriormente e a Ele retornareis.” (41:19-21)

6)A disputa entre o espírito e o corpo.

No tafsir de Ibn Katheer tem o relato de Ibn Abbas que disse:

“As pessoas disputarão no Dia da Ressurreição até que o espírito dispute com o corpo. O espírito dirá ao corpo: “Foste tu que fizeste!”e o corpo responderá: “Foste tu que me ordenaste e inspiraste”. Então Allah enviará um anjo que dirimirá entre ambos e lhes dirá:” O caso de vocês é como o de um invalido que pode ver e um cego que entraram numa horta. O inválido disse ao cego: “Vejo frutos ali, mas não posso alcançá-los” e o cego lhe responde: “monte sobre mim e pegue-os”. Assim o inválido monta sobre o cego e consegue pegá-los. Qual deles é o transgressor? Eles responderão: “Ambos”. O anjo dirá entao: “Voces julgaram a si mesmos”.

Então nesse momento eles se odiarão a si mesmos:

“Em verdade, aos incrédulos será conclamado: Sabei que a aversão de Allah (em relação a vós) é maior que a vossa aversão em relação a vós mesmos, porque, quando fostes convocados à fé, vós a negastes” (40:10) .

De tanta raiva que eles terão daqueles que os desviaram eles pedirão a Allah para que eles lhes sejam mostrados para que eles pisem neles com seus pés:

“Os incrédulos dirão: Ó Senhor nosso, mostra-nos os gênios e humanos que vos extraviaram; colocá-los-emos sob os nossos pés, para que se contem entre os mais vis!” (41:29).

Nós sabemos que Shaytan é quem sussurra nos corações das pessoas e que engana e incita às pessoas a desobediência a Allah. É ele quem embeleza o kuffor e evita que as pessoas escutem a exortação de Allah. E no dia do Juízo shaytan será quem dará a punhalada mais dolorosa e devastadora aos kuffar e pecadores. Assim ele dirá, sendo que agora já é tarde de mais:

“Allah vos fez uma verdadeira promessa; assim, eu também vos prometi; porém, faltei à minha”14:22.

Depois os humilhará mais uma vez ao reprová-los por terem lhe seguido sendo que ele não tinha poder algum sobre eles. Dirá:

“pois não tive autoridade alguma sobre vós, a não ser convocar-vos, e vós me atendestes” 14:22.
E depois os reprovará por terem obedecido a ele:

“Não me reproveis, mas reprovai a vós mesmos” (14:22).

E logo os abandonará, sendo que ele não responderá aos gritos e clamores deles, assim como eles não responderão aos gritos e clamores dele.

“Não sou o vosso salvador, nem vós sois os meus” 14:22.

Logo se desligará do politeísmo que eles cometeram e negará o politeísmo:

“Renego (o fato de) que me tenhais associado a Allah”14:22.

E por fim, termina seu discurso dizendo:

“e os iníquos sofrerão um doloroso castigo!” 14:22

Ai pois do shaytan e seus seguidores, o shaytan lhes chamou para a desobediência e ao inferno e eles o seguiram, enquanto que os mensageiros de Allah chamavam a obediência e ao Paraíso e eles negaram.

Vejamos agora o estado dos crentes pecadores:

1)Os que não pagavam o zakat

Abu Huraira narrou que o Mensageiro de Allah disse:

“Quem tiver recebido fortuna de Allah e não pagar o zakat verá sua fortuna se apresentar perante ele no dia da ressurreição na forma de uma terrível serpente com dois pontos negros em seus olhos. A serpente se enroscará ao redor do seu pescoço e lhe asfixiará enquanto diz:

“Eu sou tua fortuna! Eu sou teu tesouro!”. Logo o Mensageiro de Allah recitou:

“Que os avarentos, que negam fazer caridade daquilo que com que Allah os agraciou, não pensem
que isso é um bem para eles; ao contrário, é prejudicial, porque no Dia da Ressurreição, irão, acorrentados, com aquilo com que mesquinharam. A Allah pertence a herança dos céus e da terra, porque Deus está bem inteirado de tudo quanto fazeis.” (Bukhari)

Em outro hadith sahih muslim foi relatado que o Mensageiro de Allah SAAS disse que se os bens que não foram dados em zakat eram ouro ou prata, esses serão línguas de fogo que serão aplicadas sobre os seus donos, e se for algum tipo de gado serão lançados encima dos seus donos para pisoteá-lo e castigá-lo.

2) Os soberbos – Allah SWT odeia aos soberbos e quando Allah ressuscitar os seres humanos, reunirá os soberbos de uma forma humilhante. O Profeta SAAS disse: “Os soberbos serão reunidos no Dia da Ressurreição em forma de pequenas formigas com aspecto humano e receberão humilhações por todos os lados” (At Tirmidhi).

O Profeta SAAS tb disse: “O nome mais detestável para Allah no Dia da Ressurreição, o mais odioso e repugnante, será aquele que fazia chamar de “rei dos reis”. Não há outro rei além de Allah”

3) Existem alguns pecados pelos quais Allah SWT não falará nem purificará aqueles que fizeram, dentre estes temos:

Aqueles que ocultam o conhecimento que possuem para agradar algum governante ou para obter algum beneficiam mundano. O Profeta SAAS disse:

“Quem for perguntado sobre algum conhecimento e o esconder será amarrado com rendas de
fogo no Dia da Ressurreição.” (At Tirmidhi)

Profeta SAAS disse:

“Com três pessoas Allah não falará, nem olhará, nem os elogiará, e terão um doloroso castigo.”
Foi perguntado: “Oh Profeta quem são? São perdedores e serão humilhados. O Profeta repetiu três vezes: “O homem que usa túnicas que vão abaixo dos tornozelos, o que vende mercadorias com falsos juramentos e o que joga na cara dos demais os favores que fez” (Muslim).

Em outro hadith o Profeta SAAS disse: “A três Allah não falará no dia da ressurreição nem os olhará nem os elogiará e terão um castigo doloroso: um ancião fornicador, um rei mentiroso e um pobre arrogante.” (Muslim)

O Profeta SAAS disse:

“A três pessoas Allah não olhará no Dia da ressurreição: o que desobedece aos seus pais, a
mulher que imita aos homens e o fofoqueiro.”

4) Os ricos que viviam na luxuria: O profeta SAAS disse: “Os que possuem muita fortuna nessa vida serão os mais pobres no dia da ressurreição, exceto quem receba bens de Allah e os gasta a direita, esquerda, frente e por trás e faz o bem com eles” (Muslim). O Profeta SAAS também disse: “os mais satisfeitos nessa vida serão os que mais sentirão fome do Dia da
Ressurreição.” (At Tirmidhi) .

5) Os traidores: O Profeta SAAS disse: “Quando Allah reunir os primeiros e os últimos no Dia da ressurreição, cada traidor portará um estandarte e se dirá: ‘Esta é a traição de Fulano filho de Fulano.’” (Muslim)

6) Aquele que se apropria ilicitamente de terras: O Profeta SAAS disse: “Quem se apropriar de uma terra sem direito será lancado em suas entranhas a uma profundidade de sete terras”(Bukhari)

7) O de duas caras: O Mensageiro de Allah SAAS disse: “As piores pessoas no Dia da Ressurreicao serao os de duas caras, os que se aproximam de uns com um rosto e a outros com outro” (Bukhari e Muslim).

8)O Governante que se isola do seu povo. O Profeta SAAS disse: “O que assumir alguma autoridade sobre os assuntos dos muculmanos e se separa deles sem se interessar por suas necessidades, suas pobrezas e suas desgracas, no Dia da Ressurreição Allah se separará dele sem se interessar por suas necessidades, pobreza ou desgraças.” (Abu Daud)

9)Aqueles que pedem caridade tendo bens suficientes. O Profeta SAAS disse: “A mendicância do pedinte será uma feia marca no seu rosto no Dia da Ressurreição” (Ahmad)

10) O que cospe em direção da Qibla. O Profeta SAAS disse: “Aquele que cuspiu em direção da qibla será ressuscitado com sua saliva entre seus olhos” (Abu Daud)

11) O que mente sobre seus sonhos. O Profeta SAAS disse: “Quem disser haver sonhado algo que não sonhou será obrigado a atar dois grãos de trigo e não conseguirá.” (Sahih Bukhari)

O estado dos crentes piedosos:

Haverá uma parte da humanidade que não temerá quando todas as pessoas estiverem temerosas e que não se entristecerá quando todos estiverem tristes. Esses são os próximos ao Misericordioso, que creram em Allah e trabalharam na obediência de Allah, preparando-se para esse dia. Imploramos a Allah que nos faça estar entre eles. Estes quando saírem de seus túmulos serão recebidos pelos anjos que tranquilizará seus corações. Allah SWT disse:

“Em verdade, aqueles a quem predestinamos o Nossos bem, serão afastados disso. Não ouvirão a crepitação (da fogueira) e desfrutarão eternamente de tudo quanto à sua lama apetecer. E o grande terror não os atribulará, e os anjos os receberão, dizendo-lhes: Eis aqui o dia que vos fora prometido!” 21:101-103

“Ó servos Meus, hoje não serei presas do temor, nem vos atribulareis! São aqueles que creram em Nossos versículos e foram muçulmanos.”43:68-69.

O Mensageiro de Allah SAAS disse:

“Allah disse: ‘Por Minha Glória, Por Minha Majestade! Não juntarei ao Meu servo duas seguranças e dois temores. Se ele esteve seguro de Mim na vida mundana lhe farei sentir temor no Dia em que reunirei Meus servos. E se sentiu temor de Mim na vida mundana lhe farei sentir segurança no Dia em que reunirei Meus servos.”

Haverá aqueles que estarão protegidos na sombra do Trono de Allah no dia da Ressurreição, entre eles temos: o líder justo que pratica a justiça entre os homens segundo a lei Divina, o jovem que foi educado na adoração de Allah e que se controla com o temor de Allah, contendo seu ego do haram.

Também estarão aqueles:

.Que frequentam as mesquitas para adorar a Allah e que não se afastam delas sem pensar em voltar a elas;

· Aqueles que se amam pela causa de Allah,

· Aqueles que unem os laços de irmandade pela causa de Allah;

· Aqueles que se reúnem para o bem, a piedade e as boas ações e que se separam também para fazer boas ações;

· Aqueles que foram seduzidos por mulheres e que seu temor por Allah os impediu de cometer o haram;

· Aqueles que dão caridade exclusivamente pela causa de Allah e que ocultam as caridades até deles mesmos;

· Aqueles que têm seus corações cheios de temor a Allah e que quando estão sozinhos choram por temor a Allah e também;

· Aqueles que têm paciência com os devedores que estão em dificuldades e os que perdoam as dívidas.

2) Os que se esforçam por satisfazer as necessidades de seus irmãos.

O Profeta SAAS disse: “Quem alivia a desgraça de um crente nessa vida, verá suas desgraças aliviadas por Allah no Dia da Ressurreição. Quem ajuda alguém em dificuldades será ajudado por Allah em suas dificuldades nessa vida e na outra. Quem é discreto com os erros de um muçulmano verá seus pecados cobertos por Allah nesta vida e na outra. Allah ajuda ao crente na proporção em que ele ajuda seu irmão.” (Muslim).

3) Os que facilitam as coisas aos que estão em dificuldades. O Profeta SAAS disse: “Havia um homem que dava empréstimos as pessoas e dizia ao seu criado: “Se fores cobrar de alguém em dificuldades, seja tolerante, talvez assim Allah seja tolerante conosco” Quando esse homem se encontrou com Allah Ele tolerante com ele.” (Bukhari e muslim) .

4) Os que foram justos nos seus julgamentos com suas familias e sobre qualquer assunto que lhes tenha sido encomendado. O Profeta SAAS disse: “Os justos estarão na ressurreição em tronos de luz, a destra de Allah, Exaltado e Glorificado seja, cujas duas mãos são destras. Assim estarão os que foram justos em seus julgamentos em sua familia e em suas responsabilidades.” (Muslim)

5) Os mártires: Entre os atributos dos mártires perante Allah está o fato de que terão todos os pecados perdoados de uma só vez e também de ser protegido dos grandes horrores do Dia da Ressurreição. O Profeta SAAS disse: “Por Aquele que tem minha alma em Sua mão! Todos os que foram feridos na causa de Allah, e Allah sabe muito bem quem foi ferido pela Sua causa, chegará no dia da ressurreição com suas feridas tingidas de sangue, mas com aroma de almíscar.” (Bukhari).

6) Os que controlam a sua raiva. Allah SWT disse:

“Emulai-vos em obter a indulgência do vosso Senhor e um Paraíso, cuja amplitude é igual à dos céus e da terra, preparado para os tementes, Que fazem caridade, tanto na prosperidade, como na adversidade; que reprimem a cólera; que indultam o próximo. Sabei que Deus aprecia os benfeitores.” (3:133-134).

7)Os que chamam para a Oração. Todo o ser que ouça a voz do Muadhin (o que faz o Adhan) prestará testemunho no Dia da Ressurreição.

8) Os que envelhecem no ISLAM. O Profeta SAAS disse:

“Quem ganha um fio de cabelo branco no Islam este será para ele uma luz no Dia da Ressurreição”.” (Tirmidhi)”.

Em outro hadith temos:

“Os fios de cabelo branco são uma luz no rosto do crente, quem deseje que tire a sua luz”.

9)A Ablução (Al Wudhoo)

Aqueles que praticaram as orações e fizeram a ablução conforme ensinou o Mensageiro de Allah SAAS terão seus rostos e os antebraços brilhando pelos rastros da ablução. Abu Huraira disse que o Mensageiro de Allah SAAS chegou a um cemitério e disse:

“Que a paz esteja convosco! Oh morada de pessoas crentes! Por certo nós insha Allah os alcançaremos! Desejaria poder ver meus irmãos! Os sahabah disseram: “Nós não somos teus irmãos, Oh Mensageiro de Allah?”E ele respondeu: “Vocês são meus companheiros, meus irmãos são aqueles que ainda não apareceram. Os sahabah disseram: “Como reconhecerás teus seguidores que ainda não apareceram, Oh Mensageiro de Allah?” Ele disse: “Imaginem um homem que tem cavalos com manchas brancas na frente e nas patas entre outros que não tenham esses sinais, acaso não reconheceriam seus cavalos?” Eles disseram: “Claro que sim, Oh Mensageiro de Allah!” Então ele disse: “Eles virão com luminosidade pelos rastros da ablução e eu estarei lhes esperando no meu lago.”

AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad. Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações.


Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Senhor do universo. Que ALLAH (SW), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra. Principalmente às pessoas que nos precederam nesse trabalho e nos serviram como orientadores! Subhanna Allah!(Louvado Seja Allah(SW).

"Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele." 8:24

Salam Alaikum Ua Rahmatullah ua Barakatu


Fontes: Alcorão Sagrado-hadiht do Rassulo Allah