sexta-feira, abril 06, 2012

O INFERNO E O PARAISO

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) -JUMA MUBARAK

Anas Bin Malik (Radiyalahu an-hu) referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “O Paraíso está rodeado de dificuldades (trabalho, privações) e o inferno está rodeado de tentações”. Muslim : 6778 e Bukhari 76:494 - Abu Huraira (Radiyalahu an-hu) referiu que Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam)disse: “ Quando Allah, o Altíssimo criou o Paraíso, disse ao Anjo Jibrail (Aleihi Salam) para ir ver. Ele foi ver e quando regressou disse: “Ó meu Senhor! Pela Tua Grandeza, Todos os que ouvirem falar dele, entrarão nele. Então Deus cercou o Paraíso com coisas desagradáveis e disse: “Vá ver novamente”. Jibrail depois de ver o Paraíso (cercado por tarefas pré-definidas por Deus) disse: “Meu Senhor, pela Tua Grandeza, estou com receio de que ninguém vai entrar nele. Quando Deus criou o Inferno, disse para ele ir ver. Jibrail depois de cumprir com a ordem, exclamou: “Ó meu Senhor, pela Tua Grandeza, quem ouvir falar dele, não vai entrar nele”. Então Deus rodeou o Inferno de coisas desejáveis e disse: “Vai agora ver”. Jibrail foi ver e quando regressou disse: “Ó meu Senhor! Pela Tua Grandeza, e Poder, estou com receio de que não restará ninguém que não queira entrar nele”. Sunan Abudawud 40:4726.

Outra passagem refere que o Anjo Jibrail (Aleihi Salam), Gabriel – que a Paz de Deus esteja com ele -, informou ao Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) de que Deus, Todo o Poderoso, mandou atear fogo no inferno e manteve-o aceso durante mil anos, acabando por ficar de cor branca. Depois Deus mandou outra vez atear fogo durante outros mil anos. As chamas tornaram-se vermelhas. Mais uma vez, mandou atear fogo por outro período equivalente e as chamas tornaram-se tão pretas que não se conseguia distinguir nada. Disse ainda que se Deus mandasse abrir o inferno na dimensão de um furo de uma agulha, o mundo ficaria destruído.

O Caminho para o Paraíso não é uma reta que se possa percorrer sem incidentes. O crente irá encontrar uma série de obstáculos. Curvas e contra curvas, recuos e avanços. Os prazeres da vida serão uma constante da sua existência. Se não se controlar e os utilizar sem ponderação, desviar-se-á do caminho e cairá no abismo das tentações que o levarão à penumbra, à perdição, ao inferno. Para este trajeto da vida, o inteligente é aquele que obedece a Deus e o seu Mensageiro e procura a companhia dos que praticam boas acções e que recomendam o bem.

”…..Porém se obedeceres a Deus e ao Seu Mensageiro, em nada serão diminuídas as vossas obras, porque Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo”. Cur’ane 49:14.

Num Hadice transmitido por Abdullah Ibn Massude (Radiyalahu an-hu), o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalamo, depois de mencionar os diversos estágios da formação do ser humano dentro da barriga da mãe, referiu o tipo de ações que serão praticadas por cada um de nós, durante as nossas vidas:

“Acontece um de vós praticar ações próprias da gente do Paraíso até não faltar senão um palmo para chegar a este (Paraíso) e aí ele ser antecipado pelo Livro e começar a praticar ações da gente do Inferno  assim entrará no inferno. E acontece um de vós praticar ações de gente do Inferno até não faltar senão um palmo para chegar ao Inferno e começar a praticar ações de gente do Paraíso e assim ele entrará no Paraíso”. Bukhari e Musslim.
Mesmos os mais piedosos estão sempre com receio de perder a fé nos últimos momentos da vida, porque essa situação será determinante no destino de cada um no Akhirat. Há pessoas que passam a vida a praticar boas ações, mas que no final das suas vidas morrem descrentes. É um exemplo daqueles que são cometidos por doenças graves e que se revoltam contra o Criador, ao ponto de pronunciarem blasfémias. No entanto, o crente deve viver com temor a Deus, de modo a precaver-se de algum deslize na sua conduta. Ao mesmo tempo, deve também viver com a esperança de que Deus ouvirá as suas preces, para que morra como muçulmano (submisso a Deus).

As condições de vida, evoluíram muito nos últimos séculos, em especial nos últimos 50 anos. O conhecimento é uma constante dos nossos dias. As pessoas passaram a ter uma palavra na constituição das leis, algumas das quais contrárias às orientações divinas. A maioria eleita, comanda os destinos dos respectivos países. O temor a Deus está a desaparecer, o que contribui para o fomento de actos imorais. Outros que tiveram uma formação religiosa, seguem as nova tendências, acabando por perder por completo, a percepção da existência de um “Polícia” que está em todo lado, ouve e vê tudo, porque é Omnipresente. Cada vez mais o homem satisfaz os seus caprichos, pisando e ultrapassando os direitos dos mais fracos.

Imaginem uma localidade, onde a paisagem é toda verde, com riachos de água límpida, onde se ouve o chilrar das aves. Com arvores de fruto e alimentos de todas as espécies, onde todos vivem em paz e em harmonia. Este poderá ser o mais baixo dos Paraísos. Agora imaginem uma localidade, sem qualquer vegetação, desoladora, constituída por pedras, com temperaturas insuportáveis e com riachos de água fervendo. Este poderá ser considerado o mais baixo dos Infernos (imaginem os graus acima!).

Saibamos hoje apetrechar a residência, que amanhã vamos habitar.
Façam o favor de ter um bom dia de Juma.
Cumprimentos
Abdul Rehman Mangá

quarta-feira, abril 04, 2012

A L M A D I N A - A TRAGÉDIA DA MULHER MODERNA


Por: Sheikh Aminuddin Mohamad 

A despeito de todas as campanhas que se pretendem de apoio e proteção à mulher, na verdade, nas sociedades atuais nunca a mulher esteve tão desprotegida. Por todo o lado vêm-se mulheres vivendo no meio de grandes dificuldades, numa situação de miséria moral gritante, tudo isso em nome de uma liberdade que na verdade é uma forma de opressão, de uma igualdade que é fictícia, e de uma libertação que mais parece uma forma de escravatura. 

Muitas mulheres do mundo atual enganam-se ao pensar que o sindicato dominado por homens está eventualmente afrouxando ao lhes conceder algumas liberdades de movimento e expressão, tão artificiais quanto levianas. 

O homem astuto já não é obrigado a tratá-la com bondade, pois ela agora inconscientemente adotou um “estatuto igual” ao do homem. 

Portanto, o homem trata-a agora como sua concorrente e não como sua protegida e nessa situação a consideração especial, a condescendência e o espírito protetor que ele sempre teve por ela, deixaram de existir. 

No aspecto físico e emocional, desde que a chamada “emancipação da mulher” começou a ser a palavra de ordem no mundo atual, as mulheres ficaram mais propensas à fadiga e à depressão. 

Por outro lado, a segurança do cidadão na generalidade registou uma acentuada degradação, pois ocorrem agora mais raptos, assassinatos, violência, abortos, divórcios, ilegalidades, etc., do que em tempos passados. 

Hoje as mulheres são tratadas sem respeito, nem dignidade. Até mesmo os gestos de cortesia que eram comuns em lugares públicos, nos meios de transporte ou noutros lugares, rapidamente desapareceram. 

É um facto sobejamente conhecido, que as mulheres são constantemente assediadas e importunadas, tanto no local de trabalho como na escola, na faculdade ou mesmo em locais públicos. 

A indústria publicitária há muito deixou de usar de subtileza que lhe é característica na publicitação de mercadorias. Nos tempos que correm há uma grande preferência pela mulher como meio de publicidade dos mais diversos produtos, com o único objectivo de enriquecer o homem ganancioso. 

Redes internacionais de traficantes escravizam-nas, obrigando-as a tomarem parte em atos degradantes. Encontram mercado junto de homens devassos que as usam, abusam e com a maior desfaçatez se descartam delas como se de alguma fralda suja se tratasse. 

Como resultado de toda esta situação, as crianças é que se tornam as maiores vítimas, pois quando não são abortadas enquanto ainda fetos, as menos infelizes acabam recolhidas em orfanatos ou em casas de pessoas que as adotam ou tomam como empregados, nunca chegando a sentir a alegria de ter uma vida familiar ou viver numa casa como vivem outras crianças da sua idade. 

Infelizmente é esta a realidade que nos é dada observar nos dias que correm, quer gostemos ou não. 

É sobejamente sabido que a situação da mulher na Europa piorou nos últimos 20 anos. De acordo com a Comissão Econômica da Organização das Nações Unidas para a Europa (CEE-ONU), quase 20 anos após a cimeira de Beijing, as mulheres da Europa ainda têm dificuldades em conciliar as obrigações familiares com as profissionais, dificuldades estas com tendência a aumentar se considerarmos a recessão econômica que assola a Europa. 

A chamada “libertação” da mulher nos nossos dias, de facto nada mais trouxe do que o abuso sem limite das mulheres, tanto no aspecto físico como no sexual. 

O verdadeiro papel da mulher é ser mãe, esposa, educadora e edificadora de uma boa e exemplar família, num lar feliz e amoroso. Não se pode esperar que de um lar deficiente, evolua uma sociedade próspera, pois esta é composta de células (famílias) que, se estiverem defeituosas só podem dar origem a uma sociedade doentia. 

A responsabilidade da mulher na criação, educação e acompanhamento do crescimento de seus filhos é uma tarefa nobre e dignificante, não obstante consumir uma parte substancial do tempo da mulher, o que na maior parte dos casos faz com que se torne incomportável que a mulher ainda tenha que ir trabalhar fora de casa. 

É devido ao facto de muitas mulheres nas sociedades atuais trabalharem fora de casa, que as crianças ficam sozinhas e abandonadas dentro de casa, entregues à uma ama sem a devida preparação para cuidar delas. E esta situação favorece alguma propensão à delinquência juvenil, o que de outro lado leva ao aumento de casos de mulheres que sofrem de depressão nervosa, levando-as a dependerem cada vez mais da droga, do álcool e do tabaco. 

É imperioso que as mulheres escolham que tipo de vida pretendem seguir, se de donas de casa e educadoras, ou se de grandes profissionais numa sociedade decadente. 

Por ocasião do 7 de Abril, um aceno fraterno à toda a Mulher Moçambicana.

Observação: Em Moçambique comemora-se o Dia da Mulher no dia 07 de Abril

segunda-feira, abril 02, 2012

Provas de que o Islam é a verdadeira religião de Deus‏

Em nome de Allah o Clemente, o Misericordioso! 

Queridos Irmão e Caríssimos Leitores,

É fato que enquanto outras religiões se afastam da ciência vemos que o islamismo a abraça e está intrinsecamente ligado a ela. Podemos observar isso em simples conversar entre os sahabas (Companheiros do Profeta) e até mesmo de suas esposas vejamos a profundidade de uma citação que Almuminina Aisha (RAA), esposa do Profeta SAAS, feita a uma companheiro do Profeta SAAS quando ele entrou em litigio com uma pessoa por uma disputa de um lote de terra. O conselho que a Mãe dos Crentes deu a Abu Salamah, através de um hadith do Rassulolah SAAS,a respeito do assunto gerou uma informação que só depois de vários anos foi revelado aos cientistas. Veja esse episódio, que chamamos nesse estudo de As Sete Terras.

A Sunnah do Profeta Muhammad é a segunda fonte revelada do Islã. Como o Alcorão, ela contém informação científica que não estava disponível há 1.433 anos. Desses milagres são as “sete” terras, mencionadas pelo Profeta em vários de seus ditos. Deles são os dois a seguir:


Hadith 1


Foi narrado sob a autoridade de Abu Salamah que surgiu uma disputa entre ele e algumas outras pessoas (sobre um pedaço de terra). Quando ele contou a Aisha (a esposa do Profeta) sobre isso, ela disse, ‘Ó Abu Salamah! Evite tomar a terra injustamente, porque o Profeta disse:

Quem quer que usurpe até mesmo um palmo de terra de alguém, terá a profundidade [desse palmo de terra] enrolada em seu pescoço através das sete terras.” (Saheeh Al-Bukhari, ‘Livro da Opressão.’)


Hadith 2


Salim narrou sob a autoridade de seu pai que o Profeta disse:

Quem quer que tome um pedaço de terra de outros injustamente, penetrará as sete terras no Dia da Ressurreição.” (Saheeh Al-Bukhari, ‘Livro da Opressão.’)

Os hadiths acima mencionados proíbem opressão em geral, especialmente tomar um pedaço de terra que pertence a outros injustamente. Quais são as sete terras a que eles se referem?

Estudos em geologia provaram que a terra é composta de sete zonas, identificadas das camadas internas para as externas como se segue:

1) O Núcleo Interior Sólido da Terra: 1,7% da massa da Terra; profundidade de 5.150/6.370 quilômetros

O núcleo interior é sólido e independente do manto, suspenso no núcleo fundido externo. Acredita-se que solidificou como resultado de pressão e congelamento, o que ocorre a maioria dos líquidos quando a temperatura cai ou a pressão aumenta.

2) O Núcleo Externo Líquido: 30.8% da massa da Terra; profundidade de 2.890/5.150 quilômetros

O núcleo externo é um líquido quente, que conduz eletricidade, dentro do qual ocorre movimento convectivo. Essa camada condutiva combina com a rotação da Terra para criar um efeito de dínamo que mantém um sistema de correntes elétricas conhecido como o campo magnético da Terra. Também é responsável pela guinada sutil da rotação da Terra. Essa camada não é tão densa quanto ferro fundido puro, o que indica a presença de elementos mais leves. Os cientistas suspeitam que em torno de 10% da camada seja composta de enxofre e/ou oxigênio porque esses elementos são abundantes no cosmos e se dissolvem imediatamente em ferro fundido.

3) A Camada “D”: 3% da massa da Terra; profundidade de 2.700/2.890 quilômetros

Essa camada é 200 a 300 quilômetros mais espessa e representa em torno de 4% da massa do manto-crosta. Embora seja freqüentemente identificada como parte do manto inferior, descontinuidades sísmicas sugerem que a camada “D” pode diferir quimicamente do manto inferior localizado abaixo dela. Os cientistas teorizam que ou o material se dissolveu no núcleo, ou foi capaz de afundar através do manto mas não até o núcleo por causa de sua densidade.

4) Manto Inferior: 49.2% da massa da Terra; profundidade de 650/2.890 quilômetros

O manto inferior contém 72,9% da massa do manto-crosta e é provavelmente composto principalmente de silício, magnésio e oxigênio. Provavelmente também contém algum ferro, cálcio e alumínio. Os cientistas fazem essas deduções supondo que a Terra tenha uma abundância e proporção semelhantes de elementos cósmicos encontrados no Sol e em meteoritos primitivos.

5) Manto Intermediário (Região de transição): 7.5% da massa da Terra; profundidade de 400/650 quilômetros

A região de transição ou mesosfera (manto intermediário), às vezes chamada de camada fértil, contém 11,1% da massa do manto-crosta e é a fonte de magmas basálticos. Também contém cálcio, alumínio e granada, que é um complexo mineral silicatado que contém alumínio. Essa camada é densa quando fria por causa da granada. É flutuante quando quente porque esses minerais se fundem facilmente para formar basalto, que pode então se elevar através das camadas superiores como magma.

6) Manto Superior: 10.3% da massa da Terra; profundidade de 10/400 quilômetros

O manto superior contém 15,3% da massa do manto-crosta. Os fragmentos foram excavados para nossa observação por cadeias de montanhas erodidas e erupções vulcânicas. Olivina (Mg,Fe)2SiO4 e piroxena (Mg,Fe)SiO3 foram os minerais primários encontrados dessa forma. Esses e outros minerais são refratários e cristalinos em altas temperaturas; portanto, a maioria se assenta fora do magma, seja formando novo material ou nunca deixando o manto. Parte do manto superior, chamado astenosfera, pode ser parcialmente fundido.

7) Litosfera

Crosta oceânica: 0.099% da massa da Terra; profundidade de 0-10 quilômetros

-- 
Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB,

Omar Hussein Hallak