terça-feira, março 17, 2015

A L M A D I N A - O DIA INTERNACIONAL DA MULHER MODERNA

Por: Sheikh Aminuddin Mohamad - 09.03.2015

Sempre que se chega ao dia 8 de Março, celebra-se em muitos quadrantes o Dia Internacional da Mulher. Nesse dia fala-se acerca dos direitos da mulher, e condena-se os que não observam os seus direitos.

Infelizmente hoje a situação em que a mulher no Mundo em geral, e particularmente no chamado Primeiro Mundo vive, é bastante deplorável.

Agora o nosso Mundo enfrenta uma nova ameaça: a onda de ódio contra a mulher, vulgarmente conhecida por violência doméstica.

Um estudo do Centro das Nações Unidas para o Desenvolvimento Social e Assuntos Humanos, revela-nos um número alarmante de casos de violência doméstica com especial incidência contra a mulher, de divórcios, de raptos, para além de uma quase absoluta inobservância dos Direitos da Mulher.

Toda a estrutura familiar está em colapso, as ruas tornaram-se locais de actividades devassas, os restaurantes e parques tornaram-se centros de aventuras com aparência romântica, mas que escondem actos promíscuos e imorais.

A mulher muçulmana deve conhecer o seu papel na sociedade. Ela deve auto-preservar-se, não se deixando reduzir a mero objecto sensual para a satisfação de desejos animalescos de homens perversos.

O debate sobre o estatuto da mulher na sociedade não é um assunto novo. O Isslam concedeu à mulher direitos e privilégios que nenhuma outra religião ou sistema constitucional alguma vez concedeu. Atribuiu-lhe grande valor social, liberdade e conforto, como podemos ver, a título de exemplo:

Como Mãe:

O Profeta Muhammad, (S.A.W.) disse: “O Paraíso está debaixo dos pés das mães”. (Al-Bukhari)

Como Esposa:

O Profeta (S.A.W.) disse: “O Mundo todo é para o homem uma comodidade perecível, mas a melhor comodidade do Mundo é uma esposa piedosa”. (Musslim)

E disse: “O melhor de entre vós é o que melhor trata a sua esposa”. (At-Tirmizi)

Como Filha ou Irmã:

O Profeta Muhammad (S.A.W.) disse: “Quem cuida de três filhas (ou o mesmo número de irmãs), educa-as e mostra misericórdia para com elas, até Deus torná-las auto-suficientes através do casamento, Ele tornará obrigatório para essa pessoa a entrada no Paraíso”. Alguém perguntou: “Que tal se forem duas filhas ou duas irmãs, será que receberá a mesma recompensa”? O Profeta respondeu: “Sim”!

Como viúva ou divorciada: 

O Profeta Muhammad (S.A.W.) disse: “Não quereis que vos indique a caridade mais virtuosa? É a do dinheiro despendido com a filha desprovida de qualquer recurso que lhe permita sobreviver condignamente senão o dinheiro do pai, filha essa que volta à casa paterna por ter sido divorciada ou por ter enviuvado. (Ibn Majah)

Os direitos da mulher como mãe:

Alguém perguntou ao Profeta: “Quem merece o meu melhor tratamento”? O Profeta respondeu “A tua mãe”! Ele voltou a perguntar: “A seguir”? O Profeta respondeu “A tua mãe”! O homem perguntou novamente: “E a seguir”? O Profeta voltou a dar a mesma resposta: “A tua mãe”! Pela quarta vez, o homem perguntou quem se seguia, o Profeta respondeu: “O teu pai”.

Portanto, as três medalhas – Ouro, Prata e Bronze – foram atribuídas à mãe, cabendo ao pai apenas o prêmio de participação. 

O Profeta proibiu terminantemente a agressão ou o insulto às esposas, ordenando-nos que as alimentemos e vistamos de forma honrosa, sempre que comemos e compramos roupa para nós.

As mulheres são nossas parceiras no processo de criação. Deus diz no Al-Qur’án, Cap. 49, Vers. 13:

Ó gente! Certamente, Nós criamo-vos (a todos vós) de um macho e de uma fêmea, e dividimo-vos em vários povos e tribos, para que vos pudésseis identificar uns aos outros (e não para vos desprezardes uns aos outros). Na verdade, o mais nobre de entre vós, perante Deus, é o mais piedoso de entre vós. Sem dúvida, Deus sabe e está bem informado de todas as coisas”.

Ainda segundo o Al-Qur’án, Cap. 16, Vers. 97, perante Deus, em termos de direitos e responsabilidades, a mulher é absolutamente igual ao homem:

“Quem praticar o bem, seja homem ou mulher, se for crente, fá-lo-emos viver uma vida feliz no Mundo e, certamente, dar-lhe-emos (na outra vida) a sua recompensa com o melhor daquilo que praticava”.

Consta também no Cap. 4, Vers. 32:

“Os homens têm a porção daquilo que ganharam, e as mulheres têm a porção daquilo que ganharam”.

No Cap. 2, Vers. 36 do Al-Qur’án consta:

A mulher não é culpada pelo primeiro erro cometido por Adão no Paraíso. Ambos (Adão e Eva) foram co-responsáveis pelas suas acções perante Deus, e ambos arrependeram-se e foram perdoados”.

Em termos de obrigações religiosas como o Salaat (oração ritual) o Jejum, o Zakaat (taxa obrigatória devida aos pobres) e o Hajj (peregrinação à Makkah) a mulher não é diferente do homem. Em alguns casos ela até tem algumas vantagens sobre o homem.

No que diz respeito à igualdade do género, o Al-Qur’án diz no Cap. 2, Vers. 228:

Elas têm os mesmos direitos sobre os homens, como eles têm sobre elas, a serem respeitados conforme a Lei”.

Os direitos e as responsabilidades das mulheres são iguais aos dos homens, mas não são necessariamente idênticos. 

O facto de o Isslam conceder à mulher direitos iguais mas não idênticos, mostra que reconhece a independência da sua personalidade, pois ela não é um simples duplicado do homem. 

Segundo a lei isslâmica, não se pode obrigar a mulher a casar-se com alguém sem a sua aprovação e consentimento.

Ainda segundo o Isslam, a mulher não é inferior ao homem, pois foi Deus quem criou o homem e a mulher, e ambos são iguais perante Deus.

O homem e a mulher complementam-se, pois cada um deles tem deveres e direitos. Há algumas diferenças entre o papel do homem e o da mulher na sociedade, mas essas diferenças não tornam nenhum deles superior ao outro. 

A posição da mulher foi sempre um assunto de debate, pois surgem alguns conceitos errados devido às práticas tradicionais por parte de pessoas que se intitulam muçulmanas, ou por desinformação maliciosa da parte de alguns núcleos.

Será que as mulheres muçulmanas desejam trocar o melhor pelo pior? Será que desejam ser escravas no lugar de rainhas? Por causa disso, enfrentamos hoje graves consequências, como a desintegração da unidade familiar, especialmente na relação entre pais e filhos. Surgem agora suspeitas e tensões entre marido e esposa.

Antes de terminar esta crônica, gostaria de citar aqui o que a Kinsely Report (U.S.A.) revela acerca desse tipo de sociedade:

- 50% das mulheres americanas (de todas as idades) perdem a sua virgindade antes do casamento.

- 25% delas conspurcam o leito conjugal, sem sentirem nenhum remorso por traírem os seus maridos.

- 62% masturbam-se.

Estas estatísticas provam, sem qualquer margem para dúvidas, que o materialismo está destruindo a moral e o bom comportamento, aumentando a corrupção.

Será que é isto que dignifica as mulheres?

Nenhum comentário: