sexta-feira, agosto 16, 2013

E NÃO NOS CABE MAIS DO QUE TRANSMITIR A MENSAGEM – 1ª. Parte

BISMILLAH AL-RAHMAN AL-Rahim•Wassalatu Wassalamu Ala Ashraful Mursaleen Allahumma Sali Ala Muhammad ua Aali Muhammad Imploramos a ALLAH (SW), que nos ajude, nos dê uma boa orientação para o benefício de Islã e dos muçulmanos, corrigindo nossos trabalhos, nossas intenções e nossas ações -  JUMA MUBARAK

Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem" . Estas palavras proferidas no final das intervenções dos nossos ulemás (responsáveis religiosos), constituem o versículo número 17 do Surat Yácin. Para melhor compreendermos o sentido desta advertência, vamos analisar alguns versículos do Cur’ane, onde Deus relata ao Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), os acontecimentos duma certa cidade que, a exemplo de alguns Coraixitas (residentes de Maka), também rejeitaram os Seus Mensageiros. 

Deus enviou milhares de Profetas, que vieram trazer sempre a mesma palavra da Unicidade Divina. Os Profetas foram enviados para os que se desviaram da orientação, adorando ídolos, cometendo as maiores imoralidades e atrocidades. “…Se eles se submeterem, estão no caminho recto; e se eles voltarem as costas, teu dever é só proclamar a mensagem; e Allah vela por Seus servos”. Cur’ane 3.20. Outros povos não aceitaram as advertências dos Mensageiros, porque iriam pôr em causa os privilégios e o modo de vida que vinham adotando, desde os tempos dos seus antepassados. Por isso, maltrataram, agrediram e até mataram os enviados de Deus. “Na verdade, a esses que negam os versículos de Allah e que sem razão, matam os profetas e assassinam aquelas pessoas que ordenam a justiça, anuncia- lhes um castigo doloroso”. Cur’ane 3.2. Alegavam de que Deus nunca enviaria Profetas que eram de carne e osso, que bebiam, comiam e que eram tão humanos como eles. Por isso, Deus enviaria sim Profetas sob a forma de anjos ou de outra matéria que impressionassem os humanos. “E dizem: que espécie de mensageiro é este que come os mesmos alimentos e anda pelas ruas? Porque não enviaram um anjo …?” Cur’ane 25:7. 

Não faria sentido Deus enviar Profetas na forma de Anjos, porque eles, não comem, não bebem, não se reproduzem e não cometem qualquer erro. Deus enviou os Profetas iguais a nós, para seguirmos os seus exemplos e para nos servirem de código de vida. Apesar dessa semelhança, os Profetas tinham outras qualidades, como por exemplo a fé que estava sempre a aumentar, ao contrário da nossa que tem altos e baixos ou a dos anjos sempre estacionária. Mesmo com as rejeições dos povos, Deus com a Sua infinita Misericórdia para com a Sua criação, continuou a enviar Profetas, para nos tirarem das trevas. 

O Profeta Ibrahim (Aleihi Salam), Abraão (Que a Paz de Deus estela com ele), chamou a atenção ao seu povo para adorarem ao Deus Único e deixarem os seus ídolos porque não lhes proporcionavam quaisquer sustentos. “Se rejeitardes (a mensagem) sabei que outras gerações anteriores a vós desmentiram (seus mensageiros). E ao mensageiro só lhe cabe transmitir claramente a mensagem”. Cur’ane 29:18. 

Apesar da preocupação de fazerem o seu melhor, muitos Profetas sentiam-se impotentes para transformar os corações adormecidos dos seus povos e por isso ficavam preocupados, porque um dia irão prestar contas perante Deus. Para alguns Profetas, o resultado das suas missões, se reduziram a escassos seguidores e não conseguiram transformar a mentalidade dos desviados. No dia da Ressurreição, alguns Profetas entrarão sozinhos no Paraíso, outros terão poucos acompanhantes e outros muito mais seguidores. A propósito da quantidade de seguidores que cada Profeta irá levar com ele para o Paraíso, Ibn Abbas (Radiyalahu an-hu) contou que uma vez o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse que um Profeta irá passar por ele com um só seguidor, outro com dois, outro com vários, outro com um grupo de pessoas e outro não terá ninguém com ele. Bhukari 71:648. Anas b. Malik referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “ entre os apóstolos, eu terei o maior número de seguidores no Dia da Ressurreição; e eu serei o primeiro a bater a porta do Paraíso”. Muslim 1:382. Na noite de Mir’aj, Mussa - Moisés (Aleihi Salam) chorou quando Muhammad (Salalahu Aleihi wassalam) encontrou-se com ele. Foi-lhe perguntado os motivos da sua tristeza e ele disse: “Ó Senhor meu! Os seguidores deste jovem Profeta, que foi enviado depois de mim, vão entrar no paraíso em maior número, em relação aos meus seguidores. Bukhari 54.429. 

“Allahumaghfirli yá Arhama Ráhimin”. Ó Allah, perdoa-me e tenha pena de mim, ó Tu mais Misericordioso de todos os que mostram misericórdia!. 

In Sha Allah, Este tema será concluído no próximo Juma. “Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41. 

Cumprimentos Abdul Rehman Mangá 15/08/2013 abdul.manga@gmail.com.

Nenhum comentário: