quinta-feira, janeiro 02, 2014

Aperto de Mãos entre Sexos Opostos

Em nome de Allah o Clemente e Misericordioso!

Meus queridos irmãos e Caríssimos Leitores1

Para nós que nascemos e vivemos em um país ocidental, onde, um aperto de mão e até oscular o rosto de uma mulher faz parte da boa educação e uma demonstração de amizade, não é fácil entender isso como haram (Ilícito). No entanto esse ato é reconhecido como haram (ilícito) por todas as quatro escolas islâmicas e sábios consultados. Há muito tempo eu desejava colocar esse assunto em nosso blogger, mas, por falta de conhecimento e embasamento ainda não tinha o feito. Em fim, Allah SW me direcionou para uma página na qual eu encontrei um artigo formidável sobre o assunto, e agora sim, posso compartilhá-lo com vocês. Que Allah SW ilumine a vida da nossa irmã Cláudia Simões, tradutora do artigo e titular do site http://islamemportugues.blogspot.com.br, o qual convido a todos para visitar e tomar conhecimento dos excelentes artigos encontrados nessa brilhante página a serviço do Islam, em língua portuguesa.

Aperto de Mãos entre Sexos Opostos

Em primeiro lugar:

Não é admissível que um homem que acredita em Allah e no Seu Mensageiro coloque a sua mão na mão de uma mulher que não lhe é permitida ou que não é uma das suas mahrams. Quem fizer isso prejudicou-se a si mesmo (ou seja, pecou).

Foi narrado que Ma'qil ibn Yassaar disse: o Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse:“Um de vocês ser apunhalado na cabeça com uma agulha de ferro é melhor para ele do que tocar uma mulher que não lhe é permitida.”

(Narrado por al-Tabaraani em al-Kabir, 486. Shaykh al-Albani disse em Sahih al-Jaami ', 5045, que este hadith é sahih)

Este hadith é suficiente para dissuadir e incutir a obediência exigida de nós por Allah, porque implica que tocar mulheres pode levar a tentação e imoralidade.

Foi narrado que 'A'isha, a esposa do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), disse: “Quando as mulheres crentes migraram para o Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele), elas seriam testadas de acordo com as palavras de Allah:

Ó Profeta, quando as crentes se apresentarem a ti, jurando-te fidelidade, afirmando-te que não atribuirão parceiros a Allah, não roubarão, não fornicarão...” (Qur'an 60:12)”

'A'isha disse: “Quem das mulheres crentes concordasse com isso passaria no teste, e quando as mulheres concordaram com isso, o Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse-lhes: 'Ide, pois vós destes o vosso juramento de fidelidade'. Não, por Allah, a mão do Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah esteja com ele) nunca tocou a mão de qualquer mulher, pelo contrário, elas davam o seu juramento de fidelidade com palavras apenas”.

E 'A'isha disse: “Por Allah, o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) só tomou o juramento de fidelidade das mulheres da forma prescrita por Allah, e a mão do Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah esteja com ele) nunca tocou a mão de qualquer mulher. Quando ele tomava o juramento de fidelidade delas, ele dizia 'Eu aceitei o seu juramento de fidelidade verbalmente.'” (Narrado por Muslim, 1866)

Foi narrado de 'Urwah que 'A'isha lhe contou sobre o juramento de fidelidade das mulheres: “O Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah esteja com ele) nunca tocou qualquer mulher com a sua mão. Ele explicava à mulher o que o juramento de fidelidade implica, e quando ela aceitava, ele dizia 'Vá, pois já deu o seu juramento de fidelidade'.” (Narrado por Muslim, 1866)

O melhor da humanidade, o líder dos filhos de Adão no Dia da Ressurreição, não tocou em mulheres. Isto apesar do facto de que o juramento de fidelidade era originalmente dado com a mão. Então como seria para outros homens além do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele)?

Foi narrado que Umaymah, a filha de Raqiqah, afirmou: "O Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse “Eu não aperto as mãos de mulheres”"

(Narrado por al-Nasaa'i (4181) e Ibn Maajah, 2874; classificado como sahih por al-Albani em Sahih al-Jaami ', 2513)

Em segundo lugar:

Não é permitido apertar as mãos, mesmo com uma barreira no meio, como apertar as mãos debaixo de uma roupa e afins. O hadith que foi narrado permitindo isso é da'if (fraco).

Foi narrado a partir de Ma'qal ibn Yassaar que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava apertar as mãos de mulheres por baixo de uma roupa. (Narrado por al-Tabaraani em al-Awsat, 2855)

Al-Haythami disse sobre este hadith:

“Isso foi narrado por al-Tabaraani em al-Kabir e al-Awsat. A sua isnaad (corrente de narração) inclui 'Ataab ibn Harb, que é da'if (fraco).”

(Majma al-Zawaa'id, 6/39)

Wali al-Deen al-'Iraaqi disse:

“As palavras de 'A'isha 'Ele costumava aceitar o juramento de fidelidade das mulheres só por palavras' significam que ele o fez sem agarrar as mãos ou apertar as mãos delas . Isso indica que o bay'ah (juramento de fidelidade) dos homens era aceite agarrando as suas mãos e apertando as mãos deles, bem como por palavras, e assim era. O que 'A'isha mencionou era o costume.

Alguns dos mufassirin mencionaram que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) pediu por um recipiente com água e mergulhou a mão nele, e depois as mulheres mergulharam as suas mãos nele. E alguns deles disseram que ele não apertou as mãos com elas por trás de uma barreira e tinha uma capa Qatari sobre a sua mão. E foi dito que 'Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) apertou as mãos com elas em seu nome. Nenhum destes relatos são autênticos, especialmente o último. Como poderia 'Umar (que Allah esteja satisfeito com ele) ter feito algo que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), que era ma'sum (infalível), não faria?

(Tarh al-Tathreeb, 7/45)

Shaykh Ibn Baaz (que Allah tenha misericórdia dele) disse:

“A opinião mais correcta é que isto (ou seja, apertar as mãos de mulheres por trás de uma barreira) não é permitido de todo, por causa do significado geral do hadith, segundo o qual o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse “Eu não aperto as mãos de mulheres”, e de forma a afastar os meios que podem levar a um mal.”

(Adaptado de Hashiyat Majmoo'at Rasaa'il fi'l-Hijab wa'l-Sufoor, p. 69)

O mesmo veredicto aplica-se a apertar as mãos de mulheres mais velhas (e idosas), o que também é haram por causa do sentido geral dos textos sobre o tema. Os relatos que dizem que é permitido são da'if (fracos).

Al-Zayla'i disse:

“Quanto ao relato de que Abu Bakr costumava apertar as mãos de mulheres mais velhas, também é ghareeb (estranho)”.

(Nasab al-Raayah, 4/240)

Ibn Hajar disse:

“Eu não encontro este hadith (isto é, não existe).”

(Al-fi Diraayah Takhreej hadices al-Hidaayah, 2/225)

Em quarto lugar:

Com relação aos pontos de vista dos quatro imams, estes são os seguintes: 

1 - A madhhab Hanafi:

Ibn Nujaym disse:

“Não é permitido a um homem tocar a face de uma mulher ou mãos, mesmo que não haja nenhum risco de desejo, porque é haraam em princípio, e não há nenhuma necessidade que o permitiria.”

(Al-Bahr al-Raa'iq, 8/219) 

2 - A madhhab Maaliki:

Muhammad ibn Ahmad ('Ulaysh) disse:

“Não é admissível que um homem toque o rosto ou a mão de uma mulher não-mahram, e não é permitido para ele colocar a sua mão sobre a dela, sem uma barreira. 'A'isha (que Allah esteja satisfeito com ela) disse que: “O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) nunca aceitou o juramento de fidelidade de uma mulher apertando as mãos dela, pelo contrário, ele (que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele) costumava aceitar o seu juramento de fidelidade por palavras apenas”. De acordo com outro relato, “Não, por Allah, a mão do Mensageiro de Allah (paz e bênçãos de Allah esteja com ele) nunca tocou a mão de qualquer mulher, pelo contrário, elas davam o seu juramento de fidelidade com palavras apenas”.

(Manh al-Jaleel Sharh Mukhtasar Khaleel, 1/223) 

3 - A madhhab Shaafa'i:

Al-Nawawi disse:

“Não é permitido tocar numa mulher de qualquer maneira.”

(Al-Majmoo ', 4/515)

Wali al-Deen al-'Iraaqi disse:

"Isto indica que a mão do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não tocou na mão de uma mulher para além das suas esposas e mahrams, seja no caso de aceitar o juramento de fidelidade ou em outros casos. Se ele não fez isso, apesar do facto de ele ser infalível e acima de qualquer suspeita, então é ainda mais essencial que outros cumpram esta proibição. É aparente pelos textos que ele se absteve de fazer isso porque era haram para ele fazer isso. Os fuqaha' entre os nossos companheiros e outros disseram que é haram tocar uma mulher não-mahram mesmo que esteja a tocar partes do seu corpo que não são 'awrah, como o rosto. Mas divergiram quanto a olhar quando não há desejo nem medo de fitnah. A proibição de tocar é mais forte do que a proibição de olhar, e é haram quando não há necessidade que o permitiria. Se for o caso de necessidade, por exemplo, tratamento médico, a remoção de um dente ou tratamento dos olhos, etc, se não há mulher que possa fazer isso, então é permitido que um não-mahram faça isso, porque é um caso de necessidade."

(Tarh al-Tathreeb, 7/45, 46) 

4 - A madhhab Hanbali:

Ibn Muflih disse:

“Abu 'Abd Allah-- ou seja, Imam Ahmad - foi questionado sobre um homem que aperta a mão de uma mulher. Ele disse não, e foi enfático ao dizer que isso é haram. Eu disse 'Ele pode apertar as mãos dela com a barreira da sua roupa?' Ele disse: 'Não'.”

O Sheikh Taqiy al-Deen também favoreceu a opinião de que é proibido, e deu a razão de que o toque é mais grave do que o olhar.

(Al Adaab al-Shar'iyyah, 2/257)

Fontes utilizadas: IslamQA - Traduzido por Cláudia Sofia Simões (Safyiah)

Nenhum comentário: