segunda-feira, agosto 19, 2013

O meu Comentário à reflexão islâmica intitulada «Seguindo as Tradições» da autoria de Joseph Islam, e traduzida e enviada por Yassin Fakir

Por: M. Yiossuf Adamgy

Prezados Irmãos,

Assalamu Alaikum Wa ráhmatullahi Wa barakatuh:

O nosso irmão e leitor de “Al Furqán” Yassin Fakir traduziu e enviou para a Al Furqán o artigo intitulado «Seguindo as Tradições», da autoria de Joseph Islam, o qual foi publicado na “Reflexão Islâmica” nº. 24.

Na altura, não obstante o artigo em questão requerer um comentário esclarecedor da minha parte, em ralação a alguns pontos, publiquei-o na sua íntegra, acrescentando-lhe, no entanto, apenas e em separado, uma informação sobre o livro «Um Dia na Companhia do Profeta Muhammad (s.a.w.)», editado pela “Al Furqán”, livro esse que apresenta 100 “Ahadith” seleccionados, para que os Muçulmanos e Não-Muçulmanos se familiarizem com a Sunnah do Profeta Muhammad (s.a.w.).

Decidi fazer o meu comentário, posteriormente e em separado, na “Reflexão Islâmica” seguinte, ou seja esta, a nº. 25.

Entretanto, quando me preparava para a publicar, recebi do ilustre Maulana Rizwan, Director do Colégio Islâmico de Palmela, um e-mail, onde manifesta o seu desagrado em relação ao conteúdo do artigo de Joseph Islam, e dizendo, a dado passo, o seguinte, que passo a citar:

«No artigo que Bhai Yussuf enviou, o autor (Joseph Islam) diz:

"Comer com a mão esquerda ou a mão direita não é uma questão do Alcorão. Mas, se alguém afirma, sem o mandado do Alcorão que os crentes são obrigados a comer com a mão direita por uma questão religiosa, então isso é inaceitável à luz do Alcorão, independentemente de como muçulmanos tentam justificar as tradições em nome do Profeta."

Isto é muito grave, não sei se Bhai Yussuf conhece pessoalmente o autor ou não, mas o teor do artigo evidencia a teoria dos Munkirin Hadith (ou Quránis).

Hoje falou de comer com a mão direita não estar no Qurán, por isso, simplesmente, rejeita-se apesar de à luz de claros Ahadith Sahih este acto ser considerado Sunnah do nosso Querido Raçulullah (Sallalláho Alaihi Wa Sallam). Hoje é isso amanhã talvez se questione onde está no Qurán que Salatul Fajr tem dois Fardh e Zuhr quatro e que Asr tem quatro e assim sucessivamente.

Com certeza que terá conhecimento dos Ahadith mas apenas por uma questão de relembrar deixo aqui dois Hadith claros: 

a) Sayyiduna Abdullah Ibn Umar (Radiyalláhu Anhuma) relata que Raçulullah (Sallalláho Alaihi Wa Sallam) disse: "Quando um de vós comer, deve comer com a mão direita e se beber também deve beber com a mão direita." (Musslim, Tirmizi)

b) Sayyiduna Abdullah Ibn Umar (Radiyalláhu Anhuma) relata que Raçulullah (Sallalláho Alaihi Wa Sallam) disse: "Nenhum de vós não deve comer ou beber com a mão esquerda pois o shaitán é que come e bebe com a mão esquerda." (Musslim)

Referir-se acerca deste tipo de narrativas claras e sucintas como não aceitável à luz do Alcorão é simplesmente o caminho da rejeição da fonte do Islám ou seja a Sunnah (Hadith). Pelo conhecimento que tenho de si, creio que até Bhai Yussuf não corroborará com essa visão pois nesse mesmo email há o anúncio de mais uma obra sua onde o Senhor, Mashaallah, escreve no sinopse o seguinte:

«Este livro observa as regras e as normas desde ao erguer-se ao alvorecer até à hora de ir dormir, na última parte da noite.

Os 100 Ahadith apresentados neste livro foram seleccionados e traduzidos pelo autor, das colecções de Sahi al-Bukhari, Sahi Muslim, Jami al-Tirmidhi, Sunan Abu Daud, Sunan al-Nissa’i e Sunan Ibn Maja. A maior parte foi retirada de Miskatal-Masabih e Riyad al-Salihin».

Bhai Yussuf sabe que o nosso querido Raçulullah (Sallalláho Alaihi Wa Sallam) deixou para a Ummah duas coisas acerca das quais ele foi claro:

"Deixo ficar convosco duas coisas que se segurarem a elas jamais se desviarão: Livro de Allah e a minha Sunnah."

Por conseguinte, tentar compreender o Quran sem a Sunnah (Hadith) não só é impossível como até é contra a orientação do próprio Qurán que diz:

"E a Ti enviamos a Mensagem para que expliques os humanos a respeito do que foi revelado, para que meditem." (Surah Nahl (16), Versículo 44).

Portanto, Raçulullah (Sallalláho Alaihi Wa Sallam) é o Mufassir (explicador) do sagrado Qurán, não sendo possível entender o Sagrado Qurán sem a sua explicação.

O facto de este artigo ter sido enviado por si, um homem respeitado por todos na nossa Comunidade, poderá criar nos nossos irmãos e irmãs muitas dúvidas e confusão, algo que shaitán aproveitará para desestabilizar o Imán (fé) que infelizmente nem é tão forte, nos dias de hoje.

Assim, agradeço que reflicta sobre as observações que deixo aqui e inshaallah se pretender, poderemos falar pessoalmente, também.

Jazakallah pela sua atenção.

Wassalam.

Rizwan».
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Respondi ao Maulana Rizwan, dizendo-lhe que concordava com ele, agradecendo a sua intervenção. Que eu próprio era de opinião que se deve esclarecer, tanto que estava já a preparar um artigo a esse respeito. Com a sua ajuda, seria melhor.

Face ao exposto, solicitava a sua autorização para, baseando nesse seu e-mail, divulgar estas suas observações (e outras mais que fossem convenientes) na próxima reflexão. E que esperava que, in cha Allah, com esse esclarecimento, pudesse transmitir e rebater essas posições, não obstante o autor do artigo ter a respectiva liberdade de pensamento.

Quanto à sua afirmação ou opinião, no final do seu e-mail: “o facto de este artigo ter sido enviado por si, um homem respeitado por todos na nossa Comunidade, poderá criar nos nossos irmãos e irmãs muitas dúvidas e confusão...”, devo dizer, aqui, com todo o respeito e sinceridade, que não comungo dessa opinião, pois não obstante estar em desacordo em relação a alguns pontos deste artigo de Joseph Islam (traduzido e enviado por Yassin Fakir) que aqui se irá esclarecer, há que sublinhar o respeito que o autor merece, como testemunho revelador da tolerância, da liberdade de pensamento e do nível intelectual do debate de ideias dos pensadores. A minha missão é trazer luz à essas questões, de acordo com a Sunnah do Profeta (s.a.w.), sem contundir com o Alcorão.

Posto isto, aqui vai o meu simples e curto esclarecimento (embora, a esse respeito, já o tivesse feito, noutros meus artigos):

É certo que a primeira fonte do Islão é o Alcorão e depois a Sunnah, os Ahadith que servem para explicar e esclarecer os versículos Alcorânicos. Não para os contrariar. Por conseguinte, os Quranis não estão certos na sua inclinação de seguirem exclusivamente o Alcorão, pois erram ao supor que se seguirem Muhammad (p.e.c.e.) não estão a seguir o Alcorão. Obedecer ao Profeta é obedecer a Deus (ár. Allah). [Alcorão, 4:80]. Na verdade, vós tendes um bom exemplo no Mensageiro de Allah… [Alcorão, 33:21].

Por outro aldo, o Profeta Muhammad (p.e.c.e.) distinguia, inequivocamente, aquilo que lhe tinha chegado sob a forma de revelação divina, e o que não: «Não passo de um ser humano. Quando vos ordeno algo relativo à vossa religião, aceitem-no. Se vos ordenar algo baseado na minha opinião pessoal, sou meramente um ser humano».

Os seus seguidores assim o sabiam, pois ele frequen-temente seguia os seus conselhos ao invés de insistir nas suas próprias ideias, quando estas não eram reve-lações.

Aceitam a palavra do Alcorão e de Muhammad (p.e.-c.e.), que este era um ser humano que cometia falhas mas, como era um Profeta, era corrigido por Allah. 

Aceitam a palavra do Alcorão e que o Alcorão (os seus ensinamentos, como originalmente transmitidos, — i.e. o seu significado, Alcorão, 56:77-80) será preser-vado. Esta promessa não abarca os Ahadith. Os Aha-dith, apesar de conterem a Sunnah do Profeta (s.a.w.) são variáveis, tanto em termos de qualidade, confiança e interpretação. Devemos ser cautelosos na sua abordagem, embora não haja necessidade de os rejeitar a todos. É através dos Ahadith (Sahih) que sabemos a história do Profeta (s.a.w.) e a compre-ensão da revelação do Alcorão.

Existe sempre a possibilidade de seleccionar alguns Ahadith que são triviais, outros que aparentemente con-tradizem o Alcorão, outros que se contradizem entre si, outros ainda que são relatos diferentes de um mesmo acontecimento, outros elaborados como acrescentos ou distorções por sectários e assim por diante. Apesar dis-so, existem muitos que nos relatam as circuns-tâncias em que alguns dos versículos do Alcorão foram revelados, outros que nos dizem como aque-les foram interpretados e aplicados em determinada altura, e outros ainda que iluminam os versículos do Alcorão.

Se Allah me ajudar e se tiver algum apoio financeiro, gostaria, de um dia, publicar, para esclarecimento desta temática (Alcorão e a Sunnah são fontes inseparáveis do Islão), um trabalho intitulado "A Ciência do Hadith", estudando duas ciências principais: ‘ilm al-hadîz riwâyatan (a ciência do hadith enquanto a sua trans-missão) e o ‘ilm al-hadîth dirâyatan (a ciência do hadith como investigação)..., dando ênfase que a Sunnah tem, categoricamente, o seu lugar na Legislação Islâmica, e isso porque o Profeta Muhammad (s.a.w.) ordenou aos seus companheiros que obesdecessem o Alcorão e a Sunnah.

Para os eruditos do Islão, na verdadeira acepção da palavra, a Sunnah é o registo de todos os feitos, ditos e confirmações do Mensageiro, não obstante ser a segunda fonte da Legislação Islâmica (o Alcorão é, obviamente, a primeira).

O Alcorão e a Sunnah são inseparáveis. A Sunnah clarifica as ambiguidades que contém o Alcorão, explicando-se sobre o mencionado de modo sucinto neste; especificando o não condicionado; generalizando o específico; e particularizando o geral...

Por exemplo, como orar, jejuar, dar esmola e fazer a peregrinação é estabelecido e explicado na Sunnah. Na verdade, a Sunnah é relevante no que diz respeito a todos os aspectos do Islão e os muçulmanos devem viver de acordo com isso. Por este motivo, tem sido estudado e transmitido, de geração em geração, quase com o mesmo cuidado que com o Alcorão. 

O Profeta (p.e.c.e.) ordenou aos seus Companheiros que obedecessem a Sunnah categoricamente. Falou claramente para que eles pudessem entender e memorizar as suas palavras e os exortou que transmitissem a sua palavra às gerações futuras. Às vezes, ele até pedia que eles escrevessem as suas palavras, uma vez que "tudo o que digo é verdade". Os Companheiros prestavam toda atenção aos seus ditos e feitos e mostravam um grande desejo de moldar as suas vidas à dele, mesmo nos pequenos detalhes. Consideravam cada palavra e ação dele como um mandato divino ao qual deviam respeitar e seguir da forma mais fiel possível. Ao considerar as suas palavras como presentes divinos, eles interiorizaram-nas, preservaram-nas e transmitiram-nas.

Considerando que a verdade é a pedra angular do carácter muçulmano, os Companheiros não mentiam. Da mesma forma não alteraram o Alcorão, fazendo tudo o possível para preservar as tradições e confiá-las para as gerações futuras, memorizando-as ou escrevendo-as. Entre as colecções de Hadith feitas na época dos Companheiros, existem três muito famosos: a Al-Sahifa al-Jurema por Abdallah ibn Amr ibn al-As, Al-Sahifa Al- Saheehah por Hammam ibn Munabbih e Al-Majmu por Zayd ibn Ali ibn Husayn.

Os Companheiros foram extremamente sérios narran-do as tradições. Por exemplo, Aisha e Abdallah ibn Omar (r.a.) narraram-nas palavra por palavra, sem mudar sequer uma única letra. Ibn Massud e Abu al-Darda (r.a.) tremiam como se tivessem febre, quando se lhes pedia para que transmitissem uma tradição.

O Califa Omar ibn Abd al-Aziz (que governou durante a época de 717-720 d.C.) ordenou que fossem escritas as tradições preservadas oralmente e rela-tado numa base individual. Personalidades famosas tais como Said ibn al-Musayyib, Alqama, Sufyan al-Zawri e Zuhri, foram os pioneiros desta tarefa sagrada. Em seguida, eles foram seguidos pelos grandes especialis-tas que concentraram completamente na transmissão exacta das tradições e no estudo de seu significado, formulação e prudentes críticas de seus narradores.

Graças a todos eles, temos uma segunda fonte do Islão na sua pureza original. Somente através do estudo da vida do Profeta (s.a.w.) e moldando a ela a nossa vida, é que se pode alcançar a satisfação de Allah e o caminho que conduz ao Paraíso. Os grandes santos receberam a sua luz deste "sol" e guia, o Profeta Muhammad (s.a.w.), enviando-a aos que se encontra-vam na obscuridade, a fim de que pudessem encontrar o seu caminho.

Posteriormente o Bukhari e o Muslim e outros fizeram o seu melhor ao seleccionarem os Ahadith, não obstante terem rejeitado milhares de Ahadith aquan-do da sua consagrada selecção, por duvidarem da veracidade dos mesmos; ainda assim, eventualmente, poderão ter passado alguns Ahadith com falhas ou não serem correctos. Por conseguinte, os eruditos islâmi-cos são, na sua maioria, unanimes em afirmar que qualquer hadith que, em vez de esclarecer, contrarie o espírito dos versículos Alcorânicos, deve ser rejeitado.

«Quem introduza na nossa Sunnah uma opinião que não existia, será rejeitado”. (Bukhari, Muslim e Ibn Maja).

Este válido critério foi observado pelos grandes eru-ditos do Islão, desde o início. Hazrat Aisha (r.a.) teve um papel de capital importância no que se chamou a codificação ou regulamentação da Tradição do Profeta (s.a.w.) ou Tawtiq as-sunna. Foi a primeira sábia que criou as bases para esta codificação utilizando, parti-cularmente, o princípio da confrontação do hadith com o Alcorão. A sua célebre frase “Entre vocês e eu está o Livro de Deus”, dita num dos seus debates com outros sábios, foi tomada como base da legislação de nume-rosas disciplinas a fim de avaliar qualquer hadith, antes da sua propagação e difusão.

Continua a ser o fio condutor dos pensadores actuais. Ibn Khaldun escreveu: "Não acredito em nenhum Hadith ou relato de um Companheiro do Profeta, paz esteja com ele, como sendo verdadeiro se diferir do sentido do Alcorão, por muito fidedignos que tenham sido os seus narradores. Não é impossível que um narrador pareça fidedigno, embora seja movido por outros motivos. Se os Ahadith fossem analisados pelos seus conteúdos como o foram relativamente à cadeia de narradores que os transmitiram, grande parte deveria ter sido rejeitado. Um princípio aceite é o de que um Hadith pode ser rejeitado se divergir do sentido do Alcorão, dos princípios da Chariah, das leis da lógica, ou de qualquer outra verdade evidente". Este critério, que foi apresentado pelo Profeta Muhammad (p.e.c.e.) e seguido por ibn Khaldun, está em perfeita harmonia com a análise científica moderna».

Espero ter esclarecido, satisfatoriamente.

Que Deus nos abençoe a todos, concedendo-nos orientação e felicidade. Qualquer bem que advenha deste esclarecimento, deve-se à benevolência de Deus e, caso eu tenha dito algo inútil, foi por defeito meu. Deus, o Altíssimo, é perfeito.

Crê quem quiser, não crê quem quiser. Apenas Allah nos julgará.

"Ó Allah! É de Ti que dependemos, é a Ti que recorremos, e é para Ti que todos nós regressaremos." (Alcorão, 15:19). ■

sexta-feira, agosto 16, 2013

E NÃO NOS CABE MAIS DO QUE TRANSMITIR A MENSAGEM – 1ª. Parte

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício de Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações -  JUMA MUBARAK

Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem" . Estas palavras proferidas no final das intervenções dos nossos ulemás (responsáveis religiosos), constituem o versículo número 17 do Surat Yácin. Para melhor compreendermos o sentido desta advertência, vamos analisar alguns versículos do Cur’ane, onde Deus relata ao Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), os acontecimentos duma certa cidade que, a exemplo de alguns Coraixitas (residentes de Maka), também rejeitaram os Seus Mensageiros. 

Deus enviou milhares de Profetas, que vieram trazer sempre a mesma palavra da Unicidade Divina. Os Profetas foram enviados para os que se desviaram da orientação, adorando ídolos, cometendo as maiores imoralidades e atrocidades. “…Se eles se submeterem, estão no caminho recto; e se eles voltarem as costas, teu dever é só proclamar a mensagem; e Allah vela por Seus servos”. Cur’ane 3.20. Outros povos não aceitaram as advertências dos Mensageiros, porque iriam pôr em causa os privilégios e o modo de vida que vinham adotando, desde os tempos dos seus antepassados. Por isso, maltrataram, agrediram e até mataram os enviados de Deus. “Na verdade, a esses que negam os versículos de Allah e que sem razão, matam os profetas e assassinam aquelas pessoas que ordenam a justiça, anuncia- lhes um castigo doloroso”. Cur’ane 3.2. Alegavam de que Deus nunca enviaria Profetas que eram de carne e osso, que bebiam, comiam e que eram tão humanos como eles. Por isso, Deus enviaria sim Profetas sob a forma de anjos ou de outra matéria que impressionassem os humanos. “E dizem: que espécie de mensageiro é este que come os mesmos alimentos e anda pelas ruas? Porque não enviaram um anjo …?” Cur’ane 25:7. 

Não faria sentido Deus enviar Profetas na forma de Anjos, porque eles, não comem, não bebem, não se reproduzem e não cometem qualquer erro. Deus enviou os Profetas iguais a nós, para seguirmos os seus exemplos e para nos servirem de código de vida. Apesar dessa semelhança, os Profetas tinham outras qualidades, como por exemplo a fé que estava sempre a aumentar, ao contrário da nossa que tem altos e baixos ou a dos anjos sempre estacionária. Mesmo com as rejeições dos povos, Deus com a Sua infinita Misericórdia para com a Sua criação, continuou a enviar Profetas, para nos tirarem das trevas. 

O Profeta Ibrahim (Aleihi Salam), Abraão (Que a Paz de Deus estela com ele), chamou a atenção ao seu povo para adorarem ao Deus Único e deixarem os seus ídolos porque não lhes proporcionavam quaisquer sustentos. “Se rejeitardes (a mensagem) sabei que outras gerações anteriores a vós desmentiram (seus mensageiros). E ao mensageiro só lhe cabe transmitir claramente a mensagem”. Cur’ane 29:18. 

Apesar da preocupação de fazerem o seu melhor, muitos Profetas sentiam-se impotentes para transformar os corações adormecidos dos seus povos e por isso ficavam preocupados, porque um dia irão prestar contas perante Deus. Para alguns Profetas, o resultado das suas missões, se reduziram a escassos seguidores e não conseguiram transformar a mentalidade dos desviados. No dia da Ressurreição, alguns Profetas entrarão sozinhos no Paraíso, outros terão poucos acompanhantes e outros muito mais seguidores. A propósito da quantidade de seguidores que cada Profeta irá levar com ele para o Paraíso, Ibn Abbas (Radiyalahu an-hu) contou que uma vez o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse que um Profeta irá passar por ele com um só seguidor, outro com dois, outro com vários, outro com um grupo de pessoas e outro não terá ninguém com ele. Bhukari 71:648. Anas b. Malik referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “ entre os apóstolos, eu terei o maior número de seguidores no Dia da Ressurreição; e eu serei o primeiro a bater a porta do Paraíso”. Muslim 1:382. Na noite de Mir’aj, Mussa - Moisés (Aleihi Salam) chorou quando Muhammad (Salalahu Aleihi wassalam) encontrou-se com ele. Foi-lhe perguntado os motivos da sua tristeza e ele disse: “Ó Senhor meu! Os seguidores deste jovem Profeta, que foi enviado depois de mim, vão entrar no paraíso em maior número, em relação aos meus seguidores. Bukhari 54.429. 

“Allahumaghfirli yá Arhama Ráhimin”. Ó Allah, perdoa-me e tenha pena de mim, ó Tu mais Misericordioso de todos os que mostram misericórdia!. 

In Sha Allah, Este tema será concluído no próximo Juma. “Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41. 

Cumprimentos Abdul Rehman Mangá 15/08/2013 abdul.manga@gmail.com.

quinta-feira, agosto 15, 2013

Seguindo as Tradições

Em nome de Allah , O Clemente, O Misericordioso. Louvado seja Allah , criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Muhammad (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Que Allah (SWT) abençõe e de paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

Meus queridos irmãos e caríssimos leitores! Nós temos um grande respeito pelo irmão M. Yiossuf Adamgy, haja vista nos repassar muitos conhecimentos islâmicos e da vida através de seus artigos, livros etc. Nesse artigo Seguindo as Tradições, que hora publico em nosso blogger, me faz mister, emitir minha humilde opinião quanto o que afirma o escritor Joseph Islam, o qual não conheço: "Comer com a mão esquerda ou a mão direita não é uma questão do Alcorão. Mas, se alguém afirma, sem o mandado do Alcorão que os crentes são obrigados a comer com a mão direita por uma questão religiosa, então isso é inaceitável à luz do Alcorão, independentemente de como os muçulmanos tentam justificar as tradições em nome do Profeta".

Eu por exemplo na qualidade de um ignorante estudante da doutrina islâmica seu de dois ditos que toda a Ummar Sunnah respeitam e tem como fonte segura, nos orientando a comer com a mão direita:

01) Sayyiduna Abdullah Ibn Umar (Radiyalláhu Anhuma) relata que Raçulullah (Sallalláho Alaihi Wa Sallam) disse: "Quando um de vós comer, deve comer com a mão direita e se beber também deve beber com a mão direita." (Musslim, Tirmizi).

02) Sayyiduna Abdullah Ibn Umar (Radiyalláhu Anhuma) relata que Raçulullah (Sallalláho Alaihi Wa Sallam) disse: "Nenhum de vós não deve comer ou beber com a mão esquerda pois o shaitán é que come e bebe com a mão esquerda." (Musslim).


Pois bem, eu entendo que a Sunnah é o modus-operandis do Alcorão Sagrado. Entendo também que temos que ter muito cuidado com as fontes das quais elas foram catalogadas e sabemos inclusive que pessoas mal intencionadas inventaram vários ditos para satisfazer suas inovações e confundir a Ummar do Rassulollah SAAS. Entendo também que nenhum dito pode ir de encontro ao que diz o Alcorão Sagrado, que é sem dúvidas a fonte número um da nossa Religião.

Acredito também, que como esses senhores tem fé pública e são multiplicadores de opinião, o que publicam pode criar no mínimo confusão aos milhares de leitores que diariamente leem suas publicações. E daí sair outros questionamentos, de outras ações que praticamos no dia a dia e também não estão explícitas nos Livro Sagrado, como por exemplo, a maneira que nós fazemos nossas orações diárias!

Considero que essas discussões são válidas e até refletem o respeito do "Livre Arbítrio", e do livre pensamento intelectual. Mas que devem ser tratadas em um Fórum restrito e com pessoas com no mínimo o mesmo conhecimento intelectual.

Segue abaixo, o texto na integra. Assalamu Aleikom - pedimos perdão a Allah SW e declaramos que não existe nenhuma Verdade e nenhum Poder a não ser o que vem Dele o Altíssimo.
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Por: Joseph Islam no Facebook - Traduzido e enviado por: Yassin Fakir

Meu humilde conselho para uma alma simpática que perguntou-me sobre a minha opinião sobre seguir certas tradições.

... No final do dia, não há nada de errado em seguir as tradições. O Alcorão não tem a intenção de livrar um povo das suas tradições. O que o Alcorão procura fazer é ajudar os crentes a "discernir" e fazer julgamentos fundamentados à luz do Alcorão. Ele procura trazer as práticas sob a alçada do Islão e reduz as práticas incongruentes com a orientação do Alcorão. Daí porque ele próprio é chamado “al furqán“ (o critério).

Se as tradições que você segue parecem cumprir o "espírito" da orientação do Alcorão e não estão em conflito com ele, então não há necessidade de abandoná-las.

O problema só começa quando se afirma que a "tradição" é para ser seguida por uma "questão de religião". O Alcorão não procura impor uma tradição árabe dos séculos 7 ou 10 a uma população por exemplo, a chinesa do século 21. Este ponto, na minha humilde opinião continua a ser imperativo.

Comer com uma faca e um garfo é uma tradição. Comer com pauzinhos é uma tradição. Vestir um fato, uma túnica árabe ou um Zhiduo chinês é uma tradição de um povo. O Alcorão não vê isso como questões 'religiosas', desde que o requisito básico de cobertura e decência seja cumprido.

Comer com a mão esquerda ou a mão direita não é uma questão do Alcorão. Mas, se alguém afirma, sem o mandado do Alcorão que os crentes são obrigados a comer com a mão direita por uma questão religiosa, então isso é inaceitável à luz do Alcorão, independentemente de como os muçulmanos tentam justificar as tradições em nome do Profeta.

O que os crentes devem perceber é que o Profeta nasceu em um determinado momento da história. Ele foi um produto de um meio sectário e social do seu tempo. Ele simplesmente aplicou a orientação do Alcorão para as suas circunstâncias. Se ele nascesse hoje em sua casa, como iria ele se vestir? Como ele viajaria? Como é que ele iria comer? Qual seria a língua que ele falaria?

Tenho certeza que você apreciaria as respostas destas perguntas.

Os crentes devem melhorar a sua compreensão do Alcorão para que eles possam estar numa posição melhor de avaliar as suas tradições.

MEU CONSELHO HUMILDE

Leia o Alcorão tomando-o como a única autoridade religiosa e testemunho final de Deus. Extraia dele o melhor significado, faça do Alcorão o seu critério para julgar e executar a sua orientação.

Avalie as tradições que chegaram até si da cultura em que viveu, não as descarte simplesmente, mas melhore a capacidade de discernir. Aquelas tradições da sua cultura que se inserem no espírito e orientação do Alcorão, sê livre para adotá-las. Aquelas que não o são, respeitosamente deixe-as de lado ou restrinja o seu envolvimento nelas.

Respeite as tradições dos outros. Deus nos criou como pessoas diversas.

Apesar da tendência, às vezes, todos nós devemos esforçarmo-nos por abster-se de julgar os outros. Só Deus sabe o quanto de verdade chegou a uma pessoa, a sua viagem particular, o que está nos seus corações e como Ele quer testá-los.

Crie o hábito de ler o Alcorão com frequência, até mesmo algumas passagens por dia. É uma fonte imensa de conforto para o espírito humano ao permitir que Deus fale consigo diretamente e com regularidade através do Alcorão, na língua que perceba.

Com a idade, experiência e a subsequente sabedoria, o Alcorão vai falar com você de maneiras diferentes, ajudando-o a tirar o máximo partido deste mundo transitório e ajudando você a crescer espiritualmente em preparação para o próximo.

Seja atento e respeitoso com os outros nos percursos em que eles acreditam, trazendo à tona as suas próprias experiências. Somos todos viajantes, tomando caminhos diferentes e descansando em diferentes destinos. No final das contas, o objetivo de todos nós é Deus.

Esteja em paz!

Fonte: Reflexões Islâmicas - nº. 24 - www.islao.pt /www.alfurqan.pt - alfurqan2011@gmail.com / alfurqan04@yahoo.com

terça-feira, agosto 13, 2013

As Boas Maneiras nas Mesquitas

Bismillah Arahman Arahim

O Profeta (que Allah o abençoe e lhe dê paz) passou por um túmulo recente. Perguntou aos seus companheiros a respeito dele. Eles disseram: “É o túmulo de Ummu Muhjin (a mulher que limpava a mesquita)”. O Profeta censurou-os por não terem informado a ele a respeito da morte dela. Assim, ele teria feito a oração fúnebre por ela. Ele disse: “Por que não me avisaram?” Responderam: “Estava dormindo e não quisemos acordá-lo.” O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz), então, fez uma prece por ela. (Narrado por Musslim).

Um beduíno possuía um camelo de cor vermelha. Ele gostava muito dele. Um dia, o camelo sumiu. O homem ficou procurando-o durante toda a noite e não o encontrou. Durante a oração da alvorada o beduíno ficou em pé e ficou perguntando às pessoas a respeito do camelo. Quando o Profeta o ouviu ficou zangado com ele, por ter feito perguntas a respeito do camelo na mesquita. Disse-lhe: “Você pensa que as mesquitas foram construídas para isso?” (Narrado por Musslim).

O Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) ordenou as pessoas que, ao virem alguém fazer perguntas a respeito de algo que perderam nas mesquitas que lhe digam: “Que Allah não o restitua a você, pois as mesquitas não foram construídas para isso.” (Narrado por Musslim).

As mesquitas são as casas de orações dos muçulmanos: O muçulmano vai à mesquita para cumprir as orações por representar uma excelente recompensa. O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Para aquele que constantemente vai e volta das mesquitas, Deus prepara para ele uma hospedagem no Paraíso, toda vez que for e voltar.” (Muttafac alaih).

O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz), também, disse: “Quanto àquele que fizer corretamente a ablução em sua casa, em seguida for a uma das Casas de Allah para realizar uma das orações obrigatórias, saiba que, por cada passo que der, ser-lhe-á perdoada uma falta e ele será elevado em um grau”. (Musslim).

O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) também disse: “Quem for constante em freqüentar as mesquitas para praticar a oração, tendo o coração ligado a elas será um dos sete que Allah irá proteger sob à Sua sombra no Dia da ressurreição.” 

As boas maneira da mesquita que o muçulmano segue assiduamente. Entre elas citamos:

A purificação: Não entra na mesquita quem não estiver higienizado, a parturiente, a menstruada,o poluto (emissão de semen), a não ser de passagem, para que o muçulmano aufira a excelente recompensa.
O perfumar-se e o usar roupas bonitas: Allah, exaltado seja, disse:
يا بني آدم خذوا زينتكم عند كل مسجد] الأعراف: 31].

“Ó filhos de Adão, revesti-vos de vosso melhor atavio quando fordes às mesquitas.”

O muçulmano deve evitar comer coisas com mau cheiro, como o alho, a cebola, e coisas similares. O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Quem comer alho ou cebola que se afaste de nós, ou que se afaste das mesquitas e permaneça em sua casa.” (Muttafac alaih).

Ir muitas vezes à mesquita: O Islam nos incentiva irmos às mesquitas e o sentarmos nelas. O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Gostaríeis que vos explicasse algo cujo cumprimento faria com que Deus vos apagasse as faltas e vos elevasse a um lugar de honra?” Responderam: “Ó Rassulullah, claro que sim!” Disse: “Fazer a ablução apropriadamente, conquanto dificultoso; frequentar mais amiúde as mesquitas, e ficar esperando, depois de uma oração, a oração seguinte. Isto sim, é a pessoa estar em constante vigília (esforço pessoal) e preparação!” (Musslim).

Fazer prece quando está se dirigindo à mesquita: O Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) costumava dizer à caminho da mesquita: “Ó Allah coloca luz em meu coração, na minha audição, na minha visão, à minha direita, à minha esquerda na minha frente, por trás de mim, por cima e por baixo de mim, e me concede a luz.” (Musslim).

O caminhar sossegadamente quando se está dirigindo à mesquita: O Rassulullah (que Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “Ao ouvirem o Icáma (o chamado para se iniciar a oração), devem se dirigir para a oração sossegada e solenemente, sem pressa. Que pratiquem o que alcançarem e completarem o que perderem.” (Muttafac alaih).

O entrar com o pé direito, fazendo prece: O muçulmano ingressa na mesquita com o pé direito e diz: “Ó Allah, abençoe Mohammad. Ó Senhor, perdoa os meus pecados e abre-me as portas de Tua Misericórdia.” (Musslim)

A prática de uma oração de duas unidades como saudação: O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Ao entrarem na mesquita devem praticar uma oração de duas unidades antes de sentar.” (Musslim).

Não se deve sair da mesquita depois do Azan: Se o muçulmano estiver na mesquita e for feito o azan, ele não deve sair a não ser depois de praticar a oração. O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Se estiverem na mesquita e for feito o azan, ninguém deve sair antes de praticar a oração.” (Ahmad). É permitido que saia em caso de necessidade.

A constância na recordação de Allah: O muçulmano está sempre se recordando de Allah, exaltado seja. Ele recita o Alcorão e evita se preocupar com as coisas terrenas enquanto estiver na mesquita. O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “As mesquitas foram construídas para a recordação de Allah, para a prática da oração e para a recitação do Alcorão.” (Muttafac alaih).

Não se deve passar diante de quem está praticando a oração: O muçulmano evita passar diante de quem está praticando a oração. O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Se quem passar diante de quem está praticando a oração soubesse o pecado que está cometendo, ficaria parado durante quarenta (foi dito dias ou anos) é preferível a ele do que passar diante do orador.” (Musslim). Se o muçulmano estiver praticando a oração em congregação, o Imam se constitui na barreira dos praticantes da oração. Se estiver sozinho, não é permitido que alguém passe na frente dele, a não ser que coloque uma barreira na frente.

A freqüência da mesquita: O muçulmano freqüenta a mesquita e se acostuma a praticar as orações nela. O seu coração está sempre ligado à mesquita. Ele não a abandona nunca. A mesquita é a casa de todo piedoso e constitui a Casa de Allah na terra. Allah, exaltado seja, diz:

[إنما يعمر مساجد الله من آمن بالله واليوم الآخر وأقام الصلاة وآتى الزكاة ولم يخش إلا الله فعسى أولئك أن يكونوا من المهتدين]
التوبة: 18

Só frequentam as mesquitas de Allah aqueles que crêem em Allah e no Dia do Juízo Final, observam as orações, pagam o zakat, e não temem ninguém além de Allah. Quiçá, estes se contem entre os encaminhados.” (9:18). Foi narrado que o Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Se virem a pessoa frequentando a mesquita, testemunhem que ele tem fé.” (Ahmad, Tirmizi e Ibn Mája).

Evitar falar em voz alta ou a discussão na mesquita: Quando o muçulmano entra na mesquita ele conserva o respeito, o sossego e a calma. Um dia, Omar Ibn Al Khattab (que Allah o abençõe) ao entrar na mesquita encontrou duas pessoas discutindo e elevando suas vozes. Ele disse para um dos companheiros: Vai e traga-os a mim. Quando chegaram, Omar perguntou: “De onde vocês são?” Responderam: “De Taif.” Omar lhes disse: “Se vocês fossem daqui, eu mandaria puni-los. Como ousam elevar as vozes na mesquita do Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz)?” (Bukhári).

O muçulmano não deve perturbar a quem está orando na mesquita, mesmo com a recitação do Alcorão ou saudando os presentes com Salam em voz elevada.

Conservar a mesquita limpa: O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “O cuspir na mesquita é pecado. A expiação para isso é remover a sujeira.” (Muttafac alaih)

A prece ao se sair da mesquita: O muçulmano deve sair da mesquita com o pé esquerdo, dizendo: “Em nome de Allah. Ó Allah, abençoe a Mohammad. Ó Allah, peço a Tua graça.” (Musslim).

A não permanência dos polutos (emissão de semen) e das menstruadas: É permitida a passagem por ela por necessidade. Allah, exaltado seja, diz:

يا أيها الذين آمنوا لا تقربوا الصلاة وأنتم سكارى حتى تعلموا ما تقولوا ولا جنبًا إلا عابري سبيل حتى تغتسلوا] النساء: 43].

“Ó crentes, não vos deis à oração quando vos achardes ébrios, até que saibais o que dizeis, nem quando estiverdes polutos – salvo se vos estiverdes de passagem –, até que vos tenhais purificado.” (4:43).

Não se deve construir mesquita sobre túmulos: O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Allah amaldiçoou os judeus por utilizarem os túmulos de seus profetas como locais de oração.” (Muttafac alaih).

A economia na construção das mesquitas e o evitar incluir muitos ornamentos nelas: O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Não fui ordenado a exagerar na altura (ornamentos) das mesquitas.” (Abu Daoud). Omar Ibn Al Khattab (que Allah o abençõe) ordenou a construção de uma mesquita. Disse ao encarregado pelo trabalho: “Cuidado para não ornamentá-la muito, pois isso irá causar intriga entre as pessoas.” (Bukhári).

Construção da mesquita para agradar a Allah: Assim, o muçulmano alcançará excelente recompensa. O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Quem construir uma mesquita para agradar a Allah, Ele lhe construirá algo semelhante no Paraíso.” (Muttafac alaih).

Não se deve fazer compras ou vendas na mesquita: O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Se vocês virem alguém vendendo algo na mesquita, devem dizer-lhe: ‘Que Allah não lhe dê lucro.’ Se virem alguém anunciando a perda de algo, digam-lhe: ‘Que Allah não o restitua a você.” (Tirmizi e Nissá-i).

O i’ticaf na mesquita: É o permanecer na mesquita com a intenção de se aproximar mais de Allah e para a prática do bem, como a prática da oração, recordação, glorificação, preces. O muçulmano pode fazer i’ticaf pelo tempo que desejar. Ele pode interromper o i’ticaf quando quiser. O Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) costumava fazer i’ticaf nos dez últimos dias do mês de Ramadan. Ele permanecia na mesquita e não saia a não ser para a oração do ‘id.

O dormir na mesquita: Não há inconveniência de se dormir na mesquita. O Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) costumava dormir na mesquita. Os seus companheiros (que Allah os abençoe) costumavam dormir também na mesquita. Porém, é dever do muçulmano conservar a mesquita limpa e organizada.

A organização das fileiras da oração: O Profeta (que Allah o abençoe e lhe dê paz) costumava organizar as fileiras da oração. Os homens ocupavam as primeiras fileiras, As crianças ocupavam as fileiras atrás dos homens. As mulheres ocupavam as últimas fileiras. O Profeta (que Allah o abençoe e lhe dê paz) costumava alinhar as fileiras e dizia: “Alinhem as fileiras, não devem diferir que seus corações irão diferir entre si. Que aqueles que são mais idosos e mais sábios fiquem atrás de mim.” (Musslim)

As Boas maneiras na visita a Casa Sagrada de Allah em Meca: 

Quando o muçulmano vê a Casa Sagrada de Allah seu coração se humilha. Ele ergue as mãos e sua língua diz: “Ó Allah aumenta a honra, a grandeza e o respeito. Ó Allah, aumenta a honra, a dignidade e a piedade de quem pratica a Peregrinação ou a ‘Umra.” (Cháfi’i). Ele, então segue até a Pedra Negra e a beija. Se não conseguir, ele sinaliza com a mão. Em seguida inicia a circungiração (tawaf) ao redor da Casa. Não deve praticar a oração de saudação da mesquita, pois a tawaf constitui a saudação. 

As Boas maneiras na visita à Mesquita do Profeta:

O muçulmano entra devagar e com respeito na mesquita do Profeta. É preferível que esteja perfumado, usando as melhores roupas. Ele faz a mesma prece da entrada na mesquita. Pratica uma oração de duas unidades como saudação da mesquita na nobre raudha (é o local entre a casa do Profeta e o púlpito). Então visita o túmulo do Profeta é respeitosamente o saúda. Move-se para a direita e saúda Abu Bakr (que Allah o abençõe) então volta-se um pouco e saúda Omar (que Allah o abençõe). Então se orienta para a quibla e faz a prece que quiser.

O muçulmano evita alisar ou beijar a nobre sepultura: Deve saber que isso iria entristecer ao Rassulullah (que Allah o abençoe e lhe dê paz) que proibiu engrandecer o seu túmulo. Ele disse: “Não fazem de meu túmulo local de cultuação.” (Abu Daoud)

As boas maneiras da mesquita durante as sextas-feiras:

Há Boas maneiras concernentes à ida à mesquita às sextas-feiras. Entre elas, citamos:

O banho, o embelezamento e o perfumar-se: O Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Quando um homem toma banho, às sextas-feiras, e se purifica o máximo que possa, perfuma-se e, em seguida, dirige-se para a mesquita, aonde se senta sem separar outros dois, e realiza as orações que Allah prescreveu; então escuta com atenção o que diz o imam, Allah lhe perdoa as faltas que havia cometido desde a sexta-feira anterior.” (Bukhári e Ahmad)

A invocação a Allah ao sair para ir à mesquita: O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Quem se banhar, na sexta-feira por ter tido relações sexuais com a esposa e então for para a mesquita na primeira hora, é como se tivesse oferecido um camelo; quem for na segunda hora é como se tivesse oferecido uma vaca. Quem for na terceira hora é como se tivesse oferecido um carneiro. Quem for na quarta hora é como se tivesse oferecido uma galinha. Quem for na quinta hora é como se tivesse oferecido um ovo. Quando o Imam se apresenta os anjos comparecem para ouvir a invocação.” (Muttafic alaih).

Não se deve passar no meio das pessoas: Um homem foi para a mesquita para orar junto com o Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) e ficou passando entre as pessoas . O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) estava fazendo o seu sermão em cima do púlpito. Ele disse para o homem: “Senta porque você está perturbando aos outros devido ao seu atraso.” (Abu Daoud, Nissá’i e Ahmad).

O ficar em silêncio durante o sermão: O muçulmano permanece em silêncio durante o sermão do Imam. Ele escuta o que o Imam diz de admoestação e orientação para se beneficiar dele. Não deve falar com quem está ao seu lado. Abu Huraira (que Allah o abençõe) relatou que o Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Se você disse: ‘fique quieto’ a quem está ao seu lado enquanto o Imam está proferindo o sermão, terá diminuída as recompensas de sua oração a sua oração.” (Narrado por todos os tradicionalistas)

O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Quem falar, na sexta-feira, enquanto o Imam estiver fazendo o sermão parece-se com o asno que carrega livros. Quem disser ao falante: ‘cala-te’, terá diminuída as recompensas da oração de sexta-feira.” (Ahmad, Bazzar e Tabaráni).

يُرِيدُونَ أَن يطفئوا نُورَ اللّهِ بِأَفْوَاهِهِمْ وَيَأْبَى اللّهُ إِلاَّ أَن يُتِمَّ نُورَهُ وَلَوْ كَرِهَ الْكَافِرُونَ

"Desejam em vão extinguir a Luz de Allah com as suas bocas; porém, Allah nada permitirá, e aperfeiçoará a Sua Luz, ainda que isso desgoste os incrédulos!" (41:33)

Contribuição do Irmão: Mohamad ziad -محمد زياد - Os Muçulmanos Amam Jesus!

quinta-feira, agosto 08, 2013

EID FITR

Centro Islâmico de Brasília-DF
Khutuba : Sheikh Muhammad Zidan

Em nome de Allah , O Clemente, O Misericordioso. Louvado seja Allah , criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Muhammad (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Que Allah (SWT) abençõe e de paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

Hoje comemoramos o Eid al-Fitr, o fim do Ramadan, a maior celebração de todas: a quebra do jejum. Comemoramos nossos esforços de adoração a Allah(SWT), recordamos que o Alcorão é verdadeiro e o Profeta Muhammad é verdade até o dia do juízo final. O Takbir que recitamos ALLAHU AKBAR,ALLAHU AKBAR, LA ILAAHA ILL ALLAH, WA ALLAHU AKBAR, ALLAH AKBAR, WA LILAAHI HAMD significa Allah é o Maior, Allah é o Maior, não há nenhum deus além de Allah, Allah é o Maior, e para Allah é o louvor.

Allah é Maior pois nos deu a Graça do Islam, Allah é Maior nos abençou com toda sua bença, Allah é Maior pois tudo pertence a Allah SWT). Testemunhamos que não existirá uma religião após o monoteísmo do Islam e que não existirá outro Profeta após o Profeta Muhammad (SAAW) que trará boas noticias aos jejuadores e dirá para eles que existem dois tipos de felicidade: a felicidade no dia da quebra do jejum e a felicidade no dia do reencontro com Allah(SWT). Isto significa a felicidade no dia do Eid Al-Fitr e a felicidade no reencontro com Allah(SWT) com o jejum feito. O Profeta Muhammad (SAAW) disse: “Aquele que jejuou o Ramadan com fé e corretamente, Allah perdoara os pecados. E aquele que realizou a oração do Tarawih e participou da Noite do Decreto com fé e corretamente, será perdoado por Allah(SWT). ” Lembramos de Allah(SWT) neste dia, e que cumprimos nossas obrigações para com Ele, e hoje nos vamos receber o presente de jejuar o Ramadan. No Eid-al-Fitr é comemorado no final do mês do Ramadan, no primeiro dia do mês de Shawwal. É um dia alegria e um verdadeiro dia do obrigada dos fiéis. A verdadeira alegria para com a saúde, a força e para as oportunidades da vida dada por Allah(SWT) para aqueles que cumpriram com a obrigação do jejum e realizaram outras boas ações durante o mês sagrado do Ramadan. Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat YUNUS vers 58:”Dize: “Com o favor de Allah e com Sua misericórdia, então, com isso, é que devem jubilar: isso é melhor que tudo quando juntam” Também disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado Surat AL-BAQARAH vers 185: “ ....E fê-lo para que interireis o número prescrito, e para que magnifiqueis a Allah, porque vos guiou, e para serdes agradecidos.” O Eid-al-Fitr não possui relação com as mudanças das estações e datas. E não está relacionado com assuntos mundanos, pois tem significado espiritual. É um dia de agradecer a

Allah(SWT) pela resistência e vontade de obedecer a sua ordem durante o mês do Ramadan. Durante o Eid al-Fitr, vamos nos saudar, visitar nossos familiares e amigos. Vamos dar presentes e nos reunir para orar. A festa do Eid al-Fitr é uma recompensa pelo jejum, pela renovação de nossas crenças em relação a Allah(SWT) . Muitos muçulmanos se afastam dos pecados durante o mês do Ramadan, mas depois do Eid al-Fitr, eles voltam a pecar como antes. Então, todas suas orações e obras feitas durante o mês sagrado foram perdidas. O mês do Ramadan é uma escola espiritual, quando somos treinados para praticar a piedade e caridade. Não devemos ser gananciosos, desrespeitosos, porque isso é contra as palavras de Allah(SWT). No Alcorão, Allah disse na Surat AL-BAQARAH vers 186: “E, quando Meus servos te perguntarem, por Mim, por certo, estou próximo, atento a súplica do suplicante, quando Me suplica. Que eles Me atendam, então, e creiam em Mim, na esperança de serem assisados.” Terminado o Ramadan, e após o pagamento do Zakat Fitr devemos praticar a oração, festejar o Eid al-Fitr e suplicar por Allah(SWT). Sejamos gratos a Allah( O Altíssimo) e pedir Seu perdão e Suas orientações. Estamos reunidos como muitos outros muçulmanos em todo o mundo para comemorar com alegria e sermos gratos a Allah(SWT) não apenas no Eid al-Fitr mas em todos os dias. E não podemos esquecer das pessoas necessitadas e dos conflitos nos países muçulmanos como nosso irmãos na Palestina e das discórdias entre famílias, devemos sempre buscar a Allah(SWT), e suplicar para trazer a paz a todos, e unir a UMAH do Islam. Pois um muçulmano é irmão de outro muçulmano. Tão belo são os princípios da nossa religião, no qual devemos sempre seguir. Devemos afastar de todo mal e tudo que é pecado e sempre buscar a Allah(O Todo Poderoso). Devemos orientar nossos filhos irmãos e todos familiares para o caminho do Islam. Amados Irmãos, não devemos esquecer do Alcorão, devemos recitar o Alcorão, ouvir o Alcorão, meditar sobre as palavras do Alcorão. Vamos glorificar a Allah (SWT) durante todos os dias para receber sempre boas novas. Também de acordo com o relato do Profeta Muhammad(SAAW) disse: “Todo aquele que jejuou durante o mês de Ramadan e em seguida observou 6 dias de jejum de Shawwal, é como tivesse jejuado todos os dias.”

EID FITR MUBARAK (ABENÇOADO) PARA TODOS
Salamo Aleikom

sábado, agosto 03, 2013

NOITE DO DECRETO(LAYLATU AL QADER)

Centro Islâmico de Brasília-DF

Khutuba : Sheikh Muhammad Zidan

Em nome de Allah , O Clemente, O Misericordioso. Louvado seja Allah , criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Muhammad (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Não reparas em que Allah conhece tudo quanto existe nos céus e na terra ? não há confidência entre três pessoas, sem que Ele seja a quarta delas ; nem entre cinco, sem que Ele seja a sexta ; nem que haja menos ou mais do que isso, sem que Ele esteja com elas, onde quer que se achem. Logo, no Dia da Ressurreicão, os inteirará de tudo quanto fizerem, porque Allah é Onisciente.

Que Allah (SWT) abençõe e de paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final

Meus irmãos e Irmãs muçulmanos, vamos tratar sobre Noite do Decreto.(LAYLATU QADER), uma noite abençoada, de grande beleza, e paz e pura, mês do perdão e misericórdia, no qual desceu o Alcorão Sagrado, e fez orientação para humanidade. Entramos nos últimos dez dias de Ramadan. Passamos pelas noites da misericordia, passamos pelas noites do perdão e estamos entrando nas noites da salvação do fogo do inferno. E como sabemos dentre desses 10 noites há uma delas que é melhor que mil meses ; a Noite do Decreto.(LAYLATU AL QADER). Disse Allah (SWT) no Alcorão Sagrado Surat AL QADER vers 1 ao 5 : « Por, certo, fizemo-lo descer na noite do decreto, e o que te fará entender, o que é a noite do decreto ? A noite do decreto, é melhor que mil meses, nela descem os anjos e o espirito, com a anuência do Seu Senhor, para executar todas as suas ordens. Ela é paz, até o nascer da aurora. » A noite do Decreto foi a noite em que houve a primeira descida do Alcorão Sagrado por intermédio do Anjo Gabriel(AS). Esta noite é de uma essencia muito sublime, para ser entendida pelo ser humano. Uma noite de paz e bença e de perdão. E o que te fará entender, o que é a Noite do Decreto ? Ela é grande porque Allah(SWT) a escolheu para a revelação do Alcorão. A noite é grande em vazão do que o Alcorão contem : uma ideologia , uma base para valores e padrões e um abrangente código de comportamento moral e social. Ela é grande por causa da descida dos anjos e Gabriel(Gibril) em particular, com a permissão de Seu Senhor para trazer o Alcorão.

Quando dizemos que a noite do Decreto é melhor que mil meses, referimos as mudanças e resultados ocasionados por esta noite feliz e abençoada, que não havia sido alcançada em milhares de meses que se passaram. Quais as ordens que os anjos estão encarregados nessa noite ? São as ordens referentes, ao nascimento, á morte, tudo que ocorrerá a partir dessa data até a Noite do Decreto do ano seguinte. Disse Allah(SWT), no Alcorão Sagrado na Surat AD-DUKHAN vers 3 ao 6 : «Por certo, Nós o fizemos descer em uma noite bendita, por certo, somos Admoestadores. Nela, decide-se toda sábia ordem, como ordem de Nossa parte. Por certo, Somos Nós que enviamos a Mensagem, como misericórdia de teu Senhor. Por certo, Ele é O Oniouvinte, O Onisciente. » Foi informado ao Profeta Muhammad(SAAW) o dia da Noite do Decreto, porém ele esqueceu, claro com a anuência de Allah(SWT), assim o Profeta começou a procurar esta noite no Ramadan, até que o Anjo Gabriel o informou que esta noite encotrava-se em uma das dez últimas noites do Ramadan, e que seria em uma de suas noites ímpares. Disse o Profeta Muhammad(SAAW) : « Buscai a noite Abençoada entre as noites ímpares, das dez últimas noites de Ramadan. » Quais são as recompensas daqueles que adora Allah (SWT) nessa noite ?
1-perdão de todos os pecados ; 
2- recompensa de mil meses de adoração ;
3- o dua(suplicas) são atendidas ;
4- a salvação do fogo.

Aquilo que nós buscamos durante todo o mês de Ramadan está nessa noite. Bom, aí vem a pergunta : o que devo fazer nesta noite ? como adorar a Allah(SWT) nessa noite ? e questionou Aisha(R.A) ao profeta Muhammad (SAAS), Ó mensageiro de Allah se eu chegar a descobrir essa noite o que deveo fazer ? e o Profeta(SAAW) nos deu a resposta : « Se descobrires qual é essa noite, diga ‘ALLAHUMA INAKA AFUN KAREEM, TUHEBO AFUUA, FA AFU ANA’ que significa ( Oh Allah, Tu és o Perdoador, Que amas perdão, perdoa-me !). Esse é o du’a que mais devemos fazer nesta noite, pois este du’a feito com fé e arrependimento, apaga e absolve os pecados, no Dia do Juízo Final. Disse o Profeta Muhammad(SAAW) : « Quem realizar orações durante a Noite do Decreto com FÉ e com esperança na recompensa de Allah(SWT) serão perdoados seus pecados anteriores. » Meus irmãos o perdão só virá junto com o arrependimento, para que Allah(SWT) possa aceitar e apagar todos nossos pecados. Também disse o Profeta Muhammad(SAAW) : « A melhor obra para Allah, é a caridade. » devemos ajudar as pessoas necessitadas e carentes, nos desprender do bens, e ajudar as pessoas carentes a suprirem suas necessidades, para purificarmos nossas obras. Servos de Allah, devemos nos reunir nas mesquitas principalmente nesse dez últimos noite de Ramadan, para dedicar nosso tempo na leitura do Alcorão, nas orações TARAWIH, na súplicas a Allah(SWT), pedir o perdão a Allah(SWT) pelos nossos pecados passados e futuros. Assim nos aproximamos D’Ele e pedimos que Ele (Allah(SWT) aceita nossas obras, pois a entrada no Paraíso não é através do nossos atos, mas através da Misericórdia de Allah(SWT) O Misericoridoso, O Perdoador. O Allah , para ti são todos os louvores, todas as glorificações e todo o agradecimento. Obrigado por nos presentear com mais um mês de Ramadan, para que possamos ser mais caridosos, mais humildes, mais tolerantes e pacientes com nossos familiares e amigos, para praticarmos o bem e nos sentirmos mais fortes, para, lembramos que existe o perdão como queres o perdão de Allah se não conseguimos perdoar nossos irmãos. E que a paz esteja com o Profeta Muhammad(SAAW) com seus companheiros e com todos os seus seguidores até o Dia do Juízo Final.

 Um lembrete importante: Meus irmãos muçulmanos o ZAKAT FITER, deve ser pago antes da oração do EID FITER, é uma responsabilidade de todos os muçulmanos pagar esse ZAKAT, pelos seus filhos mulheres pais que não tenham condições financeiras, até mesmo um empregado muçulmano, o chefe da família deve pagar por ele. E o valor do ZAKAT FITER é R$ 15,00(quinze reais) por pessoa.

Também meus irmãos a oração do SALAT EID será realizado as 8 :30h da manhã , quando for revelado a Lua Nova(mês de SHAWALL).

Que Allah(SWT) aceite nossas obras .

Salamo Aleikom

SWT) SUBAHANA WA TAALA (LOUVADO SEJA ALLAH)

(SAAW) SALA ALLAHU ALEIREM WA SALAM ( QUE A PAZ DE ALLAH ESTEJA COM ELE)

ALLAH= DEUS

RAMADAN=MÊS SAGRADO NO QUAL SE REALIZA O JEJUM, QUE É UM DOS PILARES

DO ISLAM

LAYLAT AL QADER= ESSA NOITE FOI REVELADO O ALCORÃO, ELE SE ENCOTRA

ENTRE AS 10 ÚLTIMAS NOITES, ALGUNS SÁBIOS DIZ QUE 27,

ALLAH É QUEM SABE, ESSA NOITE É MELHOR QUE 1000 MESES.

(AS)= ALEIRA SALAM( QUE A PAZ ESTEJA COM ELE)

(RA)= RADI ALLAH( QUE ALLAH ESTEJA SATISFEITO COM ELE)

DU’A= SÚPLICAR

TARAWIH= ORAÇÃO NOTURNA REALIZADA NO MÊS DE RAMADAN

Estamos conscientes de que a tradução do sentido tanto da khutuba (Sermão) quanto do Alcorão Sagrado, seja qual for a precisão, é quase sempre inadequada para realçar o magnífico sentido do texto , a tradução pode conter falhas ou lapsos como todo ato humano. (Que Allah (SWT) nós perdoe).

sábado, julho 27, 2013

Khutb A Batalha de Badr - Centro Islâmico de Brasilia

Centro Islâmico de Brasília-DF
Khutuba : Sheikh Muhammad Zidan
Assunto : A Batalha de Badr
Em nome de Allah , O Clemente, O Misericordioso. Louvado seja Allah , criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Muhammad (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Não reparas em que Allah conhece tudo quanto existe nos céus e na terra ? não há confidência entre três pessoas, sem que Ele seja a quarta delas ; nem entre cinco, sem que Ele seja a sexta ; nem que haja menos ou mais do que isso, sem que Ele esteja com elas, onde quer que se achem. Logo, no Dia da Ressurreicão, os inteirará de tudo quanto fizerem, porque Allah é Onisciente.

Que Allah (SWT) abençõe e de paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final Hoje vamos conversar sobre A grande Batalha de Badr aconteceu no décimo sétimo dia do mês do Ramadan, dois anos após a Hijra. O dia de FURQAN no qual Allah(SWT), separou os fiéis dos incrédulos, para mostrar aos fiéis de quem estão com Allah(SWT) sempre são vitoriosos,Esta foi a primeira batalha em que os muçulmanos combateram os infiéis e é, até agora, a mais famosa e mais conhecida por causa dos diversos acontecimentos extraordinários que ali ocorreram. Foi uma batalha fundamental nos primórdios do Islã e uma virada na luta de Muhammad (SAAW) contra seus opositores, os coraixitas, em Meca. A batalha tem sido transmitida na história islâmica como uma vitória desisiva atribuída à intervenção divina. Embora seja uma das poucas batalhas especificamente mencionada no livro sagrado o Alcorão, praticamente todos os conhecimentos contemporâneos da Batalha em Badr provém dos relatos tradicionais islâmicos, tanto Hadith como as biografias de Muhammad (SAAW), escritos décadas após a batalha, passada de pai para filho, valorizando os fatos ocorridos que mudou a história. Sabemos que os muçulmanos entraram na Batalha de Badr em uma sexta-feira. Eles partiram com poucos soldados e não pretendiam lutar. Os coraixitas vieram com um exército com um maior número de soldados e uma grande quantidade de provisões que podiam durar muitos dias. Os infiéis queriam que esta fosse uma vitória que aterrorizasse todos os árabes. Eles queriam acabar com os muçulmanos de uma vez por todas e os números eram muito desequilibrados a favor deles. Imaginemos os fiéis com seu pequeno exército partindo com a intenção de desafiar um exército bem equipado, três vezes maior. A Batalha de Badr foi um dia do FURQAN, no qual separou os fiéis dos incrédulos, o certo do errado, das maldades feitas pelos incrédulos para a Luz do Islam , assim os muçulmanos entraram no caminho da senda reta. O Mensageiro de Allah (SAAW) poderia facilmente ter ordenado que os fiéis lutassem e eles não teriam hesitado em cumprir a ordem. Porém, o Profeta salientava que seus seguidores deveriam lutar com convicção e Fé. E assim nos ensinar uma lição. O Profeta Muhammad (SAAW) ficou muito satisfeito e disse "Adiante e animem-se, porque Allah prometeu a mim um de dois (ou a caravana ou a batalha) e por Allah(SWT) é como se agora eu visse o inimigo prostrado." Muhammad (SAAW) passou toda a noite anterior à batalha em oração e súplica, mesmo sabendo que Allah (SWT) havia garantido a vitória. Foi por causa de seu amor, adoração e submissão a Allah (Louvado Seja) que ele assim o fez. Pois esta é a forma mais elevada de adoração. Há tempos os coraixitas humilhava, castigava, explorava, torturava os muçulmanos em Meca, tudo isso fez com que os muçulmanos aprende-se da pior forma a ter paciência aumentar a Fé em Allah(SWT). Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL HAJJ vers 39 e 40: “É permitido o combate aos que são combatidos, porque sofreram injustiça. – E, por certo, Allah, sobre seu socorro, é Onipotente.- Esses são os que, sem razão, foram expulsos de seus lares, apenas porque disseram: “Nosso Senhor é Allah.” E, se Allah não dtivesse os homens uns pelos outros, estariam demolidos eremitérios e igrejas e sinagogas e mesquitas, em que o nome de Allah é amiúde mencionado. E, em verdade, Allah socorre a quem O socorre. Por certo, Allah é Forte, Todo-Poderoso.” Também disse Allah( SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL BACARA vers 193; ”E combatei-os, até que não mais haja sedição pela idolatria e que a religião seja de Allah. Então se se abstiverem, nada de agressão, exceto contra os injusto.” Meus irmão, a perseguição sobre os muçulmanos, ocorreu em função deles declararem : “ACHARRADO NA LAILLAHA ILLAH ALLAH UA ACHARRADO ANA MUHAMMAD RASSUL ALLAH.”( Testemunho que não há Divindade a não ser Allah , e testemunho que o Profeta Muhammad é seu servo e Mensageiro).” E naquela mesma noite, quando as tensões deveriam estar elevadas por causa de um dos maiores acontecimentos da história, a noite que antecedia à batalha para o avanço ou a derrota do Islã, em lugar de estarem nervosos, preocupados ou insones, os muçulmanos usufruíram de um sono reparador. Uma Batalha preparada contra um grupo de fiéis despreparados. Mesmo com tudo isso, confiavam em Allah (SWT) e em Seu Mensageiro e queriam, e até esperavam, dar suas vidas deste mundo em troca da morada eterna no Paraíso. Por causa de sua devoção, Allah (SWT) enviou o socorro e a vitória E assim, os muçulmanos venceram os infiéis, impondo-lhes uma derrota humilhante com a ajuda de Allah (SWT). Disse o Profeta Muhammad (SAAW): “Ninguém completa sua Fé até combaterem em guerras contra o Islam.” Após quinze anos desde o início do Islam ocorreu a primeira Batalha no Islam, esse fato que no início os muçulmanos sofreram e passaram dificuldades e perseguição, humilhação, mas com tudo isso eles fortaleceram sua Fé no Islam. Disse o Profeta Muhammad(SAAW): “ O forte segura seus instintos e nos ensinou a ter paciência, até atender nossas necessidades.”Realmente, mais uma vez Allah(SWT) cumpriu Sua promessa Os infiéis, com todo o seu poder se voltaram e fugiram dos muçulmanos com extrema humilhação. Temos como exemplo os companheiros do Profeta Muhammad(SAAW) , que tiveram paciência após todas as dificuldades que passaram até Allah(SWT) dar a vitória para os muçulmanos. Amados irmãos, que Allah (SWT) nos ajude adorar com o máximo das nossas forças durante as noites do Ramadan e nos ajude a adorar Allah como merece ser adorado! Salamo Aleikom

(SWT) SUBAHANA WA TAALA (LOUVADO SEJA ALLAH)

(SAAW) SALA ALLAHU ALEIREM WA SALAM ( QUE A PAZ DE ALLAH ESTEJA COM ELE)

ALLAH= DEUS

RAMADAN=MÊS SAGRADO NO QUAL SE REALIZA O JEJUM, QUE É UM DOS PILARES

DO ISLAM

FURQAN = E A SEPARAÇÃO DO VERDADEIRO DO FALSO(DISCERNIMENTO)

HADITH=DITOS DO PROFETA MUHAMMAD(SAAW)

HIJRA= CALENDÁRIO MUÇULMANO, TEM SEU INÍCIO A SAÍDA PROFETA DE MECA.

Estamos conscientes de que a tradução do sentido tanto da khutuba (Sermão) quanto do Alcorão Sagrado, seja qual for a precisão, é quase sempre inadequada para realçar o magnífico sentido do texto , a tradução pode conter falhas ou lapsos como todo ato humano. (Que Allah (SWT) nós perdoe).

As Boas Maneiras nas Brincadeiras

Bismillah Arahmani Arahim

O Profeta (S) passou um dia por um grupo de seus companheiros que praticavam tiro ao alvo com setas. Disse-lhes: “Atirem, ó descendentes de Ismael, pois o seu ancestral foi arqueiro. Atirem, que estou torcendo para fulano.” Um dos dois grupos parou de atirar. O Rassulullah (S) lhes perguntou: “Por que não estão atirando?” Responderam: “Como vamos atirar se o senhor está torcendo por eles?” O Profeta (S) disse: “Atirem que estou torcendo por todos.” (Bukhári)

Alguns etíopes estavam brincando na mesquita, estando o Profeta (S) presente. Quando Omar (t) entrou na mesquita, pegou umas pedrinhas e atirou neles. O Profeta (S) disse: “Deixe-os, ó Omar.” (Bukhári)

Um dia um homem foi ter com o Profeta (S) e lhe disse: “Ó Rassulullah, dá-me um transporte.” O Profeta (S) disse, brincando: “Eu o carrego numa cria de fêmea de camelo.” O homem pensou que a cria de fêmea de camelo fêmea seria pequena e fraca para carregá-lo. Disse ao Rassulullah (S): “O que faço com a cria da fêmea de camelo?” O Profeta (S) lhe disse: “Será que a fêmea de camelo dá cria a outra coisa?” (Abu Daúd e Tirmizi)

O Islam não rejeita as brincadeiras e o laser permitido. O Profeta (S) costumava brincar com seus companheiros e só falava a verdade.

Há boas maneiras que o muçulmano deve seguir em suas brincadeiras:

O falar a verdade nas brincadeiras: O muçulmano se afasta da mentira nas brincadeiras. O Profeta (S) advertiu sobre a mentira nas brincadeiras, dizendo: “O servo só crê verdadeiramente quando deixar a mentira nos casos sérios e nas brincadeiras.” (Ahmad e Tabaráni).

O equilíbrio nas brincadeiras: O Rassulullah (S) disse: “Não exagere no riso, pois o excesso de riso anula o coração.” (Tirmizi). É dever do muçulmano, também, entender a importância do tempo. Por isso, não deve perder muito tempo em brincadeiras e lazeres, negligenciando, assim, as obrigações e os direitos.

O afastar-se da zombaria: É dever do muçulmano afastar-se, nas brincadeiras e da zombaria dos outros. Não se deve difamá-los deles ou expor seus defeitos de forma que cause risos e mofas. Allah, Ta’ála, diz: “Ó crentes, que nenhum povo zombe de outro; é possível que (os escarnecidos) sejam melhores do que eles (os escarnecedores). Que tampouco nenhuma mulher zombe de outra, porque é possível que esta seja melhor do que aquela. Não vos difameis, nem vos motejeis mutuamente com apelidos. Muito vil é o nome que denota maldade (para ser usado por alguém), depois de ter recebido a fé! E aqueles que não se arrependerem serão os injustos.” (49:11)

A boa intenção nas brincadeiras: Como se sociável com os amigos, o ter afeto por eles, o consolá-los, o afastar o aborrecimento e o desânimo deles.

A escolha do tempo e do local propícios: Há tempos e locais em que é desaconselhável rir e brincar como as horas da oração, na visita aos cemitérios, na hora de se lembrar da morte, na recitação do Alcorão, no encontro com o inimigo e nos locais de estudo.

Não se deve brincar em questões de casamento, divórcio e arrependimento. O Profeta (S) advertiu sobre as brincadeiras nessas três coisas e mostrou que em caso de brincadeira e seriedade vale como seriedade. Se uma pessoa brincar em se divorciar da mulher, o divórcio torna-se válido. O Rassulullah (S) disse: “Três coisas são sérias quer sejam feitas com seriedade ou brincadeira: O casamento, o divórcio e o arrependimento (tomando a esposa de volta após o divórcio).” (Abu Daúd).

Não se deve brincar com armas: O muçulmano não amedronta o irmão, nem aponta arma para ele, mesmo por brincadeira. Pode ser que o Satanás sussure no seu ouvido e o faça injuriar o irmão muçulmano. O Rassulullah (S) disse:

“Quem apontar armas para nós não faz parte de nós.” (Muslim)

Da mesma forma, o muçulmano não faz brincadeiras com as mãos, porque isso reduz o respeito entre eles. Pode até causar inimizade entre eles.

Não se deve brincar com as questões religiosas: O muçulmano respeita a sua religião e considera sagrados os seus rituais. Por isso, ele se afasta das brincadeiras contém zombarias, por Allah, exaltado seja, por Seus anjos por Seus profetas, e pelos rituais do Islam.
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O muçulmano ignorante não entende sua religião e é extremista na sua ignorância e escuridão, ele é o mais perigoso para o Islam do que os seus inimigos... 

يُرِيدُونَ أَن يطفئوا نُورَ اللّهِ بِأَفْوَاهِهِمْ وَيَأْبَى اللّهُ إِلاَّ أَن يُتِمَّ نُورَهُ وَلَوْ كَرِهَ الْكَافِرُونَ

"Desejam em vão extinguir a Luz de Allah com as suas bocas; porém, Allah nada permitirá, e aperfeiçoará a Sua Luz, ainda que isso desgoste os incrédulos!" (41:33)

Mohamad ziad -محمد زياد

Lailatu Al-Qadr (Noite de Decreto - A Noite Abençoada)‏

Louvado seja Allah, Senhor do Universo.O Louvamos, Imploramos a Sua ajuda e Suplicamos o Seu Perdão. E nos refugiamos em Allah contra o mal de nossas almas e das nossas más ações . Aquele que Allah guiar ninguém poderá desencaminhar e aquele a quem Allah desencaminhar ninguém poderá guiar. Testemunho que não há divindade digna de adoração exceto Allah e testemunho que Muhammad é Seu servo e Mensageiro. E que a paz e as bênçãos de Allah esteja com o Profeta Muhammad, seus familiares, companheiros e todos os seguidores, aqueles que ouvem a exortação e que seguem a orientação, e que nós estejamos entre eles. Amin!

Irmãos estamos entrando nos últimos 10 dias do Ramadan. Passamos pelas noites da misericórdia, passamos pelas noites do perdão, e estamos entrando nas noites da Salvação do Fogo do Inferno. E como sabemos dentre essas 10 noites há uma delas que é melhor do que mil meses, a noite do Decreto (Laylatul Qadr).

Allah disse no Quran Al Karim:

Por certo, fizemo-lo descer na noite do Decreto. E o que te faz inteirar-te do que é a noite do Decreto? A noite do Decreto é melhor do que 1000 meses. Nela descem os anjos e o Espírito, com a permissão do seu Senhor, encarregados de toda ordem. Paz é ela, até o nascer da aurora.

A noite do Decreto foi a noite em que houve a primeira descida do Quran al Karim. Como sabemos o Quran al Karim sofreu 2 descidas. A primeira no Laylatul Qadr quando o Quran desceu da Tábua Preservada que está no sétimo céu até o céu da terra. Allah disse no Quran: Sim, Este é um Alcorão Glorioso, Inscrito em uma Tábua Preservada. (85:21-22)

E a segunda descida ocorreu do primeiro céu até a terra por intermédio do anjo Gabriel (A.S). Nela descem os anjos e o Espírito, com a permissão do seu Senhor, encarregados de toda ordem. O Espírito é o Anjo Gabriel AS. Quais são as ordens que estes anjos estão encarregados nessa noite? São as ordens concernentes ao nascimento, a morte, prosperidade,adversidade, saúde, enfermidade, tudo que ocorrerá a a partir desta data até a noite do Decreto do próximo ano. Allah disse também no Quran:"Nós o revelamos durante uma noite bendita, pois somos Admoestador, na qual se decreta todo o assunto prudente, por ordem Nossa, porque enviamos (a revelação). Como misericórdia do teu Senhor, sabei que Ele é o Oniouvinte, o Sapientíssimo." (44:3-6)

Viram a importância desta noite? Irmãos nós estamos entrando para uma noite especial e talvez a melhor das nossas vidas, portanto vamos levar a sério a importância dessa noite. O Profeta sabia qual era essa noite, mas esqueceu. É relatado que o Anjo Gabriel AS havia informado o Profeta Muhammad sobre qual seria essa noite, e então o Profeta dirigiu-se até seus companheiros para informá-los, mas quando chegou na mesquita encontrou dois muçulmanos discutindo. O Profeta intercedeu para resolver a situação, mas após isso havia esquecido o dia que o Anjo Gabriel havia lhe dito. Claro que isso aconteceu com a anuência de Allah. Então o Profeta começou a procurar por esta noite no Ramadan. Até que o anjo Gabriel o informou que esta noite encontrava-se em uma das 10 últimas noites do Ramadan.

Essa noite é a noite em que o Nobre Alcorão foi revelado. A noite em que a luz da orientação desceu à terra para os humanos. Ela está entre qualquer uma dessas últimas 10 noites, alguns sábios dizem que esta noite é a noite 27, mas Allahu Alam, pode ser qualquer uma dessas últimas 10 noites, pois existem diversos ahadiss que dizem que pode ser no dia 23, outros no dia 25, outros hadiss dizem que seria nas noites impares, e ainda alguns sábios crêem que esta noite pode variar de Ramadan a Ramadan dentro destes 10 dias. Portanto irmãos não se apeguem a nenhuma data específica e adorem a Allah sinceramente nesses últimos 10 dias.

Quais são as recompensas daquele que adora a Allah nessa noite?

1) Perdão de todos os pecados. O Profeta disse: Quem realizar orações durante a noite do Decreto (Laylatul Qadr) com fé e com esperança na recompensa de Allah lhe serão perdoados seus pecados anteriores. (Sahih Bukhari).

Subhan Allah, todos os pecados sejam pequenos ou grandes. Mas a condição é que se adore a Allah e faça a oração durante toda a noite do Decreto com fé, ou seja, somente por Allahu Taala e com esperança na recompensa Dele, ou seja, com esperança de ser escrito entre os salvos do Fogo.

2) Recompensa de 1000 meses de Adoração. Uma oração nessa noite é melhor do que 84 anos de adoração, porque talvez você adore a Allah durante 84 anos sem sentir realmente Allah no seu coração. Mas talvez nessa noite você faça tudo aquilo que você não faria em 84 anos, na busca da Satisfação e do Perdão de Allah. Então essa noite é melhor para ti do que 84 anos. Se você adorar a Allah verdadeiramente como Ele merece ser adorado, se humilhando perante Ele e suplicando a Ele será melhor para você do que 1000 meses. E na tua balança no Dia do Juízo estarão as boas ações que você fez nessa noite como se você houvesse feito isso por mais de 84 anos consecutivos.

3) O Duaa (súplica) é atendida. Lembrem-se que combinamos de anotar os duaa principais e suplicarmos com fé durante todo o Ramadan, portanto nessa noite aumente mais ainda os seus duaa e a fé com a qual suplica. Lembrem-se que nós combinamos de fazer juntamente com os nossos duaa muito dua pela Ummah Islamiya (Nação Islâmica) para que Allah reviva nossa Ummah com o Islam e que Allah exalte nossa Ummah e conceda a vitória ao Islam e aos muçulmanos em todos os lugares. A Ummah precisa e muito dos nossos Du3a. E o dua para que Allah nos escreva dentre os salvos do Fogo infernal e mais um dua especifico que falaremos mais adiante, insha Allah.

4) A Salvação do Fogo: Aquilo que nós buscamos durante todo o Ramadan está nessa noite. A salvação do fogo do inferno. E lembrem-se que uma vez salvo e libertado do fogo jamais serás castigado nele. E essa é uma das recompensas daquele que adora a Allah sinceramente e com esperança nessa noite. A Salvação do fogo do inferno, a melhor das recompensas.

Bom, mas agora vem a pergunta: O que devo fazer nessa noite? Como adorar a Allah nessa noite? O Profeta S nos deu a chave para abrir as portas da adoração nessa noite, a chave de como adorar Allah nessa noite, a chave do que eu devo mais fazer nessa noite abençoada. Que chave é essa?

Aisha (Radi Allahu anha) perguntou ao Profeta Muhammad:

Oh Mensageiro de Allah, se eu chegar a descobrir essa noite, o que devo fazer? Então o Profeta disse: Se descobrires essa noite, diga: Allahuma inaka afuun tuhebo al afua faafuni (Oh Allah Tu que és o Absolvedor, que amas absolver, absolva-me). O que nós mais devemos fazer nessa noite é esse duaa. Essa é a chave? Sim essa é a chave, e agora entenderemos o porque desta ser a chave da adoração a Allah nessa noite.

Primeiramente, prestemos atenção quanto ao que diz nesse dua. Qual é a palavra que mais aparece? Todo o duaa está direcionado ao nome de Allah Al Afuu (O Absolvedor) .Ou seja, em meia linha aparece 3 vezes a palavra Afua e aqui está o segredo desse Dua. Nessa noite o nome de Allah mais destacado é al Afuun. E o que quer dizer o nome de Allah Al Afuu? Porque não é o nome de Allah Al Ghafur (o Perdoador)? Porque o Dua não é: Allahuma inaka Ghafur tuhebo al maghfira faghfirli (Oh Allah Tu que és Perdoador, que amas o perdão, perdoa-me)? Nós sempre utilizamos o nome de Allah Al Ghafur (O Perdoador) só que o Profeta disse Al Afuu, porque? O que quer dizer isso?

Então vamos conhecer e viver com o nome de Allah Al Afuu para entendermos o porquê disso tudo, e entender porque o Profeta nos exortou a suplicar usando esse nome de Allah especificamente. E também entender qual é a diferença entre o Afuu e o Ghafur?

O Afuu é Aquele que apaga, apaga e apaga até te absolver dos pecados. Já o Ghafur perdoa o pecado para que você não seja castigado por ele.

Ou seja, o Ghafur não irá te castigar pelo pecado, mas o Afuu faz o que? Apaga. Para vocês terem uma idéia, todos nós temos um livro onde estão sendo apontadas nossas ações. Então vejamos: chegou o dia do Juízo, e imaginem teu livro está cheio de pecados anotados em detalhes. E você terá que ler este teu livro perante Allah e todas as criaturas no Dia do Juízo. Por exemplo, imaginem o livro diz: tal dia cometeste tal pecado, tal hora tal pecado, tal minuto tal pecado, e lá no final do livro diz: Fulano não será castigado porque foi perdoado.

Esse é o Ghafur. Ele não te castigará, mas no livro seguem anotados seus pecados, você não será castigado mas passará vergonha por eles perante as criaturas e perante o Criador, imaginem todos ouvindo um por um dos teus pecados, tua pele e os órgãos do teu corpo testemunhando contra ti confirmando os teus pecados. Allah te dizendo: Lembra de tal pecado? Acaso Eu não havia te concedido Sustento? Acaso eu não te dei beleza e tu usaste para cometer o haram? Acaso não te dei bens e tu usaste no haram? Imaginem a vergonha, mas lá no final Allah te diz: Foste Perdoado!. Já o Afuu, é como se as páginas onde estão anotados teus pecados fossem rasgadas, não tem pecados todos foram simplesmente apagados, você jamais cometeu eles.

Além de te perdoar O Afuu apaga os teus pecados, sendo que você nem os verá no dia do juízo.Porque? Por que no laylatul qadr você estava suplicando a Allah com sinceridade dizendo: Allahuma inaka Afuun tuhebo al Afua faafuana!. Entenderam a diferença? Então vamos já começar a memorizar o Dua: Allahuma inaka Afuun tuhebo al Afua faafuana!. Estão imaginando as anotações dos pecados sendo apagados?

No dia do Juízo Al Afuu te cobrirá com um véu e te perguntará pelos teus pecados e quando você reconhecê-los Ele te dirá: Oh Meu servo Eu ocultei esses pecados na vida terrena e hoje os ocultarei também, portanto vá e entre no Meu Jardim!

E não é só isso. O nome de Allah Afuu tem mais um significado. O Afuu é Aquele que se Satisfaz com Seu servo após apagar seus pecados. Além de apagar teus pecados Ele ainda fica Satisfeito contigo. Já o Ghafur só te perdoa, não quer dizer que Ele esteja Satisfeito contigo.

Entenderam agora porque o Profeta aconselhou Aisha (r.A.a) a fazer esse duaa? O que acontecerá com você nessa noite se você fazer muito este duaa? Terá todos os seus pecados apagados, e poderá começar com uma nova página limpa com Allah.

Vamos suplicar com fé e esperança: Allahuma inaka Afuun tuhebo al Afua faafu-'ana!

Vejamos irmãos que no Alcorão Al Karim o nome de Allah Al Afuu aparece após os grandes pecados, vejamos um exemplo:

E de quando instituímos o pacto das quarenta noites de Moisés e que vós, em sua ausência, adorastes do bezerro, condenando-vos. Então, absolvemos-vos, depois disso, para que ficásseis agradecidos. (2: 51 e 52)

Mas agora vem a questão: se eu fizer esse duaa e ficar na mesma situação sem me arrepender dos pecados não serei absolvido. A absolvição vem junto com o arrependimento para que Ele possa te aceitar e te absolver e apagar tudo o que passou e também estar satisfeito contigo.

Iremos até o Afuu ou não?

Bom, além dos Du`a vejamos o que o nosso amado Profeta Muhammad fazia nas últimas 10 noites, pois certamente seguirmos aquilo que ele fazia será o que mais nos aproximará da noite do Decreto:

1) Passava a noite inteira em adoração a Allah. Bom, mas agora vem a pergunta: Como eu vou fazer isso se no outro dia eu tenho que trabalhar ou estudar? Vejamos irmãos que as batalhas mais importantes foram no Ramadan e o Profeta fazia isso. Portanto irmãos vamos correr atrás desta noite, vamos nos sacrificar para conseguir a Salvação do Fogo. Irmãos para qualquer outro assunto dessa vida terrena talvez nós nos sacrificaríamos mais do que 10 noites acordados. Por ex. Imaginem se vocês tivessem muitas chances de passar num concurso público, que se você passar você ganhará R$ 30.000 por mês, mas você só tem 10 dias para estudar, o que você faria? Ficaria ou não acordado as 10 noites estudando? Agora me digam uma coisa quando você morrer e for para o seu túmulo esses R$ 30.000 te ajudarão para algo?

E no dia do juízo se você tivesse 2 bilhões de dólares conseguiria comprar 1 boa ação para não ir para o inferno? Wallahi que não! Allah nos informou que se uma pessoa tivesse tudo que há nos céus e na terra de riquezas teria dado como resgate por um segundo sequer no fogo, e mesmo assim não seria salvo. E Allah está nos pedindo muito menos que isso. Basta você adorar a Allah sinceramente essas 10 noites e como recompensa ganharás o Paraíso, eterno, onde jamais ficarás triste, preocupado e terás vida eterna com tudo aquilo que você quiser, tudo o que você imaginar estará na sua frente prontamente.

2)Acordava a família para rezar junto com ele. Nas outras ocasiões o Profeta as vezes rezava com suas esposas e outras vezes eles dormiam. Mas nessas últimas dez noites não. Todos acordavam e ficavam a noite toda adorando a Allah.

3) Se preparava para dar o melhor de si. Sabe quando você arregaça as suas mangas para começar a trabalhar? Era isso que o Profeta fazia. Agora vamos lá e vamos dar o melhor de nós, vamos trabalhar da melhor forma possível.

Por exemplo, imaginemos um empregado que foi contratado para trabalhar por 30 dias. Sabemos que se ele trabalhar corretamente esses 30 dias ele ao final receberá o seu salário. E se ele tivesse preguiça e não trabalhasse direito nos últimos dez dias o que aconteceria? Ou seria demitido, ou seria descontado do salário dele esses dias, e a posição dele perante o empregador não seria lá grande coisa. Agora imaginem se esse empregado dissesse a si mesmo: Eu vou trabalhar o máximo esses últimos 10 dias, melhor ainda do que nos 20 primeiros e dar o máximo de mim nesses dias para que o patrão veja que eu sou um bom empregado e fique satisfeito com o meu trabalho, o que aconteceria com ele? Certamente receberia o salário integral dos 30 dias e ainda o empregador certamente ficaria satisfeito com o trabalho dele.

Nossa situação é semelhante irmãos, só que o nosso salário integral seria: a Misericórdia e o Perdão de Allah pelos primeiros 20 dias do Ramadan e como recompensa pelo maior esforço nos últimos 10 dias, a Salvação do Fogo e a Satisfação de Allah.

Vamos fazer um roteiro do que fazer nessas últimas dez noites?

1)Não vamos perder nenhum salat tarawih

2)Não vamos deixar de rezar a oração voluntária durante a madrugada, o máximo que pudermos rezar.

3) Vamos arrumar os duas

4) Aumentem as caridades

Irmãos não podemos perder essa noite. Vamos dar o máximo de nós, já vimos as recompensas dessas noite, não vamos perder nenhum minuto destas noites, cada minuto delas é muito importante. Cuidado para não perder 1 segundo do Laylatul Qadr assistindo TV ou fazendo qualquer outra coisa que não a adoração a Allah, a não ser que seja algo relacionado a religião e que possa aumentar a tua fé para adorar a Allah da melhor maneira possível. Não esqueçam do Alcorão, recitem o Quran, ouçam o Quran, meditem com relação ao Quran, glorifiquem a Allah e após isso tenha as Boas novas que insha Allah sairás para a oração do Eid totalmente purificado dos pecados e com um carimbo escrito; Este servo foi salvo do Inferno e é do povo do Paraíso!

Que Allah permita que estejamos entre essas pessoas, insha Allah!

Oh Allah para ti são todos os louvores, todas as glorificações e todo o agradecimento. Alhamdulilah pelo Islam, alhamdulilah pelo Quran, Alhamdulilah pelo Ramadan, Alhamdulil-Lah por todas as bençãos que nos concedestes, nós não podemos enumerar os Teus louvores Tu és como louvaste a Ti mesmo! Oh Allah suplicamos que nos conceda laylatul qadr, ya Allah conceda-nos a laylatul qadr, Allahuma inaka afuun tuhebo al afua faafuana, ya Afuu absolva-nos, apague os nossos pecados, não nos humilhes no dia do juízo devido aos nossos pecados, perdoa-nos, absolva-nos, tolera-nos Tu és nosso Protetor e fora Ti não temos Salvador nem socorredor algum. Quem além de Ti nos perdoará?

Alhamdulil-Lah que Tu és o nosso Senhor, Alhamdulil-Lah que não associamos nada nem ninguém a Ti.

Ya Allah nos ajude a te adorar com o máximo das nossas forças nessas últimas noites, nos ajude a Te adorar como Tu mereces ser adorado! Amin, Amin, Amin! E que a paz esteja com o Profeta Muhammad com seus companheiros e com todos os seus seguidores! Amin!

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O muçulmano ignorante não entende sua religião e é extremista na sua ignorância e escuridão, ele é o mais perigoso para o Islam do que os seus inimigos... 

يُرِيدُونَ أَن يطفئوا نُورَ اللّهِ بِأَفْوَاهِهِمْ وَيَأْبَى اللّهُ إِلاَّ أَن يُتِمَّ نُورَهُ وَلَوْ كَرِهَ الْكَافِرُونَ

"Desejam em vão extinguir a Luz de Allah com as suas bocas; porém, Allah nada permitirá, e aperfeiçoará a Sua Luz, ainda que isso desgoste os incrédulos!" (41:33)

Mohamad ziad -محمد زياد

Os Muçulmanos Amam Jesus!