domingo, março 25, 2012

O Mérito em se Depositar a Esperança e a Confiança em Allah- Tawakul ala Allah

Assalamo Alaikom!
O Louvor é para Allah. Nós O exaltamos, imploramos Sua ajuda e rogamos pelo Seu perdão.
Nele buscamos o refúgio do mal em nossas almas e de nossos pecados. Aquele a quem Allah orienta não se desviará, e aquele a quem Allah permite que se desvie ninguém poderá orientá-lo. Testemunho que não há outra divindade além de Allah, o Único, e que Ele não tem parceiros. E testemunho que Mohammad é Seu servo e mensageiro, que a paz e as bênçãos de Allah estejam com Seu servo e mensageiro, com seus familiares e companheiros, e todos que seguirem seus passos até o Dia Derradeiro. Diz Allah em Seu Nobre Livro: Ó vós que credes! Temei a Allah como se deve temê-lO e não morrais se não como muçulmanos.

A verdadeira palavra está no Alcorão. A melhor orientação é a do Profeta Mohammad (s). A pior coisa é A Inovação, e toda inovação é desorientação. E toda desorientação leva ao Inferno.

A demais! Irmãos e irmãs no Islam, Abordaremos O Mérito em se Depositar a Esperança e a Confiança em Allah, em árabe Tawakul ala Allah. A palavra tawakul tem como origem um dos 99 atributos de Deus, que é Al Wakil que significa o Guardião. Al Wakil é aquele em quem você pode confiar, é aquele que te ajuda, é aquele que te encaminha; em fim, é Allah o seu Criador o qual não há melhor nem maior Guardião que Ele. E depositar esperança em Deus significa que ao enfrentarmos um problema nós voltamos para o nosso Criador e nos submetemos a Ele com total entrega e confiando a solução a Ele.

Mas, algumas pessoas tem o conceito errado do que vem a ser a confiança e esperança em Allah; entendendo que a confiança em Allah seria por ex. não ir ao médico ou não tomar remédio quando está doente, por que é Allah quem cura; ou não trabalhar por que Allah é o Sustentador. Acontece que quem pensa assim está completamente errado. Pois não é esse o sentido de confiança e esperança que o muçulmano consciente deve ter.

Queridos irmãos e irmãs no Islam, o muçulmano consciente quando enfrenta qualquer adversidade ele faz tudo que está ao seu alcance para solucionar o problema e em seguida deposita sua esperança e Deus. Ou seja, quando doente, devemos buscar o melhor médico e levar o tratamento a risca, e então rogar a cura para Allah. E no trabalho, nós nos esforçamos e rogamos o sustento a Deus. Em resumo, depositar a confiança em Allah é esforçar para conseguir aquilo que desejamos e então deixar nosso coração firme na confiança de Allah, por que é Ele Quem tem o poder sobre todas as coisas.

Devemos levar em conta os motivos através dos quais as coisas acontecem, e isso é uma tradição do nosso querido Profeta Mohammad (s). Vejamos o exemplo que ele deixou para nós quando fez a hijrah de Makka para Medina. Ele estava fugindo dos infiéis de Meca, então ele planejou a fuga em todos os detalhes mesmo sabendo que Allah estava o protegendo. (A saída de Makka foi durante a noite, por um caminho desconhecido pela a maioria da população e para isso ele contratou um guia.)

Diz Allah em Seu Nobre Livro: Al Furkan“58.E encomenda-te ao Vidente, Imortal, e celebra os Seus louvores; e basta Ele como Sabedor dos pecados dos Seus servos.” E diz também: 159 A Familia de Imran“...E quando te decidires, encomenda-te a Deus, porque Deus aprecia aqueles que (a Ele) se encomendam.” E disse ainda 3 O Divorcio: “3.E o agraciará, de onde menos esperar. Quanto àquele que se encomendar a Deus, saiba que Ele será Suficiente, porque Deus cumpre o que promete. Certamente Deus predestinou uma proporção para cada coisa.”

E Omar Bin Khattab ® relatou que ouvira o Mensageiro de Deus dizer: “Se vos encomendardes a Deus com verdadeira devoção e sinceridade, Ele vos proverá como faz com os pássaros, que saem com as moelas vazias, pela manhã, para regressarem com elas cheias ao anoitecer.” E disse em outra narrativa: “Aquele que gostaria em se tornar o mais forte dentre as pessoas deve se encomendar a Deus.” E certa vez o Mensageiro se encontrou com um beduíno que desceu de seu camelo e o deixou solto sem o amarrar. Então lhe disse: Amarre-o. Respondeu o beduíno: Eu depositei minha confiança em Deus de que o camelo não sairá daqui. Então o Mensageiro orientou que ele deveria amarrar o camelo e depois se encomendar a Deus.

Ou seja, meus irmão e irmãs de fé, aqui ficou bem claro que devemos levar em consideração os motivos através dos quais as coisas acontecem.

E Ibn Abbas ® narrou que ouvira o Mensageiro de Deus (s) dizer: “Foram me expostas muitas nações. Assim, vi um Profeta acompanhado por um pequeno grupo de pessoas, e outros profetas acompanhados por apenas um ou dois homens, ou nenhum. Então apareceu uma grande multidão, e eu pensei que fosse a minha nação, mas fui informando: Estes são Moises e seus seguidores; mas olha para outro horizonte! Olhei e vi outra grande multidão. Então fui informado: “Estes são os seus seguidores, e com isso, são setenta mil pessoas que entrarão no Paraíso sem prestar conta alguma nem sofrer castigo algum. Uma vez dito aquilo, O Mensageiro de Deus (s) se levantou e entrou na sua habitação. Os assistentes começaram a especular acerca dos que entrariam no Paraíso sem prestar contas nem sofrer castigo. Alguém disse: Serão acaso os que forem companheiros do Mensageiro de Deus? Outros disseram: Seriam acaso os que nasceram no Islam e desse modo não associaram nada e nem ninguém a Deus? E citaram outros casos. Ao ouvir aquelas polêmicas, o Mensageiro de Deus saiu de sua habitação, e perguntou: De que estais discutindo? Quando teve conhecimento do tema disse: “São os que não utilizaram o benzimento nem benzem as pessoas, e não crêem no mau augúrio, mas apenas se encomendam a Deus. Naquele momento se apresentou Ucacha ibn Muhsen e implorou ao Profeta que suplicasse a Deus para que fosse contado entre aquelas setenta mil pessoas. O Mensageiro de Deus (s) disse: Serás uma delas. Todavia, apresentou-se outro companheiro pedindo o mesmo, ao que o Profeta respondeu: Ucacha teve prioridade sobre ti!

Irmãos vamos dizer, não somente com nossas línguas, mas com nossos corações que confiamos em Allah em todos os nossos assuntos e assim teremos conseguido o melhor remédio para nossa doença e amais fácil solução para nossos problemas e preocupações. E Anas ® relatou uma recomendação de nosso querido Profeta Mohammad (s) em que disse: Àquele que, ao sair de sua casa, disser: Em Nome de Deus encomendo-me a Deus, não há socorro nem autoridade senão da parte de Deus, será dito: Foste guiado à verdadeira senda, e Deus te proverá e te guardará e satanás se esquivará de ti.

E Al Bará Ibn Azeb ® relatou que o Mensageiro de Deus (s) lhe disse: “Quando fores recolher-te ao teu leito, dize: ‘Deus meu, a Ti me entrego, a Ti oriento o meu rosto, a Ti encomendo meus assuntos, em Ti resguardo meus costados, por amor e por temos a Ti. Não há refugio nem salvaguarda de Ti, a não ser em Ti, creio e tenho fé na escritura que revelaste e no Profeta que enviaste.’ E se morreres nessa noite, morrerás como um verdadeiro crente, com inata fé. E se te chegar a manhã, encontrar-te-ás melhor.”

E para finalizar o Imam mencionou a historia da moça que ensinou a esta nação a verdadeira confiança e esperança em Deus. A muitos anos atrás, existiu um sábio seguidor do Profeta Mohammad (s) chamado Hatem Al Assam, que era muito pobre. No entanto certo dia as pessoas mencionaram a Peregrinação a Casa de Deus em Meca. Então Hatem sentiu em seu intimo uma saudade muito grande da Casa de Deus, e decidiu partir para Meca. Quando anunciou a sua partida para sua família, todos questionaram e colocaram obstáculos e disseram: Quem vai nos alimentar? 

Quem vai suprir nossas necessidades diárias? Exceto uma de suas filhas que disse: Ó meu pai vá fazer a peregrinação a Casa de Deus que é melhor para ti. Vá em paz por que não és tu o nosso sustentador e sim Deus O Altíssimo. Então Hatem foi para Meca; mas a situação com o passar dos dias foi piorando em sua casa, e os seus familiares começaram a falar que ele havia abandonado sua família sem provisão suficiente, que era culpa de sua filha que o incentivou a fazê-lo. Foi então que sua filha voltou-se a Deus e se encomendou a Ele e em prece rogou a Deus dizendo: O meu Deus, meu Criador, meu Sustentador; tens acostumado sua criação com dádivas então não deixe faltar nosso sustento e não me permita que meus familiares me menos prezem por ter confiado em Ti, Ó meu Deus. 

Nesse momento estava passando o Amir, o governador daquela região com seus soldados. Ele estava com sede e pediu que fossem até uma das casas pedir água. E um soldado foi a até o vilarejo buscou água para o Amir, que lhe perguntou de que casa era aquela água, respondeu o soldado que era da casa de Hatem Al Assam. Então o governador disse: Graças a Deus que nos deu de beber da casa de um homem virtuoso como Hatem Al Assam. Perguntou por ele, e lhe informaram que ele estava em peregrinação a Casa de Deus. E depois perguntou da situação de seus dependentes e foi informado que pareciam necessitados. Então o governador disse que era obrigação de um governador ser grato com a família de um homem virtuoso como Hatem. Então ele jogou para dentro da casa de Hatem uma pequena bolsa com moedas de ouro, e disse para seus soldados: Aquele que verdadeiramente me ama que faça o mesmo que eu fiz. Então o quintal da casa de Hatem estava cheio das dádivas de Deus.

Então todos os familiares de Hatem ficaram muito felizes e satisfeitos, mas observaram que aquela filha estava chorando. Então ela disse que estava chorando de satisfação por que Deus havia atendido suas preces.

Portanto irmãos, depois de sabermos disso tudo, devemos confiar em Allah e devemos Confortar nossos corações com essa certeza.

Vamos depositar em Allah todos os nossos assuntos! Vamos fazer tudo aquilo que estiver ao nosso alcance e após isso deixemos para que Allah resolva da melhor maneira. pois é Deus SWT que tem o controle sobre tudo que há no universo e os seres humanos seja qual for o poder que tenham nesta vida jamais conseguirão fazer nada contra a vontade e a anuência de Allah, pois todos nós somos pobres e fracos perante nosso Senhor. Quanto aos fiéis, disse Allah SWT no Quran Karim:
“Só são fiéis aqueles cujos corações, quando lhes é mencionado o nome de Deus estremecem e, quando lhes são recitados os Seus versículos, é-lhes acrescentada a fé, e se encomendam ao seu Senhor.” 8:2
Enfim irmãos, sejamos daqueles que se encomendam ao Seu Senhor e daqueles que tem seu coração preenchido com a confiança no Vivente que jamais morre, no Guardião que possui as chaves dos céus e da terra, e as chaves dos corações dos humanos. Amin Ua SAlamu Alaikum!

Khutba Shekh Amer do Egito

Tradução Omar Hussein Hallak 
-- 
“Ó fiéis, atendei a Allah e ao Mensageiro, quando ele vos convocar à salvação. E sabei que Allah intercede entre o homem e o seu coração, e que sereis congregados ante Ele.” 8:24

Asalamo Alaikom WA WB,

Omar Hussein Hallak

Nenhum comentário: