domingo, maio 19, 2013

A PROVA FINAL NO DIA JULGAMENTO

Centro Islâmico de Brasília-DF
Khutuba : Sheikh Muhammad Zidan

Em nome de Allah , O Clemente, O Misericordioso. Louvado seja Allah(SWT) , criador do céu e da terra. Nos recordamos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia.

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Muhammad (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem, zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT).

Que Allah (SWT) abençõe e de paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final.

Meus irmãos e irmãs muçulmanos, nosso assunto será sobre o dia da prova final, no dia do julgamento, em que Allah(SWT) colocará na balança as nossas ações. Meus irmãos muçulmanos vejam que sempre que se aproxima um dia de prova ou teste escolar, os alunos ficam estudando se dedicando, para obter boas notas, neste tempo ele fica preocupado com a prova, ansioso em fazer uma boa prova, imaginem agora a prova final no dia do Juízo final, que faremos a prova junto com Allah(SWT), que julgará as nossas obras e as nossas ações, essa prova é a maior e a mais perigosa, pois o resultado dela é eterno. A diferença da prova da vida para prova final, é que a prova da vida, você pode refaze-la , obter ajuda, pesquisar, enquanto a prova final não teremos auxilio de ninguém e não teremos outra chance de refaze-la.

E esse dia e real e fato que acontecerá, e não há duvida disso que todos a faremos, sem execessão, sendo rico ou pobre, homens ou mulheres. Tudo que nos plantamos nessa vida colheremos no Dia do Juízo Final. Pois hoje nos trabalhamos sem sermos cobrados, mas no dia do Juízo nos seremos cobrados sem trabalho. Devemos plantar o bem fazer boas obras, para o Dia do Juízo Final fazermos a colheita de todas as coisas boas, pois não temos alternativas a não ser realizar boas obras.

Haverá um dia que o ditador, as pessoas maldosas falaram por que não escutei a palavra do Profeta(SAAW), para evitar de fazer o mal. Esse dia será o único dia em que a mãe irá virar o rosto para seu filho, e dirá meu filho te carreguei em meu útero, acolhi em meu colo dei de amamentar em meu seio, será que não haverá uma bença para mim, será que não haverá uma recompensa do que eu fiz por você ? e o filho responderá : quem dera se eu pudesse, pois da mesma forma eu espero para mim. E da mesma forma o pai falou para filho, eu lhe dei sustento amor e carinho, não deixei faltar nada para você, será que haverá recompensa do que fiz por você ? respondeu o filho : quem dera se eu pudesse, pois da mesma forma eu espero para mim. 

Podemos ver que todos estam preocupados, cada um com os seus atos, ninguém se preocupando com o outro , pois uma bença pode alterar o peso na balança no Dia do Juízo Final. Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat ABASSA vers 34 ao 37 : « Um dia, quando a pessoa fugir de seu irmão, e de sua mãe e de seu pai, e de sua companheira e de seus filhos, nesse dia, para cada um destes, haverá uma situação que o preocupará. » 

E neste dia a única cédula que circulará será, a das ações feitas que serão colocadas na balança e ninguém poderá interceder a favor do outro, e neste momento não haverá nenhum tipo de sentimentos. Quando Aisha(R.A) ouviu o mensageiro de Allah(SAAW) dizer : « A humanidade será reunida no Dia da Ressurreição, descalço, nu e não circuncidado », ela disse, Ó Mensageiro de Allah, os homens e mulheres juntos, olhando um para o outro ? O Profeta(SAAW) disse : « Ó Aicha, que vai ser muito angustiante para eles estararem a olhar um para o outro". 

Cada pessoa será consumido com preocupação, tão preocupado com seu destino que tudo mais deixa de ter importância para eles. Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat ABASSA vers 37 : « Nesse dia, para cada um destes, haverá uma situação que o preocupará. »

Meus irmãos podemos perceber que haverá pessoas que se preocuparam com as coisas mundanas e materiais, como dinheiros, propriedades, negocíos, trabalhos e esquecendo do Dia do Julgamento. Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL JATHIYAH vers 24 : « E eles dizem : « Não há senão nossa vida terrena : morremos e vivemos, e nada nos aniquila senão o tempo. » E eles não têm disso ciência alguma. Eles nada fazem senão conjeturar. » Essas pessoas dão valor maior ao cotidiano, valorizando mais o dia a dia, e seus afazeres, imaginando que não haverá outra vida. Meus irmãos devemos dedicar e práticar boas obras, e boas ações, e ajudar o próximo, para obtermos a bença de Allah(SWT)

Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL MUMINUN vers 114 ao 116 ; « Ele dirá : « Não permanecestes senão por pouco tempo. Se soubésse ! E supusestes que vos criamos, em vão, e que não seríeis retornados a Nós ? » Então, Sublimado seja Allah, O Rei, O Verdadieiro ! Não existe deus senão Ele. Ele é O Senhor do nobre Trono ! » Também disse Allah(SWT) na Surat SAD vers 27 : « E não criamos, em vão, o céu e a terra e o que há entre ambos. Essa é a conjetura dos que renegam a Fé. Então, ai dos que renegam a Fé, por causa do Fogo ! » devemos temer a Allah(SWT), pois seremos julgados pelas nossas ações e nossas obras, assim como disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AZ-ZALZALAH vers 6 ao 8 : «Nesse dia, os humanos comparecerão, separadamente, para os fazerem ver suas obras. Então, quem houver feito um peso de átomo de bem o verá, e quem houver feito um peso de átomo de mal o verá. » A justiça de Allah(SWT) em julgar nossas obras é plena, certa e justa, pois no Dia da Ressurreição será o dia em que os atributos da justiça e misericórdia de Allah(SWT) se manifestarão em toda sua plenitude. Allah(SWT) derramará Sua misericórdia sobre aqueles que sofreram por Sua causa na vida deste mundo, e creram que uma eterna bem-aventurança estaria à sua espera

E para concluir disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL-ANBIYA vers 47 : « E Nós poremos as balanças equitativas para o Dia da Ressurreição ; então, nenhuma alma sofrerá nada de injustiça. E, se houver ação do peso de um grão de mostarda, fá-la-emos vir à balança. E bastamos Nós por ajustador de contas. »

Salamo Aleikom

(SWT) SUBAHANA WA TAALA (LOUVADO SEJA ALLAH)

(SAAW) SALA ALLAHU ALEIREM WA SALAM ( QUE A PAZ DE ALLAH ESTEJA COM ELE)

(R.A)= RADY ALLAHU AANHO( QUE ALLAH ESTEJA SATISFEITO COM ELE)

ALLAH= DEUS

AICHA= ESPOSA DO PROFETA MUHAMMAD(SAAW)


Observação: Estamos conscientes de que a tradução do sentido tanto da khutuba (Sermão) quanto do Alcorão Sagrado, seja qual for a precisão, é quase sempre inadequada para realçar o magnífico sentido do texto , a tradução pode conter falhas ou lapsos como todo ato humano. (Que Allah (SWT) nós perdoe).

Nenhum comentário: