sexta-feira, fevereiro 14, 2014

SURAT AL ASR – PELO TEMPO- 1ª. parte.

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK

Em nome de Deus, o Beneficente, o Misericordioso. “1 – Pelo Tempo; 2 – O homem está na perdição; 3 – Salvo os fiéis (ou aqueles) que praticam o bem, aconselham-se na verdade e recomendam-se uns aos outros, na paciência e na perseverança”. Cur’ane 103.

Esta é uma pequena Surat com uma abrangência muito ampla. Todo o significado foi condensado em poucas palavras, concisas e muito breves. Os versículos têm uma amplitude equivalente às advertências e conselhos contidos num grande livro. Por isso, o Imam Shafi (Rahmatulahi Aleihi) referiu que “se as pessoas considerassem só esta Surah, a mesma seria suficiente para a orientação deles”.

O significado das palavras contidas do Surat Al Asr, são tão elevadas, que no tempo do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) as pessoas recitavam a Surat uns aos outros, para se afastarem da descrença e da imoralidade. É referido no At-Tabarani, que Abdullah Bin Abi Hisn Madinah disse: “Sempre que duas pessoas dos companheiros do Profeta se encontravam, e que um deles tenha dado saudações de paz (ao outro) eles não se separavam, sem um deles ter recitado para o outro a Surat Al-Asr”.

Wal Assr. O tempo passa pela nossa juventude e pela nossa saúde. As horas passam sem nos apercebermos. O tempo passou pelos povos e deles ficaram as memórias. Ficaram as pirâmides, os monumentos, os castelos e os prédios. O tempo passou pelo nosso ente querido que há pouco o fomos enterrar. A Surat Al Asr lembra-nos que o tempo está passando e que nunca mais tem retorno. Saberemos aproveitar todas as horas da nossa vida?

O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Aproveite cinco coisas, antes que outras cinco coisas te atinjam: 1- A tua juventude antes de envelheceres; 2- A tua saúde, antes de adoeceres; 3- A tua riqueza, antes de empobreceres; 4- O teu tempo livre, antes de te ocupares; 5- A tua vida, antes de morreres”. Relato de Al- Hákim, Al-Baihaqui e Ahmad.

Através dos Livros Sagrados, Allah Subhana Wataala lembram-nos o tempo que já passou e o tempo que ainda virá. O tempo em que Deus criou, através do barro, o nosso pai Adam (Aleihi Salam) – Adão, que a Paz de Deus esteja com ele. O tempo em que Ibliss (diabo) se tornou rebelde e a partir daí, passa o tempo a desencaminhar os inadvertidos. O tempo do Profeta Nuh (Aleihi Salam) - Noé, que a Paz de Deus esteja com ele -, cujo povo foi afogado, devido aos graves pecados cometidos. 

O tempo do Profeta Ibrahim (Aleihi Salam) e do seu filho Esmael (Aleihi Salam), enquanto reconstruíam a Casa Sagrada (Caaba), recitavam: “Senhor nosso! Faz surgir no seu meio, um Mensageiro saído entre eles, que lhes recite os Teus Versículos e lhes ensine a Escritura e a Sabedoria e os purifique; Tu és o Poderoso, o Sábio”. Cur’ane 2:129. A Casa Sagrada que que eles construíram e que é visitada por milhões de muçulmanos. A pé, de camelo e atualmente através diversos meios de transportes modernos, se deslocam à Peregrinação. Deus aceitou o pedido de Ibrahim e Esmael (Aleihi Salam): “Senhor nosso! Aceita (este serviço) de nós...” 2:127. A Caaba perdura no tempo e é um dos sinais de Deus.

O tempo do Profeta Mussa (Aleihi Salam) – Moisés, que a Paz de Deus esteja com ele – que pediu a Deus para lhe dar coragem a fim de enfrentar o faraó: “Rabbi Sharah li saodri.... ó Senhor meu, dilata-me o peito; facilita-me a tarefa; e desata o nó da minha língua; para que compreendam a minha fala”. Cur’ane 20:25 a 28.

O tempo de Issa (Aleihi Salam) – Jesus, que a Paz de Deus esteja com ele -, com a permissão de Deus, curou doentes e ressuscitou os mortos. O tempo do Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) que sofreu perseguições e represálias durante vários anos, ao chamar as pessoas para o Deus Único: “LÁ ILALA ILALAH -

Não há outra divindade, excepto Allah”. E com ele, como último Profeta, o tempo da revelação do Cur’ane, que nos aconselha a praticar o bem, dizer a verdade e recomendar uns aos outros, na paciência e na perseverança.

In Sha Allah, continua no próximo Juma.

“Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

13/02/2014

abdul.manga@gmail.com

Nenhum comentário: