quinta-feira, agosto 22, 2019

O CUR'ANE - AL KITAB (O LIVRO) - Terceira Parte e Última Parte.


Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu. Bismilahir Rahmani Rahim.

O Cur’ane ensina-nos as Histórias dos Profetas - e das suas famílias (que a Paz de Allah esteja com eles), enviados para ensinarem a humanidade que não há outra divindade excepto Allah. Os Profetas eram todos humanos, como nós, alimentavam-se e tinham as mesmas necessidades. Mas eram diferentes, porque foram escolhidos por Allah para a nobre missão da profecia e a fé deles estava sempre a subir. Encontramos a história de Adam nosso pai, da nossa mãe Hawa e dos seus filhos Habil e Qabil (Abel e Caim). “Ó humanos, temei o vosso Senhor, que vos criou de um só ser, do qual criou a sua companheira e de ambos fez descender inúmeros homens e mulheres …” 4.1.

A missão de Nuh (Noé), do dilúvio e da sua arca. Do Profeta Ibrahim e da sua família. Suleiman, rei e Profeta, ao qual Allah lhe deu o poder de controlar os ventos, compreender e falar com os pássaros e animais. Daúde que produzia armaduras defensivas de ferro. Mussa e do seu irmão Harun. Yunus (Zun-Nun), conhecido por homem do peixe, que desistiu de continuar a advertir o povo de Ninive e Allah para lhe chamar à atenção, fez com que um grande peixe o engolisse e na escuridão do ventre do peixe, arrependeu-se e exclamou: “Lá iláha illá anta Subhanaka. Inní kuntu minal dhálimina - Não há outra divindade senão Allah, Glorificado seja Allah, na verdade eu fui um dos injustos” 21:87. 

De Zacarias que implorou por um herdeiro; apesar da avançada idade da sua mulher, foi-lhe agraciado comYayha. Issa e da sua mãe Mariam. A bela história de Yussuf, e de muitos outros Profetas. De Lucman, um sábio, que apesar de não ser um profeta, encontramos no respectivo capítulo do Cur’ane, importantes conselhos para a nossa vida. E finalmente de Muhammad, enviado como misericórdia para (toda) a humanidade, um exemplo a seguir, pelo seu carácter. “Porque (ó Muhammad) és de exaltado e notabilíssimo carácter”. Cur’ane 68.4.

O Cur’ane descreve as características dos crentes: “Certamente que os crentes terão o sucesso; Que são humildes nas suas orações; Que se mantém longe da vaidade; E que pagam o Zakate”. Início do Surat Muminoon 23: 1 a 4. Não temos a intensidade da fé dos nossos Profetas, mas cumprindo com os ensinamentos que o Cur’ane nos transmite, seguramente que ressuscitaremos junto dos piedosos. Referiu o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam): “Pelo seu carácter, o crente alcançará o grau daquele que ora durante a noite e jejua durante o dia”. Porque “os crentes são irmãos uns dos outros …” Cur’ane 49:10, devemos auxiliar os que se encontram em situações difíceis e incentivar outros para a fraternidade e boa conduta. “Os fieis e as fieis protegem-se uns aos outros; recomendam o bem, proíbem o ilícito … obedecem a Allah e ao Seu Mensageiro. Allah se compadecerá deles …”. Cur’ane 9:71.

Os melhores entre nós, são aqueles que são melhores na moral”. Muslim 30:5740. A vaidade e a arrogância, sinónimos de insolência perante irmãos e irmãs, serão motivos do desespero na outra vida. Lucman adverte o seu filho com as palavras eloquentes do Cur’ane: “E não vires o rosto às pessoas com vaidade, nem andes com insolência (falta de respeito) pela terra, porque Allah não estima os arrogantes”. Surat Lukman 31:18. Os Crentes temem a Allah e convivem com os verazes e auxiliam-se na virtude e na piedade.

Os humanos andam insatisfeitos com o que têm, apesar de terem muito mais do que os seus antepassados. Ficam nervosos e sem paciência, provocam-se e as palavras incendeiam discussões. Mas “Os (verdadeiros) servos do Clemente, são aqueles que andam pacificamente na terra e quando os ignorantes se comportam insolentemente para eles, dizem: Paz para você!”. Cur’ane - Al Furcan 25:63. SubhanaAllah! Porquê mais palavras? 

Num mundo conturbado, faminto de compaixão e de Paz, o Cur’ane fornece as respostas para que o ser humano possa viver em harmonia e até aprender a erradicar a fome, o desconhecimento, a maldade e a corrupção. Como muçulmanos, devemos aprender a recitar o Cur’ane em Árabe, tal como foi revelado. Mas também devemos ler, compreender e saber interpretar os versículos. O Senhor e Criador de toda a humanidade, convida a todos, independentemente da filiação religiosa, a abrirem o Cur’ane - Último Livro Sagrado para lerem, interpretarem e reflectirem sobre as Palavras do Beneficente, Misericordioso, e Protector dos Mundos. “Leia! Em nome do teu Senhor, Que criou o homem através de halaqa. Leia! Que o teu Senhor é o mais Generoso. Que ensinou através da caneta. Ensinou ao homem o que ele não sabia”. 96. 1 a 5 (primeiro capítulo revelado). “Halaqa” é o sangue coagulado, o estado primário do embrião que aparece dias após a concepção. 

Esta é a Beleza do Cur’ane, que ainda temos muito para aprender e descobrir. Devemos dar os direitos ao Cur’ane, não só o cuidado de o colocarmos no local mais elevado, à vista de todos nós, mas com a obrigação de o recitarmos diariamente. Que o Cur’ane não seja só recordado durante o mês de Ramdan.

“Todos os louvores são para Ti, ó Allah. Tu és a Luz do universo e da terra. Para Ti é o Louvor. Tu És o Senhor do universo e da terra e de tudo o que existe. Tu És a Verdade. A Tua Promessa é Verdadeira. Ó Allah, o encontro final Contigo é verdade. O Paraíso é real. O inferno é real e a Hora Final é também verdadeira. Ó Allah, eu submeto-me a Ti. A minha fé é em Ti. Deposito a minha confiança em Ti e me volto para Ti arrependido. Ó Allah, perdoa os meus pecados anteriores e presentes, os pecados que eu cometi secretamente ou abertamente. Tu És o meu Deus e não há outra divindade senão Tu”. Duáh do Mestre dos mestres, Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam). Muslim 4:1691.

“Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 36:17. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. “E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Allah, Senhor do Universo!”. 10.10.

Assalamu Aleiko Wa Ramatulahi wa Baraketuh

Nenhum comentário: