segunda-feira, novembro 11, 2013

O TEMPO NO ISLAM

Centro Islâmico de Brasília-DF
Khutuba : Sheikh Othaman Sharif
Assunto : O TEMPO NO ISLAM


O Louvor é para Allah(SWT). Nós O exaltamos, imploramos Sua ajuda e rogamos pelo Seu perdão. Aquele a quem Allah orientar não se desviará, e aquele a quem Allah permite que se desvie ninguém poderá orientá-lo. Testemunho que não há outra divindade além de Allah, o Único, e que Ele não tem parceiros. E testemunho que o Muhammad(SAAW) é Seu servo e mensageiro, que a paz e as bênçãos de Allah estejam com ele, com seus famíliares, seguidores e companheiros até o Dia do Júizo Final.



Meus irmãos muçulmanos, vamos tratar sobre o tempo no Islam, o ensinamento que Islam nos instruem dedicar nossa vidas, riquezas e tempo a causa de Allah(SWT), disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL-NA’AM vers 162: “Dize:”Por certo, minha oração e meu culto e minha vida e minha morte são de Allah, O Senhor dos mundos.” Quando pensamos no tempo tendemos a pensar nas formas como as quais medimos a passagem do tempo, um relógio, um intervalo de tempo. A humanidade sempre se preocupou com o tempo: a passagem do tempo, a medição do tempo, valorizando o tempo de forma material.

“Tempo é dinheiro” , enquanto devemos valorizar o tempo com a importância social e pessoal, usando o tempo para ordenar nossas vidas, com base no tempo da vida dedicando esse tempo na recordação de Allah(SWT), não só com coisas mundanas. O Alcorão e as tradições do Profeta Muhammad(SAAW), deixa claro que o Islam considera o tempo um recurso muito valioso. Os crentes são encorajados a conscientizarem-se do tempo, reconhecendo sua importância e organizá-lo de forma sábia. Se os seres humanos não desperdiçarem ou abusarem do tempo, mas pensarem nele como uma bênção de Allah(Louvado Seja), terão toda a razão para esperarem sucesso nessa vida e na vida futura. Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL-ASR vers 1 ao 3:  “Pelo tempo! Por certo, o ser humano esta em perdição, exceto os que creem e fazem as boas obras e se recomendam, mutuamente, a verdade, e se recomendam , mutuamente, a paciência.” 

A humanidade permanecerá de pé no Dia do Juízo até que seja perguntada sobre quatro coisas: sua vida e como a viveu; sua juventude e como a usou; seus bens e como os adquiriu e gerenciou; seu conhecimento e como o utilizou. O Islam nos ensina que o tempo passa muito rápido então pode retornar nunca. É irrecuperável. É a dádiva mais preciosa que a humanidade possui e pode ser tirada de nós a qualquer momento. Allah(SWT) é o Doador, mas também é o Limitador.

O tempo passa rapidamente e Allah(SWT) nos lembra no Alcorão que os meses e anos passam, mas quando estivermos diante D’Ele no Dia do Juízo Final nosso tempo na terra parecerá como se tivéssemos vivido, sonhado e adorado por menos de um dia. Disse Allah(SWT) no alcorão Sagrado na Surat AL-KAHF vers 19: “...Um deles disse: Quanto tempo permanecestes, aqui? Disseram: Permanecemos um dia ou parte de um dia. Outros disseram: Vosso Senhor é bem Sabendo de quanto permanecestes....” também na Surat 25: “ E eles permaneceram, em sua Caverna, trezentos anos e acrescentaram-se nove.” 

Um crente não deve desperdiçar o seu tempo precioso, e sim se aproximar de seu Criador. As ações que não os beneficiam, são ações desperdiçadas e tempo perdido.

Aqueles que entendem o valor do tempo devem se esforçar para organizar seu tempo e fazer planos realistas. A vida inteira de um crente pode ser considerada adoração quando aquela pessoa está consciente de fazer apenas o que agrada a Allah(SWT). As obrigações religiosas devem ser prioridade. Etretanto, Allah é generoso e o tempo que parece voar quando estamos ocupados com nossos afazeres tornando-se cheio de bênção quando o estamos usando para agradar nosso Criador. Allah(SWT) nos lembra de que a vida nesse mundo é temporária e não sabemos o momento designado de nossa morte. Como Crentes não devemos desperdiçar ou abusar do tempo, mas sim valorizá-lo com uma bênção de Allah(SWT). Devemos compreender que desperdiçar um único momento é uma oportunidade perdida que nunca retornará. Quando nosso tempo nesse mundo terminar não haverá volta e seremos responsabiliazados por tudo que fizemos. Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AZ-ZALZALAH vers 7 e 8: “Então, quem houver feito um peso de átomo de bem o verá, e quem houver feito um peso de átomo de mal o verá.” O tempo é muito precioso vamos usa-lo da forma certa e no caminho certo.

Salamo Aleikom


SWT) SUBAHANA WA TAALA (LOUVADO SEJA ALLAH)
(SAAW) SALA ALLAHU ALEIREM WA SALAM ( QUE A PAZ DE ALLAH ESTEJA COM ELE)
ALLAH= DEUS
(AS)= QUE A PAZ ESTEJA COM ELE

Estamos conscientes de que a tradução do sentido tanto da khutuba (Sermão) quanto do Alcorão Sagrado, seja qual for a precisão, é quase sempre inadequada para realçar o magnífico sentido do texto , a tradução pode conter falhas ou lapsos como todo ato humano. (Que Allah (SWT) nós perdoe).

Nenhum comentário: