quinta-feira, agosto 22, 2019

SEI QUE VOU MORRER, MAS ALHAMDULILLAH, NÃO TENHO PRESSA

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Allah). Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Allah, o Beneficente e Misericordioso).

Glorificado e Louvado é Allah, o nosso Senhor e Protector. Glorificado é Allah, que nos “dá um abanão” para nos “acordar” para a realidade da nossa existência. Louvado é Allah, Senhor do Dia do Julgamento. Bênçãos para Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam). A Paz de Allah esteja com todos os Profetas e com todos os crentes. Amim.

Abu Huraira (Radiyalahu an-hu) narrou que Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Ninguém de vocês deve desejar a morte. (Porque) Se for um praticante do bem, poderá continuar a praticar o bem; se é um pecador, talvez possa desistir dos caminhos errados”. Sunan an-Nasai 21.1. Quando se encontrar cansado de lutar contra os seus problemas e sentir que a batalha está perdida, não desista, “não jogue a toalha ao chão”. Lembre-se que Allah é o seu único refúgio. Allah, o Melhor dos Protetores, espera por si, para lhe indicar o caminho da paciência e da resolução dos seus problemas. Lembre-se que há sempre alguém em pior situação.

Passamos parte da nossa vida, atraídos pelos prazeres e pela beleza de tudo o que nos rodeia, em especial quando pensamos que já somos donos de nós próprios. O sangue quente da juventude sobrepõe-se à ponderação e à vida regrada. Esquecemos o Criador, e não nos lembramos de que viemos de Allah e para Allah regressaremos. Quando atingimos a idade adulta, já amadurecidos, os critérios da vida alteram-se. Paramos e pensamos: “O que estamos a fazer?”. “Astaghfiru-Allaha Laazí Lá ilaha illá wual Hayyúl Qayyumu wa-a-atubu ilaihi”. Peço perdão a Allah, não há outra divindade senão o Vivo, o Eterno, o Sustentador que não depende de ninguém e para Ele me volto arrependido.

Alhamdulillah, nunca é tarde. Esta é a Misericórdia de Allah, que nunca abandona o servo que se volta para Ele à procura do perdão e da tranquilidade do coração. Na recordação do nosso Criador e Sustentador, encontramos a tranquilidade. Allahuma Barik Lí FilMauti, Wa fí Ma bandalMauti.

Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) referiu: “Todos os filhos de Adão são pecadores. Mas o melhor dos pecadores, é aquele que se arrepende e pede perdão”. Tirmidi. É como ofender alguém e depois nos darmos conta do erro cometido e pedirmos para a pessoa nos perdoar. As pessoas que cometeram pecados mas que já os deixaram para trás e se arrependeram, amolecem os seus corações e acabam por ser mais devotos a Allah, o Melhor dos perdoadores. Os que “pensam” que não cometem pecados, os seus corações ficam endurecidos, convencidos, pensam que são os melhores entre a umah, mas no entanto são arrogantes e andam na terra como pavões.

Os que andaram pelos caminhos sinuosos, arrependem-se por terem perdido muito tempo nas suas vidas e pedem a Allah para que lhes dê uma longa vida, para que possam fazer o bem, ajudar o próximo e estarem mais próximos do Criador de todas as coisas. Pedem para não deixarem já este mundo porque há muito ainda por fazer, apesar de saberem que está perto a próxima etapa. Acabam por sentir uma paz e uma tranquilidade nos seus corações. Sabem que vão morrer, mas não têm pressa. Querem praticar mais ações virtuosas para compensarem ou apagarem os erros cometidos. Alhamdulillah! Como também pode ser sensato o seu humano.

Quanto maior for o período da nossa vida, mais tempo teremos para refletirmos, donde viemos, o que estamos a fazer para onde será a nossa caminhada final. Encontramos ensinamentos no nosso Mestre, Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) que nos recordou que o melhor de nós é o que tem uma vida longa e pratica o bem. O pior de nós é o que tem uma vinda longa e se perde nas más acções. Ó Allah, derrame bênçãos no teu Mensageiro Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), que nos inspira para uma vida de solidariedade, de paciência e de devoção a Ti, Yá Rabbal Anlamin.

Quanto tempo nos resta? Ninguém sabe, nem mesmo o mais rico dos ricos que possa consultar especialidades médicas para “tentarem decifrar” a longevidade da sua vida. Só o Dono do destino é que sabe. Mas estamos sempre a tempo de “mudar” o nosso modo de vida. Da nossa cara severa, para uma cara sorridente; ajudar o que está desesperado; participar nas ações de solidariedade social (mesmo em organizações não religiosas); fazer parte de uma das várias comissões das mesquitas (nem que seja para a limpeza); utilizar a inteligência que Allah nos deu para ensinar os outros; criar o bom hábito de visitar a família, os doentes e os que estão nos cemitérios; fazer da riqueza que pensamos ser nossa, algo que nos possa beneficiar como sadaka Jariah. Dependendo do “tamanho” do seu bolso” viaje e conheça cidades, as mais perto ou as mais distantes. Tão bela é a criação de Allah!

Se não tivermos paciência para estas obras, refugiando-nos da falta de tempo, então pelo menos fiquemos quietos e façamos também orações facultativas, falemos o que é necessário (a palavra é de prata, mas o silêncio é de ouro). Umedecemos a sua língua com a recordação do nosso Senhor, contemos com os nossos próprios dedos o zikr, a recordação do nosso Senhor. Pelo menos façamos isso. Façamos enquanto a “visita” não nos procurar e depois dela, já nada mais podermos fazer. Pensamos que vamos ficar para sementes? Basta recordar os nossos entes-queridos e conhecidos que já partiram. Inna Lillahi Wa inna ileihe Rajiuna. Allahu Akbar, Wa Lillahil Lamd.

WA MA ALAINA IL LAL BALÁ GUL MUBIN. "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 36:17.“RABBANÁ ÁTINA FI DDUNIA HASSANATAM WUAFIL ÁHIRATI HASSANATAM WUAQUINA ÃZÁBAL NNARI”. Cur’ane 2:201“Nosso Senhor, conceda-nos o bem neste mundo e na vida futura e salve-nos dos castigos do fogo do inferno”.

Nenhum comentário: