quinta-feira, agosto 15, 2013

Seguindo as Tradições

Em nome de Allah , O Clemente, O Misericordioso. Louvado seja Allah , criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Muhammad (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Que Allah (SWT) abençõe e de paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

Meus queridos irmãos e caríssimos leitores! Nós temos um grande respeito pelo irmão M. Yiossuf Adamgy, haja vista nos repassar muitos conhecimentos islâmicos e da vida através de seus artigos, livros etc. Nesse artigo Seguindo as Tradições, que hora publico em nosso blogger, me faz mister, emitir minha humilde opinião quanto o que afirma o escritor Joseph Islam, o qual não conheço: "Comer com a mão esquerda ou a mão direita não é uma questão do Alcorão. Mas, se alguém afirma, sem o mandado do Alcorão que os crentes são obrigados a comer com a mão direita por uma questão religiosa, então isso é inaceitável à luz do Alcorão, independentemente de como os muçulmanos tentam justificar as tradições em nome do Profeta".

Eu por exemplo na qualidade de um ignorante estudante da doutrina islâmica seu de dois ditos que toda a Ummar Sunnah respeitam e tem como fonte segura, nos orientando a comer com a mão direita:

01) Sayyiduna Abdullah Ibn Umar (Radiyalláhu Anhuma) relata que Raçulullah (Sallalláho Alaihi Wa Sallam) disse: "Quando um de vós comer, deve comer com a mão direita e se beber também deve beber com a mão direita." (Musslim, Tirmizi).

02) Sayyiduna Abdullah Ibn Umar (Radiyalláhu Anhuma) relata que Raçulullah (Sallalláho Alaihi Wa Sallam) disse: "Nenhum de vós não deve comer ou beber com a mão esquerda pois o shaitán é que come e bebe com a mão esquerda." (Musslim).


Pois bem, eu entendo que a Sunnah é o modus-operandis do Alcorão Sagrado. Entendo também que temos que ter muito cuidado com as fontes das quais elas foram catalogadas e sabemos inclusive que pessoas mal intencionadas inventaram vários ditos para satisfazer suas inovações e confundir a Ummar do Rassulollah SAAS. Entendo também que nenhum dito pode ir de encontro ao que diz o Alcorão Sagrado, que é sem dúvidas a fonte número um da nossa Religião.

Acredito também, que como esses senhores tem fé pública e são multiplicadores de opinião, o que publicam pode criar no mínimo confusão aos milhares de leitores que diariamente leem suas publicações. E daí sair outros questionamentos, de outras ações que praticamos no dia a dia e também não estão explícitas nos Livro Sagrado, como por exemplo, a maneira que nós fazemos nossas orações diárias!

Considero que essas discussões são válidas e até refletem o respeito do "Livre Arbítrio", e do livre pensamento intelectual. Mas que devem ser tratadas em um Fórum restrito e com pessoas com no mínimo o mesmo conhecimento intelectual.

Segue abaixo, o texto na integra. Assalamu Aleikom - pedimos perdão a Allah SW e declaramos que não existe nenhuma Verdade e nenhum Poder a não ser o que vem Dele o Altíssimo.
========================================================================
Por: Joseph Islam no Facebook - Traduzido e enviado por: Yassin Fakir

Meu humilde conselho para uma alma simpática que perguntou-me sobre a minha opinião sobre seguir certas tradições.

... No final do dia, não há nada de errado em seguir as tradições. O Alcorão não tem a intenção de livrar um povo das suas tradições. O que o Alcorão procura fazer é ajudar os crentes a "discernir" e fazer julgamentos fundamentados à luz do Alcorão. Ele procura trazer as práticas sob a alçada do Islão e reduz as práticas incongruentes com a orientação do Alcorão. Daí porque ele próprio é chamado “al furqán“ (o critério).

Se as tradições que você segue parecem cumprir o "espírito" da orientação do Alcorão e não estão em conflito com ele, então não há necessidade de abandoná-las.

O problema só começa quando se afirma que a "tradição" é para ser seguida por uma "questão de religião". O Alcorão não procura impor uma tradição árabe dos séculos 7 ou 10 a uma população por exemplo, a chinesa do século 21. Este ponto, na minha humilde opinião continua a ser imperativo.

Comer com uma faca e um garfo é uma tradição. Comer com pauzinhos é uma tradição. Vestir um fato, uma túnica árabe ou um Zhiduo chinês é uma tradição de um povo. O Alcorão não vê isso como questões 'religiosas', desde que o requisito básico de cobertura e decência seja cumprido.

Comer com a mão esquerda ou a mão direita não é uma questão do Alcorão. Mas, se alguém afirma, sem o mandado do Alcorão que os crentes são obrigados a comer com a mão direita por uma questão religiosa, então isso é inaceitável à luz do Alcorão, independentemente de como os muçulmanos tentam justificar as tradições em nome do Profeta.

O que os crentes devem perceber é que o Profeta nasceu em um determinado momento da história. Ele foi um produto de um meio sectário e social do seu tempo. Ele simplesmente aplicou a orientação do Alcorão para as suas circunstâncias. Se ele nascesse hoje em sua casa, como iria ele se vestir? Como ele viajaria? Como é que ele iria comer? Qual seria a língua que ele falaria?

Tenho certeza que você apreciaria as respostas destas perguntas.

Os crentes devem melhorar a sua compreensão do Alcorão para que eles possam estar numa posição melhor de avaliar as suas tradições.

MEU CONSELHO HUMILDE

Leia o Alcorão tomando-o como a única autoridade religiosa e testemunho final de Deus. Extraia dele o melhor significado, faça do Alcorão o seu critério para julgar e executar a sua orientação.

Avalie as tradições que chegaram até si da cultura em que viveu, não as descarte simplesmente, mas melhore a capacidade de discernir. Aquelas tradições da sua cultura que se inserem no espírito e orientação do Alcorão, sê livre para adotá-las. Aquelas que não o são, respeitosamente deixe-as de lado ou restrinja o seu envolvimento nelas.

Respeite as tradições dos outros. Deus nos criou como pessoas diversas.

Apesar da tendência, às vezes, todos nós devemos esforçarmo-nos por abster-se de julgar os outros. Só Deus sabe o quanto de verdade chegou a uma pessoa, a sua viagem particular, o que está nos seus corações e como Ele quer testá-los.

Crie o hábito de ler o Alcorão com frequência, até mesmo algumas passagens por dia. É uma fonte imensa de conforto para o espírito humano ao permitir que Deus fale consigo diretamente e com regularidade através do Alcorão, na língua que perceba.

Com a idade, experiência e a subsequente sabedoria, o Alcorão vai falar com você de maneiras diferentes, ajudando-o a tirar o máximo partido deste mundo transitório e ajudando você a crescer espiritualmente em preparação para o próximo.

Seja atento e respeitoso com os outros nos percursos em que eles acreditam, trazendo à tona as suas próprias experiências. Somos todos viajantes, tomando caminhos diferentes e descansando em diferentes destinos. No final das contas, o objetivo de todos nós é Deus.

Esteja em paz!

Fonte: Reflexões Islâmicas - nº. 24 - www.islao.pt /www.alfurqan.pt - alfurqan2011@gmail.com / alfurqan04@yahoo.com

Nenhum comentário: