quinta-feira, abril 23, 2015

OS ANJOS – 7ª. E ÚLTIMA PARTE

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) 
Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK

Ao longo do ano, os muçulmanos têm dias e noites abençoados por Allah Subhanahu wa Taala. É o exemplo da noite de Lailatul Kadr, a Noite do Poder, que é equivalente (em adoração) a mil meses. A Noite de Lailatul Kadr, é procurada nas noites ímpares dos últimos 10 dias do mês sagrado de Ramadan. Nessa noite os anjos, comandados por Jibrail (Aleihi Salam) descem à terra e permanecem até à aurora, para acompanharem aqueles que se encontram em adoração. “(Nessa noite) descem os anjos e o Espírito (Anjo Gabriel), com a permissão do seu Senhor, com todos os decretos. Essa noite é de Paz até ao romper da aurora”. Surat Al Kadr 97.

Deus e os Anjos derramam bênçãos sobre Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) o selo da profecia. E Deus exorta aos crentes para que também enviem bênçãos para ele. “Na verdade, Allah e Seus anjos abençoam o Profeta. Ó crentes, abençoai-o e saudai-o reverentemente”. Surat Al Ahzab 33:56. E quantas mais vezes pedirmos bênçãos para ele, mais perto estaremos dele no dia do Juízo Final, em que ele irá acalmar a nossa sede e angústia, dando-nos de beber a Água de Kauçar.

70.000 anjos aguardam nossos pedidos para nos protegerem. E quem não gostaria de ter uma protecção destas honrosas criaturas de Deus? O pedido consiste em recitar, todas as manhãs começando por dizer 3 vezes: “aunzo bilahis sami il aleem, minash sheitani rajim – peço protecção a Allah, o Omniouvinte, o Omnisciente, contra o amaldiçoado sheitane” e depois recitar os últimos 3 versículos do Surah Hashr. 70.000 anjos são designados por Allah, para pedirem perdão em seu nome até à noite. Aquele que recitar o mesmo à noite, terá a protecção até de manhã. Mishkaat p. 188. E também quem recitar o Surat Ad-Dukhan na noite de Juma (noite de quinta para sexta), 70.000 anjos pedirão perdão a favor dele até ao amanhecer. (Relato de At-Tirmizi).

Os anjos fazem preces a Deus para os crentes que depois de efectuarem a oração na Mesquita, ficam aguardando nos seus mussâllós (lugares) pela oração seguinte. O Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi wassalam) disse: “Nas suas preces, os anjos pedem: “Ó Allah, conceda Tuas Bênçãos sobre ele, seja Misericordioso e Bondoso para com ele”. Este período de espera será considerado como se estivesse em permanente oração”. Bhukari 11:620.

Os anjos estão ao nosso lado, quando nos encontramos nas orações, na meditação (Zikr) e na recitação do Cur’ane. Abu Huraira (Radiylalahu an-hu) referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Digam (também) AMIN, quando o imamo (que está a dirigir a oração) disser Amin. Se o Amin de qualquer um de vós coincidir com o dos anjos, em seguida, todos os vossos pecados passados serão perdoados”. Ibh Shihab referiu que o Apóstolo de Deus tinha por hábito dizer Amin. Bhukari 12.762. É naoração que o crente está em diálogo o com Criador, pedindo para que lhe guie no caminho recto e não no caminho daqueles que se perderam. Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) deixou-nos a seguinte orientação: “Quando o Imamo (que está orientar a oração em congregação) disser: “Sami al-lahu liman hamida - Allah ouviu aquele que o louvou“vocês devem dizer: “Allahuma Rabbana lakal Hamd – Senhor nosso, todo o Louvor é para Ti“. E se as vossas palavras coincidirem com a dos anjos, todos os vossos pecados passados serão perdoados”. Relato de Abu Huraira. Bhukari 12.762. SubhanaAllah!

A visita aos doentes é uma das 5 obrigações que um crente tem para com outro irmão. E os anjos são protectores daqueles que visitam os doentes e os necessitados. Os muçulmanos são como os membros que formam um único corpo, Se um dos membros se encontra doente, os outros ressentem-se. A Umah é um todo, é como os tijolos duma casa que foram colocados unidos, de forma a oferecerem segurança aos seus residentes. As relações entre os muçulmanos devem ser fortificadas, seguindo as inúmeras recomendações do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), entre elas o de proferirmos uma palavra amiga, visitarmos os doentes e alimentar os necessitados. E com estes pequenos, mas grandes gestos, teremos a intercessão dos anjos e alcançaremos elevados estatutos perante Deus. Abu Huraira (radiyalahu an-hu) referiu que o Profeta de Deus (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Todo aquele que visitar um doente ou um irmão em busca da satisfação de Allah, uma voz (anjo) proclama: “Que você seja feliz, que a sua caminhada seja abençoada e que lhe seja atribuída uma posição digna no Jannah (Paraíso)”. Tirmidhi.

Os anjos estão também nas nossas casas, acompanhando-nos e fazendo-nos companhia. Mas acautelem-se aqueles que têm figuras de pessoas e animais como decoração e mesmo de cães como animais de estimação, dentro das residências. Abu Talha (radiyalahu an-hu) referiu que ouviu do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) dizer: “Osanjos (da misericórdia) não entram numa casa onde há um cachorro ou imagensduma criatura viva (ser humano ou animal)”. Bhukari 54.448.
 
“Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem". Surat Yácin 36:17. “Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmuminina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!”. 10.10.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

23/04/2015

Nenhum comentário: