quinta-feira, maio 30, 2013

O CORAÇÃO – Terceira e Última Parte.

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu (Com a Paz, a Misericórdia e as Bênçãos de Deus) - Bismilahir Rahmani Rahim (Em nome de Deus, o Beneficente e Misericordioso) - JUMA MUBARAK

“Agraciamos a Luqman com a sabedoria, (dizendo-lhe): Agradece a Deus, porque quem agradece, o faz em benefício próprio….” Cur’ane 31:12.

Luqman foi um verdadeiro sábio, que deixou importantes orientações para a humanidade. Encontramos vários conselhos no capítulo completo do Cur’ane, que Deus revelou com o seu nome. Apesar de admoestador, não foi um Profeta, mas simplesmente um sábio. Luqman aconselhou o seu filho dizendo : “Meu filho! Senta-te e mantenha-te perto dos homens eruditos. Allah dá vida aos corações com a luz da sabedoria, como Deus dá vida a uma terra morta com a chuva abundante que vem do céu”. Malik’s Muwatta 59:1.1. Uma vez, quando Luqman era escravo, o seu senhor ordenou-lhe para matar uma cabra e depois trazer-lhe duas das mais agradáveis partes . Luqman assim fez e trouxe para ele, a língua e o coração . E o seu senhor perguntou-lhe se não havia mais nada agradável, em relação àquilo que trouxe? E Luqman respondeu que não. Mais tarde, o seu senhor ordenou-lhe para matar outra cabra e trazer-lhe as duas partes mais malignas do animal. Assim fez Luqman e trouxe a língua e o coração . O ordenante, surpreendido, replicou: Eu ordenei-te que me trouxesses as partes mais deliciosas e trouxestes a língua e o coração. E depois ordenei-te para trazeres as partes mais malignas e voltastes a trazer a língua e o coração. Como pode ser isso? Luqman disse: “Nada mais pode ser mais delicioso do que a língua e coração se eles forem bons e nada mais poderá ser mais maldoso, se os mesmos forem malignos”.

Na verdade, a inveja e o ciúme residem no coração e podem devorar as nossas boas acções, como o fogo devora a madeira. É mais fácil curar qualquer parte de um corpo doente, do que recuperar um coração adormecido ou endurecido . “Ai daqueles cujos corações se encontram endurecidos para a recordação de Deus” . Cur’ane 39:22. Issa (Aleihin Salam) – Jesus que a Paz de Deus esteja com ele, disse: “Não falem muito sem mencionarem o nome de Deus, porque ireis endurecer os vossos corações. Um coração duro está longe de Deus, sem o saberem. Não olhe para as ações erradas de outras pessoas, como se fossem senhores. Olhem para as vossas próprias ações como se fossem escravos. Algumas pessoas são afligidas por ações erradas e outras são protegidas delas. Seja misericordioso com os que se encontram aflitos e peça proteção de Deus para eles”. Malik’s Muwatta 56:3.8.

O Cur’ane, o Livro sagrado foi revelado ao coração do Profeta Muhammad (Salalahu Aleihi Wassalam), através do Anjo Gibrail (Aleihi Salam). E Deus fez com que ele recordasse o que lhe foi transmitido no coração e pudesse compreender e depois recitar, utilizando a sua língua. “Certamente (este Cur’ane) é uma revelação do Senhor do Universo: com ele desceu o Espírito Fiel; para que sejas um dos admoestadores”. Cur’ane 26:192 a 194. 

Em cada revelação do Cur’ane e momentos depois de ter terminado, o coração do Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) batia com muita intensidade e ele transpirava bastante. Aisha (Radiyalahu an-há) referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “A pessoa que recita o Cur’ane convenientemente com o coração (de cor), será considerado como os escritos justos do céu. E uma pessoa que aprende o Cur’ane com o coração, com dificuldades em pronunciar as letras, terá uma dupla recompensa”. Bukhari 60.459.

Abdullah (Radiyalahu an-hu), referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) disse: “É muito mau quando alguém diz: “Eu esqueci os versículos tal e tal do Cur’ane”. Na realidade este esquecimento foi causado (por Allah) para o esquecimento (devido a negligência). Assim, devem manter-se na recitação do Cur’ane, porque isto (a memória) escapa dos corações dos homens, como os camelos fogem dos seus donos (quando não estão devidamente amarrados)”. Bukhari 61:550.

De acordo com o relato de Abu Huraira (Radiyalahu an-hu), o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) costumava utilizar as seguintes palavras nas suas preces: “Ó Allah, eu busco refúgio em Ti de quatro coisas: 1) o conhecimento de que não beneficia;
2) um coração que não é submisso; 
3) uma alma insaciável;
4) e uma súplica que não é ouvida”. Sunan Abudawud. 8:1543. Abdullah referiu que o Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam) quando fazia um juramento, utilizava muitas vezes a expressão: “Não, por Aquele que transforma os corações!”. Bhukari 77:614. Ó Transformador de corações, mantenha-nos firmes na Tua religião.

“Esta é a misericórdia que Deus introduziu no coração dos seus servos, de quem Ele desejou. E Deus não concede a Sua Misericórdia, excepto na misericórdia entre os Seus servos.” Estas foram as palavras proferidas pelo Profeta (Salalahu Aleihi Wassalam), com as lágrimas rolando pela face, quando pegou ao colo a sua neta que estava a morrer. Bukhari 70:559

Wa ma alaina il lal balá gul mubin" "E não nos cabe mais do que transmitir claramente a mensagem" . Surat Yácin 3:17. “Wa Áhiro da wuahum anil hamdulillahi Rabil ãlamine”. E a conclusão das suas preces será: Louvado seja Deus, Senhor do Universo!” . 10.10. “Rabaná ghfirli waliwa lidaiá wa lilmu-minina yau ma yakumul hisab”. “Ó Senhor nosso, no Dia da Prestação de Contas, perdoa-me a mim, aos meus pais e aos crentes”. 14:41.

Cumprimentos

Abdul Rehman Mangá

30/05/2013

Nenhum comentário: