terça-feira, julho 23, 2019

Modalidades no Islão - O essencial na conduta islâmica (Parte I)

Coordenado por: M. Yiossuf Adamgy
Prezados Irmãos,
Saúdo-vos com a saudação do Islão, "Assalam alaikum", (que a Paz esteja convosco), que representa o sincero esforço dos crentes por estender o amor e a tolerância entre as
pessoas, seja qual for o seu idioma, crença ou sociedade.

1. A veracidade Entre as modalidades islâmicas que Allah e o Seu Mensageiro ordenaram, encontra-se a veracidade. Diz Allah no Alcorão: “Ó crentes! Temei a Allah e permanecei com os sinceros”. (9:119).

O Profeta Muhammad (s.a.w.) disse: "A veracidade guia à justiça, e a justiça leva ao Paraíso. A pessoa continua a dizer a verdade até que esteja  escrito diante de Allah como verdadeiro". Mas a verdade com o inimigo, ou com quem pode fazer prejudicar a sua fé, é
excepção. Alguém pode mentir para o inimigo, desde que eles não percam nem um pouco de fé dentro de si e não o façam por covardia, mas como tática para sobreviver e continuar a trabalhar na causa de Deus.

2. Devolver os depósitos deixados na confiança O Islão ordenou aos muçulmanos que devolvam os depósitos deixados na confiança; Allah diz no Alcorão:

"Na verdade, Allah ordena-vos que devolveis os depósitos aos seus donos e que quando julgardes as pessoas, os julgueis com justiça." (4:58). O Profeta (s.a.w.) foi apelidado de "o Confiável" pela sua tribo, uma vez que eles lhe confiavam a sua riqueza para a guardar. Quando Allah permitiu que o Profeta emigrasse de Meca para Medina, devido ao aumento do sofrimento da opressão sobre ele e os seus seguidores, o Profeta (s.a.w.) não emigrou até ter devolvido todo o dinheiro que eles haviam depositado em confiança, embora os proprietários destes depósitos fossem incrédulos.

O Islão ordenou que devolvesse os depósitos deixados na confiança, independentemente de os depositantes serem de crenças muçulmanas ou outras.

3. Manter as promessas Manter as promessas é outro costume islâmico essencial;

Allah diz no Alcorão: "E cumpri a promessa, pois sobre a promessa sereis questionados!" (17:34) e "Aqueles que cumprem o compromisso com Allah e não quebram o compromisso (após o terem firmado" (13:20). O Profeta (s.a.w.) informou-nos que uma das características do ímpio está em não cumprir as suas promessas.

4. Humildade
O muçulmano é caracterizado pela humildade com que coexiste com os seus irmãos na fé, sejam eles ricos ou pobres. Allah diz: "E seja gentil com os crentes!" (15:88). O Profeta (s.a.w.) disse: "Deus inspirou-me a ser respeitoso; entre vós ninguém se comporte mal ou oprima os outros."

5. Bondade com os pais Obediência e honra em relação aos pais é prova da importância que o Islão dá aos idosos. 

Allah menciona no Alcorão os direitos que os seres humanos devem ao seu Criador, e, imediatamente, estabelece os direitos dos pais e mais idosos: “Não associes com Allah outra divindade, porque tornar-te-ias desprezado, rejeitado. E o teu Senhor dispôs que a ninguém adoreis senão a Ele, e sede bondosos com os vossos pais e se eles chegarem à velhice, estando com um ou com os dois, não lhes digam uma palavra de desprezo ou reprovação, e não sejam amargos com eles, e falem com eles com grande respeito”. (17:22-23).

Allah ordena-nos que lhes obedeçamos, sejamos misericordiosos com eles, humildes para tratar e interceder por eles: "Sê gentil com eles e diz: Senhor meu! Tem piedade sobre eles, como eles a tiveram quando me criaram enquanto criança" (17:24). Bondade com os pais não é uma mera recomendação para o muçulmano, mas uma obrigação Alcorânica.

6. Bondade para com os vizinhos Bondade com os vizinhos também está entre os mais
nobres costumes islâmicos: "E adorai a Allah e nada associeis a Ele. Sejais bondosos com os pais, parentes, órfãos, os pobres, os vizinhos e os não-parentes, o companheiro de viagem, viajantes, visitantes, servos. Na verdade, Allah não ama o vaidoso, o arrogante". (4: 36).

Allah ordenou-nos que fossemos gentis com os vizinhos, quer eles estejam perto ou longe. O Profeta (s.a.w.) disse: "Jibril (Arcanjo Gabriel) continuou aconselhando bondade para com os vizinhos, até que eu pensei que eles teriam direito à parte da herança, mas realmente não têm." O Profeta (s.a.w.) disse também para Abu Dharr (r.a.): "Ó Abu Dhar! Ao preparares a sopa, adiciona mais água no recipiente,e lembra-te do teu vizinho (ou seja, aproxima-te dele)".

Os vizinhos devem ser tratados com bondade, sejam eles muçulmanos ou não-crentes.

7. A generosidade com os convidados O Profeta (s.a.w.) disse: "Quem crê em Deus e no
Dia do Juízo Final, seja generoso com o seu convidado".

8. Generosidade Allah elogiou aqueles que gastam generosamente:

"Aqueles que gastam a sua riqueza pela causa de Allah, sem se gabar ou reclamar, terão a sua recompensa perante o seu Senhor. Eles não terão medo, nem se afligirão". (2: 262).
O Profeta (s.a.w.) disse: "Quem tem um lugar vazio no seu meio de transporte, que permita viajar àqueles que não possuem (desde que sejam conhecidos), e se possui mais comida, que ofereça a quem não possui."

No entanto, o Profeta (s.a.w.) estabelece limites à generosidade: "Deus não quer avarentos, nem aqueles que desperdiçam a sua fortuna". "Não seja mesquinho nem desperdice, porque seria censurado e, é claro, empobreceria". E não faças com que a tua mão esteja amarrada ao teu pescoço (ganância), nem aberta ao máximo do seu comprimento (resíduos), para que não se sintas em torno dela: culpado, desprovido.

9. Paciência e Tolerância

Tolerar e perdoar os erros do povo e aceitar o seu pedido de desculpas é uma característica do Islão.

Allah diz: "Aquele que é paciente e perdoa, resolverá as suas questões da melhor forma." (42:43) e diz:

"Deixe-os perdoar e perdoa. Não desejais que Deus vos perdoasse? Deus é Indulgente, Misericordioso".(24:22).

O Profeta (s.a.w.) disse: "A caridade não diminui a riqueza. Quando você é tolerante com os outros Allah honrá-lo-á". O Profeta (s.a.w.) também disse:

"Deus será misericordioso e terá misericórdia de ti;perdoa (às pessoas) e Deus vai te perdoar". (Continua, no próximo número, in cha Allah).

Nenhum comentário: