terça-feira, setembro 14, 2010

O Que Aprendemos de Ramadan?

Por: Sheikh.Khaled Taky El Din

Louvado seja Allah, Senhor do Universo e que a paz e a graça de Allah esteja com o nosso amado Profeta, com os seus familiares e com todos os seus companheiros.

Ramadan terminou sendo testemunha a favor ou contra nós. Para que o muçulmano complemente os sinais da fé que adquiriu durante esse mês abençoado, deve conservar algumas condutas que o ajudarão a auferir a satisfação de Allah. Entre essas condutas, citamos:

· Conservar o temor a Allah

"Ó crentes, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito aos vossos antepassados, para que temais a Allah" (2:183).

A nossa preocupação durante o mês de Ramadan era atingirmos o temor a Allah.

O significado do temor é ter receio de Allah, agir de acordo com o que foi revelado, contentar-se com pouco e preparar-se para o dia da partida.

Abu Zar (R) relatou que o Rassulullah (S) lhe disse: "Teme a Allah onde estiver, e pratica um bom ato após o mau ato que o apagará. Certamente Allah criou as pessoas com bom caráter." (Narrado por Tirmizi)

Essa tradição nos ordena temer a Allah onde estivermos.

· O Sentir-se Observado

O mês de Ramadan nos ensinou sentirmos que estamos sendo observados por Allah. Jejuávamos em segredo e manifestamente, pela nossa convicção de que Allah conhece tudo a nosso respeito, tem ciência dos nossos atos. Sentimos a Sua observação e, por isso, tememos desobedecê-Lo, e não por causa das pessoas.

"A Allah pertence tudo quanto há nos céus e na terra. Tanto o que manifestais, como o que ocultais, Allah vo-lo julgará. Ele perdoará a quem desejar e castigará a quem Lhe aprouver, porque é Onipotente." (2:284).

Aprendemos prestar contas de nós mesmos, observarmos os nossos corações durante o Ramadan para não quebrarmos o nosso jejum, porque sabemos e acreditamos que Allah conhece o que há dentro dos corações.

"Dize: Quer oculteis o que encerram os vossos corações, quer o manifesteis, Allah bem o sabe, como também conhece tudo quanto existe nos céus e na terra, porque é Onipotente." (3:29).

· A prática da religião e nos preocuparmos com a Outra Vida como a preocupação principal na nossa vida que nos facilita o nosso viver.

"Amparai-vos na perseverança e na oração. Sabei que ela (a oração) é deveras árdua, salvo para os humildes, que sabem que encontrarão o seu Senhor e a Ele retornarão." (2:46).

Anas Ibn Málik (R) relatou que o Rassulullah (S) disse: "Quem se preocupa com a Outra Vida, Allah lhe concederá a riqueza no coração, unificará a sua família, e lhe submeterá o mundo. Aquele que se preocupa com o mundo, Deus o empobrecerá e desunirá a sua família, e não lhe proporcionará do mundo a não ser o que lhe foi destinado.” (Tirmizi).

· O Enaltecimento dos Rituais de Deus, glorificado e exaltado seja

Deus, glorificado e exaltado seja mostrou que o enaltecimento de Seus rituais faz parte da piedade nos corações.

"Quem enaltecer os rituais de Allah, saiba que tal (enaltecimento) partirá de quem possuir piedade no coração." (22:32).

· O Atendimento ao Chamado de Deus

O nosso atendimento foi rápido, sem vacilo ao chamamento do Senhor, obedecendo-O quanto ao jejum durante o mês de Ramadan. Pedimos a Deus que sejamos desta forma em todas as horas e situações, pois Deus nos prometeu um uma magnífica recompensa.

"Os quais, mesmo feridos, atendem ao chamamento de Allah e do Mensageiro. Para aqueles que fazem o bem e são tementes, dentre eles, haverá uma magnífica recompensa." (3:172)

O Senhor, glorificado e exaltado seja, mostrou que o atendimento às Suas ordens é a vida verdadeira, pois Ele é o nosso Criador e conhece o que é benéfico, e Ele só nos ordena o que é benéfico para as suas criaturas.

"Ó crentes, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele." (8:24)

· Nós provamos o gosto dos rituais e desejamos continuar a praticá-los.

Diz-se que os sinais do crente são a sua alegria e felicidade com as suas benevolências.

“O verdadeiro crente é aquele se alegra com a bondade e se entristece com a maldade.”

“O Persistir na Prática das Orações em Seus Devidos Tempos bem Como a Prática das Orações Voluntárias” (Tirmizi)

· O Continuarmos a Praticar as Orações em Seus Devidos Tempos Bem Como as Práticas das Orações Voluntárias
.
Aprendemos durante o mês de Ramadan praticar as orações em seus devidos tempos, de nos livrarmos dos nossos afazeres para as praticarmos devidamente, não deixando os nossos afazermos nos desviarem de nos lembrarmos de Deus. Pedimos a Ele que continuemos assim, pois isso faz parte das características dos muçulmanos que creem na Outra Vida, pois Deus lhes preparou uma excelente recompensa.

"Homens a quem os negócios e as transações não desviam da recordação de Allah, nem da prática da oração, nem do pagamento do zakat. Temem o dia em que os corações e os olhos se transformem, para que Allah os recompense melhor pelo que tiveram feito, acrescentando-lhes de Sua graça; sabei que Allah agracia imensuravelmente a quem Lhe apraz." (24:37-38).

Aprendemos durante o mês de Ramadan de praticarmos muitas orações voluntárias. Deus elogiou aqueles que praticam muitas orações voluntárias e explicou que apagam os pecados.

"E observa a oração em ambas as extremidades do dia e em certas horas da noite, porque as boas ações anulam as más. Nisto há mensagem para os que recordam." (11:114).

Dentre essas orações voluntárias estão as orações noturnas que Deus descreveu os praticantes que fazem parte dos tementes e que são os servos do Clemente:

"São aqueles que passam a noite adorando o seu Senhor, quer estejam prostrados ou em pé." (25:64).

· O Continuarmos a Praticar as Orações da Noite e da Alvorada em Congregação

Aprendemos durante o mês de Ramadan a praticarmos as orações da Alvorada e da Noite em congregação. Pedimos a Deus que nos ajude a continuarmos a fazê-lo. O Rassulullah (S) mostrou os méritos dessas duas orações em congregação.

O Rassulullah (S) disse: “Quem praticar a Oração da Noite em congregação é como se tivesse orado durante a metade da noite. Quem praticar a Oração da Alvorada em congregação é como se tivesse orado a noite toda.” (Musslim)

O Profeta (S) disse: “Avisa os que caminham na escuridão da noite para as mesquitas que terão luz total no Dia da Ressurreição.” (Tirmizi)

· O Continuarmos a Recitar o Alcorão Sagrado

"Recita o que te foi revelado do Livro e observa a oração, porque a oração preserva (o homem) da obscenidade e do ilícito; mas, na verdade, a recordação de Allah é a (coisa) mais importante. Sabei que Allah está ciente de tudo quanto fazeis." (29:45)

Aprendemos durante o mês de Ramadan a sermos assíduos na recitação do Alcorão. Deus descreveu aqueles que recitam seu Livro e crêem na Outra Vida, que fazem um comércio perene com Deus.

“Por certo que aqueles que recitam o Livro de Allah, observam a oração e fazem caridade, privativa ou abertamente, com uma parte daquilo com que os agraciamos, almejam um comércio imorredouro." (35:29)

O Profeta (S) disse: “Recitem o Alcorão porque, no Dia da Ressurreição irá interceder pelos recitadores.” (Musslim).

· Acostumar-se a fazer preces e pedir perdão durante a madrugada.

Deus, glorificado e exaltado seja, mostrou os méritos das preces durante a madrugada e descreveu os madrugadores como os tementes.

"Em verdade, os tementes habitarão entre jardins e mananciais, desfrutando de tudo com que o seu Senhor os agraciar, porque foram benfeitores. Porque possuíam o hábito de pouco dormir à noite. E, ao amanhecer, imploravam o perdão de suas faltas. E há em seus bens uma parte para o mendigo e o desafortunado." (51:15:19).

Abu Huraira (R) relatou que o Rassulullah (S) disse: “O nosso Senhor, Bendito e exaltado seja, toda noite, Se manifesta no céu aparente no último terço da noite e diz: ‘A quem Me suplicar atenderei. A quem Me pedir concederei. A quem Me pedir perdão perdoarei.” (Bukhári).

· O continuar a ter vontade em ouvir as lições religiosas e aprender os preceitos religiosos

Aprendemos durante o mês de Ramadan a assistirmos as aulas religiosas e a participarmos das reuniões de recordação de Deus, aprendendo os preceitos, lendo livros islâmicos. Isso representa muitos benefícios para os muçulmanos. Tomara que permaneçamos nessa situação nos dias seguintes.

"Ele concede sabedoria a quem Lhe apraz, e todo aquele que for agraciado com ela, sem dúvida terá logrado um imenso bem; porém, salvo os sensatos, ninguém o compreende." (2:269).

Deus deu preferência aos sábios sobre os outros.

"Tal homem poderá, acaso, ser equiparado àquele que se consagra (ao seu Senhor) durante as horas da noite, quer esteja prostrado, quer esteja em pé, que se precavê em relação à Outra Vida e espera a misericórdia do seu Senhor? Dize: Poderão, acaso, equiparar-se os sábios com os ignorantes? Só os sensatos é que são lembrados disso." (39:9).

"Ó crentes, quando vos for dito para vos apertardes, (dando) nas assembléias (lugar aos demais), fazei-o; e sabei que Allah vos dará lugar no Paraíso! E quando vos for dito que vos levanteis, fazei-o, pois Allah dignificará os crentes, dentre vós, assim como os sábios, porque está inteirado de tudo quanto fazeis." (58:11).

"Exaltado seja Allah, o Verdadeiro Rei! Não te apresses com o Alcorão antes que sua inspiração te seja concluída. Outrossim, dize: Ó Senhor meu, aumenta-me em sabedoria!" (20:114).

Anas Ibn Málik relatou que o Rassulullah (S) disse: “Procurar o conhecimento é dever de todo muçulmano (homem ou mulher)” (Ibn Mája).

Abu Huraira (R) relatou que ouviu o Rassulullah (S) dizer: “A vida terrena é amaldiçoada, e amaldiçoado o que nela há, a não ser quem se recorda de Deus, quem o acompanhar, o sábio e o estudante.” (Ibn Mája).

· O Restringir a Língua e os Outros Órgãos

Aprendemos com o Ramadan restringirmos as nossas línguas, tendo cuidado com o que prenunciamos para não quebrarmos o nosso jejum. Seria ótimo continuarmos a termos cuidado com o que dizemos.

O Profeta (S) disse: Quem crê e Deus e o Dia do Juízo Final que diga boa palavra ou se cale. Deus, exaltado seja, disse: “Não pronunciará palavra alguma, sem que junto a ele esteja presente uma sentinela pronta (para a anotar).” (50:18).” (Bukhári).

Abdullah Ibn Omar relatou que foi perguntado ao Rassulullah (S): “Quem é a melhor das pessoas?” Respondeu: “O que possui coração magnânimo e a língua veraz.” Declararam: “Conhecemos quem tem língua veraz, quem é que possui coração magnânimo?” Respondeu: “O piedoso, o puro, que não comete pecado nem iniqüidade, nem exagero, nem inveja ninguém.” (Ibn Mája).

· A nossa assiduidade na participação na prestação de serviços sociais aos muçulmanos, na prática de boas obras durante o mês de Ramadan nos convoca a continuarmos à serviço dos muçulmanos.

O Profeta (S) disse: “Cada muçulmano deve dar em caridade.” Perguntaram-lhe: “Ó Rassulullah, e quem não tiver para dar?” Respondeu: “Que trabalhe, beneficiando-se e dê em caridade.” Perguntaram: “E se não conseguir?” Respondeu: “Deve ajudar o necessitado.” Perguntaram: “E se não encontrar?” Respondeu: “Que pratique o bem e se abstenha de praticar o mal, pois isso constitui em caridade.” (Bukhári).

O Rassulullah (S) disse: “Em qualquer dia da vida, as falanges (articulações) do ser humano devem oferecer uma caridade. Para isso, o estabelecer a justiça entre duas pessoas é uma caridade; ajudar um homem a subir em sua montaria e ajudá-lo com a carga da mesma é também uma caridade; a boa palavra é uma caridade; e cada passo que der em direção à oração é uma caridade; e retirar do caminho um obstáculo é também uma caridade.” (Musslim)

O Rassulullah (S) disse: “Àquele que aliviar, de um crente, uma angústia, das angústias desta vida, Deus aliviará algumas das angústias no Dia do Juízo; e àquele que resolver a dificuldade de um necessitado, Deus resolverá as dificuldades, tanto nesta, como na Outra Vida; e à pessoa que for discreta para com as faltas de um muçulmano, Deus será discreto com as faltas dela, nesta e na Outra, e Deus estará ajudando o servo enquanto este estiver ajudando o seu irmão.” (Musslim)

· A Educação da Alma na Obediência em Continuidade e Empenho

"Entre os homens há também aquele que se sacrifica para obter a complacência de Allah, porque Allah é Compassivo para com os servos." (2:207).

"Por outra, quanto àqueles que diligenciam por Nossa causa, encaminhá-los-emos pela Nossa senda. Sabei que Allah está com os benfeitores." (29:69)

· O dever de Contiuarmos a Obedecer a Deus em Todos os Momentos

Deus é o Senhor de todos os meses, e o Senhor do mês de Ramadan é o Senhor do mês de Chauwal. A adoração do indivíduo é uma ordem exegida em todos os tempos e situações.

"Ó crentes, perseverai, sede pacientes e constantes, estai sempre vigilantes e temei a Allah, para que prospereis." (3:200).

O melhor ato é o pouco e permanente

Ó gente, assumam os serviços o que podem fazer, pois Deus não Se cansa até vocês se cansarem. Os atos mais apreciados por Deus são as perenes, mesmo que sejam poucos.” (Bukhári).

· O Continuarmos a Obedecer a Deus após o Ramadan

Entre as obediências é o jejum durante seis dias de Chauwal

O Rassulullah (S) disse: “Quem cumpre o jejum durante todo o mês de Ramadan, seguido do jejum dos seis dias de Chawal, saiba que isso é tão bom, como se tivesse jejuado durante toda a vida.” (Musslim)

Peço a Deus que nos oriente para o que Ele goste e aceita, de palavras e atos, pois Ele é Senhor disso e o Onipotente.

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen


Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad. Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações. Pedimos e agradecemos pela vida dos irmãos Omar Hussein Hallak que não mede esforços para incrementação desse blogger e de sua Eminência Sheikh.Khaled Taky El Din, esse homem de Allah SW que nos ensina os caminhos do din, com tanta sabedoria e dedicação. Que Allah SW mutiplique seus anos de vida, a felicidade e alegria de seus familiares até o dia do Juizo Final amin.


Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Senhor do universo.

“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB,

Como se firmar após o Ramadan?‏

Irmãos e Caros leitores o mês Sagrado do Ramadan se foi, jejuamos, rezamos, recitamos o Alcorão e agora? Bem, não podemos voltar a estaca zero da espiritualidade e aguardar outro Ramadan. Conclamamos a todos, em nome de Allah SW para darmos sequência e dentro do possível e da realidade humana continuar à nossa adoração e a colher as bênçãos que Allah SW tem todos os dias para os seus crentes.


Essa khutba é muito importante ser lida, esforcem-se. Um aprendizado muito bom de adquirir.

Em nome de Allah, O Misericordioso, O Misericordiador!

O Louvor é para Allah, O Louvamos, Imploramos Sua ajuda e Suplicamos o Seu Perdão. E nos refugiamos em Allah contra o mal das nossas almas e das nossas más ações. Aquele a quem Allah guiar ninguém poderá desencaminhar e aquele a quem Allah desencaminhar ninguém poderá encaminhar. Testemunhamos que não há divindade digna de adoração exceto Allah e Testemunhamos que Muhamad é Seu servo e mensageiro. E que a paz e as bênçãos de Allah esteja com o Profeta Muhamad e com seus familiares, seus companheiros, e todos aqueles que seguirem seu exemplo até o Dia do Juízo, Allahuma Amin.

Como se firmar após o Ramadan?

Mais um Ramadan passou por nós e ficou registrado nas nossas vidas. Nos aproximamos de Allah, nos esforçamos nas orações e no du’a. E agora o Ramadan se foi e é como se estivéssemos desorientados sem saber o que fazer agora sem Ramadan, bateu a tristeza destes dias abençoados terem passado e a tristeza e preocupação de não sabermos se teremos a benção de passarmos por outro Ramadan ou não. Por isso nosso assunto de hoje é como segurar o nosso nafs e como nos firmar após o Ramadan. Lembrem-se quando falávamos do Ramadan e do quanto deveríamos nos esforçar nas adorações. Vamos nos lembrar dos versículos do Quran que falam do Ramadan :

“Ó fiéis, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temais a Deus. Jejuareis determinados dias; porém, quem de vós não cumprir jejum, por achar-se enfermo ou em viagem, jejuará, depois, o mesmo número de dias. Mas quem, só à custa de muito sacrifício, consegue cumpri-lo, vier a quebrá-lo, redimir-se-á, alimentando um necessitado; porém, quem se empenhar em fazer além do que for obrigatório, será melhor. Mas, se jejuardes, será preferível para vós, se quereis sabê-lo. O mês de Ramadan foi o mês em que foi revelado o Alcorão, orientação para a humanidade e vidência de orientação e Discernimento. Por conseguinte, quem de vós presenciar o novilúnio deste mês deverá jejuar; porém, quem se achar enfermo ou em viagem jejuará, depois, o mesmo número de dias. Deus vos deseja a comodidade e não a dificuldade, mas cumpri o número (de dias), e glorificai a Allah por ter-vos orientado, a fim de que (Lhe) agradeçais. Quando Meus servos te perguntarem de Mim, dize-lhes que estou próximo e ouvirei o rogo do suplicante quando a Mim se dirigir. Que atendam o Meu apelo e que creiam em Mim, a fim de que se encaminhem.” (2-183-186)

Feliz daquele que aproveitou o Ramadan e que saiu dele abastecido com a fé para se firmar durante o resto do ano. Feliz daquele que saiu do Ramadan purificado dos pecados e escrito dentre o povo do Paraíso. Feliz daquele que se apegou no Ramadan com unhas e dentes e saiu dele mais temente a Allah.

O Profeta SAAS disse: “Se vocês soubessem o que é o Ramadan teriam desejado que todo o ano fosse Ramadan!”

Subhan Allah, quem de nós conseguiu sentir o sabor da fé nesses 30 dias e quem de nós deixou de lado essa oportunidade?

E agora irmãos, o Ramadan passou ...e nós como ficaremos agora? Como ficarão as nossas orações obrigatórias que estávamos cumprindo com entusiasmo? Como ficarão as nossas orações voluntárias pela noite? Como ficarão os nossos du’a pelas madrugadas? Como ficarão as nossas leituras do Quran? Deixaremos tudo isso de lado? Esqueceremos tudo isso? É haram irmãos, wallahi é haram. Allah SWT disse no Quran:

“Ó fiéis, está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para que temais a Allah.” 2:183

Mas agora vem a questão: Como conseguiremos nos firmar após o Ramadan? Porque as adorações agora nos parecem mais difíceis? O que acontece com a nossa Ummah após o Ramadan?

O que devemos fazer para conseguir ficar firme na fé após o Ramadan?

1º) Lute contra o shaytan!

E quem é o Shaytan? Allah SWT disse no Quran:

“Shaytan é vosso inimigo, tratai-o, pois como inimigo, porque ele incita os seus prosélitos a que sejam condenados ao tártaro.” 35:06

E disse também: “E que Shaytan não vos desencaminhe; sabei que é vosso inimigo declarado.” 43:62

E ao ser expulso do Paraiso prometeu:

“Disse: Juro que, por me teres extraviado, desviá-los-ei da Tua senda reta. E, então, atacá-los-ei pela frente e por trás, pela direita e pela esquerda e não acharás, entre eles, muitos agradecidos!” 7:17

Allah SWT disse no Quran:

“Seduze com a tua voz aqueles que puderes, dentre eles; aturde-os com a tua cavalaria e a tua infantaria; associa-te a eles nos bens e nos filhos, e faze-lhes promessas! Qual! Satanás nada lhes promete, além de quimeras. Não terás autoridade alguma sobre os Meus servos, porque basta o teu Senhor para Guardião.” 17:64-65

Irmãos no primeiro dia após o Ramadan o shaytan foi libertado depois de passar 30 dias acorrentado, e cuidado irmãos, agora ele virá com tudo para cima de nós, com toda a sua raiva por você ter conseguido adorar a Allah uma noite sequer. Agora ele fará de tudo para que vc perca tudo o que vc conseguiu no Ramadan. Como? Ele irá tentar te empurrar para o haram, mas para um haram grande para fazer inválido todo o teu esforço do Ramadan. Vai empurrar até ti os shayatin dentre os humanos para te desviarem e te levarem ao haram o mais rápido possível, para que vc caia e não consiga se levantar. E isso não só acontece após o Ramadan, mas sim após cada boa ação sua, pq ele quer torná-la inválida. Você vai ver que as fitnas e os testes correrão atrás de ti, as tuas más amizades correrão atrás de ti tentando te levar ao haram. Atenção irmãos! O shaytan saiu do seu cárcere e veio agora com toda a sua raiva para cima de ti. Allah SWT disse no Quran:

“E com efeito, Iblis comprovou sua conjectura acerca deles; entao, seguiram-no.” 34:20

Ou seja, o shaytan vai querer fazer com que no primeiro dia vc caia e não consiga mais se levantar, para que vc se veja impossibilitado de voltar a Allah, para te humilhar e te dizer e dizer a Allah: “Ele ficou Te adorando 30 dias e eu em uma hora enganei ele e o levei ao haram.” Isso para te fazer pensar que não tem condições de adorar a Allah, que vc não tem jeito mesmo, e cair de vez no haram. Acreditaremos no shaytan?

“E com efeito, Iblis comprovou sua conjectura acerca deles; entao, seguiram-no, exceto um grupo de crentes.” 34:20

Insha Allah nós estejamos entre esse grupo de crentes.

Irmãos, isso ocorre com todos nós, o haram virá com tudo atrás de nós, vamos ficar firmes, se nós conseguirmos nos firmar nessas primeiras 2 semanas após o Ramadan, as coisas ficarão mais fáceis depois para se firmar. Mas, muito cuidado para não cair agora, pq se cair agora o shaytan te enganará para que vc não consiga voltar a Allah. Firmem-se da mesma forma que estava firme no Ramadan.

Irmãos, eu sei que nós pensamos: “Poxa eu acabei de sair do Ramadan eu preciso descansar!”, mas saibam que nessa vida não há descanso para o muslim, mas então onde eu vou descansar? Uma vez perguntaram ao Imam Ahmad Ibn Hambal: “Onde o servo sente o sabor do descanso?” e ele respondeu: “Com o primeiro passo dentro do Paraíso, antes disso não há descanso!”.

Allah SWT disse:

“criamos o homem em uma atmosfera de aflição.” 90:4

E disse tb:

“Ó humano, em verdade, esforçar-te-ás afoitamente por compareceres ante o teu Senhor. Logo O encontrarás!” 84:6

Irmãos, não vamos cair nas primeiras semanas, vamos nos manter firmes, não vamos relaxar nas nossas orações, nem nas nossas boas ações. Nós já conhecemos o plano do Shaytan, não vamos cair nele.

Além de tomar o cuidado de não cair no haram, vem o segundo cuidado: Não deixar as adorações! Irmãos, alhamdulilah no Ramadan provamos o que era fazer rezas voluntárias, vivemos com a recitação do Quran nos 30 dias, provamos o que era estar com a lembrança de Allah clara em nossas mentes 24 horas por dia, provamos o que era fazer nossos ouvidos, nossa boca, e nossos olhos jejuarem, por Allah, não vamos deixar isso de lado após o Ramadan!!

Olhem como o shaytan brinca conosco: No Eid provavelmente você estava cansado, rezou o eid e foi descansar, logo ele já se esforçou em fazer vc se atrasar para rezar o dhuhor, ou o asr, depois vai seguir atrás de ti até que vc perca o salat fajr do outro dia, e depois mais um dia, e depois mais um dia, após isso pronto, ele já conseguiu o que queria.

O que devemos fazer então para que o shaytan não consiga brincar conosco? Vamos nos firmar em 5 coisas com unhas e dentes para que o shaytan não consiga nos fazer cair novamente. Se vc ficar firme nessas 5 coisas nessas 2 primeiras semanas, vc conseguirá ficar firme após isso:

1) A oração na mesquita, principalmente aos irmãos, fiquem firmes quanto as orações obrigatórias na mesquita, nem que seja 3 das 5 orações, em último caso nem que seja nas orações da sexta-feira, fiquem firmes com as orações na mesquita. E com relação às irmãs? Se não puder rezar na mesquita, tentar rezar o mais cedo possível, entrou o horário da oração vou deixar tudo e vou correr até a oração, e se possível continue rezando as tuas orações em congregação, seja com a tua família, seja com alguma irmã muçulmana, seja com a tua mãe. Por Allah irmãos, não vamos abandonar as orações após o Ramadan.

2) A lembrança de Allah SWT. Nem que seja 5 minutos por dia eu vou parar para glorificar e louvar a Allah e pedir o seu perdão.

3) O Du’a . Não vamos abandonar os du’a após o Ramadan. Vamos seguir fazendo du’a todos os dias e entre eles faça du’a para que Allah te firme agora após o Ramadan.

4) Continue ouvindo ou lendo o Quran. Nem que seja 10 minutos por dia, reserve um momento para recitar o Quran ou ouvir o Quran, não abandonem o Quran.

5) Essa é muito importante: Se apeguem à amizades que te aproximem do Islam e de Allah. Se vc fizer as 4 primeiras coisas e andar com pessoas que não são religiosas e que não são próximas a Allah, logo logo cairás. Por isso irmãos, apeguem-se a amizades que te levem para a obediência a Allah e não a desobediência de Allah e do Seu profeta SAAS. Cuidado com as más companhias, pq esses são os shaytan dentre os humanos que se esforçarão junto com os shayatin a te puxar ao haram. Irmãos, está mais do que comprovado: se vc seguir com amizades que estão afastadas do din mais cedo ou mais tarde vc vai segui-los. Já tivemos historias trágicas de pessoas que após serem firmes no din morreram como incrédulas devido às más companhias, que Allah SWT nos proteja disso e nos proteja de termos más companhias. E já tivemos histórias de pessoas que não eram apegadas em Allah que após andarem com pessoas apegadas no din se firmaram no islam e se apegaram ao vínculo com Allah SWT. Portanto irmãos, se vcs tem amizades com pessoas que não são apegadas a Allah, o mais rápido possível cortem relações com essas pessoas antes que seja tarde demais. Allah SWT disse no Quran:

“Distancia-te daqueles que tomam a religião por jogo e diversão, a quem ilude a vida terrena, e relembra-lhes que todo o ser será penitenciado pelo que cometer e não terá, além de Deus, protetor, nem intercessor algum; e ainda que ofereça qualquer resgate, não lho será aceito. Os ignóbeis serão entregues ao tormento, pelo que cometeram, e terão, por bebida, água fervente e um doloroso castigo, por sua ignomínia.” 6:70

E também disse:

“Será o dia em que o iníquo morderá as mãos e dirá: Quem dera tivesse seguido a senda do Mensageiro! Ai e mim! Quem dera não tivesse tomado fulano por amigo, Porque me desviou da Mensagem, depois de ela me ter chegado. Ah! Satanás mostra-se aviltante para com os homens!” 25:27-29

“Ó fiéis, não sigais as pegadas de Satanás; e saiba, quem segue as pegadas de Satanás, que ele recomenda a obscenidade e o ilícito.”

Irmãos vamos nos firmar após o Ramadan! Entenderam agora pq é sunna fazer 6 dias de jejum no mês de Shawal? Para que vc continue firme. Se vc fizer jejum os 30 dias do Ramadan mais 6 dias de shawal somam-se 36 dias de jejum que multiplicados por 10 boas- ações cada um deles dá um total de 360 dias, ou seja, é como se vc tivesse jejuado o ano inteiro.

“Quem jejue o Ramadan e o segue mais seis (dias) de Shawual será como tivesse jejuado toda a vida.” [Muslim]

A outra questão é: Como saber se o meu esforço no Ramadan foi aceito por Allah ou não? O Imam Ahmad ibn Hambal disse: “Entre os sinais de que uma boa ação foi aceita por Allah é que vc se esforce em fazer outra boa ação depois desta.”

Ou seja, se após o Ramadan vc conseguir se firmar nas hassanat então quer dizer que Insha Allah teu esforço no Ramadan foi aceito, mas se já na primeira semana vc cair feio no haram e deixar as hassanat saiba que isso não é um bom sinal e quem sabe teu esforço não tenha sido aceito devido a essa sua caída.

Os sahaba quando faziam uma boa ação se esforçavam para fazer da melhor maneira possível, e após terminá-las corriam para o Du’a e suplicavam a Allah temerosos se Allah tinha ou não aceito aquela boa ação deles, até o ponto de ficarem extremamente preocupados com isso.

Bom qual é o ultimo ponto que devemos cuidar agora após o Ramadan? Vamos viver e trabalhar pelo islam.Vamos reservar um momento da semana para estudar o islam, vamos nos reunir com os irmãos para estudar o islam, para memorizar o quran, para estudar a biografia do Profeta SAAS, para firmar nossa fé. Além disso vamos pensar em como fazer boas ações, em como fazer algo em prol da Ummah, seja na Da’wa para chamar as pessoas ao islam e firmar os muçulmanos na fé, seja com a caridade, seja ajudando um pobre, seja o que for, vamos pensar em como fazer algo pela Ummah. Wallahi isso além de fortalecer a Ummah em geral fortalece a nós mesmos, pq estaremos ligados com o islam sempre para aumentar o nosso iman. Irmãos nós precisamos sempre renovar a nossa fé, se qualquer um de nós passar alguns dias sem ler nada sobre o islam, sem ouvir o Quran, sem ler ahadith, sem falar sobre Allah pode ter a certeza que a nossa fé irá despencar, por isso irmãos, não viva um dia sequer deixando o islam de lado, pq isso pouco a pouco fará com que vc caia no haram e que o shaytan se firme contra ti. Além disso irmãos, a Ummah precisa de nós, precisa do nosso esforço, o Islam precisa que nós trabalhemos, os nossos irmãos mujahidin que estão sofrendo precisam que nós puxemos as pessoas novamente ao islam para exaltar a Ummah e exaltar o Islam. Irmãos, a nós cabe o mesmo trabalho que aos profetas foi encarregado: chamar as pessoas a Allah, vamos fazer isso no limite das nossas competências, no limite do nosso conhecimento, isso pq o Profeta Muhamad SAAS disse: “divulguem o que aprenderam por mim nem que seja um versículo”.

Habibina Muhamad SAAS disse:

“O islam chegará tão longe como a noite e o dia, e Allah não deixará nenhuma casa ou tenda sem que Ele faça com que esta religião entre nela. Alguns serão honrados outros humilhados, Allah honrará o Islam e humilhará a incredulidade.”

Irmãos, a luz do islam está voltando a brilhar na nossa Ummah, não é a toa que nós alhamdulilah estamos aqui hoje, não é a toa que Allah SWT nos guiou a este caminho, portanto irmãos vamos ser os instrumentos de Allah para espalhar a luz do islam na nossa Ummah, principalmente nos jovens da Ummah que precisam com urgência da luz do Islam.

Irmãos, nós vivemos com Allah 30 dias, 30 dias e Ele SWT nos guiou à adoração, ao jejum, à oração, nos guiou a estarmos vivos e passarmos pelo Ramadan, pela Laylatul Qadr. Allah SWT derramou sobre nós a Sua Misericórdia, nos perdoou os nossos pecados e erros, permitiu que nós sentíssemos o sabor do du’a e o sabor da fé, permitiu que nós o adorássemos, depois disso tudo vamos esquecer de Allah? Irmãos o Ramadan é uma das bênçãos de Allah, não pense que porque nós rezamos ou lemos o Quran isso foi feito com nosso mérito, não! Isso tb foi uma benção de Allah, uma lágrima sequer que nós derramamos nessas noites por temor a Allah foi pq Ele permitiu, se vc louvou a Allah, se vc implorou o Seu Perdão isso só aconteceu pq Ele te guiou a isso. Allah SWT disse no Quran:

"Certamente, não é mais do que uma mensagem, para o universo. Para quem de vós se quiser encaminhar. Porém, não vos encaminhareis, salvo se Allah, o Senhor do Universo, assim o permitir.” 81:27-29

Agradeçam a Allah irmãos, não esqueçam as inúmeras bênçãos que Ele nos concedeu e que continuará nos concedendo, agradeçam a Allah obedecendo as Suas ordens. Vejamos o que o Shaytan disse:

“Disse: Juro que, por me teres extraviado, desviá-los-ei da Tua senda reta. E, então, atacá-los-ei pela frente e por trás, pela direita e pela esquerda e não acharás, entre eles, muitos agradecidos!” 07:17

Olhe a sua volta e comece a enumerar as bençãos de Allah sobre vc e agradeça a Allah, e jamais conseguirás enumerá-las, pq elas começam até mesmo antes de vc nascer.

Irmãos, não vamos esquecer de Allah, não vamos esquecer dos Seus versiculos, não vamos esquecer do Seu Din, Allah SWT disse no Quran:

“E não sejais como aqueles que se esqueceram de Deus e, por isso mesmo, Ele os fez esquecerem-se de si próprios. Estes são os depravados!” 59:19

Disse Allahu Taala:

“Oh fiéis, recordai de Allah com frequencia, e Glorificai-o, de manha e a tarde” 33:41-42

E disse em relação a situação daqueles que esqueceram Allah no dia do Juizo:

"Em troca, quem desdenhar a Minha Mensagem, levará uma mísera vida, e, cego, congregá-lo-emos no Dia da Ressurreição.Dirá: Ó Senhor meu, por que me congregastes cego, quando eu tinha antes uma boa visão? E (Deus lhe) dirá: Isto é porque te chegaram os Nossos versículos e tu os esqueceste; a mesma maneira, serás hoje esquecido!” 20:124

Que Allah SWT nos firme e firme a nossa Ummah na retidão e na orientação, e que Allah não permita que nós caiamos nem nos desviemos agora após o Ramadan.


Ya Allah Ayrob !Glorificado e louvado sejas, Abençoado seja Teu nome, altissimo é o Teu poder e não há divindade digna de adoração além de Ti. Ya Allah buscamos proteção em Ti para que não nos extraviemos nem que nos extraviem, de cometermos erros ou de sermos levados a cometê-los, de oprimirmos ou sermos oprimidos, de sermos ignorantes ou sermos tratados com ignorância. Ya Allah nos protegemos em Ti, no Teu poder e na Sua nobre face e na sua autoridade eterna, contra shaytan rajim e seus sussurros e extravios. Ya Allah ajuda-nos a nos lembrarmos de Ti, a sempre Te agradecer e a Te adorar da melhor forma. Ya Allah imploramos o temor a Ti tanto secretamente como publicamente, imploramos-te a palavra verdadeira tanto nos momentos felizes como nos tristes, imploramos-te o equilibrio na riqueza e na pobreza, imploramos-te pela satisfação apos nos destinar algo, imploramos por uma vida feliz apos a morte, imploramos pela docura de contemplar a Tua face e a saudade pelo Teu encontro. Ya Allah adorna nosso coração com o adorno da fé e faze-nos estar entre aqueles que guiam e sao guiados! E que a paz e as bençãos de Allah estejam com o Profeta Muhamad e Louvado seja Allah Senhor do Universo. Allahuma Amin!

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen


Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad. Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício do Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações. Agradecemos a ALLAH (SW) que é o único Senhor do universo.

Que ALLAH (SW), aceite este trabalho, nos dando uma boa recompensa nesta vida e na outra. Principalmente às pessoas que nos precederam nesse trabalho e nos serviram como orientadores! Subhanna Allah!(Louvado Seja Allah(SW).


“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB,

fonte site: islamismo.org