sábado, abril 18, 2015

A L M A D I N A A SOLUÇÃO PARA UM PROBLEMA GLOBAL GRAVE Por: Sheikh Aminuddin Mohamad

Na crônica de hoje vamos falar acerca de um problema grave, que se tornou global, e que dia a dia está afetando mais pessoas. Vamos ver como a religião, neste caso a isslâmica, sendo um sistema completo de vida, pode contribuir na solução desse problema, e proporcionar a satisfação, o sossego e a tranquilidade que são os primeiros passos na sua solução.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de doentes psicológicos no Mundo , está constantemente a aumentar, sendo que mais de 350 milhões de pessoas em todo o Mundo sofrem de doenças ligadas à depressão.
E o número de afetados entre as senhoras é superior ao dos homens. O mesmo estudo diz que em situações extremas desta doença, o doente acaba por cometer suicídio.

Só em 2011, foram registados em todo o Mundo aproximadamente um milhão de  suicídios, sendo que na sua maioria ocorreram em resultado da depressão.

Mas afinal o que é que se passa no Mundo? O que leva as pessoas a deixarem-se levar pelo desespero? Porque é que as pessoas não conseguem superar as dificuldades da vida e se reforçam com paciência e fé? Coitado do homem que pensa em se suicidar. Tal extremo decorre de um défice na orientação divina, orientação essa que consta no Al-Qur’án, Cap. 2, Vers. 155 – 157:

Decerto, submeter-vos-emos com algo do medo e da fome, e da perda de bens,  de vidas e de frutos. Mas anuncia a boa nova aos perseverantes. Àqueles que quando uma desgraça os atinge, dizem: Por certo, pertencemos a Deus e para Ele voltaremos. Sobre estes vão as bênçãos do Senhor e a Sua misericórdia. E esses é que são os guiados”.

O mais triste é ver que anualmente, um milhão de pessoas comete suicídio portanto, aproximadamente 3.000 casos diários, o que dá um suicídio por minuto.
E contra cada caso de suicídio consumado existem 20 tentativas, isto é, 60.000 por dia.

O suicídio não ocorre apenas em países ricos onde os seus cidadãos têm tudo, não lhes faltando nada material. Como exemplo temos o co-piloto da companhia aérea “GermanWings” que se suicidou no mês passado, matando uma centena e meia de passageiros. Antes disso tivemos um concidadão nosso, comandante das Linhas Aéreas de Moçambique, que no seu ato suicida matou mais de três dezenas de passageiros.

As razões que concorrem para o aumento de suicídios prendem-se à perda da fé verdadeira que proporciona ao crente a segurança e a tranquilidade psicológica, independentemente de ser numa Europa rica ou numa África pobre.

A depressão (stress) é uma desordem psicológica que impede a pessoa de cumprir a sua tarefa normalmente. E esta é uma doença tão antiga quanto o próprio Ser Humano.

Quem está afetado com este tipo de doença sente-se preocupado e vive uma tristeza constante, o que afeta a sua capacidade de trabalho, de estudo, etc.

Outras questões como a pressão econômica, o desemprego, as calamidades, os conflitos familiares ou de outra natureza, as guerras, etc., também podem aumentar o perigo de alguém sofrer de depressão. E é isso que acaba levando a pessoa a cometer suicídio se não tiver fé em Deus.

Nas causas que também concorrem para o aumento de casos de depressão e do suicídio, temos também o aumento do número de divórcios, separações, problemas e divergências familiares.

A situação é tão grave, que só na Inglaterra, mais de 6.000 pessoas morreram pela via do suicídio, no ano de 2013.

Para se pôr termo a esta situações é necessário restituir a honra humana, e proporcionar os meios adequados para uma vida honrosa, e o regresso para junto do Criador, pois a crença em Deus ajuda-nos na tranquilização da situação difícil em que se vive, e cria em nós uma auto-confiança, o que por sua vez nos ajuda a esquecer os nossos problemas e aflições, pois um crente nessas condições invoca a Deus sabendo que Ele tem todo o poder de remover, e salvar-nos de todas as aflições.

Recorrer ao álcool ou às drogas para nos abstrairmos dos problemas que atravessamos não é solução. Pelo contrário, agravam-nos ainda mais.

Nas sociedades materialistas os homens sofrem mais de isolamento social quando atingem a velhice, e a tendência é de o número de velhos vivendo sozinhos aumentar em 65% nos próximos quinze anos, pois mais homens estão-se a separar das suas esposas.

E por causa desse isolamento alguns homens podem acabar por cometer suicídio.

Por isso, temos que preservar a família e os seus valores na união e na convivência familiar, e não internar os pais já na terceira idade, em lares de idosos. Esta não é a nossa tradição.

Na nossa tradição, o bem paga-se com o bem. Eles cuidaram de nós quando éramos pequeninos, pelo que agora que eles atingiram a velhice, é a vez dos filhos cuidarem deles e tratá-los bem.

Nessa fase da vida eles não estão preocupados com questões materiais. Querem sim, sentir-se rodeados de amor e atenção, bem como de calor humano que deve emanar dos filhos, netos, bisnetos, etc. Isto para não caírem na depressão e deixar-se resvalar para as tendências suicidas.

Nenhum comentário: