terça-feira, julho 23, 2019

Modalidades no Islão - O essencial na conduta islâmica (Parte II - Conclusão)

Coordenado por: M. Yiossuf Adamgy

Prezados Irmãos,
Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalam alaikum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade.

10. Conciliar as pessoas:

Conciliar as pessoas é uma ótima maneira de espalhar o amor, harmonia e o espírito de cooperação entre as pessoas. Deus diz no Alcorão: "Não há utilidade alguma na maioria das suas conversas, salvo nas que recomendam a caridade, a benevolência e a reconciliação entre as pessoas. E quem assim proceder, com a intenção de satisfazer a Deus, então brevemente lhe daremos uma magnífica recompensa.." (4:114).

11. A modéstia:

A modéstia é uma virtude que impede a vileza e o mal. A modéstia pode sentir Allah, ou seja, sentir vergonha que Deus nos vê cometer desobediência. Você também pode sentir vergonha de pessoas e de si mesmo, e é, em qualquer caso, um sinal de fé. O Profeta (p.e.c.e.) disse: "A modéstia é parte da fé." Ele também disse: "A modéstia não traz nada, senão o bem."

12. Misericórdia: 

A misericórdia é algo que muitas pessoas perderam nos seus corações, e por isso os seus corações estão duros como pedra, ou pior. O crente, ao contrário, é gracioso,amável e compassivo, como Deus diz: "Ademais, ser parte daqueles que creem e aconselham, uns aos outros, a paciência e a misericórdia, esses serão oscompanheiros da direita (os justos, destinados ao Paraíso)". (90:17-18).

O Profeta (p.e.c.e.) disse: "O exemplo dos crentes na misericórdia entre eles, no amor uns pelos outros é como um corpo, se alguma parte estiver doente, em seguida, todo o corpo sofre de insônia e febre."

13. Justiça:

A justiça traz a serenidade aos corações e almas, produzindo a segurança e a estabilidade na sociedade.

Deus diz no Alcorão: "Allah prescreve a justiça, a beneficência; e a caridade com os parentes". Alguns não-muçulmanos afirmam que Allah no Islão é um Deus rígido e cruel, que exige ser obedecido, que não ama nem é benevolente. Nada poderia estar mais longe da realidade. É o suficiente para saber que, com a excepção de um capítulo, os 114 capítulos do Alcorão começam com as palavras: Em nome de Deus, Clemente e Misericordioso. O Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele) disse: "Allah é o mais benevolente e ama as Suas criaturas mais do que uma mãe ao seu filho".
Mas Deus é justo. Na verdade, o atributo da Misericórdia de Allah está completamente relacionada com o Seu atributo de Justiça. Aqueles que sofrem uma vida perseguidos por sua fé em Deus e aqueles que oprimem e exploram os outros a vida inteira, não podem receber o mesmo tratamento do seu Senhor. Esperar o mesmo tratamento seria negar a responsabilidade do ser humano sobre as suas obras, e sobre o juízo que é sua responsabilidade na Vida Futura, recusando todo o estímulo para uma vida moral e virtuosa neste mundo. Os seguintes versículos do Alcorão são claros e precisos a esse respeito: "Na verdade, para os tementes, haverá jardins de prazer, ao lado do seu Senhor. Porventura, consideramos os que têm fé como pecadores? O que se passa convosco? Como julgais assim?"(68:34 - 36).

14. Reconhecimento:

O Islão indica claramente que nós devemos ser gratos por favores recebidos. Primeiro com o nosso Criador, Deus, por tudo que Ele nos deu, que é constantemente repetido no Alcorão Sagrado. Assim, o muçulmano que recebe um favor de Deus, ou que tenha recebido uma graça, diz a frase Al-hamdulillah (agradecimento a Deus), que é uma das invocações preferenciais.

Também deve agradecer aos seus pares que lhe tenham feito um favor, quando solicitado ou quando for necessário.

No Ocidente, as pessoas estão acostumadas a pedir favores; a aproveitar-se permanentemente das ajudas ou das atenções e quando se lhes é solicitado algo, se esquivam, não correspondem, esquecem os favores recebidos e até chegam a falar mal de quem os faz. Isto é definitivamente anti-islâmico.

15. Decência no vestir.

Deus ordena que muçulmanos e muçulmanas se vistam decentemente. Não há necessidade de usar roupa islâmica tradicional do Médio Oriente, porque pode vestir-se, decentemente, com roupas ocidentais.

No caso de a mulher cobrir o rosto completamente (burka) ou expor apenas os olhos (niqab) são costumes regionais e não constituem um mandato islâmico. É opção da mulher… Dentro da Mesquita deve usar o véu, cobrindo a cabeça, de preferência usando o hijab; como antes na Igreja Católica, as mulheres deviam usar uma mantilha cobrindo a sua cabeça, dentro dos templos.

A vestimenta das mulheres muçulmanas é baseada em 3 princípios:

1. Que não seja decotado.
2. Que não seja justo.
3. Que não seja transparente.

Pode-se usar calças, se se usa uma blusa que tape as formas. Usar roupa tradicional islâmica deve ser um processo de aprendizagem e de habituação, como todos os ensinamentos do Islão, e facilita o crescimento dos mesmos. Poderia começar-se com decência no vestir. 

M. Yiossuf Adamgy
Diretor da Revista Islâmica Portuguesa AL

Nenhum comentário: