quinta-feira, março 19, 2015

TEMA DA SEMANA: OS ANJOS – 2ª. PARTE

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus)
Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK

Deus criou os anjos com estatutos diferentes para desempenharem tarefas pré-definidas. Os anjos têm vários poderes dados por Deus, nomeadamente de se deslocarem a velocidades nunca imaginadas por nós e de se transformarem em seres humanos. Há relatos que confirmam que os anjos assim apareceram aos Profetas e aos piedosos. Ibrahim (Aleihi Salam) estava acompanhado da sua esposa Sara, quando recebeu a visita de 3 estranhos. Como o Profeta Abraão gostava de receber hóspedes e de os alimentar, ofereceu-lhes alojamento e preparou um vitelo. Aborrecido, viu que os visitantes não tocaram na comida e ficou com receio deles. Eles o tranquilizaram, dizendo: “Não temas, fomos enviados contra o Povo pecador (de Lot)”. Os mesmos anjos deram as boas novas à Sara da vinda de um filho. Cur’ane 51:24 a 28. Mariam - Maria, mãe de Issa – Jesus (que a Paz de Deus esteja com eles), quando estava orando sozinha no seu compartimento, apareceu Jibrail (Aleihi Salam) –  Gabriel (Que a Paz de Deus esteja com ele), sob a forma de um homem perfeito. “…E lhe enviamos o Nosso Espírito, que lhe apareceu personificado, como um homem perfeito”. Ela ficou assustada, com medo, pensado que ele ia cometer algo de mal. E rezou: “Eu procuro refúgio contra ti no Beneficente, se és temente a Deus.” – como forma de lhe lembrar de Deus, pois sabia se fosse uma pessoa piedosa iria abster-se de praticar algo errado . Assim, o anjo Gabriel, retomou a forma de anjo e disse-lhe: “Eu sou apenas um enviado do teu Senhor, para dar-te um filho, sem mácula”. Cur’ane 19:17,18 e 19.

O Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) também recebeu o Anjo Jibrail (Aleihi Salam) na forma de um ser humano, conforme o relato de Hazrat Umar (Radiyalahu an-hu) em que referiu que um dia quando estavam sentados com Profeta (Salalahu Aleihi wassalam), apareceu uma pessoa impecavelmente vestida com roupas brancas e com um cabelo muito negro e que não era conhecido na localidade e que não se vislumbrava qualquer vestígio de viagem. Depois da conversa com o Profeta e que todos os presentes puderam ouvir, O Profeta informou aos presentes de que era o Anjo Jibrail, que veio para lhes ensinar o Isslam… (Muslim).

Só Deus é conhecedor da quantidade de anjos. “E não designamos guardiães do fogo (do inferno) senão os anjos e não fixamos o seu número, senão como prova para os incrédulos… E ninguém senão Ele, conhece os exércitos do teu Senhor”. Cur’ane 74:31. Pelas diversas passagens que nos foram relatadas, chegamos à conclusão de que os anjos são inúmeros e incontáveis, conforme o seguinte exemplo: O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) quando ascendeu aos céus na noite de Mi’raj, referiu entre outros aspectos, o seguinte: “Em seguida foi-me amostrado “Al Bait-al-Ma’mur (a Casa de Deus). Perguntei ao Anjo Gabriel sobre isso e ele disse: “Esta é a Al Bait-ul-Ma’mur, onde 70.000 anjos realizam as orações diárias e quando eles deixam o local, nunca mais regressam (são substituídos diariamente por um número idêntico de anjos)”. Bhukari 54:429.

Os anjos não têm nenhumas necessidades como os seres humanos, nomeadamente, não comem e não dormem. Os anjos não se cansam pelas tarefas que desempenham e há entre eles os que estão permanentemente a louvar a Deus, noite e dia. “(Os anjos) glorificam-No noite e dia e não ficam exaustos”. Cur’ane 21.20.

Outros anjos estão em permanente rukú e outros no sajdah (prostrados), sem levantarem a cabeça, louvando Allah, o Criador de tudo o que existe na terra e no universo.

“ALLAHU NURO SAAMÁ WÁTI WAL ARDH. “ALLAH É A LUZ DOS CÉUS E DA TERRA”. “Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 36:17. “Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. 10.10.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

19/03/2015

Um comentário:

Unknown disse...

Gostei muito do texto, não conhecia o site, agora que conheço vou ler sempre os textos, muito obrigado pelo conhecimento que nos trás