sexta-feira, fevereiro 14, 2014

O bom trato com os pais

E adorai a Deus e nada Lhe associeis. E tende benevolência com os pais”. - (Alcorão, 4:36)
Coord. por: M. Yiossuf Adamgy

Prezados Irmãos, 

Assalamu Alaikum Wa ráhmatullahi Wa barakatuh: 

Temei a Deus e sabei que as almas têm uma predisposição natural por quem lhes faz bem, e os corações sentem-se unidos àqueles que nos amam. E não há ninguém, para além de Deus, que tenha maior preferên-cia por nós que os nossos próprios pais. Deus reuniu os direitos dos pais com os Seus direitos, o agradeci-mento a ambos junto com o Seu agradecimento. E aconselhou a ser benevolentes com eles para além de ordenar adorá-Lo a Ele: "E adorai a Deus e nada Lhe associeis. E tende benevolência com os pais " (Alcorão, 4:36). 

Deus, glorificado seja, concedeu duas graças que são:
 01)a criação e a nossa existência; e
02)além d’Ele os pais, por Sua permissão, são quem têm a graça de nos criar e dar-nos à luz. 

Ibn Abbas (r.a.) disse: "Existem três versículos Alcorânicos que estão relacionados com outros três; não se aceita um se não se cumprem os outros: 
01)"Obedecei a Deus e obedecei ao Mensageiro" (5:92); Quem obedeça a Deus e não obedeça ao Mensageiro não lhe serão aceites as suas obras. 
02)"Observai a oração e concedei az-zakat" (24:56); Quem faça a oração e não pague az-zakat, não lhe serão aceites as suas ações. 
03) E "Agradecei-Me e a vossos pais". Quem agradeça a Deus e não agradeça a seus pais, também não lhe serão aceites as suas ações. 

A complacência de Deus se alcança mediante a complacência dos pais, assim como o nojo de Deus é o resultado do nojo deles. 

Irmãos! A benevolência com os pais é algo grandioso. Recordemos a situação em que nos encontrávamos quando éramos pequenos e débeis: “Senhor Meu! Tem misericórdia deles, como quando eles cuidaram de mim, enquanto pequenino”. (Alcorão, 17:24). A tua mãe carregou-te no seu ventre durante nove meses, com incómodo, e deu-te à luz com dor. A tal ponto de sentir-se morrer, mas, no entanto, ao ver-te, imediatamente se esqueceu do sofrimento, e ocupou-se de ti, noite e dia. Cuidou-te e protegeu-te, foi capaz de passar fome para que tu estivesses saciado, de passar a noite acordada para que tu dormisses. Quanto ao pai, é quem se ocupa de procurar o sustento, de te proteger de todo o mal, de te educar, é quem se contenta e te abraça sempre que te vê e quando se ausenta te tem sempre presente. 

Estes são os nossos pais, esta é a nossa infância. Porquê negar estas graças? 

Al Bukhari e Muslim transmitiram que Abdullah bin Amr bin Al As (r.a.) narrou: Um homem apresentou-se peran-te o Mensageiro de Deus (p.e.c.e.) e disse-lhe: “Vim jurar-te fidelidade para combater pela causa de Deus e para emigrar por essa causa, buscando a Sua recompensa por ela”. O Mensageiro de Deus (p.e.c.e.) disse- -lhe: “Por acaso algum dos teus pais ainda está vivo?” Respondeu-lhe: “Sim, ambos”. O Profeta (p.e.c.e.) disse--lhe: “Regressa e trata-os sempre bem". Al Tabaráni transmitiu que um homem se apresentou ante o Mensageiro de Deus (p.e.c.e.) para consultá-lo acerca de combater pela causa de Deus. O Profeta (p.e.c.e) disse-lhe: "Tens pais?" Respondeu-lhe que sim; então disse-lhe: “Apega-te a eles pois o Paraíso está sob os seus pés”. 

Irmãos! Os direitos dos pais são muito importantes; entre eles está o amar-lhes, obedecer-lhes, dizer-lhes sempre a verdade e ajudá-los no possível. Como disse o Profeta (p.e.c.e): “Tu e os teus bens pertencem aos teus pais". 

Protege-os de tudo o que é prejudicial, como eles fizeram contigo. Nunca os trates com rudeza nem lhes levantes a voz: “Não lhes digas ‘uf’, nem os maltrates” (Alcorão, 7:23). Deves ser humilde com eles e trata--los com muito carinho, pois alcançaram a velhice, e dedicaram os seus bens e os seus melhores anos a criar-te e educar-te. Deus disse: “Se alcançam a velhice junto a ti...” (Alcorão, 17:23). 

A palavra “junto a ti” indica a necessidade da tua proteção. Quer dizer que terminou o seu trabalho e agora começa o teu: “Não lhes digas ‘uf’ nem os maltrates. Dirige-te a eles com palavras boas" (Alcorão, 17:23). 

Um homem disse a Umar ibn Al Khattab (r.a.): “A minha mãe chegou à velhice e sempre que tem uma necessidade tenho as minhas costas à sua disposição. Por acaso estarei a compensar o que ela fez por mim?” Disse-lhe Umar (r.a.): “Não! Pois ela fazia-o com a esperança de que continuasses a viver, e tu faze-lo esperando o contrário. Mas estás a fazer uma obra de bem e Deus confirma as obras boas, sejam pequenas ou grandes”. 

Os seus direitos são muito importantes, pelo que recorrer a súplicas apesar de viverem e logo depois de desaparecerem é uma forma de reconhecer a nossa negligência e de manter a esperança em Deus: “Senhor Meu! Tem misericórdia deles, como quando eles cui-daram de mim, enquanto pequenino”. (Alcorão, 17:24). 

Irmãos! A mais aborrecida das situações é que os pais se vejam surpreendidos por uma atitude de ingratidão dos seus filhos, esquecendo-se da sua infância e da sua debilidade nos primeiros anos de vida. Eles querem que os seus filhos vivam, ao contrário dos filhos, que querem que os seus pais morram. 

Ó tu que desobedeces a teus pais! Por acaso considera-los o mais insignificante para ti? Dedicas tempo aos outros e esqueces-te deles? Por acaso não sabes que através do bom trato aos pais se espera que os filhos te tratem bem amanhã? E que se os tratas mal, um dia necessitarás dos teus filhos e eles farão o mesmo que fizeste com os teus pais. Conforme tratares os outros, assim serás tratado. A recompensa e o castigo são de acordo com a obra realizada. O Profeta (p.e.c.e) disse: “Não há falta que seja mais merecedora de ser castigada neste mundo e também no Outro do que a injustiça e o corte de laços familiares”. E o Profeta (p.e.c.e.) ainda disse que “entre as faltas mais graves está a idolatria e a desobediência aos pais”. 

Abdulah ibn Umar (r.a.) narrou que o Mensageiro de Deus (p.e.c.e.) disse: "Há três tipos de pessoas que Deus não olhará no dia do Juízo: aos que desobedeceram aos seus pais, aos alcoólicos e aos que atiram na cara os favores que fazem". Jabir (r.a.) narrou que o Mensageiro de Deus (p.e.c.e.) disse: "Ó, muçulmanos! Evitai desobedecer a vossos pais, pois o aroma do Pa-raíso sente-se a uma distância de mil anos. E por Deus! Que quem desobedeça aos pais não poderá senti-lo". 

Servos de Deus! Sabei que parte da benevolência com os pais é ter respeito pelos amigos de nossos pais, trata--los bem e procurar ajudá-los no possível. O Mensageiro de Deus (p.e.c.e.) disse: "A maior benevolência do filho é ser piedoso com aqueles que os pais amavam". 

Apresentou-se um homem ante o Mensageiro de Deus (p.e.c.e.) e perguntou-lhe: “Por acaso resta algo de benevolência com meus pais logo que faleçam?” Disse- -lhe o Mensageiro (p.e.c.e.): "Sim, rogar por eles, cumprir com os compromissos que tenham tomado, manter boas relações com os parentes e tratar bem as suas amizades, após o seu desaparecimento ". 

Tende a segurança que através da benevolência com os pais se conquista uma vida larga, um sustento próspero, e que os filhos sejam rectos. Em troca, a desobediência só acarreta o mal e a perdição. 

Irmãos! Devemos saber que a obediência aos pais é um dever, e uma forma de que o sustento se incremente, de que se leve uma vida óptima e de que as últimas obras neste mundo sejam boas. ́Ali Abu Talib (r.a.) narrou que o Profeta (p.e.c.e.) disse: "Quem deseje que a sua vida seja prolongada, o seu sustento seja folgado e que seja protegido de ter um mau final, que tema a Deus e mantenha boas relações com os seus familiares". E os pais são os familiares mais próximos. 

Deus disse: "E o Teu Senhor decretou que não ado-reis senão a Ele; e que trateis bem os vossos pais. Se um deles, ou a ambos, os alcance a velhice, junto de ti, não lhes digas "uf", nem os maltrates, e dirige- -te a eles com palavras boas. E sê humilde com eles por misericórdia. E dize: ‘Senhor meu! Tem miseri-córdia deles, como quando eles cuidaram de mim, enquanto pequenino". (Alcorão, 17:23,24). 

Que Deus, Altíssimo, nos abençoe através do Sagrado Alcorão e dos ensinamentos do Seu Mensageiro (p.e.- c.e.). Peço perdão a Ele por todos nós e pelo resto dos muçulmanos.■ 

Obrigado, boas leituras. 

M. Yiossuf Adamgy 

(13/02/2014 - alfurqan2011@gmail.com) _________________________________________________

Nenhum comentário: