sábado, maio 19, 2012

Mais alguns Sinais da chegada da Hora (Juízo Final)

Em nome de Allah , O Clemente, O Misericordioso. Louvado seja Allah , criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Mohamed (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Não reparas em que Allah conhece tudo quanto existe nos céus e na terra ? não há condidência entre três pessoas, sem que Ele seja a quarta delas ; nem entre cinco, sem que Ele seja a sexta ; nem que haja menos ou mais do que isso, sem que Ele esteja com elas, onde quer que se achem. Logo, no Dia da Ressurreição, os inteirará de tudo quanto fizerem, porque Allah é Onisciente.

Que Allah (SWT) abençõe e de paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

Meus irmãos voltamos a falar sobre os sinais maiores do fim do mundo ou a chegada da Hora, nosso assunto trata sobre Yajuju e Majuju(Gog e Magog) e o nascer do sol no oeste(poente).

O Mensageiro de Allah(SWT) disse que Yajuj e Majuj todos os dias perfuram a barreira, até que quase possam ver os raios de sol, então o líder deles diz: “vamos voltar e amanhã continuamos”, e quando voltam no outro dia Allah terá tapado a perfuração da barreira que estará mais forte que antes. E assim continuará até o momento que Allah determinou. Ai então o líder deles dirá: “vamos voltar e amanhã continuamos Insha Allah”. Dessa vez ele dirá Insha Allah, e conseguirão perfurar a barreira, com a permissão de Allah(SWT). Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na surat AL ANBIA vers 96:`` Até ao instante em que for aberta a barreira do (povo de) Gog e Magog e todos se precipitarem por todas as colinas.` Quando libertados Yajuju e Majuju irão no lago de Tabaria, no qual beberam toda a água, e mataram e espalharam a morte em toda a Terra e morreram todos menos os que Issa (Jesus)filho de Maria que havia levado os fies para a montanha de Tur no Monte Sinai, para se protegerem de Yajuju e Majuju. Depois lançaram lanças para matar no seu e Allah(SWT), devolverá as lanças manchada de sangue iludindo Yajuju e Majuju, que pensaram que mataram também no céu, mas Allah (SWT) Louvado Seja irá descer algum tipo de doença sobre eles que irão comer toda a carne de seus ossos, serão coberto de furúnculos infecciosos que irão matá-los ... O cheiro de seus corpos quando eles morrerem com esta doença irá se espalhar por todo o mundo. Então é que Issa(Jesus) filho de Maria (R.A), com todos os outros muçulmanos que escondidos nas montanhas de TUR no deserto de Sinai, iram orar a Allah (SWT) Louvado Seja para salvá-los da doença e da morte. Em seguida, uma grande nuvem cobrirá o céu e Allah irá descer chuva que limpará a Terra da destruição de Yajuju e Majuju purificando-a e perfundo a Terra, e viveram em paz e harmonia por 40 anos, após esse período Allah(SWT) enviará um vento que limpará a Terra só permanecendo os incrédulos.

Abu Hurayara, que Allah esteja satisfeito com ele, disse que o Mensageiro de Allah(SAAW) disse: Ã Hora não vai acontecer até o Sol nascer a partir do oeste(poente), e se as pessoas acham que é seguro a partir deles, que embora nenhum beneficio de uma pessoa a acreditar que não eram eu já acreditava antes.`

Sobre isso que os primeiros sinais que o Sol irá nascer do oeste, marcará no ocidente grandes mudanças no sistema e no universo. O ser humano só estará em segurança até essa hora, pois após, fechará a porta do arrependimento não é aceito por Allah Todo o Poderoso esse arrependimento. O ser humano não deu valor para Louvar a Allah(SWT),antes quando existiam sinais para oracão e suplicas nas horas determinadas. Deixando-se abater pelo sono, fadiga e cansaço e depois de se arrepender chorar suplicar, pelo perdão de Allah(SWT), em vão pois se fecharam a porta do arrependimento.

Na surat AL RAHMAN vers 5 e 6, disse Allah(SWT): O sol e a lua giram (em suas órbitas). E as gramas e as árvores prostram-se em adoração. O que indica que tudo obedece a Allah Louvado Seja, O sol, a lua, e até a grama e as árvores O veneram. Tudo se prosterna diante Allah. Por que, então, os idolatras não fazem o mesmo? O SOL com sua grandeza, prostra, e o ser humano fraco é ingrato, injusto, e ignorante. O sol esta no seu devido lugar, não longe que congela tudo e perto queima tudo, esta no seu lugar perfeito, como tudo que Allah faz em sua medida perfeita. Disse Allah no Alcorão Sagrado na surat AL HAJ vers 18: `Não reparas, acaso, em que tudo quanto há nos céus e tudo quanto há na terra se prostra ante Allah? O sol, a lua, as estrelas, as montanhas, as árvores, os animais e muitos humanos? Porém, muitos merecem o castigo! E quem Allah afrontar não achará quem o honre, porque Allah faz o que Lhe apraz.` E na surat YASSIM vers 38 disse Allah(SWT): E o sol, que segue o seu curso até um local determinado. Tal é o decreto do Onisciente, Poderosíssimo`. Disse o Profeta Muhammad(SAAW): `A Hora não virá até o Sol nascer pelo poente, quando Ele se elevar e as pessoas virem, assim eles crerão, porém a única fé que terá valor,será daqueles que acreditaram antes. Devemos nos recordar sempre de Allah(SWT) com oração com TASBIR(ALLAH AKABAR, SUBAHANA ALLAH, RAMDULILLAH).
Salamo Aleikom.
Khutb do dia 18/05/2012 - Centro Islâmico de Brasília DF - Samir Yashan

quinta-feira, maio 17, 2012

OS PRIVILÉGIOS E AS RESPONSABILIDADES DOS ERUDITOS

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de   Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK 
Deus estabelece uma diferença entre aquele que tem conhecimentos e aquele que não os tem. “...Poderão equiparar-se os sábios com os ignorantes?” Cur’ane, 39:9.

O ser humano é aconselhado a procurar conhecimentos científicos, técnicos e religiosos, a fim de melhorar a sua sobrevivência e para os que se encontram ao seu cargo. Com conhecimentos, saberá distinguir o bem do mal. Os mais cultos e inteligentes, assumirão lugares importantes na sociedade. Os mais desfavorecidos, material e culturalmente, verão neles uma “tábua de salvação” para os seus problemas. O que estudou as leis religiosas, que possui uma riqueza espiritual e um bom carácter, terá também um lugar importante e respeitado perante a comunidade. A sociedade lhes concederá certos privilégios, próprios de pessoas eruditas. Os que sabem mais a recitação do Cur’ane, serão chamados para dirigirem as orações em congregação. Se houver igualdade nos conhecimentos, então será escolhido quem mais conhece as tradições proféticas e dentre eles, o de mais idade.

Aisha (Radiyalahu an-há), foi abordada por um pobre que lhe pediu caridade. Ela lhe um pedaço de pão. Em outra ocasião, foi abordada por homem bem vestido e de bons modos, pedindo também algo para comer. Ela o convidou a sentar-se e lhe deu de comer. Foi inquirida sobre a dualidade dos dois casos e ela respondeu: “O Mensageiro de Deus (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Tratai as pessoas de acordo com as suas posições”. Abu Daoud.

Os que dominam conhecimentos, estarão na fila da frente, para prestarem contas perante o Criador. É pena que muitas vezes não o façam perante a sociedade e o mundo. Muitas vezes os conhecimentos são utilizados para obtenção de bens ilícitos, prejudicando os desfavorecidos. Responderão no dia do Julgamento Final, por tudo o que fizeram e também por aquilo que deviam ter feito. Cada um de nós, tem uma missão específica na vida, de acordo com as suas capacidades físicas e intelectuais.

“Cada um de nós é guardião, protetor e responsável por aqueles que se encontram ao nosso cargo”. Cada um de nós se assumirá, individualmente, pelos atos cometidos. Deus é Justo e ninguém sairá defraudado. “Deus ordena a justiça, a caridade, o auxílio aos parentes e veda a obscenidade, o ilícito e a iniquidade. Ele vos exorta a que mediteis”. Cur’ane 16:90 .

Imaginem um responsável religioso duma comunidade, ou um governante de um país, que se desviam das suas obrigações. Apregoarão o que o Criador e as leis do país proibiram de praticar, mas eles próprios não cumprirão. Darão ênfase sobre a abstinência, mas não seguirão esse caminho. Bajularão os ricos, para obtenção de  bens terrenos. Ocuparão lugares de destaque nas assembleias, não para servir, mas para darem ares da sua arrogância. Venderão as suas integridades, a troco de favores dos poderosos. Ansiarão ser convidados para festas sumptuosas. Afastar-se-ão dos necessitados e dos pobres.

Ammar (Radiyalahu an hu), referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Quem tiver duas caras neste mundo, terá duas línguas de fogo no dia da Ressurreição”. 41-4855 Sunan Abudawud.

Pensando que ninguém os vê, praticarão actos infames. Mas esquecem de que o povo, mais cedo ou mais tarde, se interrogará: “Se os conhecedores das leis divinas e terrenas, podem praticar estes atos, porque nós não os podemos copiar?. Serão eles os mais criminosos dos homens, porque arrastarão consigo, para o mau caminho, um grande número da população. “Ó crentes, porque dizeis o que não fazeis? É muito odioso perante Deus, dizerdes o que não fazeis”. Cur’ane 61:2-3.

Há os que não se conformam com o que têm e com ambições desmedidas, anseiam ocupar lugares de destaque, sem qualquer preparação para o efeito. Para estes, o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) referiu: “Por Deus, jamais designamos um posto de responsabilidades a quem o pedisse, ou demonstrasse mais anseio em consegui-lo”. Bukhari e Muslim. Quando o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) notava que alguém dos seus companheiros não detinha competência suficiente para comandar destinos de pessoas, aconselhava-o a nunca assumir cargos de responsabilidade, ou mesmo de tomar conta dos bens de um órfão (a fim de se livrar da ira de Deus). Muslim.

“No Dia da Ressurreição, Deus segurará toda a terra e o céu dobrado na Sua mão direita e dirá: “Eu Sou o Rei; onde estão os reis da terra?”. Bhukari 93:479 (Esta pergunta será dirigida aos governantes e a todos os que tiveram a responsabilidade de conduzir o destino das pessoas). “A opressão será uma escuridão no Dia da Ressurreição”. Bhukari 43:627. 

“Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. 14:41. 
"Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 3:17. 
“Wa Áhiro da wuahum anil  hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. 10.10.

Votos de um bom dia de Juma. Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá - 17/05/2012

quarta-feira, maio 16, 2012

A L M A D I N A - GRADTIDÃO (SHUKR)

Por: Sheikh Aminuddin Mohamad - 14.05.2012
A gratidão é uma qualidade excelsa, pelo que todo o Ser Humano deve ser grato ao seu Criador, e reconhecer que todas as graças que recebemos vêm apenas da parte d’Ele, pois é só Ele Quem cria todo o bem, a beleza, a graça, assim como os meios através dos quais adquirimos tudo isso.

Uma vez ser Ele Quem exclusivamente determina, divide, cria e espalha entre nós toda a nossa provisão, como se de uma mesa celestial repleta se tratasse, só, e apenas Ele merece a nossa gratidão.

Atribuir a aquisição das graças por Ele concedidas a nós próprios ou a outros meios, na realidade é proclamar que Ele não é o nosso Criador e Provedor de todas as graças. É como dar uma grande gratificação (gorjeta) ao servente que põe perante nós uma mesa magnificente, ignorando o anfitrião que é responsável pela preparação dessa mesa. Tal atitude reflecte uma grande ignorância e ingratidão, assim como consta no Al-Qur’án, Cap. 3, Vers. 7:  “Eles só conhecem o aspecto superficial da vida mundana, mas acerca da Outra Vida, eles estão completamente negligentes”.
A verdadeira gratidão no coração da pessoa é manifestada através da convicção e reconhecimento de que todos os favores provêm de Deus, e em seguida organizar a sua vida em conformidade com isso.

O indivíduo só pode ser grato a Deus verbalmente e através da sua conduta no seu dia a dia, se pessoalmente estiver convencida, e se por livre vontade reconhecer que a sua existência, a sua vida, o seu corpo, a sua aparência física e todas as suas habilidades e realizações provêm de Deus.

É o que consta no Al-Qur’án, Cap. 31, Vers. 20:

Não vistes que Deus pôs ao vosso serviço tudo o que existe nos céus e tudo o que existe na terra; e completou e aperfeiçoou sobre vós os Seus favores visíveis (exteriores) e ocultos”?

E consta ainda no Cap. 14, Vers. 34:

“E além disso deu-vos tudo o que Lhe pedistes. Se tentardes contar os favores de Deus nunca conseguireis fazê-lo”.

A gratidão corporal é feita através do uso dos órgãos, das faculdades e habilidades para o objectivo para o qual eles foram criados, e ao cumprir os deveres dos actos de adoração.

A gratidão através do coração significa que a pessoa está convicta da verdade da fé. Ela está directamente relacionada a todos os aspectos da crença e da adoração.

Alguns versículos do Al-Qur’án apresentam o objectivo da criação, quando dizem:

Para que sejais gratos”. (Cap.2, Vers.52)

“Deus recompensará os que agradecem”. (Cap. 3, Vers. 144)

“Se fordes gratos (aos Meus favores), certamente dar-vos-ei mais (desses favores), mas se fordes ingratos, então, sabei que o Meu castigo é terrível”. (Cap.14, Vers. 7)


Portanto, Deus prometeu uma recompensa abundante aos que agradecem, e ameaçou os ingratos com um castigo terrível.

Embora a gratidão seja um acto religioso de grande importância, muito pouca gente de facto é grata, e tenta o seu melhor em cumprir com a sua obrigação de gratidão e viver uma vida em conformidade. Por isso Deus diz no Cap. 34, Vers. 13 do Al-Qur’án:

“Mas poucos são os Meus servos agradecidos”.

O Profeta Muhammad. S.A.W. que é a glória da Humanidade, herói incomparável de gratidão, chegava a ficar com as pernas inchadas devido ao facto de permanecer longas horas, à noite, entregue à prática prolongada de orações facultativas, tudo isso como forma de manifestar gratidão ao seu Senhor. Ele sempre foi grato à Deus, e recomendava aos seus discípulos a fazerem o mesmo. Todas as manhãs e todas as noites orava dizendo:

“Ó Deus! Ajuda-me a recordar-Te, a agradecer-Te e a adorar-Te da melhor forma possível”.

A pessoa pode ser grata por muitas coisas. Pode ser grata pela provisão, pela casa, pela família, pela riqueza, pela saúde, pela crença, pelo conhecimento acerca de Deus, etc., mas para tal, tem de reconhecer que tudo isso são favores que nos foram concedidos por Deus, pela Sua Graça, apesar da nossa incapacidade e inabilidade em conseguirmos satisfazer as nossas próprias necessidades.

Ter essa consciência ajuda-nos a agradecer e prestar louvores a Deus, por nos ter favorecido com essas graças que desfrutamos.

Toda a gente tem uma natural inclinação pelo elogio e pelo louvor ao bem e também ao que lhe faz bem. Mas para tal tem que ter noção da proveniência desse bem de que desfruta, pois por vezes esses favores podem erradamente ser atribuídos aos meios e às causas utilizadas na sua obtenção.

Por exemplo, se alguém nos pede boleia no nosso carro para ir à Matola, e depois de lhe fazermos chegar ao destino pretendido ele se puser a beijar o motor, os bancos, as rodas, o volante, etc., se lhe perguntarmos o que está a fazer e ele responder-nos que está a agradecer aos agregados do carro por o terem levado ao destino, naturalmente que ficaremos tentados a fazer troça e a ridicularizar as suas acções, pois se é para agradecer, tal deve ser feito ao dono do carro e não ao carro que é meramente um meio.

O Profeta Muhammad, S.A.W. diz: “Quem não é grato ao seu semelhante, não o é em relação a Deus”.

Usufruir das inúmeras graças de Deus e rejeitar a Sua existência, é a maior ingratidão que o Homem pode cometer.