terça-feira, agosto 13, 2013

As Boas Maneiras nas Mesquitas

Bismillah Arahman Arahim

O Profeta (que Allah o abençoe e lhe dê paz) passou por um túmulo recente. Perguntou aos seus companheiros a respeito dele. Eles disseram: “É o túmulo de Ummu Muhjin (a mulher que limpava a mesquita)”. O Profeta censurou-os por não terem informado a ele a respeito da morte dela. Assim, ele teria feito a oração fúnebre por ela. Ele disse: “Por que não me avisaram?” Responderam: “Estava dormindo e não quisemos acordá-lo.” O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz), então, fez uma prece por ela. (Narrado por Musslim).

Um beduíno possuía um camelo de cor vermelha. Ele gostava muito dele. Um dia, o camelo sumiu. O homem ficou procurando-o durante toda a noite e não o encontrou. Durante a oração da alvorada o beduíno ficou em pé e ficou perguntando às pessoas a respeito do camelo. Quando o Profeta o ouviu ficou zangado com ele, por ter feito perguntas a respeito do camelo na mesquita. Disse-lhe: “Você pensa que as mesquitas foram construídas para isso?” (Narrado por Musslim).

O Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) ordenou as pessoas que, ao virem alguém fazer perguntas a respeito de algo que perderam nas mesquitas que lhe digam: “Que Allah não o restitua a você, pois as mesquitas não foram construídas para isso.” (Narrado por Musslim).

As mesquitas são as casas de orações dos muçulmanos: O muçulmano vai à mesquita para cumprir as orações por representar uma excelente recompensa. O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Para aquele que constantemente vai e volta das mesquitas, Deus prepara para ele uma hospedagem no Paraíso, toda vez que for e voltar.” (Muttafac alaih).

O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz), também, disse: “Quanto àquele que fizer corretamente a ablução em sua casa, em seguida for a uma das Casas de Allah para realizar uma das orações obrigatórias, saiba que, por cada passo que der, ser-lhe-á perdoada uma falta e ele será elevado em um grau”. (Musslim).

O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) também disse: “Quem for constante em freqüentar as mesquitas para praticar a oração, tendo o coração ligado a elas será um dos sete que Allah irá proteger sob à Sua sombra no Dia da ressurreição.” 

As boas maneira da mesquita que o muçulmano segue assiduamente. Entre elas citamos:

A purificação: Não entra na mesquita quem não estiver higienizado, a parturiente, a menstruada,o poluto (emissão de semen), a não ser de passagem, para que o muçulmano aufira a excelente recompensa.
O perfumar-se e o usar roupas bonitas: Allah, exaltado seja, disse:
يا بني آدم خذوا زينتكم عند كل مسجد] الأعراف: 31].

“Ó filhos de Adão, revesti-vos de vosso melhor atavio quando fordes às mesquitas.”

O muçulmano deve evitar comer coisas com mau cheiro, como o alho, a cebola, e coisas similares. O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Quem comer alho ou cebola que se afaste de nós, ou que se afaste das mesquitas e permaneça em sua casa.” (Muttafac alaih).

Ir muitas vezes à mesquita: O Islam nos incentiva irmos às mesquitas e o sentarmos nelas. O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Gostaríeis que vos explicasse algo cujo cumprimento faria com que Deus vos apagasse as faltas e vos elevasse a um lugar de honra?” Responderam: “Ó Rassulullah, claro que sim!” Disse: “Fazer a ablução apropriadamente, conquanto dificultoso; frequentar mais amiúde as mesquitas, e ficar esperando, depois de uma oração, a oração seguinte. Isto sim, é a pessoa estar em constante vigília (esforço pessoal) e preparação!” (Musslim).

Fazer prece quando está se dirigindo à mesquita: O Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) costumava dizer à caminho da mesquita: “Ó Allah coloca luz em meu coração, na minha audição, na minha visão, à minha direita, à minha esquerda na minha frente, por trás de mim, por cima e por baixo de mim, e me concede a luz.” (Musslim).

O caminhar sossegadamente quando se está dirigindo à mesquita: O Rassulullah (que Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “Ao ouvirem o Icáma (o chamado para se iniciar a oração), devem se dirigir para a oração sossegada e solenemente, sem pressa. Que pratiquem o que alcançarem e completarem o que perderem.” (Muttafac alaih).

O entrar com o pé direito, fazendo prece: O muçulmano ingressa na mesquita com o pé direito e diz: “Ó Allah, abençoe Mohammad. Ó Senhor, perdoa os meus pecados e abre-me as portas de Tua Misericórdia.” (Musslim)

A prática de uma oração de duas unidades como saudação: O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Ao entrarem na mesquita devem praticar uma oração de duas unidades antes de sentar.” (Musslim).

Não se deve sair da mesquita depois do Azan: Se o muçulmano estiver na mesquita e for feito o azan, ele não deve sair a não ser depois de praticar a oração. O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Se estiverem na mesquita e for feito o azan, ninguém deve sair antes de praticar a oração.” (Ahmad). É permitido que saia em caso de necessidade.

A constância na recordação de Allah: O muçulmano está sempre se recordando de Allah, exaltado seja. Ele recita o Alcorão e evita se preocupar com as coisas terrenas enquanto estiver na mesquita. O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “As mesquitas foram construídas para a recordação de Allah, para a prática da oração e para a recitação do Alcorão.” (Muttafac alaih).

Não se deve passar diante de quem está praticando a oração: O muçulmano evita passar diante de quem está praticando a oração. O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Se quem passar diante de quem está praticando a oração soubesse o pecado que está cometendo, ficaria parado durante quarenta (foi dito dias ou anos) é preferível a ele do que passar diante do orador.” (Musslim). Se o muçulmano estiver praticando a oração em congregação, o Imam se constitui na barreira dos praticantes da oração. Se estiver sozinho, não é permitido que alguém passe na frente dele, a não ser que coloque uma barreira na frente.

A freqüência da mesquita: O muçulmano freqüenta a mesquita e se acostuma a praticar as orações nela. O seu coração está sempre ligado à mesquita. Ele não a abandona nunca. A mesquita é a casa de todo piedoso e constitui a Casa de Allah na terra. Allah, exaltado seja, diz:

[إنما يعمر مساجد الله من آمن بالله واليوم الآخر وأقام الصلاة وآتى الزكاة ولم يخش إلا الله فعسى أولئك أن يكونوا من المهتدين]
التوبة: 18

Só frequentam as mesquitas de Allah aqueles que crêem em Allah e no Dia do Juízo Final, observam as orações, pagam o zakat, e não temem ninguém além de Allah. Quiçá, estes se contem entre os encaminhados.” (9:18). Foi narrado que o Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Se virem a pessoa frequentando a mesquita, testemunhem que ele tem fé.” (Ahmad, Tirmizi e Ibn Mája).

Evitar falar em voz alta ou a discussão na mesquita: Quando o muçulmano entra na mesquita ele conserva o respeito, o sossego e a calma. Um dia, Omar Ibn Al Khattab (que Allah o abençõe) ao entrar na mesquita encontrou duas pessoas discutindo e elevando suas vozes. Ele disse para um dos companheiros: Vai e traga-os a mim. Quando chegaram, Omar perguntou: “De onde vocês são?” Responderam: “De Taif.” Omar lhes disse: “Se vocês fossem daqui, eu mandaria puni-los. Como ousam elevar as vozes na mesquita do Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz)?” (Bukhári).

O muçulmano não deve perturbar a quem está orando na mesquita, mesmo com a recitação do Alcorão ou saudando os presentes com Salam em voz elevada.

Conservar a mesquita limpa: O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “O cuspir na mesquita é pecado. A expiação para isso é remover a sujeira.” (Muttafac alaih)

A prece ao se sair da mesquita: O muçulmano deve sair da mesquita com o pé esquerdo, dizendo: “Em nome de Allah. Ó Allah, abençoe a Mohammad. Ó Allah, peço a Tua graça.” (Musslim).

A não permanência dos polutos (emissão de semen) e das menstruadas: É permitida a passagem por ela por necessidade. Allah, exaltado seja, diz:

يا أيها الذين آمنوا لا تقربوا الصلاة وأنتم سكارى حتى تعلموا ما تقولوا ولا جنبًا إلا عابري سبيل حتى تغتسلوا] النساء: 43].

“Ó crentes, não vos deis à oração quando vos achardes ébrios, até que saibais o que dizeis, nem quando estiverdes polutos – salvo se vos estiverdes de passagem –, até que vos tenhais purificado.” (4:43).

Não se deve construir mesquita sobre túmulos: O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Allah amaldiçoou os judeus por utilizarem os túmulos de seus profetas como locais de oração.” (Muttafac alaih).

A economia na construção das mesquitas e o evitar incluir muitos ornamentos nelas: O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Não fui ordenado a exagerar na altura (ornamentos) das mesquitas.” (Abu Daoud). Omar Ibn Al Khattab (que Allah o abençõe) ordenou a construção de uma mesquita. Disse ao encarregado pelo trabalho: “Cuidado para não ornamentá-la muito, pois isso irá causar intriga entre as pessoas.” (Bukhári).

Construção da mesquita para agradar a Allah: Assim, o muçulmano alcançará excelente recompensa. O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Quem construir uma mesquita para agradar a Allah, Ele lhe construirá algo semelhante no Paraíso.” (Muttafac alaih).

Não se deve fazer compras ou vendas na mesquita: O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Se vocês virem alguém vendendo algo na mesquita, devem dizer-lhe: ‘Que Allah não lhe dê lucro.’ Se virem alguém anunciando a perda de algo, digam-lhe: ‘Que Allah não o restitua a você.” (Tirmizi e Nissá-i).

O i’ticaf na mesquita: É o permanecer na mesquita com a intenção de se aproximar mais de Allah e para a prática do bem, como a prática da oração, recordação, glorificação, preces. O muçulmano pode fazer i’ticaf pelo tempo que desejar. Ele pode interromper o i’ticaf quando quiser. O Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) costumava fazer i’ticaf nos dez últimos dias do mês de Ramadan. Ele permanecia na mesquita e não saia a não ser para a oração do ‘id.

O dormir na mesquita: Não há inconveniência de se dormir na mesquita. O Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) costumava dormir na mesquita. Os seus companheiros (que Allah os abençoe) costumavam dormir também na mesquita. Porém, é dever do muçulmano conservar a mesquita limpa e organizada.

A organização das fileiras da oração: O Profeta (que Allah o abençoe e lhe dê paz) costumava organizar as fileiras da oração. Os homens ocupavam as primeiras fileiras, As crianças ocupavam as fileiras atrás dos homens. As mulheres ocupavam as últimas fileiras. O Profeta (que Allah o abençoe e lhe dê paz) costumava alinhar as fileiras e dizia: “Alinhem as fileiras, não devem diferir que seus corações irão diferir entre si. Que aqueles que são mais idosos e mais sábios fiquem atrás de mim.” (Musslim)

As Boas maneiras na visita a Casa Sagrada de Allah em Meca: 

Quando o muçulmano vê a Casa Sagrada de Allah seu coração se humilha. Ele ergue as mãos e sua língua diz: “Ó Allah aumenta a honra, a grandeza e o respeito. Ó Allah, aumenta a honra, a dignidade e a piedade de quem pratica a Peregrinação ou a ‘Umra.” (Cháfi’i). Ele, então segue até a Pedra Negra e a beija. Se não conseguir, ele sinaliza com a mão. Em seguida inicia a circungiração (tawaf) ao redor da Casa. Não deve praticar a oração de saudação da mesquita, pois a tawaf constitui a saudação. 

As Boas maneiras na visita à Mesquita do Profeta:

O muçulmano entra devagar e com respeito na mesquita do Profeta. É preferível que esteja perfumado, usando as melhores roupas. Ele faz a mesma prece da entrada na mesquita. Pratica uma oração de duas unidades como saudação da mesquita na nobre raudha (é o local entre a casa do Profeta e o púlpito). Então visita o túmulo do Profeta é respeitosamente o saúda. Move-se para a direita e saúda Abu Bakr (que Allah o abençõe) então volta-se um pouco e saúda Omar (que Allah o abençõe). Então se orienta para a quibla e faz a prece que quiser.

O muçulmano evita alisar ou beijar a nobre sepultura: Deve saber que isso iria entristecer ao Rassulullah (que Allah o abençoe e lhe dê paz) que proibiu engrandecer o seu túmulo. Ele disse: “Não fazem de meu túmulo local de cultuação.” (Abu Daoud)

As boas maneiras da mesquita durante as sextas-feiras:

Há Boas maneiras concernentes à ida à mesquita às sextas-feiras. Entre elas, citamos:

O banho, o embelezamento e o perfumar-se: O Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Quando um homem toma banho, às sextas-feiras, e se purifica o máximo que possa, perfuma-se e, em seguida, dirige-se para a mesquita, aonde se senta sem separar outros dois, e realiza as orações que Allah prescreveu; então escuta com atenção o que diz o imam, Allah lhe perdoa as faltas que havia cometido desde a sexta-feira anterior.” (Bukhári e Ahmad)

A invocação a Allah ao sair para ir à mesquita: O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Quem se banhar, na sexta-feira por ter tido relações sexuais com a esposa e então for para a mesquita na primeira hora, é como se tivesse oferecido um camelo; quem for na segunda hora é como se tivesse oferecido uma vaca. Quem for na terceira hora é como se tivesse oferecido um carneiro. Quem for na quarta hora é como se tivesse oferecido uma galinha. Quem for na quinta hora é como se tivesse oferecido um ovo. Quando o Imam se apresenta os anjos comparecem para ouvir a invocação.” (Muttafic alaih).

Não se deve passar no meio das pessoas: Um homem foi para a mesquita para orar junto com o Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) e ficou passando entre as pessoas . O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) estava fazendo o seu sermão em cima do púlpito. Ele disse para o homem: “Senta porque você está perturbando aos outros devido ao seu atraso.” (Abu Daoud, Nissá’i e Ahmad).

O ficar em silêncio durante o sermão: O muçulmano permanece em silêncio durante o sermão do Imam. Ele escuta o que o Imam diz de admoestação e orientação para se beneficiar dele. Não deve falar com quem está ao seu lado. Abu Huraira (que Allah o abençõe) relatou que o Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Se você disse: ‘fique quieto’ a quem está ao seu lado enquanto o Imam está proferindo o sermão, terá diminuída as recompensas de sua oração a sua oração.” (Narrado por todos os tradicionalistas)

O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Quem falar, na sexta-feira, enquanto o Imam estiver fazendo o sermão parece-se com o asno que carrega livros. Quem disser ao falante: ‘cala-te’, terá diminuída as recompensas da oração de sexta-feira.” (Ahmad, Bazzar e Tabaráni).

يُرِيدُونَ أَن يطفئوا نُورَ اللّهِ بِأَفْوَاهِهِمْ وَيَأْبَى اللّهُ إِلاَّ أَن يُتِمَّ نُورَهُ وَلَوْ كَرِهَ الْكَافِرُونَ

"Desejam em vão extinguir a Luz de Allah com as suas bocas; porém, Allah nada permitirá, e aperfeiçoará a Sua Luz, ainda que isso desgoste os incrédulos!" (41:33)

Contribuição do Irmão: Mohamad ziad -محمد زياد - Os Muçulmanos Amam Jesus!

Nenhum comentário: