domingo, março 25, 2012

Cumprimentar nosso Próximo é bem visto aos olhos de Allah SW

Em nome de Allah o Clemente o Misericordioso.Em verdade todo o louvor é para Allah(SWT). Nós O louvamos, buscamos sua ajuda e seu perdão. Buscamos refúgio em Allah dos males de nossas próprias almas e de nossas más ações. Para aquele que Allah guia não há quem possa desviá-lo, e para aquele que Ele desvia não há quem possa guiá-lo. Testemunho que não há divindade digna de adoração além de Allah, O Único, sem parceiros, e testemunho que Muhamad é Seu servo e mensageiro. 

Ó vós que credes! Temei Allah (obedecei-O, fazendo tudo que Ele ordenou e se abstendo de tudo que Ele proibiu) como Ele deve ser temido e não morreis senão como muçulmanos.

Quanto ao que segue: Então, de fato, a melhor das palavras é a Palavra de Allah e a melhor das orientações é a orientação de Muhammad (sallAllāhu‘alayhi wa sallam); e que a paz e as bênçãos de Allah esteja sobre o Profeta Muhamad SAAS e com seus familiares, companheiros e seguidores até o Dia do Juizo final. Amin!

Meus irmãos, no ano passado falamos sobre alguns dos sinais pequenos, que antecipam a chegada do do dia do Juízo Final, no discurso de hoje continuamos a falar destes sinais. A crença no dia do juízo é um dos pilares da fé e aquele que não crê nele não é considerado crente. Allah diz:

“A virtude não consiste só em que orientais vossos rostos até ao levante ou ao poente. A verdadeira virtude é a de quem crê em Deus, no Dia do Juízo Final, nos anjos, no Livro e nos profetas;” Surat AL BACARA vers 177 

Abdul Allah Ibn Masud narou que o Profeta SAAW disse : 

Dos sinais da aproximação da chegada da HORA é a Saudação (TASLIM) fica só entre os conhecidos e destaca o materialismo e negócios na vida até que a mulher ajuda seu marido nas vendas. 

Meus Caros irmãos a Saudação TASLIM vem da SALAM =PAZ contrário que a guerra prega. 

O Sagrado Coran mencionou em vários versículos a importância e o mérito da SAUDAÇÃO e o dever de a difundirmos. 

No Surat ALNUR versículo 27 disse Allah : 

· Ó crentes , não entreis em casa alguma além da vossa, a menos que peçais permissão e saudeis os seus moradores. E louvado seja disse também no mesmo surat versículo 61 

· Quando entrardes em uma casa, saudai-vos mutuamente, com a saudação vinda de Allah, bendita e cordial .

E Surat AL NISSA versículo 86 

E se fordes saudados com uma saudação, saudai com outra melhor, ou retribui-a. 

A saudação usual entre os muçulmanos é As-salamu Alaikum, seu significado é que a paz seja sobre vós. Outra mais afável ainda Wa aleikum As-salamu wa rahmatu Allah wa barakatuh que sobre vós seja a paz, e a misericórdia de Allah e Sua benção. 

Também na Suratu Az-zariyat versículo n 24 e 25 Allah SW disse informando o seu mensageiro Mohamed sobre os anjos que anunciarmo um filho a Abraão e o castigo do povo de Lot: 

· Chegou-te (Mohamed) o relato dos honrados hóspedes de Abraão ? 
· Quando apresentaram a ele e disseram SALAM! , PAZ , disse ele SALAM. 

Foram narrados vários Hadis sobre a saudação:- 

· Abu Huraira ( R. A.A. ) contou que o Profeta ( S. A. A. S ) disse:“ Quando Allah, Altíssimo, criou Adão (a paz esteja com ele ), disse-lhe: ‘ Dirige-te até aqueles – um grupo de anjos- que estão sentados acolá, e atenta para o modo como te vão saudar, pois que esse será também o modo de saudares, tanto tu como a tua descendência. Adão se aproximou deles, e disse: ‘ A paz esteja convosco!’ ou seja, acrescentaram: “ A misericórdia de Allah.” ( Bukhari e Muslim) 

· Al Barrá Ibn Azeb ( R.A.A. ) disse: “ O mensageiro de Allah ( S.A.A.S.) nos ordenou cerca de sete deveres, e nos proibiu outros sete itens. Ordenou-nos: Visitarmos os doentes, seguirmos o séquito do funeral; rogarmos a Allah por quem espirra, cumprimos o juramento prestado, prestarmos apoio ao oprimido, aceitarmos um convite, e difundirmos a saudação (ALSALAM). E nos proibiu: Portamos anéis de ouro, bebermos de vasilhas de prata, usarmos coxins de seda, de cor vermelha, e nos vestirmos de seda e brocado “ ( Bukhari e Muslim ) 

· Abu Huraira ( R.A.A.) narrou que o mensageiro de Allah ( S.A.A.S.) disse: “ Juro por quem tem a minh’ alma em suas mãos, que não alcançareis o paraíso, até que sejais autênticos crentes! E não sereis autênticos crentes, até que vos ameis uns aos outros. Quereis que vos indique algo que, se o fizerdes, vos querereis mais? Pois disseminem a saudação (Alsalam) entre vós!” ( Muslim) 

· Abdullah Ibn Salam ( R.A.A.) relatou que ouvira o mensageiro de Allah ( S.A.A.S.) dizer: “ Ó humanos, dissiminai a saudação de paz! daí de comer aos pobres, mantende os laços familiares e rezai enquanto dormem as pessoas! Desse modo, entrareis no paraíso em paz! “ ( Tirmizi) 

Destaco aqui também, relato do comportamento de alguns SAHABAH, companheiros do Profeta sobre a saudação: 

Al Tufail Ibn Abu Caab disse que em algumas ocasiões ia ao mercado com Abdullah Ibn Ômar e, quando lá chegavam, Abdullah não deixava de saudar todas as pessoas, inclusive o catador de ferro-velho, o vendedor ambulante e o mendigo. Então, um dia, Caab foi vê-lo, e Abdullah lhe pediu que o acompanhasse até ao mercado; então lhe disse: 

E o que vais fazer no mercado? Uma vez que nunca paras para observar as condições de venda, nem especulas sobre os artigos, nem lhes discutes os preços, nem sequer te sentas nas reuniões do mercado! Eu te digo: é melhor que nos sentemos aqui, e conversemos!” Disse Abdullah: “ Ó fulano , é que podemos passar pelo mercado apenas para saudar a quem ali encontrarmos!” (Malik)

A saudação para as mulheres 

· Asmá Bint Yazid RAA relatou : Um dia o Profeta de Allha SAAW passou perto de nós que formávamos um grupo de mulheres, e nos deu a saudação de paz. ( Abu Daoud e Tirmizi)

È bom saber algumas éticas quanto a saudação.

· Abu Huraira (RAA) contou que o mensageiro de Allah SAAW disse : O cavaleiro deve dirigir a saudação ao caminhante; o caminhante dirigir a saudação ao estacionado; e o individuo dirigir a saudação ao ao grupo.

È recomendado de se retribuir a saudação e de repetir ainda que se dê o caso de as mesmas pessoas se encontrarem varias vezes em pouco tempo.

AL salam PAZ é dos nomes de Allah SW e o Profeta Mohamed SAAW é o Profeta da PAZ O Paraíso é a Morada da PAZ. Aalsalam é o cumprimentos dos crentes no Paraíso. É o cumprimento dos angos, a religião islâmica é a religião da PAZ, os muçulmanos se cumprimentam entre eles quando se conhecem e quando não se conhecem, e também cumprimenta os não muçulmanos.

Finalizamos com o Hadis de Abu Huraira RAA que narrou que o mensageiro de Allah SAAW disse : 

Quando um de vós chegar a uma reunião, que dê a saudação de paz Alsalam Alekom; e quando quiser ir embora, que dê também a saudação de paz.

E que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre nosso amado Profeta Muhammad e com seus seguidores até o Dia do Juízo Final, e Louvado seja Allah Senhor do Universo! 

Assalamu Aleikom ua Ramatulahi ua Baraketu

Centro Islâmico de Brasília - 23/03/2012

Nenhum comentário: