terça-feira, abril 23, 2013

A DIFAMAÇÃO - Algo que desagrega profundamente a Comunidade Islâmica

Em nome de Allah, O Clemente, O Misericordioso. Louvado seja Allah, criador do céu e da terra. Recordamos-nos e nos voltamos humildes a Allah (SWT), pedimos o Seu perdão e suplicamos a Sua misericórdia. 

Testemunho que não há Divindade a não ser Allah (SWT), e testemunho que o Profeta Muhammad (SAAW) é seu servo e Mensageiro, o escolhido entre as criaturas. Aquele que divulgou a mensagem zelou pelo que lhe foi confiado, aconselhou o povo, aboliu a injustiça e serviu em nome de Allah (SWT). 

Que Allah (SWT) abençoe e de paz ao Profeta (SAAW), bem como para a sua família, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo Final. 

Meus irmãos e irmãs muçulmanos, nosso assunto trata sobre uma Surat AL HUJURAT, essa Surat abençoada que veio para explicar sobre as regras e a abordagem que consistem como lidar com certas situações como o próprio mensageiro de Allah(SAAW) lidava, com base sólidas da sociedade verdadeira na crença Islâmica com sentimentos puros e com palavras cordiais, com educação e polidez e evitando os pecados e cuidando das nossas aparências recatadas. 

Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL HUJURAT vers 6 : « Ó vós que credes ! Se vos chega um perverso com um informe, certificai-vos disso para não lesar por ignorância, certas pessoas: então, tornar-vos-íeis arrependidos do que havíeis feito”. 

Devemos nos afastar da difamação, pois Allah(SWT) nos orienta para vivermos em paz e harmonia e fraternidade dentro do Islam, se isso desaparecer é como se estivéssemos vivendo em perigo e prejudicando as pessoas, fugindo da regra e base do Islam. Assim o princípio de verificarmos e identificarmos as informações, e não correr atrás dos falsos rumores que existem em qualquer lugar e em qualquer tempo. Devemos evitar em falar sobre terceiros, criando mentiras e fofocas e difamando-as prejudicando pessoas inocentes, esse tipo de ação deve ser evitado dentro do Islam. Quando alguém fala mal difamando outras pessoas, não sabem da consequência do que eles dizem. Meus irmãos se soubessem da consequência dessa difamação, o perigo dessas palavras, pois uma palavra você entra na religião de Deus e com uma palavra você sai da religião, que Allah nos livre! E também com uma palavra você pode purificar uma mulher ou prejudicá-la difamando-a, ou com uma palavra você pode deixar uma família feliz e uma palavra você pode destruí-la, da mesma forma uma palavra você pode unir ou desunir, e ainda uma palavra você pode unir ou separar um irmão. 

Disse Allah(SWT) no Alcorão Sagrado na Surat AL AHZAB vers 70 : « Ó vós que credes ! Temei a Allah, e dizei, sempre, dito adequado. ». 

Com a chegada do Profeta Muhammad (SAAW), veio para purificar os muçulmanos desses difamadores e hipócritas como, por exemplo, o líder dos hipócritas Abdallah Bin Ubai Ibn Salul, que usava palavras podres, pecaminosas e maliciosas, para prejudicar as pessoas, esse tipo de pessoas existem em todos os lugares. 

Certa vez esse difamador Abdallah Bin Ubai Ibn Salul, falou contra Aicha, esposa do Profeta Muhammad (SAAW), tratando sobre rumores falsos lançados contra Aicha, mãe dos crentes, durante a viagem da campanha de Bani Mustalak, no último dia da viagem, quando a caravana parou no local de repouso, o Profeta(SAAW) ordenou à noite, que os muçulmanos que regressassem a Madina. No entanto, Aicha(R.A) tinha saído a fim de satisfazer suas necessidades naturais e ainda não havia regressado. Ela atrasou-se por que perdeu o colar que estava usando e este colar não lhe pertencia então ela se preocupou em recuperá-lo e isto provocou a demora. Sem dar conta de sua ausência a caravana seguiu sem ela, os guias dos camelos não notaram a sua ausência, pois as mulheres eram transportadas em tendas fechadas sobre o camelo. Após ter recuperado o colar, ela retornou para o acampamento, mas para sua surpresa, não encontrou ninguém no local e por isso ficou muito preocupada. Então, preferiu ficar no local e não se movimentar dali e, sentada, adormeceu. Já era noite, ela tinha convicção que os guias descobririam o seu erro e voltariam atrás, mas ninguém voltou. 

Profeta(SAAW) para escoltar na retaguarda, para apanhar as coisas que eventualmente ficassem para trás. Ao analisar o acampamento, em busca de objetos perdidos, ficou chocado ao ver a mãe dos crentes, Aicha . Safwan disse em voz alta: « LA ILLAH ILLA ALLAH. » Ao ouvir essa voz Aicha despertou e logo cobriu seu rosto com o véu. Safwan baixou o camelo, Aicha subiu-o e sentou-se no coche sozinha. Tudo isso se passou sem que se dirigissem uma palavra. Safwan conduziu o camelo a pé, até alcançarem o exercito dos muçulmanos. Quando chegaram, e os muçulmanos souberam do que tinha acontecido tiveram muita pena, mas ficaram descansados ao verem-nos chegar são e salvos. 

Todavia, os hipócritas aproveitam essa oportunidade para lançarem calunias contra Aicha. Quem lançou as calunias foi Abdallah Bin Ubai Ibn Salul, o chefe dos hipócritas. Falaram muitas palavras feias, e falsa alusão acusando-a de adultério, que criaram uma agitação curiosa na tropa dos muçulmanos. O Profeta Muhammad (SAAW) estava muito hesitante mas mantinha-se calado. 

Logo após a chegada em Madina Aicha adoeceu esse estado em que durou um mês e por fora as pessoas passavam os dias em comentários, sem ela saber do que estava acontecendo. Antes, sentia o carinho do Profeta (SAAW), mas esse carinho diminui bastante, passava a porta de seu quarto e limitava-se a perguntar, como ela estava. Estas atitudes criaram suspeitas e duvidas. Quando ela melhorou relativamente, saiu foi informada do que se passava. Ao ouvir isso Aicha sentiu-se mal, o que piorou a sua doença. Quando o Profeta foi vê-la em sua visita habitual, Aicha pediu-lhe para ir à casa de seu pai, Abu Bakir (R.A). O Profeta (SAAW) autorizou-a. Entretanto, o Profeta iniciava uma investigação minuciosa sobre o assunto, na presença de seus companheiros, ouvindo a suas opiniões, perguntando as mulheres se tinham notado algo duvidoso na pessoa de Aicha. E todas afirmavam a inocência de Aicha. 

Então o Profeta Muhammad (SAAW) subiu ao púlpito na mesquita e lamentou a atitude tomada por algumas pessoas na difamação de sua família. Depois, o Profeta, foi até a casa de Abu Bakir, entrou, cumprimentou os presentes, sentou-se e disse: « Aicha, ouvi a teu respeito tais rumores. Se és inocente, Allah confirmará a sua inocência, e se cometeste algum pecado, pede perdão a Allah, e volta-te a Ele arrependida porque um servo quando reconhece o pecado e se volta arrependido a Allah, Ele o perdoa. » Ela dirigiu-se aos pais dizendo : « Respondei ao Profeta » Os pais disseram : « Por Allah ! não sabemos o que responder. ». Aicha disse: « Realmente eu, por Allah, já sei que ouviste esta conversa a meu respeito e acreditastes nela. Por isso se vos disser que sou inocente, não me acreditarão, e se confessar perante vós qualquer pecado enquanto Allah sabe que sou inocente, acreditar-me-eis imediatamente. Portanto, eu não pedirei perdão por uma coisa que Allah sabe que não pratiquei. Aicha manteve-se firme e respondia a todos que Allah(SWT) não é injusto

Nesta ocasião Allah revelou o seguinte versículo confirmando a inocência de Aicha na Surat AN NUR vers 11: « Por certo, os que chegaram com a calúnia são um grupo coeso de vós. Não suponha que ela vos seja um mal. Mas vos é um bem. Para cada um deles, haverá o que cometeu de pecado. E aquele que, dentre eles, se empenhou em ampliá-la, terá formidável castigo. » 

Que Allah nos proteja contra os difamadores e nos oriente no caminho da senda reta. 

Ó fieis se arrependam, pois Allah(SWT) perdoa o pecado dos arrependidos. 

Salamo Aleikom 

Glossário: 
Surat AL HUJURAT = Surat do Alcorão Os Aposentos 

Surat AN NUR= Surat do Alcorão A Luz 

Surat AL AHZAB= Surat do Alcorão Os Partidos 

Aicha = esposa do Profeta Muhammad (SAAW) considerada a mãe dos fieis 

(R.A.) = Rady Allahu Aanho(que Allah esteja satisfeito com ele) 

(SWT) Subahana Wa TaAllah(Louvado seja Allah) 

(SAAW)= Sala Allahu Aleihem Wa Salam( que a paz de Allah esteja com ele) 

Abu Bakir(R.A)= pai de Aicha, e o primeiro Califa do Islam 

LA ILLAH ILLA ALLAH= Não há Deus a não ser Allah 

Nenhum comentário: