segunda-feira, março 17, 2014

Os erros que se cometem nas Mesquitas, à Sexta-feira, e a Importância deste dia

M. Yiossuf Adamgy 

Este dia de grande importância é motivo de alegria para os muçulmanos, pois Sexta-feira (Jummah) é um dia assinalado no Islão.

Deus elegeu àqueles que são submissos à vontade d’Ele como Seu povo acima dos demais, favorecendo-o com inúmeras virtudes, entre as quais, ao enviar-lhe o selo dos Mensageiros e ao revelar-lhe o mais grandioso dos Livros que, com a sua legislação, o converteu no melhor que surgira para a humanidade.

Outra das particularidades concedidas ao povo islâmico é a importância dada à Sexta-feira por ser o mais grandioso de todos os dias, pois foi nesse dia que tiveram lugar alguns dos acontecimentos históricos mais importantes, tanto a nível da criação como no plano religioso.

Abu Hurairah (r.a.) relatou que o último Mensageiro de Deus, Muhammad (s.a.w.) disse: “O melhor dia em que o sol nasce é a Sexta-feira; nesse dia foi criado Adão (a.s.); foi numa Sexta-feira que ele (Adão) ingressou no Paraíso e também foi numa Sexta-feira que dele foi expulso”. Muslim, noutra versão, acrescenta: “E o Dia do Juízo Final terá lugar numa Sexta-feira”.

O Mensageiro de Deus (paz esteja com ele) disse: “Quando o servo toma banho à Sexta-feira, a seguir dirige-se, cedo, para a Mesquita, senta-se perto do Imame, ouve em silêncio, Deus regista-o, para cada passo, como ter jejuado e orado à noite durante um ano”.

O Profeta (s.a.w.) também disse: “Rezar à Sexta-feira e até à Sexta-feira seguinte é um motivo de expiação pelos erros cometidos entre ambas as orações, contanto que não se tenha cometido nenhum pecado grave”.

O Profeta (s.a.w.), noutra ocasião, disse o seguinte: “Àquele que, à Sexta-feira, realiza correctamente a ablução, vai à Mesquita e presta atenção ao Sermão (Khutba) em silêncio, são-lhe perdoados os erros cometidos entre essa Sexta-feira e a Sexta-feira an-terior, mais durante três dias. Mas aquele que reali-zar outra acção, até mesmo apanhar uma pequena pedra do chão (durante a Khutba), terá perdido tal recompensa” (Muslim).

Irmãos, este dia de grande importância é motivo de alegria para nós, pelo que devemos aprender os preceitos e as virtudes relacionados com a oração da Sexta-feira, para que não percamos as suas bênçãos.

Entre os erros cometidos, por vezes, à Sexta-feira nas Mesquitas, podemos mencionar os seguintes:

1 - É um erro diminuir a importância da oração da Sexta-feira na comunidade, pois Deus prescreveu como sendo obrigatória dizendo: “Ó vós que credes! Quando se chama para a oração da Sexta-feira, ide, depressa, para a recordação de Allah, e abandonai os vossos ofícios, pois, isto é o melhor para vós. Se soubésseis!” (Sagrado Alcorão, 62:10).

2 - É um erro chegar sempre tarde para a oração ou demorar-se até ela começar, pois isso representa uma perda lamentável já que o objectivo da oração da Sexta-feira é que se possa assistir à Khutba, desde o início. O Mensageiro de Deus (p.e.c.e.) exortou para que chegas-sem cedo, dizendo: “Aquele que toma banho à Sexta-feira, se dirige cedo para a Mesquita caminhando, se senta perto do Imame prestando atenção e não se distraindo, terá uma recompensa por cada passo como ter jejuado e orado à noite, durante um ano”. Disse ainda: “Quando chega a Sexta-feira, os anjos param à porta da Mesquita e registam cada pessoa que vai chegando. Ao que chega cedo, registam-no como aquele que se sacrificou e deu, de caridade, um camelo, a seguir uma vaca, depois um cordeiro, de seguida uma galinha, e depois um ovo, e quando o Imame sobe ao púlpito encerram os registos e prestam atenção à Khutba”.

3 - É um erro não tomar banho à Sexta-feira. O Profeta (s.a.w.) disse: “O banho da Sexta-feira é um dever para todos os muçulmanos a partir da puberdade”. E disse tam-bém: “À Sexta-feira, tomai banho”.

4 - É um erro não se preocupar com a aparência, negligenciando as vestes. Abdullah ibn Salam narrou que o Profeta (s.a.w.) disse: “É preferível mudar de roupa e não ir para a oração da Sexta-feira com a roupa de trabalho.”

5 - É um erro grave falar durante a Khutba, visto que manter silêncio é uma ordem de Deus; distrair-se com qualquer outra coisa como, por exemplo, usar o rosário, olhar para as horas ou, inclusive, palitar os dentes, pois, tudo isto está incluído nas palavras do Profeta (s.a.w.): “Mas aquele que, durante a Khutba, realiza outra acção, inclusive apanhar uma pequena pedra do chão, terá perdido tal recompensa”. Disse também: “Aquele que vir outra pessoa falar enquanto o Imame está a recitar a khutba e lhe disser para se calar, terá, também ele, perdido a recompensa da oração da Sexta-feira”. Também perde a recompensa aquele que recita ou lê a tradução ou faz outra coisa em vez de prestar atenção, em silêncio.

6 - Também é um erro, quando se entra na Mesquita e, se está a realizar-se a chamada para a oração, esperar que esta termine; o correcto é realizar, de imediato, dois ciclos de oração porque é um dever a saudação à mesquita e ouvir a Khutba, ao passo que ouvir a chamada para a oração é uma tradição.

7 - É um erro não comparecer à oração da Sexta-feira, sem uma razão válida. O Mensageiro de Deus (s.a.w.) disse: “É preferível que cesseis de minimizar a sua importância e de abandonar a oração da Sexta-feira ou Allah selará os vossos corações e, então, fareis parte dos negligentes”. Também disse: “Àquele que ouve o apelo para a oração da Sexta-feira e não for à Mesquita, nem na Sexta-feira a seguir, nem na Sexta-feira a seguir a esta, Allah selará o seu coração co-mo o de um hipócrita”. Portanto, àquele que negligen-cia a oração três Sextas-feiras seguidas, Deus selará o seu coração.

NOTA: Há quem deixe os telemóveis ligados e recebem chamadas; nem vale a pena referir o quanto isso incomoda os outros e contunde com os preceitos relacionados com a oração da Sexta-feira, para que não percamos as suas bênçãos. 

Que Deus nos abençoe com o Grandioso Alcorão e nos guie para que O temamos como Ele merece.

Que Deus nos ilumine e nos perdoe os nossos pecados. E Ele é Indulgente, Misericordioso. 

JUMMAH MUBARAK

Obrigado, boas leituras.

M. Yiossuf Adamgy

27/02/2014 - alfurqan04@yahoo.com

Nenhum comentário: