quinta-feira, maio 23, 2013

O CORAÇÃO – Segunda Parte.

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK

Quando alguém que pretenda “limpar” os seus pecados, lamentando-se de que quando invoca o nome de Allah, não sente no seu coração a presença do Criador, do Sustentador, porventura, é porque o seu coração está adormecido. Quando cometemos um pecado, aparece uma mancha no nosso coração. Se não “apagarmos” essa mancha, através do arrependimento, outros pecados farão com que o nosso coração fique completamente “negro” e insensível.

A mentira também mancha o nosso coração. Malik relatou de que ouviu de Abdullah ibn Massud dizer: “O servo de Deus que continua a mentir, uma mancha negra aparece no seu coração, até que todo o coração acaba por ficar negro”. Malik’s Muwatta 56.7.18.

Acontece que coração pode não estar só adormecido, mas sim morto e que para o recuperar, a única  solução é lavá-lo! Como humanos que somos, como é que podemos compreender este conselho? Como é possível lavar o coração, já que mesmo não está acessível para isso? Beber alguma água em especial? Claro que não. Entregando-nos a Deus, com arrependimento e com sinceridade. Assim, lavaremos o coração com as nossas próprias lágrimas.

Na verdade, a lembrança de Allah (dhikr, invocando-O, recitando o Seu nome), fazem o coração  encontrar a tranquilidade e a satisfação”. Cur’ane 13:28. Abu Huraira (Radiyalahu an-hu) referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Allah tem 99 nomes (atributos) e aquele que os memorizar através do coração (e os recitar) vai entrar no paraíso”. Bukhari 93.489. Yá Allah, Yá Rahman, Yá Rahim, Yá Haiú, Yá Kaui-um - Ó Meu Deus, Ó Beneficente, Ó Misericordioso, Ó Vivente, Ó Subsistente.

O coração é como o ferro que fica enferrujado com o tempo e que necessita do fogo para o purificar. E a dureza do coração se amola com a recordação constante de Deus, visitas aos doentes, alimentar órfãos, acompanhar funerais e visitar cemitérios. Para um arrependimento sincero, a intenção do coração é importante. Seguir-se-á a língua, pedindo perdão pelos pecados cometidos, ou então um pedido de desculpas a quem tenhamos ofendido.

O Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “Aqueles que tenham dito com sinceridade: “LA ILAHA – ILLA LLAH” – Não há outra divindade, senão Deus”, e que tenham nos seus corações o bem equivalente a um grão de cereal, ou do tamanho de uma pequena formiga, ou do tamanho de um átomo, serão retirados do fogo do inferno; com os corpos queimados como carvão, serão jogados no rio da vida (al-hayyat) e irão surgir como uma semente que cresce na margem de um riacho de águas fluviais (acrescentou o Profeta: “Não vêem que a semente germinada sai amarela e torcida?)” Bukhari 93:507 e 76:565.

No dia em que de nada valerão os bens ou os filhos. Salvo para quem se apresentar perante Deus com um coração sincero”. Cur’ane 26:88 e 89.

Ninguém será favorecido pela sua raça, cor ou riqueza, mas sim com base na sua piedade e no seu temor a Deus. O lugar da piedade é no coração. Entre todos os órgãos do corpo, Deus escolheu o coração para alojar a piedade e a fé. Não é nos nossos lábios que reside a nossa intenção, mas sim no nosso coração. E a recompensa das ações depende das nossas intenções e cada um de nós terá a recompensa de acordo com a intenção demonstrada.

Muitas vezes o homem pratica boas ações para as pessoas o elogiarem, em vez de procurar a satisfação de Deus. É o caso daquele que transmitiu o conhecimento que Deus lhe deu, ensinando às pessoas; ou aquele que deu caridade, ajudando os necessitados; e do mártir que morreu combatendo pela causa de Deus; porque as intenções deles era de serem elogiados pelas pessoas, pelo orgulho que tinham e não com a firme intenção de agradar a Deus, serão todos lançados no fogo do inferno. Muslim.

In Sha Allah, este tema será concluído no próximo Juma. “Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. Cur’ane 14:41.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

23/05/2013

abdul.manga@gmail.com

Nenhum comentário: