sexta-feira, julho 05, 2013

Uma Súplica (Duá) para o Ramadão que se aproxima

Prezados Irmãos,

Assalamu Alaikum Wa ráhmatullahi Wa barakatuh: POSSA a lua do mês sagrado que se aproxima, Surgir com uma graça e glória sem precedentes; Para se tornar na mensageira da passagem Que fará a  transformação dos valores E postura da humanidade. POSSA a força da penitência, fome e sede, Vencer os vícios da vingança, rancor e ganância.

Para lajear os caminhos do amor, afeto e solicitude,  Valor que a humanidade deve assumir Como crença angelical.

POSSAM os aguaceiros da bênção divina conceder, Em abundância, conforto ao mundo E torná-lo num local pacífico e calmo; E cobrir o mundo da ira com um ambiente celestial, Que alcance o mais íntimo de todos: Homens, mulheres e crianças.

Fazer mais acções voluntariamente

O Profeta Muhammad (sall Allaahu alayhi wa sallam) empreendia mais ações voluntariamente durante as semanas que precediam o Ramadão, tais como jejuar mais, rezar mais e doar mais para a caridade. Deve-mos ter em mente que o maratonista não começa a corrida só no momento em que se posiciona na linha de partida e ouve: "Às vossas posições, preparados, sigam!". Pelo contrário, a corrida começa muitos dias, semanas e mesmo meses antes do momento em que verdadeiramente é dada a partida. A preparação exige esforço, mas permite que o atleta adquira a resistência necessária para que se possa concentrar na corrida e não se distrair pelo cansaço das pernas ou pela sensação de boca seca.


Da mesma forma, se começarmos o Ramadão apenas na sua primeira noite, no momento das Orações de “Tarawih”, estaremos a agir tal como o maratonista que não se prepara convenientemente. É por isso que é tão importante que comecemos a empreender desde já preces individuais e voluntárias.


Aprender a ler passagens extensas no Ramadão nos momentos da oração é algo que nos ajudará a desenvolver a nossa resistência, bem como nos ajudará a concentrarmo-nos naquilo que estamos a ler. Com efeito, Abu Hurayrah (r.a.) conta-nos que: "O Mensa-geiro de Allah, (s.a.w.), costumava incitar-nos a rezar nas noites do Ramadão, mas não fazendo dessas orações algo de obrigatório". E depois disse: "Todos aqueles que rezarem nas noites do Ramadão, movidos pela fé e pela esperança numa recompensa, verão todos os pecados cometidos no passado, perdoados".


E quem entre nós não precisa de ver os seus pecados perdoados?

Ao rezarmos diariamente durante o período do Ramadão, acabamos por desenvolver a resistência que, “in cha´Allah”, nos permitirá chegar ao próximo Ramadão.


Uma das melhores formas de praticarmos a nossa recitação é empreendermos orações voluntárias e reci-tarmos o Alcorão. Obviamente, é sempre recomendável que alguém verifique a nossa recitação, mas se já tivermos conhecimentos suficientes de leitura em árabe, a leitura de passagens durante a oração ajudar-nos-á a melhorar a nossa recitação. Embora a leitura individual seja permitida, é recomendável que o indivíduo se associe a uma congregação e seja orientado na sua oração por um Imame.


Sabemos que a altura para a prática da oração da noite é entre as orações de Ichá e Fajr, preferencialmente no último terço da noite, que termina com a oração de Witr. O Mensageiro de Allah (sall Allaahu alayhi wa sallam) ensinou-nos que:


"Allah criou para vós uma última oração, a oração de Witr, que deve ser praticada entre as orações de Ichá e Fajr."


As pessoas perguntam-se muitas vezes quando é que devem rezar a oração de Witr, especialmente porque temem não conseguir acordar no final da noite. O Profeta (sall Allaahu alayhi wa sallam) afirmou: "Aquele que receia não conseguir levantar-se no final da noite, deve rezar a oração de Witr logo ao anoitecer (a seguir ao Ichá), mas todos aqueles que souberem ser capazes de acordar ao final da noite devem praticar a oração de Witr preferencialmente nessa altura".


A solução é esforçarmo-nos ao máximo para acor-darmos e rezarmos a Witr ao final da noite. No entanto, existe flexibilidade relativamente àqueles que temem não conseguir acordar. Com efeito, apesar da nossa boa vontade, alguns de nós cometem erros e não são capazes de acordar a tempo de empreender as orações da noite. Na verdade, e infelizmente, falharemos até, por vezes, a oração de Fajr.


Allah Subhaanahu wa Taaala sabe das nossas boas intenções, é um facto, no entanto não nos devemos relaxar ao ponto de deixarmos de tentar acordar sem sentirmos remorsos. Se tivermos em mente que o nosso grande objectivo é agradar a Allah Subhaanahu wa Taaala para vermos os nossos pecados do passado perdoados, “in cha´Allah”, todos nós teremos forças para fazermos mais preces voluntárias.


Conclusões finais:
Se ainda não perguntou a si próprio se está ou não preparado, uma vez que o Ramadão está prestes a começar, então comece hoje mesmo a pensar nisso e prepare-se para o receber.

É essencial que se esforce ao máximo para preparar o acto do jejum, da oração, dos duás, da leitura do Alcorão e da doação para a caridade.


Dessa forma, “in cha ‘Allah”, será capaz de se concentrar nas bênçãos desse mês e não se deixar distrair pela sua própria incapacidade de autodomínio ou de permanecer, por exemplo, de pé durante longos períodos na salah, etc.


Treine o equilíbrio e lembre-se que está a tentar agradar a Allah que é misericordioso. Pratique a adora-ção com fé e esforce-se, incessantemente, esperando a recompensa de Allah Subhaanahu wa Ta ala.

Torne este Ramadão melhor que o anterior, “in- cha´Allah!”!

Ramadan Mubarak!

Wassalam.


Quem não pretender continuar a receber estas reflexões, por favor dê essa indicação e retirarei o respectivo endereço desta lista. Obrigado, boas leituras.

M. Yiossuf Adamgy

Fonte:Reflexões Islâmicas - nº. 22 - www.islao.pt /www.alfurqan.pt - alfurqan2011@gmail.com / alfurqan04@yahoo.com

Vai fazer alguma Visita? O Profeta SAAS nos ensina As Boas Maneiras na Visita!

Bismillah Arahmani Arahim!

O Profeta (r) relatou aos seus companheiros que um homem foi viajar para visitar um irmão em outra localidade. Allah, Ta’ála, lhe enviou um anjo enquanto estava a caminho. O anjo perguntou-lhe: “Onde você está indo?” Respondeu: “Estou indo visitar um irmão naquela aldeia.” O anjo perguntou novamente: “Você tem algum interesse em visitá-lo?” Respondeu: “Não, a não ser que o ame por Allah, exaltado seja.” O anjo disse: “Sou o mensageiro de Allah para você para lhe dizer que Allah o ama como você ama por Ele.” (Musslim).

A visita do muçulmano ao irmão é uma das obrigações que devemos cumprir, principalmente nas oportunidades de alegria e de tristeza. A respeito disso, o Profeta (r) disse: “O bom exemplo que os crentes demonstram, com relação ao seu carinho, sua misericórdia e amabilidade recíprocas, é como se fosse proveniente de um só corpo; quando um membro se encontra indisposto, todo o resto do corpo mostra sua debilidade e febre.” (Mutaffac alaih).

Cada oportunidade de visita tem as suas maneiras que o muçulmano de seguir:

Visita de felicitações: Allah, (سبحانه) aceitou o arrependimento de nobre companheiro Caab Ibn Málik e seus amigos, Hilal Ibn Umaiya e Marára Ibn Al Rabi’ que se negaram sair com os muçulmanos para combater os bizantinos na batalha de Tabuk, sem desculpa aceita. O Alcorão revelou o arrependimento deles. Um homem apressou-se em avisar Caab. Ele o chamou: “Ó Caab, boas novas para você.”

Caab saiu apressado, dirigiu-se para a mesquita onde estava o Rassulullah (r). Tal-há Ibn Ubaidullah (t) levantou-se depressa e foi cumprimentá-lo e felicitá-lo pelo perdão de Allah. Quando Caaba chegou até o Rassulullah (r), ele o felicitou e lhe deu a notícia da seguinte forma: “Recebe a boa notícia do melhor dia da sua vida, desde o seu nascimento.” (Bukhári).

O muçulmano cumprimenta o irmão quando lhe acontece algo de bom como casar, pelo nascimento de filho, ser bem sucedido, obter lucros, ganhar algo, escapar de um mal, o retorno de algum familiar ausente, etc. No visita para felicitá-lo deve seguir as seguintes boas maneiras:

Mostrar alegria e felicidade: Mesmo que a oportunidade seja algo triste, deve mostrar um pouco de auspício e alegria em solidariedade ao irmão.

O aperto das mãos e abraços: O Rassulullah (r) disse: “Apertem as mãos que o mau sentimento desaparece.” (Málik).

Levar um presente, se puder: Isso é mais propício para demonstrar os sentimentos de amor e de alegria. O Rassulullah (r) disse: “Troquem presentes que criará amor entre vocês.” (Málik). Ele também disse: “Troquem presentes, pois isso afasta o rancor dos corações.”

Citar as expressões de felicitações: Se for pelo nascimento de um filho, deve dizer a Ele: “Que Allah o torne uma semente de benevolência.” Ou lhe diga: “Que Allah abençoe o recém-nascido e O agradecemos pelo que concedeu. Que tenha vida longa e seja piedoso.”

Se a felicitação for por casamento, diz: “Que Allah o abençoe e a abençoe e vivam felizes juntos.” (Tirmizi).

Se a felicitação for por vestir uma roupa nova: Diz: “Que desfrute dela até ficar velha. Que Allah o conserve. Use o novo, viva com dignidade e morra como mártir.”

Se a felicitação for por causa de festividades, diz: “Que Allah aceite de nós e de vocês.”

A visita de condolências e aflições: Jaafar Ibn Abi Tálib (t) caiu mártir e quando o Profeta (r) soube, foi até a casa de Jaafar. Ele reuniu os filhos menores de Jaafar e os beijou. Assmá, esposa de Jaafar, perguntou-lhe: “Ó Rassulullah, tem alguma notícia de Jaafar?” Ele respondeu: “Sim, ele foi morto hoje.” Ela começou a chorar. O Rassulullah (r) começou consolá-la. Ele voltou para a casa dele e disse: “Preparem comida para os familiares de Jaafar, porque eles estão ocupados com os seus problemas.” (Tirmizi).

As condolências amainam a dor do acontecimento, acalmando a dor e o receio, apaziguam a tristeza e a desgraça. O Rassulullah (r) disse: Quem prestar condolências a alguém, terá um recompensa igual a dele.” (Tirmizi e Ibn Mája).

O Rassulullah (r) disse um dia aos seus companheiros: “Vocês não contam os que estareis entre vocês?” Perguntaram: “Aqueles que não tiveram filhos?” Disse: “Esse não é estéril, mas o homem que não perdeu nenhum filho.” (Musslim).

O Rassulullah (S) disse: “O muçulmano que perde três de seus filhos antes de eles atingirem a puberdade, serão sua proteção contra o Inferno.” Abu Zar (t) perguntou: “E se forem dois filhos?” Ele disse: “Mesmo se forem dois.” Abu Ibn Caab, o senhor dos recitadores, perguntou: “E se for um só?” Respondeu: “Mesmo que seja um.” (Ibn Mája).

As condolências e as tristezas têm boas maneiras que o muçulmano deve seguir:
O apressar-se: Quando o muçulmano fica sabendo do falecimento de algum parente, ou vizinho, ou amigo, ele tem obrigação de visitar os familiares do falecido para prestar-lhes condolências pela perda, participando com eles da preparação do féretro, seguindo as recomendações do Profeta (r): “Os direitos do muçulmano sobre outro são cinco: Responder à saudação, visitar o doente, seguir o féretro. Atender ao convite e desejar misericórdia de Allah para quem espirra.” (Muttafac alaih).

Não se deve adiar a prestação de condolências por mais de três dias.

Se algum motivo o vedou de se apressar em prestar as condolências, a visita deve ser antes da passagem de três dias. O muçulmano deve ir pessoalmente, sem se contentando apenas em enviar um telegrama, a não ser em situações de necessidade.

O preparar comida: É recomendável que os parentes e os amigos preparem comida para os familiares do falecido, pois estarão ocupados com preparativos para o féretro e não terão tempo de prepará-la. O Rassulullah (r) disse: “Preparem comida para os familiares de Jaafar, porque eles estão ocupados com os seus problemas.” (Tirmizi).

As condolências das mulheres: As mulheres devem ir islamicamente vestidas sem se conduzirem de forma contrária à lei islâmica, como rasgar vestes, bater nos rostos, chorarem com vozes altas, pois tudo isso gera a insatisfação de Allah, glorificado seja, e será motivo para castigar o morto no túmulo, se ele tiver deixado instruções para isso.

Não se deve permanecer muito tempo: Os donos da casa não devem receber as visitas em salões específicos para condolências, porque isso constitui em inovações que o Islam condena. Os companheiros do Rassulullah costumavam prestar condolências durante o féretro nos cemitérios, ou ao encontrarem-se com os familiares do falecido no caminho ou na mesquita.

Não há inconveniente em se visitar os familiares do falecido para prestar condolências, numa visita curta, com boas maneiras, evitando-se o que as pessoas fazem, fumando e conversando o que é inútil. A conversa deve se restringir a palavras de conforto e paciência.

O que se diz nas condolências: A conversa deve se restringir em palavras de conforto e paciência, dizendo: “Só Allah permanecerá” ou “Somos de Allah e a Ele retornaremos” ou “A Allah pertence o que Ele concedeu e o que Ele levou, e tudo para Ele tudo tem sua medida apropriada.” Quanto aos familiares do falecido, podem dizer: “Amém” ou “Que Allah o recompense.”

Não se deve exagerar na preparação do féretro: O muçulmano se afasta da inovações nessa questão, como preparar salões, recordar os quarenta dias, ou recordação anual, e outras inovações que se espalharam em algumas das nossas comunidades islâmicas.

A visita ao doente: Saad Ibn Abu Waccas (t) adoeceu e o Profeta (r) o visitou. A doença tinha piorado e Saad sentiu a aproximação da morte. Ele tinha uma só filha. Por isso, ele queria doar dois terços de sua herança. Porém, o Profeta (r) não concordou com ele. Saad lhe disse: “Relego a metade.” O Profeta (r) lhe disse: “Não.” Saad disse: “Relego um terço.” O Profeta (r) disse: “Um terço e é muito.” Então, o Profeta (r) colocou a mão sobre o rosto e o peito do enfermo e disse: “Ó Allah, restitua a saúde de Saad.” (Muttafac alaih).

A visita ao doente é uma obrigação dos irmãos do enfermo. O visitante será extremamente recompensado por Allah. O Rassulullah (r) disse: “Quando alguém vai visitar um doente, um arauto anunciará nos céus: “Que excelente és e quão excelente é a sua marcha; você irá ingressar em seu lar no Paraíso.” (Tirmizi e Ibn Mája).

A visita ao doente tem as suas boas maneiras que o muçulmano deve seguir:

A sinceridade de intenção: A intenção do muçulmano ao visitar o doente é agradar a Allah, o Senhor do Universo, para se recompensado pela visita.

A escolha do tempo propício: Ele se apressa em visitar o irmão ao saber que está doente, em tempo propício, em situação que permite ao doente receber visitas.

A prece para a recuperação da saúde: Quando o muçulmano visita um doente pede a Allah, Ta’ála, que lhe recupere a saúde, agradecendo-O por livrá-lo da doença. Ele deve confortar o doente de que irá recuperar a saúde, despertando nele a esperança e o otimismo. Ele faz por ele a prece que o Profeta (r) ensinou: “Ó Senhor dos humanos, remove a doença, cure-o enfermo, pois Tu és o Curador, e não há cura além da Tua. Garante-nos uma cura que não deixe nenhuma doença.” (Muttafac alaih).

O encurtar a visita: A visita deve ser curta, com tranqüilidade, sem muita conversa.

O muçulmano ignorante não entende sua religião e é extremista na sua ignorância e escuridão, ele é o mais perigoso para o Islam do que os seus inimigos... 

يُرِيدُونَ أَن يطفئوا نُورَ اللّهِ بِأَفْوَاهِهِمْ وَيَأْبَى اللّهُ إِلاَّ أَن يُتِمَّ نُورَهُ وَلَوْ كَرِهَ الْكَافِرُونَ

......Desejam em vão extinguir a Luz de Deus com as suas bocas; porém, Deus nada permitirá, e aperfeiçoará a Sua Luz, ainda que isso desgoste os incrédulos! (41:33)

Mohamad ziad -محمد زياد

segunda-feira, julho 01, 2013

Eis que o mês de Ramadão se aproxima: o Mês de Jejum na Tradição Islâmica e não só ...

Prezados Irmãos,

Assalamu Alaikum Wa ráhmatullahi Wa barakatuh:

«Ó crentes! Foi-vos prescrito o jejum da mesma forma como foi ordenado aos vossos antepas-sados, para que possais afastar a tentação». — Alcorão, 2:183.

«Ó gente! Na verdade, veio para vós o mês de Deus com Bênçãos, Misericórdia e Perdão. Este é um mês que, perante Deus, é o melhor dos meses, os seus dias são os melhores dias e as suas horas as melhores das horas». — Profeta Muhammad (s.a.w.).

Em 9 de Julho, os mais de 1,6 bilhões de muçulmanos em todo o mundo iniciarão a prática de jejum do Ramadão, o nono mês do calendário lunar islâmico.

É bom lembrar que não é meramente um mês durante o qual se receitou que nos abstemos de comer ou beber durante uma série de horas por dia. O Ramadão é um mês especial por vários motivos; foi o mês em que os primeiros versículos do nobre Alcorão foram revelados ao Mensageiro de Deus (paz e bênçãos de Deus estejam com ele), na solidão da caverna de Hira. Da mesma forma, Deus diz que este foi o mês em que o Alcorão - a palavra transcendente de Deus preservada desde a eternidade no «Lawh Mahfuz» (A Tábua Preservada) - foi revelado, em sua forma terrena, como uma Orientação para toda a humanidade até a eternidade (Alcorão: 85:22).

Na Jurisprudência Islâmica, o jejum do mês do Ramadão é um mandamento obrigatório realizado desde a madrugada (cerca de uma hora e meia antes do sol) (s.a.w.), Hazrat Ali Abu Talib (r.a.):

"Ó meu Deus, a honra de ser Teu servo é suficiente para mim, e orgulho-me de que Tu sejas o meu Senhor. Tu és como eu quero, faz de mim como Tu queres!"

“Wa salamu aleikum wa ráhmatullahi wa barakatuh”. E a paz de Deus esteja convosco... "

Quem não pretender continuar a receber estas reflexões, por favor dê essa indicação e retirarei o respectivo endereço desta lista.

SUGESTÕES DE UMA BOA LEITURA O QUE SIGNIFICA O RAMADÃO? Por: M. Yiossuf Adamgy Livro com 90 PÁGINAS Formato: 20 X 14 cm . — Preço: 9 € (c/Iva) Sinopse - As Bênçãos do Ramadão - O Ramadão Convida os Muçulmanos - O Ramadão é Ansiosamente Esperado - Viver na Submissão de Allah - Preparativos para o Ramadão - À Volta do Sagrado Alcorão - O Significado do Jejum em Perspectiva Comparativa - Quem deve Jejuar - Sexta-Feira de Despedida - A Noite do Poder (Lailatul-Qadre) - O Dia do Critério - Itikaaf - Sermão de Despedida do Ramadão - Sadacat-ul-Fitre - Eid-ul-Fitre (Festa/Fim do Ramadão)■ Poderá adquirir estas obras na Mesquita de Lisboa (às Sextas-Feiras), ou telefonando para 96 545 96 46, ou pedindo por e-mail: alfurqan00@hotmail.com
Obrigado, boas leituras.

M. Yiossuf Adamgy