sexta-feira, fevereiro 21, 2014

SURAT AL ASR – PELO TEMPO- 2ª. parte

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK

SURAT AL ASR – PELO TEMPO

Em nome de Deus, o Beneficente, o Misericordioso. 
“1 – Pelo Tempo;
2 – O homem está na perdição; 
3 – Salvo os fiéis (ou aqueles) que praticam o bem, aconselham-se na verdade e recomendam-se uns aos outros, na paciência e na perseverança”. Cur’ane 103.

O momento é o nosso tempo, que também passará, como o gelo colocado ao sol. Abençoado é aquele que no final de cada dia, se considera espiritualmente realizado.

O tempo que passaremos nas nossas sepulturas, aguardando o dia da ressurreição final. E finalmente, o tempo em que nos será ou não permitido ver o nosso Senhor. No Dia da Ressurreição, alguns rostos se apresentarão radiantes, brilhantes, esperando contemplar o Senhor. Algumas pessoas perguntaram ao Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) se na outra vida, no dia do Juízo Final, verão o rosto do Senhor, o Criador. O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) respondeu afirmando, de que verão o Senhor, da mesma maneira como vêem o sol e a lua, quando não há nuvens abaixo deles.

A Surat Al Assr é uma advertência para todos os seres humanos. É uma crítica e uma chamada de atenção aos muçulmanos e não muçulmanos e para todas as nações.

Infelizmente, ao longo dos tempos da história, os homens exortam-se uns aos outros para a descrença, imoralidades e mentiras, afastando-se da Misericórdia e da Bondade de Deus. A orientação deste pequeno e grande capítulo do Cur’ane, ajuda a humanidade a refletir e a voltar a encontrar o caminho da verdade. YÁ HADI, HEHDINA SIRÁTUL MUSTAQUIM – Ó nosso Guia, guia-nos para o caminho da verdade.

Para referir que o homem está numa grande perdição, Deus jura pelo tempo. Deus não necessita de jurar por qualquer um dos objetos criados por Si. Neste caso, o “juramento” significa que o tempo é testemunha da perdição em que se encontra o ser humano. Esta Surat é como um relógio que se encontra mesmo à nossa frente, que nos adverte do tempo que se vai esgotando. Qualquer tempo desperdiçado ou aproveitado, já pertence ao passado. Este é o tempo que é dado a qualquer um de nós, que passa rapidamente, sem nos darmos conta. Um sábio referiu que o tempo é como o gelo, que se está derretendo. E referiu o comerciante que se dedicava à venda de gelo (na altura não havia condições de o conservar), que apregoava no bazar “tenham misericórdia daquele, cuja riqueza está a derreter”. Se não o conseguisse vender a tempo, perderia todo o dinheiro investido. E por isso, Deus jura pelo tempo, chamando a atenção da Sua Criação, que se encontra distraída com os prazeres da vida terrena. Pelo tempo, que testemunhará a favor ou contra nós!

A perda pode ser uma desgraça ou quando a morte atinge um amigo ou um ente querido. A perda pode ser um insucesso nos negócios, quando perdemos todo o capital investido e ficamos insolventes e falidos. Mas a Surat Al Asr alerta-nos p ara a perda dos valores morais e da religiosidade. Em contraste com aqueles que vão amealhando boas ações para a vida futura, verdadeiro sucesso para o ser humano.

Esta pequena e grande Surat, refere 3 qualidades que um crente deverá procurar obter e conservar: “Ter Fé, praticar boas ações e ser paciente”. 

In Sha Allah, continua no próximo Juma.

“Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

20/02/2014

abdul.manga@gmail.com

Nenhum comentário: