quinta-feira, março 13, 2014

A PACIÊNCIA – 1ª. Parte

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a, Misericórdia e as Bênçãos Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) Misericordioso)  JUMA MUBARAK 

inna Llaha maã sabirin. Na verdade, Deus está com os pacientes. Cur’ane, Surat Anfal 8:46. 

A palavra Árabe “Sabr” tem um significado muito abrangente. Significa paciência, firmeza, coragem, perseverança. Significa também abster-se. Ser paciente, implica manter as paixões controladas. Manter a calma, a tranquilidade e não se precipitar no desespero e na confusão. Evitar responder de imediato às provocações e deixar passar algum tempo para se acalmar e refletir. 

Uma palavra mal proferida é como dar um tiro, que pode provocar danos irreparáveis. Manter a calma e a paciência quando alguém fala mal do Islão (hoje tão vulgar). Saber ouvir e saber explicar os fundamentos da religião. Ser paciente é uma grande virtude para um muçulmano. 

Encontramos no Cur’ane e nas tradições do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) muitas referências à palavra “Sabr” (Paciência) e também a outras palavras derivadas. São inúmeros os incentivos para que o muçulmano possa sempre encontrar na ajuda de Deus e na paciência, os caminhos para a resolução de todos os seus problemas. inna Llaha maã sabirin. Na verdade, Deus está com os pacientes. Cur’ane, 8:46.

Podemos considerar que “Sabr” é sinônimo de jejum, porque o Ramadan é um mês da paciência, do sacrifício, e da generosidade. É também um mês da misericórdia e do perdão. Deus o Altíssimo recomendou a paciência a todos os Profetas quando sofriam represálias ao transmitirem as palavras da Unicidade Divina. 

O “Sabr” está também associado ao salat (oração) Ó vós que credes! Procurai ajuda na perseverança (sabr) e na oração, pois Allah está com os perseverantes” Cur’ane 2:153”. “Sabr”, a paciência é também resignação, porque o crente está consciente de que tudo o que existe na terra e nos céus pertence a Deus. Quando perdemos os nossos bens, os nossos filhos e a nossa família, resignados, recitamos: “Inna Lilahi Wa Inna Ileihi Rájiuna – Viemos de Deus e para Ele retornaremos. Cur’ane 2:156. 

A melhor paciência é a demonstrada quando estamos em grandes dificuldades, voltando para Deus, pedindo a Sua Compaixão. É também no cumprimento das nossas obrigações religiosas, afastando-nos de tudo o que é ilícito. Ser paciente, é estar sempre na companhia de Deus, nos bons e nos maus momentos. 

Abu Said al Kudri (Radiyalahu an-hu) referiu que Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Não há presente mais valioso e grandioso (que te podem dar) do que a paciência”. Bhukari. 

O nível mais baixo da paciência é quando perdemos o controle, depois duma tragédia nos bater à porta. Depois de algum tempo, esfriamos, refletimos e ficamos mais calmos. 

Reagir emocionalmente e depois ficar calmo, é sinal de falta da paciência. Se assim for, devemos treinar o Sabr, a Paciência, em todas as situações da nossa vida, como forma também de aumentarmos a nossa fé. 

Anas (Radiyalahu an-hu) referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “A verdadeira paciência é aquela que é demonstrada no primeiro choque da calamidade”. Bhukari 23:389. 

De acordo com Abee Umaamah, disse ainda o Mensageiro de Deus (Salalahu Aleihi Wassalam): “Allah Tabaaraka Wa Ta’aala diz: “Ó filho de Adam (Adão), se permaneceres paciente, contendo-se e esperando a minha recompensa no choque inicial (duma calamidade), Eu te concederei o Paraíso”. Ibn Maajah. 

Rabaná af-rig ãleiná sab-ran wa tawafaná muslimun: “Senhor Nosso, concede-nos a paciência e faze com que morramos submissos a Ti!”. Cur’ane 7:126 
In Sha Allah, continua no próximo Juma. “Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. 

“Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41. 

Cumprimentos 
Abdul Rehman Mangá 
13/03/2014 
abdul.manga@gmail.com

Nenhum comentário: