sexta-feira, janeiro 10, 2014

As Boas Maneiras nas Reuniões

Em nome de Allah o Clemente e Misericordioso!

Quando o Profeta (que Allah o abençoe e lhe de paz) estava sentado na mesquita com os seus companheiros, três indivíduos chegaram. Dois entraram e um foi embora. Os dois se aproximaram do local onde estava o Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe de paz). Um deles ao verificar que havia um local vago no círculo, lá sentou. O segundo sentou atrás do círculo e o terceiro se rejeitou a sentar. Quando o Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe de paz) terminou de falar, ele informou os companheiros a respeito da situação dos três indivíduos. Disse: “Um deles se aproximou de Allah e Ele o cumulou com Sua Misericórdia. O segundo ficou com vergonha (não disputou o lugar com os outros) e Allah o acolheu. Quanto ao terceiro, rejeitou participar da invocação de Allah e Ele o rejeitou.” (Bukhári).

Dentre as boas maneiras que o muçulmano deve praticar nas reuniões citamos:

Participar das reuniões dos benevolentes: O muçulmano escolhe bem com quem se reúne e se torna amigo. Ele escolhe as pessoas benevolentes e piedosas, quem são conhecidos por obedecerem e adorarem a Allah. O muçulmano não se reúne com os ímpios, os sem educação, porque o companheiro e o amigo exercem grande influência no companheiro.

O muçulmano não participa de reuniões com os inúteis, os viciados, os imorais para não o influenciarem e o atraírem para o seu meio. A cada dia ele ouve ou lê sobre um novo caso causador de desvios por se acompanhar algum viciado, inútil, anormal, ou desviado. Por isso, ele escolhe os amigos entre as pessoas de boa conduta, dos bem sucedidos em seus estudos e trabalhos. O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe de paz) disse: “A pessoa costuma seguir a religião de seu amigo. Portanto vede de quem sois amigos.” (Abu Daúd e Tirmizi)

O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe de paz) comparou o bom companheiro e o amigo como aquele que carrega almíscar. Quanto à má companhia é como quem assopra a forja para ativar a fornalha. Ele disse: “A amizade com um virtuoso ou com um malfeitor tem a aparência de um vendedor de almíscar e de um acendedor de forja ; o vendedor de almíscar pode oferecer-te um perfume, ou pedir-te que lhe compre, ou, pelo menos, que lhe cheires o grato perfume; ao passo que o acendedor de forja pode queimar a tua roupa, ou fazer-te sentir o seu desagradável odor.” (Muttafac alaih).

O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe de paz) incentivou procurarmos a companhia dos virtuosos e piedosos. Ele disse: “Não tomes por amigo senão a um crente, e não convides a comer senão a um que tema a Allah.” (Abu Daúd e Tirmizi).

Allah, exaltado seja, ordenou-nos a não termos amizade com quem deturpam os versículos d’Ele e a colocam fora de seu contexto. Ele diz: “Quando deparares com aqueles que difamam os Nossos versículos, afasta-te deles, até que mudem de conversa. Pode ocorrer que Satanás te fizesse esquecer disso; porém, após à lembrança, não te sentes com os injustos.” (6:68). Portanto, o muçulmano participa sempre das boas reuniões e se preocupa em aproveitá-las.

O saudar os presentes e o sentar ao lado do último: O muçulmano saúda as pessoas ao entrar numa reunião e deseja participar dela. O Profeta (que Allah o abençõe e lhe de paz) nos ordenou fazermos isso, dizendo: “Quando alguém chega a uma reunião, deve saudar os presentes.” (Tirmizi).

O muçulmano senta ao lado da última pessoa: Não é permitido que faça alguém sair do lugar para sentar no lugar dele, não importa a sua posição. As pessoas descendem de Adão e este foi criado do barro. Todas as pessoas são iguais, não há distinção entre eles a não ser pela piedade e os bons atos. O Profeta (que Allah o abençõe e lhe de paz) disse: “Ninguém tem direito de fazer outra pessoa se levantar para sentar em seu lugar.” (Muttafac alaih).

O muçulmano não pode sentar no meio da roda: Foi relatado que o Rassulullah (que Allah o abençoe e lhe de paz) disse: “Censurado está quem sentar no meio da roda.” (Abu Daúd e Tirmizi). (Isso incomodaria as pessoas no seu percurso até chegar ao meio da roda e sua permanência atrapalharia a visão das pessoas). Não deve sentar entre duas pessoas a não ser com a sua permissão para não separá-los. O Profeta (que Allah o abençoe e lhe de paz) disse: “Ninguém pode sentar entre duas pessoas a não ser com a permissão delas.” (Abu Daúd)

O sentar-se comportadamente: O muçulmano senta comportado, educado. Ele não fica encarando os presentes, não fica mudando de um lugar a outro. Não faz nada fora das boas maneiras. Não fica em pé e as outras pessoas estando sentadas. Não senta e as pessoas estão de pé. O muçulmano permanece em seu lugar com dignidade, respeito e boa aparência.

O evitar sentar-se nas ruas e nos mercados: O muçulmano deve evitar sentar nas vias públicas e nos mercados para não perturbar os outros muçulmanos. O Profeta (que Allah o abençoe e lhe de paz) disse: “Evitem sentar nas vias públicas.” Eles disseram: “Não temos alternativas, temos de conversar nelas.” O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe de paz) disse: “Se quiserem permanecer nas vias públicas dêem às elas os seus direitos.” Perguntaram-lhe: “Quais são os direitos do caminho?” Ele respondeu: “O recato dos olhares, o evitar perturbar aos outros, responder à saudação, ordenar a prática do bem e coibir a prática do mal.” (Bukhári).

O evitar os locais suspeitos: O muçulmano não senta em cafeterias a não ser quando necessário. Da mesma forma, afasta-se dos locais de diversão e dos bares, sabendo que fazem parte dos locais demoníacos.

A educação no diálogo: O muçulmano fica sentado com dignidade e educação. Ouve os oradores se não estiverem falando coisas proibidas. Não corta a conversa de quem está falando. Se falar, o faz suavemente, para os que estão ao redor ouçam sem elevar a voz. Allah, exaltado seja, diz: “... e baixa a tua voz, porque o mais desagradável dos sons é o zurro dos asnos.” (31:19). ( O zurrido do asno e emitido sem motivo algum).

Quando o muçulmano apresenta a sua opinião, o faz com calma e clareza para que as pessoas a entendam: Se achar que deve repetir as palavras para melhor compreensão, deve fazê-lo. O Profeta (que Allah o abençoe e lhe de paz) quando falava, costumava repetir as palavras três vezes para que o ouvinte entendesse. Aicha (que Allah a abençõe) ao descrever as palavras do Profeta (que Allah o abençõe e lhe de paz), disse: “Suas palavras eram claras e fáceis que todos os ouvintes as entendiam.”

No seu diálogo, o muçulmano toma cuidado de não falar o que não conhece: Allah, exaltado seja, diz: “Não sigas (ó humano) o que ignoras, porque pelo teu ouvido, pela tua vista, e pelo teu coração, por tudo isto serás responsável!” (17:36). O Rassulullah (que Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “Para que um homem se torne um mentiroso, é suficiente que faça circular tudo o que ouve.” (Musslim). O muçulmano presta atenção à conversa dos outros, respeita a opinião dos outros e não se prolonga a sua fala para que as pessoas não se cansem de sua conversa e companhia.

Duas pessoas não devem falar confidencialmente, estando uma terceira presente: Se houver três pessoas numa reunião, dois deles não podem ficar falando confidencialmente, para não entristecer e constranger a terceira e para que ela não suponha que estão falando dela. O Rassulullah (que Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “Se três de vocês estiverem em uma reunião, não devem dois conversar confidencialmente antes de se misturarem com outras pessoas, porque isso poderá constranger o terceiro.” (Bukhári).

O abrir espaço para quem chega a uma reunião: Se houver uma reunião num local e outras pessoas chegarem, sendo o local apertado, os presentes devem abrir espaço para quem chega quanto puderem. Allah, Exaltado seja, diz: “Ó crentes, quando vos for dito para vos apertardes, (dando) nas assembléias (lugar aos demais), fazei-o; e sabei que Allah vos dará lugar no Paraíso.” (58:11). O Rassulullah (que Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “Os melhores lugares para as reuniões são os mais amplos.” (Abu Daúd e Ahmad).

Não se deve se levantar para os que chegam para engrandecê-los: Isso é proibido pela lei islâmica. A proibição é confirmada quando a pessoa gosta que isso seja feito a ele. O Rassulullah (que Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “Quem espera que os servos de Allah se levantem para recebê-lo, que espere um lar no Inferno.” (Bukhári).

Não há inconveniente em se levantar para os pais, para o idoso, para o sábio, para a autoridade e para o professor; levantar-se com a intenção de cumprimentar, abraçar e felicitar as pessoas, porque tudo isso faz parte das boas maneiras islâmicas. A nossa religião islâmica nos incentiva respeitar as pessoas, dar-lhes o seu devido valor, honrar as pessoas dignas. O Profeta (que Allah o abençoe e lhe dê paz) ordenou os Ansar de se levantarem para o seu líder, Saad Ibn Moaz (que Allah o abençoe). Ele disse: “Levantem-se para o seu líder.” (Bukhári).

O muçulmano deve ter boas maneiras ao espirrar, tossir ou cuspir: É dever do muçulmano evitar perturbar aos outros. Quando o Profeta (que Allah o abençoe e lhe dê paz) tossia, costumava colocar a mão ou o manto sobre a boca para abafar o som da tosse.” (Abu Daúd e Tirmizi).

Ao tossir, o muçulmano deve dizer: “Alhamdu liláh” (Louvado seja Allah). Os presentes devem lhe dizer: “Yarhamakukullah” (Que Allah tenha misericórdia de você.” Ele deve lhes responder: “Yahdikumullah wa yusslih bálakum” (Que Allah os oriente e lhes conceda o sossego).

Saudar as pessoas ao se despedir: Quando o muçulmano quiser sair de uma reunião, pede licença dos presentes e os saúda. O Rassulullah (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Se alguém chegar a uma reunião deve saudar os presentes; ao abandonar a reunião deve também saudá-los, pois a primeira oportunidade não é mais meritória do que a última.” (Abu Daúd e Tirmizi).

A prece de penitência da reunião: O muçulmano invoca sempre ao seu Senhor em suas reuniões. O Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “As pessoas que encerram suas reuniões sem invocarem a Allah, fazem-no como se tivessem se levantado perante o cadáver de um asno. Isso lhes será como angústia.” (Abu Daúd).(A imprureza do cadáver de um asno foi comparada as reuniões cujo o nome de Allah não e invocado ).

O muçulmano deve, no encerramento da reunião, invocar a Allah como penitência da reunião, como fomos instruídos pelo Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz). Ele disse: “A penitência da reunião que o servo de Allah diga: ‘Glorificado e louvado seja Allah. Presto testemunho que não há outra divindade além de Allah, peço o Teu perdão e me arrependo a Ti.” (Ahmad)

A fidelidade à reunião: O muçulmano guarda o segredo da reunião, ao sair. Não revela o que foi discutido nela, porque é uma confiança depositada nele. O Profeta (que Allah o abençõe e lhe dê paz) disse: “Quando alguém fornece uma informação , olhando para os lados (temendo ser escutado por terceiros), e pede para se guardar segredo, é em confiança.” (Abu Daúd, Tirmizi e Ahmad)

A não participação de reuniões após a oração do Ichá (oração da noite ): O muçulmano não participa de reuniões após a oração do Ichá (oração da noite) se não forem úteis a ele ou a outros, auferindo delas apenas bate papo e insônia. É preferível que o muçulmano vá dormir cedo para acordar cedo, praticar a oração da Alvorada, começando as suas atividades o mais cedo possível que Allah, exaltado seja, tornou um tempo abençoado. O Rassulullah (que Allah o abençoe e lhe dê paz) costumava orientar as pessoas para não dormirem antes da oração do Ichá, e não fazem reuniões após a oração do Ichá. (Abu Daúd).

*O muçulmano ignorante não entende sua religião e é extremista na sua ignorância e escuridão, ele é o mais perigoso para o Islam do que os seus inimigos... 

يُرِيدُونَ أَن يطفئوا نُورَ اللّهِ بِأَفْوَاهِهِمْ وَيَأْبَى اللّهُ إِلاَّ أَن يُتِمَّ نُورَهُ وَلَوْ كَرِهَ الْكَافِرُونَ

"Desejam em vão extinguir a Luz de Allah com as suas bocas; porém, Allah nada permitirá, e aperfeiçoará a Sua Luz, ainda que isso desgoste os incrédulos!" (41:33)

Mohamad ziad -محمد زياد

Os Muçulmanos Amam Jesus!

Assalamu Aleikom wa Ramatulahi wa Baraketuhu!

Nenhum comentário: