segunda-feira, março 17, 2014

A L M A D I N A - TODOS ACABAREMOS ASSIM!

Por: Sheikh Aminuddin Mohamad - 10.03.2014

De fato, a todos os longevos, um tempo virá em que serão despojados de tudo o que tiverem acumulado. 

A boa aparência e força que tinham quando jovens poderá ser substituída por uma bomba de asmáticos e por um lenço manchado e enrugado. Quando ainda jovens, dos seus corpos tinham um odor agradável, exalando a fragrância de perfumes e desodorizantes caros, mas depois passam a exalar o odor de bálsamos, vicks e outras pomadas.

As pernas possantes que outrora sustinham um corpo atlético, que corriam em maratonas, passam a ser não mais do que um meio de locomoção que os leva do quarto ou da sala para a casa de banho, e por vezes com muitas dificildades de lá chegar. Os cabelos, de pretos passam a ser brancos, e a moda de cortes estilosos de cabelo é substituída por algo parecido com o ovo de uma avestruz. Até mesmo os dentes que refulgiam quando sorriam, são substituídos por uma dentadura que é colocada num copo quando à noite vão dormir.

Os nossos filhos também nos deixam e vão cuidar das suas vidas. De facto, quando olhamos para fotografias antigas, é difícil de acreditar que sejamos os mesmos.

Ai, quão cruel é a vida ao transformar um corpo perfeitamente esculpido num pesadelo de um artista!

Outrora fomos fortes e tínhamos músculos que até exibíamos, julgando que éramos todos-poderosos, ameaçando tudo e todos. E como é que acabamos por parar numa situação que ninguém deseja?

O Al-Qur’án tem, no Cap. 30, Vers. 54, uma resposta para isso:

“Foi Deus Quem vos criou fracos, e após a fraqueza deu-vos força e depois, após a força, deu-vos a fraqueza e os cabelos brancos. Ele cria o que quer, pois é Omnisciente e Omnipresente”.

Ninguém gosta da velhice, de perder o vigor, a força enfim, tudo de bom que tinha, e ser substituído por fraqueza, doenças e marginalização. Os cientistas até hoje procuram, de forma incansável, eliminar o gene que provoca a velhice, mas em vão. Isso indica que há uma força por detrás de tudo, força essa que não vemos, mas sentimos. E os fenómenos à nossa volta foram colocados para nos recordar esses factos, mas infelizmente olhamo-los sempre, mas sem que tiremos nenhuma lição. 

Olhemos por exemplo para a Lua. Todos os meses ela nasce, com a parte visível muito fina. Vai crescendo até se transformar em Lua Cheia, brilhante e radiante, mas depois desaparece.

Olhemos para o Sol. Diariamente ele nasce, vai aquecendo à medida que vai subindo no firmamento, ao mesmo tempo que o seu fulgor também aumenta até ao zénite. Depois começa o seu declínio até se pôr e desaparecer no horizonte.

Olhemos para as árvores a florirem e a darem frutos, que inicialmente são pequenos e verdes, e depois crescem e amadurecem, caindo finalmente. 

Nós também nascemos pequenos e fracos. Depois crescemos, ficamos fortes, e depois, finalmente perdemos as forças e o brilho, e ficamos velhos com os cabelos brancos.

Esta é a regra geral e a tradição de Deus, e nunca encontraremos alteração alguma na Sua criação.

Isso é também uma maneira de dissipar as dúvidas a cerca da ressurreição, assim como diz o Al-Qur’án no Cap. 22, Vers. 5 – 6 – 7:

Ó Homens! Se estais em dúvida a cerca da ressurreição, por certo, Nós vos criamos de pó, em seguida de uma gota de esperma, depois de sangue coagulado, depois de um pedaço de carne com forma ou sem forma, para vos mostrar o Nosso Poder. E deixamos ficar nos úteros (das mães) o que queremos, até um termo designado. Depois fazemos-vos sair como criancinhas para depois atingirdes vossa força plena. E entre vós há os que morrem jovens. E de entre vós há os que são levados até à mais abjecta idade de vida, para nada mais saber, após terem sabido (muita coisa). E tu vês a terra seca, mas logo que Nós fazemos cair a água sobre ela, move-se e cresce fazendo germinar todas as espécies de boa vegetação. Tudo isso porque Deus é a própria verdade e porque Ele dá vida aos mortos e porque Ele tem poder sobre todas as coisas. E porque a hora (da ressurreição) está prestes a chegar – não há dúvida alguma a esse respeito – e porque Deus ressuscitará os que estão nos túmulos”.

Nunca podemos esquecer estes factos da vida. Tudo está a mudar, nós e tudo à nossa volta. 

Houve tempos em que éramos jovens arrogantes, irreverentes. Tínhamos tudo, incluindo meninas belas e jovens à nossa volta, caindo aos nossos pés, mas agora ninguém olha para nós. O que é que mudou? Não somos a mesma pessoa? Mesmo vendo tudo isso, há gente que não se convence. Todos esforçam-se para mudar o Mundo, mas ninguém pensa em mudar-se a si próprio. 

Deste Mundo não vamos levar nada senão as boas obras que praticamos, pois tudo o resto ficará para trás. Quer queiramos ou não, um dia chegaremos a esse estado.

Consta que certa vez um homem idoso cujas costas já se apresentavam vergadas, caminhava apoiando-se numa bengala, e a imagem que transmitia, sugeria um arco e flecha. Os garotos que brincavam na rua, quando o viram, aproximaram-se dele e em tom de gozo perguntaram-lhe: “Ó avô! Por quanto é que compraste esse arco e a flecha”? O velho apercebeu-se do tom galhofeiro dos garotos, mas não se descompôs, pelo contrário respondeu num tom também folgazão: “Não se preocupem, quando chegarem à minha idade vão receber gratuitamente”!

Por isso, é bom tirarmos o máximo proveito da nossa vida praticando boas acções quando ainda somos fortes e saudáveis e não adiarmos para mais tarde.

O Profeta Muhammad (S.A.W.) disse. “ Aproveite cinco coisas antes de outras cinco: 1) A juventude antes de envelheceres; 2) A tua saúde antes de adoeceres; 3) O teu tempo livre antes de ficares ocupado; 4) A tua riqueza antes de empobreceres; e, 5) A tua vida antes de morreres”.


Nenhum comentário: